domingo, 9 de setembro de 2012

CAMPANHA “VOTO CONSCIENTE - ELEIÇÕES 2012”

clip_image002

 

As eleições municipais são um momento fundamental para a consolidação de uma democracia a serviço da população. Nelas entram em disputa os projetos que discutem os problemas mais próximos do povo do campo e da cidade. Elas são o momento eleitoral de maior participação, porque os/as candidatos/as ficam mais visíveis no cotidiano da vida dos eleitores e eleitoras. Por isso, a missão de votar bem nestas eleições não pode ser ignorada por nenhum eleitor.

Votar bem significa, antes de tudo, colocar na urna o voto limpo e, com ele, a consciência de que cada voto tem consequências para a vida do povo e o futuro do país.

Para o cristão, viver o processo político com dignidade é viver o mandamento da caridade, como real serviço ao "outro”. A missão do eleitor vai muito além do ato de votar. É seu dever também acompanhar os eleitos, seguindo os seus passos após as eleições.

Cinco modos de seu voto consciente ajudar a construir cidadania

1. Agir coletivamente

O tempo das eleições pode nos ajudar na reflexão e cons­trução de novas práticas frente à democracia, valorizando o agir coletivo, que tem sua base na comunidade. É nas comunidades ou nos organismos da sociedade civil, que o povo se constitui como sujeito do processo político. Buscar a construção dessa consciência coletiva é fundamental para a conquista do bem comum, meta de toda ação política verdadeira.

2. Formar para a participação

Desencanto e descrédito têm marcado a política em nosso país. Causas para isso não faltam. O que fazer, então? Cruzar os braços? Ignorar? Não! O remédio é a participação de todos, especialmente dos jovens. O novo que queremos só virá com a nossa participação individual e coletiva. Há experiências positivas em várias cidades que mostram a força da comunidade quando o povo se organiza e participa.

3. Conscientizar para o voto cidadão

O voto tem relação com o bem comum e gera profundas consequências para a vida das pessoas em qualquer cidade e no campo. Se você ainda não está convencido disso, leia mais sobre o verdadeiro sentido da política. Além disso, troque ideias com outras pessoas; participe de debates, palestras, seminários.

Para as eleições deste ano, procure entender as funções que estão em jogo: prefeito, vice-prefeito, vereador. Assim você perceberá melhor se as práticas dos agentes políticos são coerentes ou não com suas funções.

Contra os candidatos corruptos, use a Lei da Ficha limpa, criada em 2010. Ela torna inelegíveis candidatos com passado sujo, com improbidades, crimes etc. O momento das eleições é muito importante para conhecer a ficha dos candidatos. Ficha suja não merece crédito e nem voto! Use também a Lei 9.840, em vigor desde 1999. Ela combate a compra de votos e o uso da máquina administrativa pelos candidatos.

4. Construir estruturas de participação permanente

O momento eleitoral é excelente oportunidade para se constituírem instrumentos de participação democrática no Município, que vão além da Democracia Representativa. Por isso, precisamos participar nos Conselhos garantidos pela Constituição Cidadã: educação, saúde, assistência social, idoso, mulher, criança e adolescente etc.. Exija o Orçamento Participativo no seu município e elimine a política de favores e o clientelismo; acompanhe os poderes constituídos formando grupos que participem das reuniões da Câmara; faça a mesma coisa com o Executivo.

5. Agir localmente, pensando globalmente

As eleições municipais nos ajudam a agir localmente, mas pensando globalmente. Por isso, tenha sempre presentes as grandes questões nacionais como: a revisão do modelo econômico e da forma de consumo; a busca de uma nova forma de encarar o trabalho, entendido como direito humano fundamental; a defesa da vida em todas as suas formas e dimensões; o acesso à terra e ao solo urbano por meio da Reforma Agrária; a democratização dos meios de comunicação; a Reforma Politica; a ecologia.

Deus sempre age certo

 

 

Conta-se que... “certa vez, um homem pediu a Deus uma flor e uma borboleta. Mas Deus lhe deu um cacto e uma lagarta.

O homem ficou triste, pois não entendeu porque seu pedido saiu errado. Mesmo assim, pensou: também, com tanta gente para atender! E resolveu não questionar.

Passado algum tempo, o homem foi verificar o pedido que deixara esquecido.
Para sua surpresa, do espinhoso e feio cacto havia nascido a mais bela das flores.
E a horrível lagarta transformara-se em uma belíssima borboleta.

Compreendeu assim que Deus sempre age certo”.

Por isso, amigo(a) leitor(a):

Se você pedir algo a Deus e recebeu não como desejava,mesmo assim, confie, pois Deus sabe o que é melhor!

Pode ter a certeza de que Ele sempre nos presenteia com aquilo que necessitamos! E no momento correto com medida certa.

Ademais:
Nem sempre o que desejamos é o que precisamos.

Tenhamos em mente que Deus nunca erra na entrega dos nossos pedidos.

Não murmuremos... não duvidemos...apenas confiemos na Providência Divina.
O espinho de hoje, será, na verdade, a flor de amanhã !

Por Elenil Gardim Machado da Silva Gobbo

Evangelho do dia!

Ano B - Dia: 09/09/2012

Faz os mudos falarem
Leitura Orante
Mc 7,31-37


Jesus saiu da região que fica perto da cidade de Tiro, passou por Sidom e pela região das Dez Cidades e chegou ao lago da Galiléia. Algumas pessoas trouxeram um homem que era surdo e quase não podia falar e pediram a Jesus que pusesse a mão sobre ele. Jesus o tirou do meio da multidão e pôs os dedos nos ouvidos dele. Em seguida cuspiu e colocou um pouco da saliva na língua do homem. Depois olhou para o céu, deu um suspiro profundo e disse ao homem:
- "Efatá!" (Isto quer dizer: "Abra-se!")
E naquele momento os ouvidos do homem se abriram, a sua língua se soltou, e ele começou a falar sem dificuldade. Jesus ordenou a todos que não contassem para ninguém o que tinha acontecido; porém, quanto mais ele ordenava, mais eles falavam do que havia acontecido. E todas as pessoas que o ouviam ficavam muito admiradas e diziam:
- Tudo o que faz ele faz bem; ele até mesmo faz com que os surdos ouçam e os mudos falem!

2º dia das Festividades de Nossa Senhora das Dores, Barreiro Rico

 DSCF8952 DSCF8955 DSCF8960 DSCF8969 DSCF8973 DSCF8974 DSCF8975 DSCF8996 DSCF8997 DSCF8998 DSCF9007 DSCF9032 DSCF9033 DSCF9034 DSCF9035 DSCF9037 DSCF9038 DSCF9039 DSCF9040 DSCF9041 DSCF9042 DSCF9043 DSCF9049 DSCF9051 DSCF9056 DSCF9060 DSCF9062 DSCF9070 DSCF9073 DSCF9075 DSCF9116 DSCF9149

Neste sábado, 8, dia da solenidade da Natividade de Nossa Senhora, deu seguimento ao segundo dia das Festividades de Nossa Senhora das Dores, no Barreiro Rico. com celebração da palavra com diácono Valmir Ap. de Oliveira.

Com o tema: "Com Maria aprendemos verdadeiramente a amar" o diácono falou sobre a natividade de Maria, sua maternidade e criação de Jesus aqui na terra, afirmou que Ela é a Mestra que no ensina a Amar as coisas de Deus, a seguir a Jesus Cristo.

A comunidade agradeceu a participação de todos e em especial a o Diácono Valmir, dando lhe um presente.

A festa transcorreu com tranquilidade, leilão com muitas prendas e grande participação, presença da candidata Andréa e seu vice joão Esquerdo, além de diversos candidatos a vereadores.

Fotos e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação