quarta-feira, 9 de maio de 2012

Réplica do Santo Sudário pode ser visitada em capela de Itapetininga, SP

 

Existem três replicas do manto no mundo. O Santo Sudário é tecido que teria envolvido o corpo de Jesus.

Do G1 Itapetininga e Região

 

A réplica do Santo Sudário que está na Capela do Santo Sudário em Itapetininga (SP) é uma das relíquias preservadas pela comunidade católica da Associação Nossa Senhora Rainha da Paz. A peça está na cidade desde 2003 e atrai centenas de devotos para celebrar a memória de Jesus Cristo.

O Santo Sudário é conhecido como a mortalha que envolveu o corpo de Jesus Cristo após a morte pela crucificação. O manto tido como original pela Igreja Católica, está em Turim, na Itália, desde o século quatorze. Cientistas estudam a autenticidade do manto há anos. Nele estão manchas que teriam se formado pelo suor e sangue de Jesus, ferido durante o martírio.

Segundo o padre José Sometti, responsável pela capela em Itapetininga, para preservar o Sudário, três réplicas foram confeccionadas e reconhecidas pela Igreja Católica. Uma está em Jerusalém, outra em Roma para visitação permanente e a terceira foi encaminhada para Itapetininga.

O padre conta que a chegada da réplica na cidade se deu após a visita de um casal italiano. “Eles gostaram de Itapetininga e dos moradores. Quando voltaram à Itália, pediram ao cardeal de Turim que enviasse uma replica para a nossa paróquia. O cardeal ficou comovido ouvindo o relato dessas pessoas e providenciou o presente”, conta o padre.

Assim como o original, o tecido é feito de linho cru com 1,11 metros de largura e 4,37 metros comprimento. Na peça é possível ver a imagem de um homem com pouco mais de 1,8 metros de altura. Em toda a extensão, marcas características de vítima de crucificação e açoitamento. A igreja aponta que as marcas grafadas na mortalha seriam de feridas semelhantes às que Jesus sofreu, conforme relatos bíblicos.

Além do Santo Sudário, a capela também ganhou a imagem do negativo fotográfico feito do rosto impresso no manto. A impressão em branco e preto foi feita em 28 de maio de 1898 pelo advogado e fotógrafo amador Secondo Pia, que recebeu a permissão para fotografá-lo durante uma exibição na catedral de Turim.

A intenção é transformar a capela de Itapetininga em um santuário, para que pessoas de todas as partes do Brasil possam conhecer de perto a peça.

As missas e a abertura do local para visitação ocorrer aos domingos, às 10h. A Associação Nossa Senhora Rainha da Paz fica na rua Doutor Ciro Albuquerque, 5014.

Porto Feliz vacinou 100% das crianças em 2011, diz Diretoria Regional

 

Foto

As vacinas são padronizadas no calendário anual do Ministério da Saúde

De acordo com o balanço oficial apresentado pela Diretoria Regional de Saúde de Sorocaba, 100% das crianças de Porto Feliz receberam as vacinas que constam no calendário oficial do Ministério da Saúde do ano de 2011.

As vacinas padronizadas no calendário anual do Ministério da Saúde são: BCG, Hepatite B, Poliomielite, Tetravalente (Tétano, Difteria, Coqueluche e Hemófilos B), Rotavirus, Pneumocócica, Meningocócica e Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola).

A secretária municipal de Saúde, Claudia Meirelles, comenta sobre as metas atingidas na imunização de crianças. “Nossa abrangência de vacinação ficou acima de 100%. Ou seja, vacinamos um número ainda maior do que a população prevista. Estamos promovendo saúde e prevenindo doenças”, afirmou. “A população também está mais atenta e consciente sobre a necessidade de vacinar nossas crianças”, conclui Cláudia.

Carolina do Norte, dos EUA, aprova lei que bane casamento gay

 

DE SÃO PAULO
DA ASSOCIATED PRESS, EM RALEIGH

Os eleitores da Carolina do Norte, no sudeste dos Estados Unidos, aprovaram nesta terça-feira uma emenda constitucional que bane o casamento homossexual. De acordo com a medida, apenas o matrimônio entre um homem e uma mulher é considerado válido.

Com 35% dos votos apurados, 58% dos cidadãos do Estado aprovaram a alteração, contra 42% que se mostraram contrários. Apesar do resultado preliminar, projeções de emissoras americanas, como a CNN e a NBC, dão o resultado como fechado.

A lei também não permite as uniões estáveis, que não eram autorizadas no Estado. Com isso, a Carolina do Norte se torna o 30º Estado a considerar legal apenas o matrimônio entre casais heterossexuais.

A consulta foi alvo de campanha intensa de republicanos e democratas, em meio aos discursos pelas eleições presidenciais, que serão realizadas em novembro.

Membros do gabinete do presidente Barack Obama e até o ex-mandatário Bill Clinton chegaram a pedir votos contrários à medida, enquanto setores republicanos e religiosos fizeram anúncios em apoio.

DEBATE

A rejeição ao casamento gay na Carolina do Norte acontece em meio a uma discussão sobre o casamento gay na campanha eleitoral. O presidente Barack Obama é exigido por setores republicanos e democratas a revelar sua posição sobre o assunto.

A pressão para que Obama declare seu apoio ao casamento gay aumentou nos últimos dois dias, depois o vice-presidente, Joe Biden, disse se sentir "confortável" com o casamento entre pessoas do mesmo sexo e do secretário de Educação, Arne Duncan, apoiar explicitamente essas uniões.

Mais cedo, o Instituto Gallup divulgou uma pesquisa mostrando qque 50% dos americanos apoia o reconhecimento legal dos casamentos homossexuais, contra 48% contrários.

O apoio aos casamentos homossexuais varia muito em função do segmento social e ideológico. Enquanto 65% dos democratas e 57% dos independentes se posiciona a favor da legalização, só 22% dos republicanos aceita.

Além disso, as diferenças surgem em função da religiosidade dos americanos, já que 88% dos cidadãos americanos sem identidade religiosa apoia o casamento homossexual, mas os contrários ganham espaço entre os católicos (47%) e, sobretudo, nos protestantes (59%).

Apesar da escala nacional, os partidários superam os oposicionistas, em um ano em que os favoráveis ao casamento entre pessoas do mesmo sexo reduziram em três pontos. Em 2011, 53% dos americanos questionados era a favor e 45% contra.

A enquete, realizada pelo instituto Gallup entre 3 e 6 de maio, perguntou a 1.024 pessoas de todos os estados do país a opinião sobre o tema. A pesquisa tem uma margem de erro de 3%.

Tríduo de Santa Rita de Cássia – comunidade Tabarro

 

Cartaz Santa Rita

Cartaz Santa Rita(1)