segunda-feira, 27 de agosto de 2012

1º dia do Tríduo do Martírio de São João Batista, no Faxinal

Várias 038  Várias 053 Várias 002 Várias 005 Várias 007 Várias 008 Várias 013 Várias 015 Várias 017 Várias 019  Várias 039 Várias 041Várias 048

Neste primeiro dia do tríduo do martírio de São João Batista, com padre Claudinei Pantojo na presidência da celebração eucarística, com o tema "São João Batista e a pregação da Justiça". Os cânticos foram animados pela equipe de canto da comunidade Santa Cruz.

Fonte: Comunidade S. J. Batista - Faxinal

Emef Coronel Esmédio realiza Jogos da Integração, Inclusão e Cidadania

422407_134021043408600_1996573699_n 292388_134015153409189_1473383184_n

No dia 21 de agosto aconteceu na EMEF Coronel Esmédio, a abertura  Jogos da Integração , Inclusão e Cidadania /2012. Durante a abertura foram homenageados o professor Luiz Antônio Batista dos Santos “Luizito” , amante da bola laranja não desiste e acredita na força do esporte como ferramenta de formação pessoal e inclusão social, o professor Vanderlei Barnabé incentivador dos Jogos da Integração , Inclusão e Cidadania desenvolve excelente trabalho na rede de ensino municipal e a funcionaria Martha Antunes C. Montico  que a mais de quarenta anos exerce o cargo de caseira nesta unidade escolar.

A “Banda Guarda  Municipal de Porto Feliz,  GCM Edivaldo Rodrigues dos Santos” compareceu abrilhantando  o evento sob apresentação e  regência  do GM primeiro classe Antonio Batista de Oliveira Pinto.

Segundo os gestores da unidade escolar “a proposta dos jogos sempre  é promover a integração entre os alunos, onde  acontece, durante as brincadeiras e as competições. Também existe a consciência cidadã. Nossos alunos assumem o papel de transmissores de importantes informações como, por exemplo, a prevenção da dengue”.

    Estiveram presentes Comandante da G.M. sr. Martins, a coordenadora do ensino fundamental  Claudia Ferrari e a coordenadora de projetos pedagógicos Juliana Gutierrez, professores pais e alunos.

· Como surgiram os jogos: A idéia surgiu em janeiro de 2006,  por um grupo de professores de educação física da rede municipal, por ocasião da Copa do Mundo de 2006. Sabendo  que a dengue é uma ameaça constante insistiram nesse assunto. Pensando assim, os professores de educação física da EMEF Profª Luíza Carvalho Pires, liderado pelo Prof. Sérgio Carlos Liviéri, se reuniu com o Prof. Miguel Arcanjo de Almeida e Vanderlei Simões Barnabé da EMEF Coronel Esmédio, e procurou a Diretoria de Educação e Cultura do Município, para dar início ao projeto que reuniu quatro escolas de ensino fundamental do município e a APAE, totalizando quatro mil alunos e envolvendo a Prefeitura do Município de Porto Feliz com as seguintes diretorias: Educação e Cultura, Esportes e Turismo e Diretoria de Saúde. Finalmente em março de 2011, o projeto tornou-se lei, aprovado pelo prefeito Claudio Maffei sendo implantado em todas escolas municipais.

Fonte: Emef Coronel Esmédio

D. Eduardo celebra Missa no Santuário S.Judas Tadeu para catequistas

 

 

Neste sábado, 25 de agosto, o Santuário São Judas Tadeu recebeu catequistas de toda a arquidiocese para Missa festiva celebrada pelo arcebispo D. Eduardo Benes de Sales Rodrigues, que foi concelebrada pelo reitor Pe. Flávio Jorge Miguel Jr e Pe. José Custódio de Oliveira, da arquidiocese de Juiz de Fora. O diácono Toninho, da Paróquia Santo Antonio, proclamou o Evangelho deste 2lº Domingo do Tempo Comum.

D. Eduardo iniciou falando da alegria de celebrar a Eucaristia, com aqueles que o ajudam na sua missão de evangelizar; da missão do catequista em plantar, regar, cultivar a semente do Evangelho nos corações dos pequeninos, lembrando que o primeiro catequista é Jesus.

No 4º domingo do mês vocacional, as leituras do dia, falam de escolhas e de testemunhos: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Js 24,1-2.15-18) e "A quem iremos, Senhor, só tu tens palavras de vida eterna" (Jo 6,60-69). Também do amor conjugal, como sinal do amor de Cristo à sua Igreja (Ef 5,21-32). Refletindo a liturgia, o arcebispo questionou a missão catequética dos casais cristãos: “Oxalá aqueles que tiveram um encontro pessoal com Jesus, que o recebem na comunhão e o adoram no Santíssimo Sacramento, possam preparar seus filhos para Primeira Eucaristia, com sua experiência e seu testemunho”.

Em qualquer tempo, porém, a missão do catequista será sempre importante e oportuna, concluiu D. Eduardo, considerando que muitos casais ainda não tem vivência ou estão afastados do Senhor.

Após a Missa, no Centro de Evangelização Pe. Mauro Valini, anexo ao Santuário, os catequistas tiveram sua confraternização.

Texto: Benedita Aparecida Rossi

Fotos: Hilenair Medeiros

Eucaristia, o nosso tesouro

Segunda-Feira, 27 de agosto 2012

"A minha carne é verdadeira comida e o meu sangue verdadeira bebida. Aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e Eu nele" (João 6,55-56).
Quem recebe a Eucaristia recebe o Corpo do Senhor. É o Senhor que permanece em nós e nós, n’Ele. Diante de tantas dificuldades e tribulações, o nosso auxílio está em Jesus vivo e presente na Eucaristia. Este é o nosso tesouro!
Ore comigo:
"Senhor, te adoro pela Tua humildade em te fazeres presente simplesmente numa hóstia consagrada. Tu és Deus, Rei e Senhor, e toda a minha existência está em Tuas mãos. Tu estás no controle de todas as coisas e de todos os acontecimentos da minha vida. Hoje a minha adoração é esta: colocar a minha vida no controle das Tuas mãos. Não quero mais ficar controlando e dirigindo a minha vida, mas sim, saber que tudo está sendo controlado e regido por Tua autoridade. Essa é a maior graça e segurança para a minha vida. Obrigado porque estás presente na Eucaristia, e dali levanta a Tua súplica ao Pai, por mim. Obrigado, porque pedes por todas as minhas necessidades e colocas em meu coração amor ardente pela Tua presença real no Santíssimo Sacramento. Ofereço a minha vida. É tudo o que tenho, em troca do grande presente: Tu se dás a mim na Eucaristia. Amém!"
Deus o abençoe!


Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Sarau na Casa, teve como tema "medo"

 DSCF7734 DSCF7745 DSCF7753 DSCF7760 DSCF7777 DSCF7796 DSCF7797 DSCF7813 DSCF7820 DSCF7825 DSCF7828 DSCF7834 DSCF7837 DSCF7843 DSCF7845 DSCF7862 DSCF7874 DSCF7882 DSCF7904 DSCF7920 DSCF7943 DSCF7953

Neste mês de agosto, o encontro mensal do Sarau na Casa, fez parte da II Semana do Folclore em Porto Feliz,  tendo como tema  "Medo". O encontro teve luz especial, fumaça, mudança na disposição das cadeiras, bem diferente dos encontros anteriores.

Poesias, histórias, estórias, citações, músicas da infância, samba-pagode, até "parabéns a você" teve nesta noite! Cada um dividiu com os outros suas impressões sobre o medo, suas sensações...

O Sarau teve participação de cerquilhenses e alunos da Emef Coronel Esmédio.

 

Também houve o lançamento do projeto "Livro peregrino", inspirado no projeto foi inspirado pelo BookCrossing, que tem três passos, ou seja, ler, libertar e seguir. Entendendo que o melhor lugar de um livro não é em uma prateleira e sim nas vistas de alguém que o leia. Foram 36 livros distribuídos com a seguinte etiqueta, orientando o leitor:

Os participantes foram orientados a "perder" o livro em algum lugar público, com boa circulação de pessoas, como:

  • Banco de praça
  • Ponto de ônibus
  • Sala de espera de consultório
  • Assento de ônibus

Maiores informações do "Livro Andarilho": http://saraunacasa.blogspot.com.br/2012/08/projeto-livro-andarilho.html

Após o Sarau, aconteceu uma confraternização com comes e bebes, momento de muita conversa e trocas. Próximo encontro será dia 27 de setembro com o tema "Transformação", as 20h na Casa da Cultura, que fica na rua Tristão Pires, nº 123 no centro de Porto Feliz.

Fotos e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

Padre Washington P. Ribeiro completa dois anos a frente da Paróquia N. Sra. Aparecida, Porto Feliz/SP

 DSCF1510 DSCF1516 DSCF1637 DSCF1645 DSCF1654

No dia 27 de agosto de 2010, assumiu como administrador paroquial, o padre Washington Pascoal Ribeiro, a paróquia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida em Porto Feliz.

Terceira paróquia a ser criada no município, é a que possui maior extensão territorial e número de comunidade, matriz mais 21 comunidades, sendo auxiliado pelo Diácono Permanente Valmir Aparecido de Oliveira.

Desde que assumiu a paróquia o sacerdote tem se preocupado com a unidade paroquial, celebrando todos os padroeiros com tríduos e programação festiva, onde ainda não é possível é realizada uma confraternização. Na celebração solene de cada padroeira ônibus tem sido disponibilizado para leigos da área urbana consigam visitar as comunidades rurais, houve aumento de novas irmandades, expansão do Apostolado da Oração, construção da Igreja de Santa Cruz (partindo para o acabamento), além de projetos como reforço da unidade das três paróquias porto-felicenses, construção da Igreja de Santa Clara no Bom Retiro, ampliação da matriz N. Sra. Aparecida, entre outros.

Fotos: Arquivo Pascom
Texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação