terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Acontecerá no dia 15,
a missa mensal em devoção a
Nossa Senhora Mãe dos Homens

Local igreja matriz
Nossa Senhora Mãe dos Homens
no centro de Porto Feliz, às 19h !!!

Rogai por nós

Jesus cura

A espiritualidade franciscana

Desde 1912 os franciscanos vêm realizando estudos científicos sobre sua espiritualidade. Eles se colocaram algumas questões fundamentais, como: a família franciscana como um todo (a primeira, a segunda e a terceira ordens e todos os demais institutos nascidos sob a inspiração de Francisco) têm doutrinas e tradições comuns que poderiam ser definidas como ‘espiritualidade franciscana’? O que entendemos por espiritualidade? Se há uma espiritualidade franciscana, em que consiste ela?

Depois de oito séculos de existência, os franciscanos afirmaram que tinham doutrinas, tradições, costumes e práticas ascéticas e espirituais que os haviam constituído como família franciscana. Então criaram uma ‘escola franciscana’, aquilo que chamamos de espiritualidade franciscana. No percurso dos séculos, a família franciscana sofreu mudanças, perdas, crescimentos, ênfases, obscuridades e equívocos. Mas estas experiências contraditórias são parte de sua história e do futuro desta família espiritual.

As primeiras e principais fontes, o “mestre e modelo” desta espiritualidade particular são Francisco de Assis e seu círculo de amigos (Leão, Gil, Clara); os santos e santas franciscanos (Isabel da Hungria, Angela de Foligno, Antônio de Pádua, Boaventura). E mais uma longa tradição de santidade que desenvolveu a espiritualidade franciscana até os dias de hoje.[1]

Os estudos mostraram que durante oito séculos houve muitos sábios/as, beatos/as e santos/as que ajudaram a desenvolver isso que conhecemos como ‘espiritualidade franciscana’.

Na elaboração desta espiritualidade particular estão também as pessoas que quiseram fazer da espiritualidade franciscana uma espiritualidade que se sustenta em um único elemento principal e fundamental. São aquelas que reduzem a espiritualidade franciscana acentuando apenas um aspecto, como a pobreza, o amor afetivo e efetivo, a imitação de Cristo pobre, humilde e sofredor.

Mas, considerando o pensamento dos especialistas, podemos dizer que a espiritualidade franciscana não pode ser reduzida a um só elemento. As práticas da vida franciscana e suas tradições são demasiadamente ricas para serem reduzidas a apenas um elemento. Depois de um longo período de estudos o que se diz é que a espiritualidade franciscana se caracteriza essencialmente por uma vida segundo o Evangelho. A vida franciscana se expressa evangelicamente, através do amor. E este amor se manifesta concretamente na ação e é vivido como sacrifício vivenciado na pobreza.[2]

[1] A. MATANIC, Francesco d’Assisi: fattori della sua spiritualitá, Roma, 1984, 137-152.
[2] A. MATANIC, Franciscan Spirituality, in Compendium of Spirituality, 1992, 106-107.

Extraído de:
Construindo uma espiritualidade Bertheriana / Paulinus Yan Olla, MSF. La Salette, 25 ago. 2009. Disponível em http://www.misafa.org/index.php?option=com_content&task=view&id=268&Itemid=1&limit=1&limitstart=0 e http://www.misafa.org/index.php?option=com_content&task=view&id=268&Itemid=1&limit=1&limitstart=1 acesso em 31 dez. 2009.

Ilustração:
Couvercle d'un coffret en ivoire d'éléphant portant la représentation du Christ en Majesté entre les quatre évangélistes. Cologne, première moitié du XIIIe s. Ivoire. Paris : Musée National du Moyen Âge (Cluny). Foto de Marsyas em 6 mar. 2006. Disponível em http://commons.wikimedia.org/wiki/File:CLUNY-Coffret_Christ_1.JPG
acesso em 31 dez. 2009.

Aconteceu em Deze mbro

qui, 17/12/09
por Redação Época |

Jimmy: 26 anos e a solidão

Jimmy: 26 anos e a solidão

Acabo de receber uma notícia chocante, principalmente para aqueles que adoram os animais. O Zoológico de Niterói, no Rio de Janeiro, mantém um chimpanzé de 26 anos sozinho a vários anos em uma jaula de 61m². No início desta semana, o Projeto de Proteção aos Grandes Primatas – GAP (Great Ape Project) entrou com um pedido de habeas-corpus para Jimmy, como ele é chamado. Um dos objetivos do pedido é tirar Jimmy da solidão e falta de espaço. Chimpanzés são animais sociais, precisam de liberdade de movimento e companhia de outros de sua espécie.

Além do GAP, o pedido tem como autores promotores e advogados brasileiros, como Heron Santana, autor de um pedido deferido de habeas-corpus para uma chimpanzé em 2005 na Bahia, e renomados nomes internacionais ligados à causa da proteção animal, como os cientistas Peter Singer, Steven M. Wise e Tom Regan.

Em 2005, Santana conduziu um caso que se tornou referência mundial. Juntamente com professores e estudantes de Direito e associações de defesa dos animais, ele ingressou com habeas-corpus em favor da chimpanzé Suíça, de 23 anos, que se encontrava no Zoológico de Salvador há 4 anos.

Suiça foi o primeiro animal no mundo a ser reconhecido como sujeito jurídico de uma ação, mas não teve tempo de aproveitar a liberdade. O ganho de causa foi concedido um dia depois em que ela foi achada morta em sua jaula. Mas mesmo assim o caso cumpriu um papel muito importante e inspirou uma experiência similar na Áustria.

Senado anuncia adoção de ponto eletrônico para fevereiro

Implantação do sistema ocorre com quase um ano de atraso.
Pagamento de horas extras foi motivo de polêmica na Casa.


Lula cria a Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Sede será em Foz do Iguaçu e até 50% dos alunos serão de outros países.
Instituição será a 13ª universidade federal aberta desde 2003.


Venezuela interruprá fornecimento de energia para evitar colapso


Alunos do ensino médio em SP terão curso de idiomas

Da Agência Estado


O governo de São Paulo anunciou hoje que vai custear cursos de idiomas particulares para estudantes do ensino médio da rede estadual de ensino. A medida vai beneficiar, já em 2010, 650 mil alunos do segundo e terceiro anos em cidades com mais de 50 mil habitantes, a um custo total de R$ 296 milhões. A partir de 2011, o benefício valerá apenas para estudantes do segundo ano, mas se estenderá a todos os municípios paulistas.


As escolas de idiomas serão credenciadas pela Secretaria da Educação conforme os critérios de um edital a ser publicado ainda esta semana no Diário Oficial. Elas receberão do governo um valor mensal de R$ 56,90 por aluno. Os cursos de inglês, espanhol e francês terão duração de dois semestres, com 40 horas/aula cada. Os alunos interessados podem se inscrever no programa a partir de fevereiro. Não haverá processo seletivo. Segundo o governador José Serra, todos que tiverem interesse terão acesso aos cursos.


O programa foi inicialmente batizado pela Secretaria da Educação de "Solta a Língua", nome anunciado em release para a imprensa hoje de manhã, mas alterado para "Programa de Aperfeiçoamento em Idiomas" no início da tarde. Questionado se a alteração do nome seria para evitar a tentação de "soltar a língua" sobre assuntos eleitorais, Serra, possível candidato do PSDB à Presidência, apenas sorriu e negou. O governador recusou-se a comentar as declarações do presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), de que um eventual presidente tucano faria mudanças nos pilares da economia do País.


Críticas


Serra e Paulo Renato aproveitaram a cerimônia sobre ensino de idiomas para atacar uma lei federal que obriga os governos a oferecerem cursos de espanhol a alunos de ensino médio. A Lei nº 11.161, de 2005, prevê que as escolas públicas ofereçam, em um prazo de cinco anos após a publicação da lei, cursos facultativos do idioma.


"O governo federal tem se especializado em definir políticas e passar a conta integralmente para os Estados", reclamou Paulo Renato. Para Serra, a lei foi feita de maneira "atropelada". "Há o risco de ter capacidade ociosa, pois o Estado tem de oferecer, mas o aluno pode não querer fazer o curso. Provavelmente vai sobrar professor."


Mesmo com as queixas, o governo de São Paulo vai começar a oferecer os cursos de espanhol - à parte do programa lançado hoje - em julho deste ano. Professores do idioma serão contratados em março em um concurso de 10 mil vagas para docentes de todas as áreas.


São Luiz do Paraitinga parece ter sido bombardeada, diz general do Exército

Cem homens trabalham na cidade afetada por alagamento.
Eles também ajudam a polícia a evitar a ocorrência de saques.


Juliana Cardilli Do G1, em São Luiz do Paraitinga


Foto: Juliana Cardilli/G1

Cidade parece cenário de guerra,

segundo general do Exército. (Foto: Juliana Cardilli/G1)

Observação

Imprensa do Vaticano esnoba 'Avatar'

Jornais e rádio locais criticaram roteiro 'simplista' e 'superficial'.
Para a Rádio Vaticano, James Cameron não fez uma 'obra-prima'.

Da AP


Em 'Avatar', o ex-fuzileiro Jake Sully tem sua consciência transportada para uma criatura azul do planeta Pandora (Foto: Divulgação)

Diferentemente de boa parte do mundo, o Vaticano não se impressionou muito com o filme "Avatar". O espetáculo de tecnologia e bilheterias de James Cameron recebeu resenhas mornas dos dois jornais e da rádio do Vaticano, que diz que o filme é simplista em seu roteiro e superficial em sua mensagem ecológica, apesar dos efeitos visuais inovadores.

O jornal "L'Osservatore Romano" afirma que, apesar da "tecnologia encantadora", há "poucas emoções genuinas". Já a Rádio Vaticano classifica o filme como "inofensivo" e afirma que não se trata de uma obra-prima de ficção científica.

As resenhas foram publicadas depois de uma pré-estreia com tapete vermelho realizada em Roma nesta semana, a poucas quadras da sede mundial da Igreja Católica. O filme, que já é a segunda maior bilheteria do cinema em todos os tempos, será lançado na sexta-feira na Itália.




Analisando por outro lado:

O que uma podemos esperar de uma Instituição Cristão Milenar? Todas as vezes, em diversos momentos em que a Igreja não se preocupa ou não tem pressa em expressar suas conclusões, ela é cobrada seriamente, e quando o faz, é criticada.

Não podemos esperar que autoridades católicas, sempre provocadas, expressem-se com textos técnicos, ou até mesmo com um texto empolgado, elogiando algo que foge completamente da realidade. Cinema é arte, em especial os do Grande Cinema são obras de finalidade comercial, que quer ganhar dinheiro entretendo o seu público.

A partir de seus valores, a Igreja expressa-se, e as pessoas que criticam ou ironizam os comentário expressos, tem uma mentalidade e valores completamente diferentes, e somente querem penalizar e ganhar com isto.

Verdade seja dita: Avatar é um filme, pura ficção. Não mais que isto. Cada um que assistir poderá tirar suas próprias conclusões.


Igreja do Bonfim ganha

rampa de acesso para deficientes

Governo diz que obra custou R$ 56 mil e atende a decreto-lei de 2004.
Templo é conhecido pela lavagem das escadarias.


Uma rampa de acesso para portadores de necessidades especiais foi instalada na Igreja do Bonfim, em Salvador. Segundo nota divulgada pelo governo estadual, a obra custou R$ 56 mil e segue determinações do decreto-lei 5.296, de dezembro de 2004.


A igreja fica na Sagrada Colina e começou a ser construída em 1745, quando chegaram à capital baiana as imagens do Senhor Jesus do Bonfim e de Nossa Senhora da Guia. As obras foram concluídas em 1772.

Foto: Edgar de Souza/G1

Igreja do Senhor do Bonfim recebe passarela para portadores de deficiência (Foto: Edgar de Souza/G1)

Em todo o país, o templo ficou conhecido pela lavagem das escadarias, que ocorre há mais de 260 anos. Na ocasião, as baianas usam água de cheiro para banhar os degraus.

O ciclo de festas em louvor ao Senhor do Bonfim deste ano já começou. No domingo (10), a igreja ficou lotada na primeira missa do dia. Quem perdeu a hora teve que assistir a celebração pelos aparelhos de televisão ou do lado de fora.

Foto: Edgar de Souza/G1

Turistas e fiéis fazem três pedidos e amarram fitinhas de Senhor do Bonfim diante da igreja (Foto: Edgar de Souza/G1)

*(Com informações do iBahia.com)

Por pouco

Eletricista diz que celular o salvou de bala perdida em Campinas

Ele foi atingido na barriga e aparelho amorteceu o impacto da bala.
Polícia diz que alvo era o outro homem que estava junto e morreu.

Foto: Gustavo Magnusson/ AAN

Eletricista mostra o celular que o salvou

e agora quer emoldurar (Foto: Gustavo Magnusson/ AAN)


Graças ao aparelho celular, um eletricista de Campinas, a 97 km de São Paulo, está vivo. Ele levou um tiro, mas o telefone, colocado do lado direito da cintura, amorteceu o impacto da bala e impediu que ela perfurasse a barriga. “O celular me salvou. Agora vou colocá-lo em um quadro”, contou nesta terça-feira (12) o homem, que, com medo, não quer se identificar. Na ação, outro homem morreu e o atirador está foragido.

O caso ocorreu no domingo (10), no bairro Jardim São Pedro. O eletricista informou que tinha ido com um corretor de imóveis ver um terreno. De repente, o susto. “Veio um homem encapuzado e atirou direto no corretor. Acho que o segundo tiro pegou no meu celular, bateu na barriga, furou a camiseta e depois nem sei para onde foi”.

A vítima lembrou que caiu no chão e ainda viu o corretor ser alvejado mais vezes até a morte. “Disseram que ele levou três tiros na cabeça, um no tórax e um no abdome. É muito feio você ver essa cena, mas o cara não queria me matar”, afirmou o eletricista, que ficou com um ferimento superficial, ainda dolorido.

O boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia de Investigações Gerais (DIG). Lá os policiais informaram que o atirador tinha como alvo apenas o corretor. A suspeita é de que ele vendia terrenos invadidos e estava sendo ameaçado por isso. “Eu estava na hora errada, no lugar errado”, desabafou o eletricista.

Atendido no Hospital Santa Edwiges, o ferido foi liberado no mesmo dia. E nesta terça já tinha voltado ao batente. Questionado sobre o estado em que ficou o celular, respondeu: “ele está meio assustado, mas ainda recebe ligações. Graças a Deus estou vivo. No dia 10, eu nasci de novo”.

Salva pelo pingente

Em menos de uma semana, um caso parecido. No dia 7, uma aposentada de 66 anos contou à polícia ter sido salva por um pingente de ouro durante uma tentativa de assalto no Jardim Miriam, na Zona Sul de São Paulo. A peça, de um centímetro, impediu que ela fosse baleada.


Alinhar ao centroO Zoológico de Edimburgo (Edinburgh Zoo), na Escócia, está celebrando o “inverno dos filhotes”. Eles anunciaram nesta semana o nascimento (e o desenvolvimento até agora bem-sucedido) de três filhotes.
O pequeno pinguim-imperador aí embaixo é o primeiro da espécie a nascer no zoológico em cinco anos. “Esse filhote foi uma grande surpresa para gente. O pinguim-imperador normalmente bota ovos em junho ou julho, e este chegou em agosto. Em outubro, começou a quebrar o ovo e, alguns dias depois, ele veio ao mundo! Se tudo der certo, ele estará completamente integrado ao grupo na semana que vem”, afirmou Lynda Burrill, tratadora dos pinguins, ao blog do Zoo de Edimburgo, nesta terça (22). O filhote nasceu em 22 de outubro. O pinguim-imperador costuma ser bastante ciumento. Quando um casal bota um ovo, outros do bando tentam tomá-lo. O risco do ovo rachar é grande. Papai e mamãe pinguim foram muito hábeis desta vez em proteger o ovo, revezendo-o entre as patas de um e do outro, até o nascimento do filhote.

SCOTLAND Penguins 144311

pinguim1

Outro filhote celebrado neste inverno é o babuíno-gelada Chabwera. Apesar de ainda não ser possível verificar o sexo do pequeno, ele já recebeu esse tradicional nome africano.

babuino

Por fim, o Zoo de Edimburgo anunciou em seu blog nesta terça (22), o nascimento de Alingum, um filhote macho de zebra, que veio ao mundo em 11 de novembro. Sua mãe é Daniella, uma zebra de sete anos, que chegou ao zoológico no ano passado.

zebra

Campanha que fizeram no Natal


Se beber não dirija, cada uma...