quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Luz do sol prejudica visão dos motoristas e pode causar acidentes

 

Em dois momentos do dias, raios atrapalham a visão para dirigir. Em Jundiaí (SP), motorista perdeu controle e subiu em canteiro.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

Em dois momentos do dia a luz do sol prejudica a visão dos motoristas e, em questão de segundos, pode causar acidentes, como mostra a reportagem do TEM Notícias. Na semana passada, dois carros bateram em um caminhão uma estrada de Sorocaba (SP) e os motoristas alegaram que tiveram a visão ofuscada pelos raios de sol.

Na manhã desta terça-feira (21), um condutor quase sofreu um acidente em Jundiaí (SP). Ele atropelou os cones de sinalização que estavam em uma avenida e acabou em cima do canteiro central. Não houve nenhum dano ao veículo e o homem não se machucou, mas a situação serve para deixar claro o perigo de dirigir nesse horário.

 

A empresária Regina Lopes convive com esse incômodo diariamente, nos 14 km de rodovia que separam a casa do trabalho. "Entre 7h50 e 8h20 a condição de andar é muito precária. Durante a tarde também, a partir das 17h30 o sol é muito forte no rosto", diz.

Não existe um levantamento de acidentes causados por esse fenômeno, mas a Polícia Rodoviária alerta que o sol nos olhos é mesmo um problema. Regina ainda comenta sobre o que faz para se proteger dos rios de sol. "Desço o protetor e agora acendo o farol baixo. Vou devagar porque é muito difícil", comenta. Para evitar os riscos, o instrutor de trãnsito Adnilson de Oliveira dá algumas dicas.

Segundo ele, é importante programar a viagem para evitar esses horários, guardar objetos que possam refletir a luz do sol, usar óculos escuros e observar referências do lado direito da pista. Nos semáforos, caso os raios estejam atrapalhando para identificar a sinalização, é preciso buscar outras referências antes de avançar o sinal.

Nesses horários, a luz pode ofuscar os motoristas que trafegam no sentido contrário ao seu. Por isso, acender os faróis também é uma boa maneira de evitar acidentes.

Luz do sol prejudica visão dos motoristas e pode causar acidentes (Foto: Reprodução TV Tem)Luz do sol prejudica visão dos motoristas e pode causar acidentes (Foto: Reprodução TV Tem)