sábado, 22 de outubro de 2011

Convite





Encontro sobre prevenção de diabetes


A coordenação da Pastoral da Saúde Arquidiocesana em parceria com o Rotary Club de Sorocaba promovem um encontro gratuito sobre dicas de prevenção e cuidados do diabetes, hipertensão e suas complicações.
O encontro será no salão paroquial da Igreja São Lucas no dia 5 de novembro, das 8h ás 12h e das 14h às 18h. O endereço é rua Cláudio Manoel da Costa, 423 no Vergueiro.
As vagas são limitadas, os horários são das 8h às 12h e das 14h às 18h. Reservas e informações pelo (15) 3231.7517 ou saúde.pastoral@yahoo.com.br

Programação:
Entendendo a diabetes – dr. Odilon Bernardes (Endocrinologista)
Saúde dos pés – Nivian R. Mckarzel (Podóloga)
Saúde bucal – Dra. Larissa Schorr Leschura (Dentista)
Atividade física – Yara Porto (Educadora Física)
Nutrição funcional – Dra. Maria Francisca (Nutricionista Funcional)
Comida de emoção – Dra. Carolina (Psicóloga)

 

Militares devem ter fé profunda para testemunhar Cristo, diz Papa


Neste sábado, 22, o Papa Bento XVI recebeu em audiência na Sala Clementina, no Palácio Pontifício, os participantes do 6º Congresso Internacional dos Ordinariatos Militares e do 3º Curso internacional de formação dos capelães militares católicos em direito humanitário, promovidos pela Congregação para os Bispos e pelo Pontifício Conselho Justiça e Paz.
Em seu discurso o Papa salientou que os Ordinariatos Militares demonstraram em geral que têm adquirido um estilo sempre mais evangélico, adequando as estruturas pastorais às urgentes exigências da nova evangelização.
“Se trata de formar cristãos que têm uma fé profunda, que vivem uma convicta prática religiosa e que são autenticas testemunhas de Cristo em seu ambiente de trabalho”, enfatizou o Santo Padre.

O aspecto religioso na vida militar


De fato, a dimensão religiosa desempenha especial significado também na vida de um militar, pois a vida militar de um cristão, de fato, é colocada em relação com o primeiro e grande mandamento, aquele do amor a Deus e ao próximo.
"O militar cristão é chamado a realizar uma síntese pela qual se possibilita ser também militar por amor, cumprindo o ministerium pacis inter arma [ministério paz entre armas]”, destacdestacou Bento XVI.
O Papa disse pensar em particular no exercício da caridade do soldado que socorre as vítimas de terremotos e inundações, para com os refugiados, colocando à disposição dos mais fracos a própria coragem e a própria competência; no exercício da caridade do soldado empenhado em desarmar minas, colocando a própria vida em risco, bem como nos soldados que, no âmbito das missões de paz, patrulham cidades e territórios a fim que os irmãos não se matem entre eles.
“Há muitos homens e mulheres de uniforme cheio de fé em Jesus que amam a verdade, que querem promover a paz e se empenham como verdadeiros discípulos de Cristo para servir a própria nação, favorecendo a promoção dos direitos humanos fundamentais aos povos”, ressaltou o Pontífice.
Todos podem ver como são devastadoras as feridas causas pelas guerras, onde a dignidade humana é muitas vezes ultrajada e a paz perturbada. Toda via, lembrou o Papa, apenas a dinâmica do Direito não basta para restabelecer o equilíbrio perturbado, é preciso percorrer o caminho da reconciliação e do perdão.
Bento XVI recordou as palavras do Beato João Paulo II, em sua mensagem para a Jornada Mundial da Paz de 2002, que aconteceu depois dos trágicos atentados de 11 de setembro de 2001: “A verdadeira paz é fruto da justiça, virtude moral e garantia legal que vela sobre o pleno respeito de direitos e deveres e a equitativa distribuição de benefícios e encargos. Mas, como a justiça humana é sempre frágil e imperfeita, porque exposta como tal às limitações e aos egoísmos pessoais e de grupo, ela deve ser exercida e de certa maneira completada com o perdão que cura as feridas e restabelece em profundidade as relações humanas transtornadas”, escreveu João Paulo II.
A obra de evangelização no mundo militar – disse Bento XVI - requer uma responsabilidade crescente, a fim que neste âmbito, haja um anúncio sempre novo, convicto e alegre de Jesus Cristo, única esperança de vida e de paz para a humanidade.
“Vossa particular missão e o zeloso ministro vosso e dos vossos colaboradores, presbíteros e diáconos, favorecem uma renovação geral dos corações, o pressuposto da paz mundial, a qual todos aspiram”, concluiu o Papa concedendo a todos sua benção apostólica.



Fonte: Canção Nova.com


III Sarau Literário foi realizado na Emef Vilma

 

A EMEF Vilma Fernandes Antonio realizou Terceiro Sarau de Contadores de Histórias de Porto Feliz com sucesso  na sexta feira dia 21 de outubro as 19 h ,referente a semana da leitura /2011. A escola contou com participação especial dos músicos Francisco Carlos Brunharo e Benedito Mariano de Campos e Eliane Cristina da Silva Marques da Escola de Música Municipal “Romário Antônio Barbosa” de Porto Feliz.

        Além dos músicos que abriram a noite e acompanharam o SARAU durante toda apresentação, o Sarau contou também com a brilhantes apresentações como : do grupo ALMA GITANA, alunos da APAE, grupo de TEATRO MONÇÕES, instituto SONURUN,centro cultural ELISA AMBROSIO, poeta e escritor RICARDO GONZALEZ , político ,professores, alunos e outros.

Entre o público presente cerca de 130 pessoas estavam o secretário da Educação Julio César Bronze ,a Coordenadora do Ensino Fundamental, Claudia Cristina Ferrari; a coordenadora de Apoio ao Sistema Educacional, Juliana Moura Gutierrez; a orientadora de Educação Ambiental, Valéria Regina de Campos Mates, e Benedito Mariano de Campos diretor da Escola de Música Municipal “Romário Antônio Barbosa” e o diretor de cultura Claudemir Causin todos de Porto Feliz.

      Idealizado desde de 2009 pelos coordenadores pedagógicos Vagner Correa e Sonia Jaqueline da Silva Oliveira tem apoio dos educadores, alunos e artistas anônimos do município que são convidados em ouvir e narrar histórias onde cada um dá o que tem de melhor para conta-las segundo os coordenadores o objetivo maior é “destacar histórias sobre as celebrações da vida e de diversos povos que apresentem valores humanos como a Cultura de Paz, não-violência, igualdade, simplicidade, verdade, tolerância e convivência pacífica resgatar e cultivar valores universais, através das narrativas e da interação humana no ambiente da contação de histórias.”

      A noite foi encerrada no gramado da escola com muita emoção por parte do público através do grupo de TEATRO MONÇÕES sob direção do diretor de cultura Claudemir Causin.

      Segundo a direção Fabiana Dalsoglio o Sarau além de estimular o desenvolvimento da afetividade, o raciocínio, a imaginação e a criatividade, incentiva a leitura e aproximação com o universo literário atraiu a comunidade escolar e muitas pessoas da cidade de Porto Feliz. Contar histórias é uma arte , nesta noite foi possível aprecia-las ouvir boas músicas e também sensibilizarmos com poesias e danças finalizou o vice-diretor sr, Wilson José Buzzo que parabeniliza e agradece a todos pelo evento realizado.

 

DSCF0574DSCF0576DSCF0577DSCF0580DSCF0583DSCF0585DSCF0586DSCF0592DSCF0603DSCF0621DSCF0636DSCF0649DSCF0669DSCF0686DSCF0689DSCF0694DSCF0701DSCF0709DSCF0718DSCF0740DSCF0756DSCF0758DSCF0772DSCF0777DSCF0779DSCF0796DSCF0811DSCF0820DSCF0839DSCF0845DSCF0865

Fotos: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação
Texto: Sonia Jaqueline/Emef Vilma

Salmo



Salmo 119

1 Bem-aventurados os que trilham com integridade o seu caminho, os que andam na lei do Senhor!

2 Bem-aventurados os que guardam os seus testemunhos, que o buscam de todo o coração,

3 que não praticam iniqüidade, mas andam nos caminhos dele!

4 Tu ordenaste os teus preceitos, para que fossem diligentemente observados.

Premier League Trophy visita a Academia Traffic


O objeto de maior cobiça entre os principais futebolistas do mundo esteve ontem na Academia Traffic de Futebol. Por cerca de 30 minutos, os atletas das categorias de base do Desportivo Brasil tiveram a oportunidade de estarem perto do Premier League Trophy, o troféu que representa o título do Campeonato Inglês.
“Foi surpreendente ter essa oportunidade. Espero que um dia eu possa disputar esse troféu como jogador profissional”, diz o atleta do Sub-15, João Victor Rozendo. “Esse é o sonho de todos que estão aqui”, completa.
A visita faz parte do tour organizado pelo Manchester United por países da América Latina exibindo a taça conquistada na temporada 2010/11.O troféu já passou por México, Equador e Chile, e embarca amanhã para a Argentina, onde finaliza a viagem.




Fonte: Desportivo Brasil

Uma boa moção de aplauso

 

O vereador Uria de Oliveira, propós uma moção de aplauso muito interessante, reproduzimos abaixo o que foi publicado em seu blog.

Moção de Aplauso, é um dispositivo que o vereador pode usar para parabenizar e dar notoriedade a algo bom e produtivo que está sendo feito, seja pessoa, fato ou instituição.

 

As asas da LITERATURA


BLOG O MURAL: Moção de aplauso é entregue à jovem escritora porto-felicense Samanta Holtz - pela publicação de seu livro “O Pássaro”, que será lançado em janeiro

A infância é o momento dos descobrimentos. Além das brincadeiras, experimentar novos alimentos, a participação na escola, a educação ensinada pelos pais, os irmãos – que acompanham a vida social do ser humano logo no início da vida - passa a fazer parte do contexto em que seremos inseridos o viver em comunidade! Não seria diferente com a porto-felicense Samanta Holtz de Camargo. Ela aprendeu a ler sozinha, quando pequena – ao observar e tentar desvendar o que diziam os gibis escritos por Maurício de Souza - e aos 24 anos de idade está publicando seu romance “O Pássaro”, em contrato assinado com a editora Novo Século, em janeiro de 2012.

Segundo Samanta, sua terceira obra (a primeira foi aos 14 anos, sob o título “Renascer de um Outono”, seguida de “Corpo e Alma”), entre pesquisas e idéias, demorou dois anos para ser concluída. “O Pássaro” foi inspirado no sistema feudal, ainda na Idade Média. “É quando pude misturar muitos segredos ao romance, um pouco da cultura cigana. Já simpatizava com esse período histórico, então logo surgiram ideias para escrever”, conta a escritora.

Em entrevista exclusiva para o Blog O Mural, Samanta revela como foi o processo de organização dos livros, como surgiu a paixão pela literatura e como foi o processo de publicação do livro. Além, claro, da entrega de uma Moção de Aplauso realizada no Plenário no dia 17 de outubro – de autoria do vereador Urias de Oliveira – prestigiando e reconhecendo seu trabalho. Confira!

 

Como e quando foi que começou a escrever?

Tinha 14 anos e estava em casa, esperando meus pais para sair, quando surgiram ideias. Fui escrevendo no final de um caderno, ali, rapidinho. Vi que o conto foi ganhando força. Mudei para outro caderno. Quando acabou esse espaço, comecei a digitar no computador. No final, tinham 300 páginas escritas do livro “Renascer de um Outono”. Quando pequena, juntava folhas de papel e grampeava todas, escrevia. Comecei a ler nas histórias em quadrinho, do escritor Maurício de Souza. Minha paixão. Uma vez me esforcei tanto para ler, que perguntei a minha mãe se era o que eu havia entendido, e era! Foi uma surpresa, pois ainda não frequentava a escola.

 

No terceiro livro, “O Pássaro”, em que se baseou?

Simpatizava com a época do sistema feudal, na Idade Média. Pensei num momento principal do livro. Escrevi. Desenvolvi o começo e o final só depois. Foi assim, o que surgia em mente, colocava no papel e escrevia. Na história, há um capítulo onde acontece uma cerimônia cigana. Não havia material para pesquisar sobre o assunto. Um dia vi uma matéria na televisão e corri pegar papel para anotar tudo o que eles falavam. Foi desse jeito, pesquisando, imaginando, que escrevi e demorou dois anos para concluir o livro.

 

Como foi o processo com a editora Novo Século?

Procurava sempre mandar meus livros para as editoras. Fazia uma lista, com tudo anotado, para quem tinha enviado, para evitar ficar mandando o mesmo livro para a mesma editora. Foi difícil. Ouvi muitos ‘não’. A editora Novo Século tem um diferencial: um projeto para novos escritores que não possuem livros publicados. Resolvi inscrever a obra no projeto. Enviaram-me um formulário com perguntas sobre o livro e sobre mim. Respondi. Enviaram outro formulário, mas desta vez, pedindo a obra completa. Logo veio a notícia que seria publicado. Nem acreditava!

 

Quando será lançado?

Em janeiro, na cidade de Sorocaba (interior de São Paulo), pois é pertinho da nossa cidade. Haverá um evento no dia do lançamento, mas ainda não tenho a data.

 

Quais outros livros já escreveu?

O primeiro, “Renascer de um outono”, bem tranquilo. Era novinha... Seria um conto, acabou se tornando um livro. O segundo, “Corpo e Alma”, é místico. Conta sobre pessoas que nunca se viram, mas há aquela impressão que se conhecem. Além de contos que gosto de fazer.

 

Você é formada em Publicidade. Como aliar a paixão pela literatura?

Pensei em fazer jornalismo, pela parte da escrita. Amo escrever. Mas na Publicidade, é a criatividade. Um vai complementar o outro, fazer divulgação, marketing... Quando fiz a faculdade, era mais focado em marketing do que a escrita. No futuro, será bem útil.

 

Já participou de concursos?

Sim, aqui em Porto Feliz, ganhei um prêmio de um concurso realizado na Casa da Cultura. Prêmio municipal de redação da cidade... Tinha nove anos.

 

Quais os próximos planos?

Tenho um romance, daqueles que você quer passar a tarde lendo. Já está no final da revisão. Falta registrar o nome e divulgar. Se tudo der certo, em dezembro estará pronto

fonte: http://blogdourias.blogspot.com/2011/10/as-asas-da-literatura.html

Evangelho do Dia

Ano A - Dia: 22/10/2011


Arrepender-se ou morrer


Lc 13,1-9


Naquela mesma ocasião algumas pessoas chegaram e começaram a comentar com Jesus como Pilatos havia mandado matar vários galileus, no momento em que eles ofereciam sacrifícios a Deus. Então Jesus disse:
- Vocês pensam que, se aqueles galileus foram mortos desse jeito, isso quer dizer que eles pecaram mais do que os outros galileus? De modo nenhum! Eu afirmo a vocês que, se não se arrependerem dos seus pecados, todos vocês vão morrer como eles morreram. E lembrem daqueles dezoito, do bairro de Siloé, que foram mortos quando a torre caiu em cima deles. Vocês pensam que eles eram piores do que os outros que moravam em Jerusalém? De modo nenhum! Eu afirmo a vocês que, se não se arrependerem dos seus pecados, todos vocês vão morrer como eles morreram.
Então Jesus contou esta parábola:
- Certo homem tinha uma figueira na sua plantação de uvas. E, quando foi procurar figos, não encontrou nenhum. Aí disse ao homem que tomava conta da plantação: "Olhe! Já faz três anos seguidos que venho buscar figos nesta figueira e não encontro nenhum. Corte esta figueira! Por que deixá-la continuar tirando a força da terra sem produzir nada?" Mas o empregado respondeu: "Patrão, deixe a figueira ficar mais este ano. Eu vou afofar a terra em volta dela e pôr bastante adubo. Se no ano que vem ela der figos, muito bem. Se não der, então mande cortá-la."

Pascom arquidiocesana promove nova enquete

 

São Judas aumenta a diferença


Enquete atingiu o auge de participação o nessa noite de sexta Feira no site da Arquidiocese de Sorocaba. A disputa acirrada entre São Judas Tadeu e Divino Pai Eterno, vai fazendo subir em velocidade espantosa os números de votação  e acessos ao site.


Confira os números deste momento
1 - lugar   7.288 votos    Santuário São Judas Tadeu
2 - lugar   6.182 votos -  Divino Pai Eterno
3 - lugar   2.602 votos -  Santuário de Aparecidinha ( grande surpresa da enquete)
4  lugar       196 votos -   Porto Feliz  (N.Sra. Aparecida)
5 - lugar      107 votos -  Vila Angélica - N.Sra. Aparecida
6 - lugar       98  votos -  Cajurú - N. Sra. Aparecida
7 - lugar      58   votos -  Votorantim - N. Senhora Aparecida
8 - lugar      22  votos -   Tietê -  N Senhora Aparecida

 

Estratégia
Novamente paróquias de cidades grandes e cidades pequenas, estão disputando a capa do Jornal Terceiro Milênio. Porto Feliz já disputou e ganhou algumas capas, mas sempre priorizando divulgar na imprensa, sendo nos jornais impressos, rádio, internet (redes sociais), e no boca a boca nas paróquias. É importante os votos inéditos, ao contrári dos sistemáticos e repetitivos, que inflam números e envolve menos pessoas.

Seria interessante que o ganhador fosse estreiante, fazendo repercutir o alcance da Pascom aonde ela precisa se desenvolver e fortalecer.

Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação