terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

tratamento

É tão triste quanto algum animalzinho tem câncer… Quantos cachorrinhos ou gatos já não vimos sofrendo da doença calados? Tica é um pinguim fêmea do Newport Aquarium, que fica no Estado americano de Kentucky. Ela sofre de câncer de pele. Ainda bem que o Animal Referral & Emergency Care Center, em Blue Ash, Ohio, tem o tipo de tratamento de que ela precisa. Tica está recebendo radioterapia e medicamentos há algumas semanas e, graças aos esforços de biólogos e veterinários, conseguirá sobreviver. O Blog Animal fica na torcida! Na última foto, ela está com seu companheiro, Spike.

Tica repousa no Animal Referral & Emergency Care Center, onde recebe tratamento para câncer. AP Photo/Carrie Cochran

Tica repousa no Animal Referral & Emergency Care Center, onde recebe tratamento para câncer. AP Photo/Carrie Cochran

Tica é entubada por um veterinário do centro de tratamento e um biólogo do aquário ao qual pertence. AP Photo/Carrie Cochran

Tica é entubada por um veterinário do centro de tratamento e um biólogo do aquário ao qual pertence. AP Photo/Carrie Cochran

Keri Siegert e Peter Hill, do Newport Aquarium observam Tica recebendo radioterapia. AP Photo/Carrie Cochran

Keri Siegert e Peter Hill, do Newport Aquarium, observam Tica recebendo radioterapia. AP Photo/Carrie Cochran

Spike e Tica. AP Photo/Carrie Cochran

Spike e Tica. AP Photo/Carrie Cochran

Audiência


Na data de ontem o site arquidiocesano chegou na marca dos 1236 acessos, o que mostra que os internautas da arquidiocese estão começando a tomar o hábito de navegarem pelo site em busca principalmente de notícias. Até então, a melhor marca havia ocorrido no dia 11 de Janeiro com 1.122 acessos, que foi superada pela marca de ontem.

Muitos fatores pesam nessa estatística, mas o principal ainda continua a ser a atualização diária e nós da Pascom temos consciência disso, porisso queremos primar cada vez mais em nosso noticiário para fazermos a grande diferença.

Esse número, perto do universo de toda a arquidiocese, ainda é muito pouco mas se considerarmos que cada internauta satisfeito com oconteúdo do site, divulga para mais uma pessoa, o número duplicará, e assim sucessivamente.

Nosso foco maior são as notícias locais, mas estamos "antenados" com a Igreja, desde o Vaticano até o nosso Regional Sul 1 e a CNBB, para que o internauta cristão católico esteja sempre bem informado.


Alegramo-nos com a parceria feita recentemente com as cidades de Boituva e Porto Feliz, o que tem possibilitado a inserção de notas dessas paróquias ali localizadas, graças ao trabalho de jornalismo desenvolvido pela equipe do Henderson (BOITUVA) e Felipe Miranda (PORTO FELIZ), e convidamos o pessoal das cidades de Salto, Piedade, Tapiraí, Cerquilho, Tietê e Iperó, a fazerem o mesmo. 


Ao comemorarmos essa marca firmamos também o nosso compromisso de continuar dando
o melhor de todos nós, neste trabalho altamente gratificante, porque divulga o Reino de Deus, trazido porJesus e construído por cada um dos irmãos e irmãs que são a nossa Igreja.


site Arquidiocese de Sorocaba
Diácono José da Cruz

Senai de Porto Feliz abre inscrições


Por A.I. Prefeitura de Porto Feliz



Cemip/Senai “Roberto Moreau” de Porto Feliz está com as inscrições abertas para mais seis cursos gratuitos.

Os cursos são: Modelagem Industrial de Moda Praia (inscrições até 12 de fevereiro); Modelagem Industrial de Moda Infantil (inscrições até 12 de março); Modelagem Industrial de Blusa (inscrições até 5 de abril); Modelagem Industrial de Calça (inscrições até 28 de abril); Modelagem Industrial de Camisa (inscrições até 11 de junho) e Modelagem Industrial de Saia (inscrições até 30 de junho).

Para a matrícula, é necessário apresentar RG, CPF, comprovantes de Escolaridade e Residência. As vagas são limitadas e a carga horária varia de 40 a 80 horas de acordo com o curso.

Mais informações na sede do Cemip/Senai na rua Anita Garibaldi, 500, centro ou pelo telefone  3261-5351.

O Cemip/Senai “Roberto Moreau” é resultado de parceria entre Governo Municipal e Senai.
Volta às aulas
Na segunda e terça-feira desta semana, o Cemip/Senai iniciou as aulas em sete cursos.

São 166 alunos matriculados nos cursos de Torneiro Mecânico, Ajustador Mecânico, Controle Dimensional, Desenho Técnico Mecânico, Eletricista Instalador, Assistente Administrativo e Automação Pneumática.

De acordo com o diretor de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, João Carlos Esquerdo Junior, a novidade este ano é a realização do curso de Automação Pneumática, no qual 36 alunos assistirão as aulas dentro de uma Unidade Móvel do Senai (foto).

A vinda do curso e da unidade foi uma reivindicação do prefeito municipal ao presidente do Fiesp/Ciesp Paulo Skaf feita em setembro do ano passado na cidade de Cerquilho.
 

Atlas escolar

Foto

Prefeitura de Porto Feliz    
 O livro conterá os aspectos geográficos, físicos, históricos e humanos da cidade
O Atlas Escolar Histórico e Geográfico de Porto Feliz será lançado dia 11 de fevereiro, na Casa da Cultura “Narcisa Sttetener Pires”. O livro, desenvolvido pela editora Noovha América, será utilizado como material didático nas aulas do 6º ao 9º ano da rede municipal de ensino. Seu conteúdo inclui aspectos geográficos, físicos, históricos e humanos da cidade.

Segundo o diretor de Educação e Cultura, Miguel Arcanjo de Almeida, o objetivo é ampliar o conhecimento dos alunos sobre a cidade. “É fundamental que nossos alunos conheçam a sua cidade, suas características e sua história”, disse, destacando que o Atlas contribuirá para a melhora do ensino público de Porto Feliz.

A solenidade de lançamento terá a participação de diretores de escola e professores.

Retiro de Carnaval Porto Feliz


Acontece em Porto Feliz, o tradicional Retiro de Carnaval Jovem da RCC de Porto Feliz/2010
Entrada 13/02 às 13h30m, saída 16/02 às 16h. Local Colégio São José.

Taxa 30,00 os quatros dias, com tudo incluso: café da manhã, almoço, café da tarde, jantar, dos 4 dias.

Inscrições em qualquer grupo de oração, ou nas secretarias paroquiais, ou no próprio Grupo de Oração Mensageiro da Paz, que acontece aos sábados após a Santa Missa.

Reunião PASCOM

Aconteceu no CAP (Centro Arquidiocesano Pastoral) em Sorocaba,  o primeiro encontro da sub-regional de Sorocaba, da Pastoral de Comunicação (Pascom) e Movimentos da Arquidiocese.

Para quem não entendeu é o seguinte:

A CNBB dividiu o mapa do Brasil por regiões, nossa Arquidiocese está na Regional Sul 1. E nesta regional faz parte:

Sorocaba, Itapetininga, Jundiaí, Itapeva e Registro.

Portanto, Sorocaba é sub-regional.

E o responsável pela sub-regional da Pascom é o Padre André, ele é da Diocese de Itapeninga, pároco na Cidade de Quadras.

Em nossa reunião, foi aberta a participação das Pastorais e Movimentos que quisessem participar, para criar uma aproximação e entrosamento.

De Sorocaba 12 Paróquias foram representadas. De Porto Feliz, as 3 Paróquias foram representadas pela equipe do Blog Em Movimento, com André Hope pela Nossa Senhora Mãe dos Homens, Mariane Bazzo pela São João Batista e Felipe Miranda pela Nossa Senhora Aparecida.

Boituva foi representa as suas duas Paróquias, São Roque e São Francisco pelo Henderson Barbosa, presidente do Conselho do Idoso e apresentador de programa de rádio na Ideal FM, e responsável pelo Jornal Tribuna Católica impresso e Blog.

Na reunião, tinha presente pessoas da Diocese de Jundiaí, e estava representada a Pastoral Familiar, da Saúde, correspondente da Rede vida, Cursilho, Congregação Mariana.

 

Nova fase

Desde março/09, o Jornal Terceiro Milênio está aos cuidados do Diácono José da Cruz, da Paróquia Consolata de Votorantim. O Jornal Terceiro Milênio é distribuido em toda a Arquidiocese de Sorocaba, com 20 mil exemplares impressos semanalmente.

O objetivo é dar uma cara regional no jornal, e recentemente ele firmou parceria com o Blog Em Movimento e com o Blog Tribuna Católica de Boituva, para compartilhar notícias das Igrejas de Porto Feliz e de Boituva.

O site da Arquidiocese que era administrado pela Uniso, retornou às mãos da Igreja, e foi reformulado e já está no ar e sendo aperfeiçoado aos poucos.

 

Próximo encontro

Acontecerá no dia 26 de fevereiro no CAP as 19h30m. A nivel regional Sul 1, acontecerá em Itapeva dia 27 de Março às 10h.

Galera de Porto Feliz no Summer Beats 2010

Neste domingo (31/01/2010) jovens de Porto Feliz, estiveram mais uma vez na 5° edição do evento Summer Beats,realizado no parque de diversões Playcenter em São Paulo com o tema: 5 anos na pista!
Foi um dia maravilhoso, mais de 10 mil jovens reunidos com um mesmo fim: Louvar a Deus!
O evento acontece todo ano, desde 2006 com o objetivo de reunir jovens de todas religiões cristãs, além de contar com as presenças de cantores renomados do meio religioso. Este ano estavam presentes: Diego Fernandes (Com.Canção Nova), Lucimare Nascimento, mais nova revelação da música católica), Rosa de Saron, Oficina G3, PG, Dunga, Banda Dom, Adriana, Ceremonya, Via 33, Italo Villar.
Com certeza em 2011 tem mais!! Até lá!

"Venha se envolver, curta essa batida...Join Us, Summer Beats."


 
 O evento reuniu mais de 10 mil jovens!

Novos festeiros de São Benedito

Após a Procissão, foram apresentados os novos festeiros para a comissão de festeiros de 2010, pelo padre Toninho. A comunidade saudou com salve de palmas.








Agradecimentos e orações aos antigos Festeiros:


 

Lixão

Foto
Foto:Prefeitura de Porto Feliz
  O novo projeto terá área de 101 mil metros quadrados
A readequação do projeto do novo Aterro Sanitário na Vila Nova, em Porto Feliz, será feita pela empresa Resi Consultoria e Projetos de Engenharia de Meio Ambiente Ltda, de São Paulo. Além desse serviço, a empresa contratada pela prefeitura, irá elaborar o projeto de encerramento do Aterro Sanitário antigo.

O novo projeto atende a recomendação da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) com relação à preservação ambiental da área. No novo documento foi modificada ainda a configuração da área, prevista inicialmente para ter 121 mil metros quadrados. O município adquiriu área pouco menor, com 101 mil metros quadrados.

Segundo o Coordenador de Resíduos Sólidos, Laércio José Pilon, a Fernandes Engenharia e Construções Ltda, de Jundiaí, trabalha no local realizando obra da estação de transbordo de resíduos, localizado no terreno do Aterro novo.

No antigo Aterro Sanitário, interditado pela CETESB desde novembro de 2009, Prefeitura Municipal não faz mais descarte de lixo. O transbordo do lixo coletado pela cidade é feito por uma empresa de Paulínia, a Motriz Ambiental. De acordo com Pilon, a empresa efetua diariamente a retirada do lixo (cerca de trinta toneladas), o enviando para outro aterro em Paulínia.

Notinhas de Porto Feliz


Procissão e chuva

Neste domingo até as 16h30m, as chuvas deram treguas ao longo do dia, porém, as altas temperatura trouxeram logo chuva para Porto Feliz. A procissão de São Benedito estava chegando no fim quando começou a cair o temporal com muitos raios.




Falando em eventos
Quem marcou presença também, foi o acúmulo de lixo em pleno domingo na rua José Bonifácio.
Próximo a gruta.



Alerta


Avenida Dr Antonio está com sérios problemas. Do trecho que fica entre a Tialex e a Oficina do Sabiá, existe um trecho em que o solo está se movimentanda de forma rápida e perigosa.
Primeiro começou a movimentar o solo antes da calçada, depois atigiu a mesma e agora é a vez do asfalto.



Está chegando
FPF Faculdade Porto Feliz, da instituição educacional Frei Galvão, está usando parte do prédio da Escola São José e está trazendo cursos técnicos de curta duração e futuramente cursos de Graduação, a partir de agosto, por exemplo, Administração e pedagogia, entre outros.
Maiores informações podem ser obtidas pelo tel 3262 59 60



Assunto esquecido
Depois que foram encontradas irregularidades após um muro ter caído, nada está definido para inaugura a Companhia da PM em Porto Feliz. Uma vergonha.

Notinhas de Porto Feliz



Notícias de Porto Feliz





Troca troca na Educação Infantil
Assunto que ano passado também correu no setor da Educação Infantil, porém, não saiu dos boatos. Mas este ano a dança das cadeiras entre as diretoras das Creches de Porto Feliz aconteceu.

Maria Lídia (Ceim Pedro/Purungal) trocou com Josenara (Ceim Nahum/Centro).
Vilka (Ceim,Emei/Vila Angélia) trocou com Sandra (Ceim Evanilda/Creche modelo).
Rosana (Ceim Chapeuzinho/Popular) trocou com Meire (Ceim Casa das Crianças).

Elisa Rafaine é a responsável pela Educação Infantil, e Rosa Beluci é a coordenadora pedagógica.

Apesar do descontentamento em algumas partes, reclamações, abaixo assinado, o fato é certo e irreversível.

O ano letivo na Educação Infantil começa dia 9 de fevereiro para as crianças que já estão matriculadas, e dia 11 para os alunos novos e transferidos.

Série Eucaristia - parte 1

Eucaristia (do grego εὐχαριστία, cujo significado é "reconhecimento", "ação de graças") é uma celebração em memória da morte sacrificial e ressurreição de Jesus Cristo. Também é denominada "comunhão", "ceia do Senhor", "primeira comunhão", "santa ceia", "refeição noturna do Senhor".




O ritual


Ostensório.O evangelista Lucas registrou esse mandamento da seguinte forma: "E, tomando um pão, tendo dado graças, o partiu e lhes deu, dizendo: Isto é o meu corpo oferecido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este é o cálice da Nova Aliança [ou Novo Pacto] no meu sangue derramado em favor de vós." (Lucas 22:19-20)

É a celebração nas Igrejas Cristãs no qual o cristão recebe o pão e o vinho, repetindo o que Cristo fez na sua Última Ceia, antes de ser entregue às autoridades por Judas Iscariotes, conforme a narração dos Evangelhos. Na ocasião, compartilhou com seus apóstolos pão e vinho, na época da celebração da Páscoa judaica (com pães ázimos), dizendo a eles "Tomai todos e comei, isto é o meu corpo que será entregue (...) Tomai todos e bebei, isto é o meu sangue (...) Fazei isto em memória de mim". (Mateus 26;26-29, Marcos 14:22-25, Lucas 22:19-20, I Coríntios 11:23-26).

Portanto, segundo os cristãos, o pão usado na celebração é o corpo sem pecado, que Cristo ofereceu na Cruz (em grego staúros) como resgate. O vinho é seu sangue derramado (ou seja, a sua vida perfeita), para remissão da humanidade condenada ao pecado herdado e morte.

A Bíblia não é específica sobre quando ou quantas vezes ao ano se deve celebrar a "Santa Ceia". Algumas religiões cristãs celebram-na diariamente ou semanalmente (católicos romanos, Casa de Oração-Irmãos), outros duas vezes ao mês (a maioria das denominações da Igreja Evangélica), outras mensalmente, bi-mensalmente, ou anualmente (Testemunhas de Jeová e Congregação Cristã). A Eucaristia tem um profundo significado para os Cristãos, sendo celebrada por quase todas as denominações cristãs. Dentre aquelas que não realizam a Eucaristia estão os Quakers, Exército de Salvação, Molokans e Doukhobors

2/Fevereiro - Apresentação do Menino Jesus no Templo e Purificação de Nossa Senhora



O Evangelho de São Lucas narra que, depois do nascimento de Nosso Senhor e decorrido o prazo que a Lei mosaica estabelecia para a purificação das mulheres que davam à luz, Nossa Senhora e São José levaram o Menino Jesus ao Templo para O apresentarem a Deus, conforme também prescrito na Lei. Na ocasião, Maria Santíssima ofereceu ao Senhor o sacrifício ritual de dois pombinhos, estabelecido para a purificação de mulheres pobres. Jesus e Maria não estavam sujeitos à Lei, mas quiseram observá-la por amor à humildade e para nos dar o exemplo.

CPP da São João Batista

Aconteceu no salão da Casa Paroquial, a reunião do Conselho Pastoral Paroquial da Paráquia São João Batista, aonde coordenadores das Comunidades e Pastorais estiveram presentes.

Semana Querigmática
Dentre os assuntos discutidos foi a Segunda Semana Querigmática em Porto Feliz, evento promovido pela paróquia e que envolve todas as outras duas Paróquias irmãs, como a São João Batista e a Nossa Senhora Aparecida. Esta semana será a segunda etapa da formação de Discípulos e Missionários, em obediência a voz da Igreja que clama por formação. O tema deste ano será: "A alegria de ser discípulos e missionários de Jesus Cristo". Um evento de grande importância, dividido em cinco dias, cada um com seu tema.
Este ano a semana Querigmática será para Movimentos e Pastorais, Ministros, Catequistas e também para quem quiser ir e aprender, e será o grande lema: "leve um amigo".

No tempo oportuno divulgaremos melhor os detalhes de grande evento da Igreja em Porto Feliz.

A Paróquia está fazendo pesquisa de campo, para aquisição de um data show para ser usado como um recurso a mais de evangelização, pelo seu dinamismo e facilidades.

Festas
Com todas as comundidades representadas, foram anotadas todas as principais festas dos Padroeiros, e dias de missas festivas.


Assembléia
Este ano, a Assembléia ja tem data marcada, será dia 14 de março na Igreja da Santa Cruz, iniciando com a Missa e acabando no horário do almoço, onde ela será propositiva, buscando oferecer algumas prioridades de ação pastoral a nivel paroquial. Também será dado um espaço para que outras proposituras seja lançadas. 


Esta Assembléia de 2010 tem a missa de discutir a Evangelização da Paróquia de São João Batista. Na reunião forma colocadas em pauta, 6 direções de plano de ação.







Divulgação do Blog Em Movimento
Com toda abertura, o Frei Eugênio concedeu a licença para que o editor do Blog Em Movimento Felipe Miranda, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, participasse e falasse sobre a linha de ação dos trabalhos feitos na internet e da implantação da Pascom em Porto Feliz, de forma consecutiva na três Paróquias, caminhando na obediência e unidade. Todos os presentes se interessaram, anotaram o e-mail de contato: serjovem7@hotmail.com e o telefone do correspondente presente na reunião.


Catequese
Sob nova coordenação, o Frei Eugênio e Frei Geraldo estão empenhado em fazer uma renovação na Catequese da Paróquia, tirar das pessoas o Sacramentalismo, e sim colocar a Catequese como uma questão de Fé, não se importar com a quantidade, mas sim com a qualidade, com catequizando bem formados, intruidos e participantes na vida da Igreja. Esta nova concepção, visa colocar a Igreja no coração de todos, e não as pessoas pra dentro da Igreja. O objetivo é fazer um choque de cultura, combater por exmplo, a tradição de se crismar para depois poder casar, e sim como um gesto de Fé do catequizando e dos seus Pais.