segunda-feira, 28 de maio de 2012

Prefeitura de Capivari realiza Dia do Desafio

Bandeira Capivari sp

Evento acontece na Praça Central na quarta-feira, 30 de maio
A Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer – Sejel realiza a edição 2012 do Dia do Desafio, que acontece na quarta-feira, 30.
Em 2012 o município de Capivari, que geralmente conta a participação de mais de 30% da população no evento, concorrerá com a cidade de Santa Catarina Mita Estado de Jutiapa, da Guatemala.
Em mais um ano a proposta da Prefeitura é de bater os recordes dos anos anteriores, que contaram com a participação de milhares de pessoas praticando exercícios físicos no mínimo durante 15 minutos, com a mobilização dos alunos das escolas municipais, públicas e privadas, empresas, academias e setores públicos, além da realização de um cronograma de atividades diferenciadas na praça central e com a participação de academias de ginástica.
O Dia do Desafio foi criado no Canadá e desde então é difundido mundialmente pela Tefisa, uma entidade alemã que promove o esporte mundialmente. Na América Latina, este dia é organizado pelo SESC e os princípios básicos que orientam sua realização são acessibilidade, envolvimento, diversão, diversidade e confiabilidade. O propósito do Dia do Desafio é fazer com que a população interrompa a rotina diária e pratique atividades físicas, colocando o corpo em movimento.
As atividades disponibilizadas na praça central envolverão diretamente a prática de esportes e caminhada e diversas atrações preparadas para o cidadão. Será uma grande movimentação preparada pela Prefeitura para que o maior número de pessoas pratique exercícios físicos e cuide da saúde, aumentando o seu bem estar.
Participe! Bata mais este recorde cuidando de sua saúde. O Dia do Desafio acontece na quarta-feira, dia 30 de maio.

Festividades de Santo Antônio, Colônia Rodrigo e Silva

 

sto antonio zoom 

Programação Religiosa

01/06 (sexta-feira) - 19h30 - Missa na Matriz N. Sra. Aparecida
“Santo Antônio e o Coração de Jesus”

02/06 (sábado) - 19h00 - Celebração com Diácono Valmir  na  Com. Santo Antônio
“Santo Antônio e o amor a Deus e suas criaturas”

03/06 (domingo) - 10h00 - Missa e Procissão na Com. Santo Antônio
“Santo Antônio e a fé no Deus Trindade”

04/06 (segunda-feira) - 19h30m - Missa na Com. São Francisco - Ponte Queimada
“Santo Antônio fiel discípulo de São Francisco”

05/06 (terça-feira) - 19h30 - Missa na Matriz N. Sra. Aparecida
“Santo Antônio, mestre da Oração”

06/06 (quarta-feira) - 19h30 - Missa na N. Sra. das Dores - Barreiro Rico
“Santo Antônio, mestre da Verdade”

07/05 (quinta-feira) - 20h00 - Missa na Santa Rita - Tabarro
“Santo Antônio e a Eucaristia”

08/06 (sexta-feira) - 20h00 - Missa na São João Batista - Faxinal
“Santo Antônio e a Missão”

09/06 (sábado) - 17h30 - Missa na Santo Expedito - Bambú
“Santo Antônio e a Cruz”

10/06 (domingo) - 10h00 - Missa na Santa Clara de Assis - Bom Retiro
“Santo Antônio e o Espirito Santo”

 

Tríduo festivo dos 90 anos da Capela Santo Antônio – Colônia Rodrigo Silva

 

11/06 (segunda-feira)
19h30 - Missa pelos falecidos da Comunidade.
Tema - Santo Antônio e a esperança na Eternidade;
Preside - Padre Antônio Carlos Fernandes;
Liturgia - ex-festeiros.

12/06 (terça-feira)
19h30 - Missa.
Tema - Santo Antônio e a devoção a Nossa Senhora;
Preside - Frei Eugênio Milani;
Liturgia - Matriz N. Sra. Aparecida.

13/06 (quarta-feira)
19h30 - Missa com bênção do Bolo de Santo Antônio.
Tema - Santo Antônio, com a Comunidade, há 90 anos sendo trombetas do Evangelho;
Liturgia - Paroquial.

Obs.: em todas as Missas haverá bênção dos pães.

santo antônio cartaz 2012

Programação Festiva

Dia 02/06 (sábado)
20h - Quermesse e leilão de prendas;
23h45 - Show sertanejo com
MARCO DENASSI

Dia 03/06 (domingo)
12h - Quermesse e leilão de
prendas;
15h - Leilão de prendas vivas.

Leiloeiros: Irmãos Brasílio,
Zelão Checa e Donizete Carlota.

Solenidade de Pentecostes

DSCF1209 DSCF0942 DSCF0949 DSCF0957 DSCF0972 DSCF0973 DSCF0974 DSCF0976 DSCF0986 DSCF1012 DSCF1013 DSCF1014 DSCF1035 DSCF1145

No domingo de pentecostes (27), foi marcado pela programação intensa que começou com Alvorada pela manhã, tarde de louvor conduzida pela Renovação Carismática Católica (RCC) na matriz Mãe dos Homens, no final da tarde saída do cortejo em frente ao Colégio São José, seguido pela procissão culminando com a Santa Missa co-celebrada pelos padres Washington P. Ribeiro e Antonio Carlos Fernandes.

A participação de católicos foi considerada a maior nos últimos anos, aproximadamente 2mil fiéis participaram da celebração, com a igreja completamente lotada. No altar, coroinhas, ministros, cerimoniários, leitores, diáconos Valmir, Paulo, Silvio e os sacerdotes. Na homilia, padre Washington fez uma reflexão sobre a importância do Divino Espírito Santo sobre a igreja de Jesus, e o quanto os fiéis devem viver segundo este Espírito. Com imposição de mãos ele e o padre Toninho oraram pedindo o Espírito Santo sobre toda a assembléia ali reunida, com o passeio da bandeira do Divino.

Festeiros levaram até o altar o ofertório. No final, sinceros agradecimentos aos festeiros, mensagem final dos padres e dos festeiros e nomeação dos novos.

 DSCF6657 DSCF6660 DSCF6662 DSCF6676 DSCF6677 DSCF6710 DSCF6717 DSCF6720 DSCF6729 DSCF6752 DSCF6756 DSCF6762 DSCF6778 DSCF6808 DSCF6811

Unidade
Este ano o Setenário do Divino Espírito foi marcado pelo espírito de unidade, com o envolvimento de festeiros, liturgia, fiéis e os padres das Paróquias Mãe dos Homens e N. Senhora Aparecida.

DSCF6527 DSCF6537

Frei Eugênio, CFP, da paróquia São João Batista, participou da procissão.

Fotos: Lucas Araújo e Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação
texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

Cobertura também com Rafael Correa. Fotos no face!

Curso de manicure e pedicure tem vagas abertas em Cerquilho, SP

 

Inscrições poderão ser feitas entre 28 de maio e 1º de junho.
Interessados devem ter mais de 18 anos.

Do G1 Itapetininga e Região

 

O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Cerquilho (SP) vai abrir inscrições para curso de Manicure e Pedicure, a partir de segunda-feira (28). O período para cadastro vai até 1º de junho.

Os interessados devem comparecer até a unidade do CRAS, das 8h às 16h, na Rua José Maria Gonçalves, 540, Cidade Jardim, levando cópias dos documentos pessoais (RG e CPF) e de um comprovante de endereço. As vagas são para maiores de 18 anos.

No caso de mais candidatos do que vaga, será feita uma seleção levando em consideração a renda famíliar e o tempo de moradia na cidade. O CRAS disponibiliza um telefone para mais informações (15) 3384-4382.

O que devemos esperar das pessoas?

Normalmente esperamos mais do que as pessoas são capazes de nos dar, o que é um grande equívoco e causa de sofrimento!
O segredo para uma convivência sempre sadia e uma porta aberta para surpresas é justamente não esperar nada dos demais, deixando-os livres de nossas expectativas e das aprovações deles a nosso respeito.
Na verdade, temos um certo prazer em manter as pessoas presas àquilo que queremos delas. Libertemos, então, todos e deixemos que sejam, pensem e ajam como queiram.


Assim, elas serão mais felizes; e nós, mais serenos!

Ricardo Sá!

Documentos históricos são restaurados em Itapetininga, SP

 

O projeto é realizado na Câmara de Vereadores da cidade.
Com a restauração, os documentos serão digitalizados e consultados.

Do G1 Itapetininga e Região

Documentos antigos da Câmara Municipal de Itapetininga (SP) começaram a ser recuperados e restaurados. O trabalho é realizado desde fevereiro deste ano, mas não há previsão de quando ele será concluído.

A recuperação é feita pela historiadora Maria Cândida Delgado Reis. Segundo a especialista, são mais de 10 mil documentos que compõem o arquivo histórico da Câmara. São aproximadamente 200 anos de dados em forma de atas de reuniões, livros e fotos antigas.

A historiadora explica que a primeira providência tomada foi realizar o levantamento das peças existentes, classificá-las, além de fazer o acondicionamento em pastas de material adequado. Os documentos estavam, até então, acondicionados em caixas de papelão, que contribuem para a danificação.

Os documentos também passam por higienização. Papéis são colocados entre as páginas para neutralizar a acidez da tinta. A especialista explica que isso é necessário porque muitos arquivos eram escritos com caneta tinteiro. O líquido continha ferro na composição, o que provoca a corrosão do papel. Depois da limpeza tudo é guardado e identificado. “Se não tiver um arquivo organizado e preservado, dificilmente será cumprida a lei de acesso à informação que está em vigor”, afirma Maria Cândida Reis.

A Câmara de Itapetininga foi inaugurada em 1771, mas os documentos daquela época eram levados para o Rio de Janeiro, já que tudo era centralizado na antiga capital do país, no tempo do império. A partir de 1834 os documentos passaram a ser armazenados nas próprias cidades.

Arquivos estão sendo restaurados desde fevereiro. (Foto: Reprodução/TV Tem)
Arquivos estão sendo restaurados desde fevereiro deste ano e, futuramente, poderão ser consultados pela população. (Foto: Reprodução/TV Tem)

Durante a pesquisa desses documentos, é possível conhecer os costumes de cada época. Um dos arquivos encontrados em Itapetininga, por exemplo, é o registro da Câmara Imperial. O material descreve leis antigas que ditavam o que se podia ou não fazer na cidade, entre eles, códigos de postura.

A historiadora conta que no documento está a determinação que proibia os moradores de jogarem dejetos dos urinóis pela janela. “Ali diz que ‘não se pode esvaziar os urinóis pela janela. Quem for encontrado fazendo esse procedimento será multado’. Isso mostra que havia esse costume, pois só existe uma lei multando quando alguém faz aquele ato”, afirma e acrescenta: “Imagine como era viver em uma vila onde de vez em quando alguém abria a janela e esvaziava o urinol na rua!”, ressalta.

De acordo com o presidente da Câmara, o vereador Fuad Isaac, o objetivo da recuperação, além da importância histórica e facilidade ao acesso, é acondicionar adequadamente os arquivos nas futuras instalações da Câmara Municipal, na Praça dos Três Poderes. O processo também facilitará a digitalização dos documentos permitindo ao público interessado consultar pelo site da Câmara Municipal no futuro.