quarta-feira, 12 de maio de 2010

Dom Claudio Hummes chega a Brasilia





12-Mai-2010
Dom Cláudio Hummes, chegou em Brasilia nesta tarde de quarta-feira por ocasião do XVI Congresso Eucaristico Nacional.  
Dom Cláudio Hummes, enviado especial do Papa para o XVI Congresso Eucarístico Nacional (CEN), chegou em Brasília nesta tarde de quarta-feira e foi recepcionado por Dom Lorenzo Baldisseri, Núncio Apostólico no Brasil, por  Dom João Braz de Aviz, arcebispo metropolitano de Brasília, por Dom Geraldo Lyrio, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e por Dom Raymundo Damasceno, presidente do Conselho Episcopal Latino Americano (CELAM).
“O Congresso Eucarístico é um evento importantíssimo para Brasília e para o Brasil. Estamos extremamente felizes com a chegada do cardeal”, declarou o núncio. “Estou muito feliz com a chegada de Dom Cláudio”, disse Dom João compartilhando do mesmo sentimento de Dom Lourenzo.
Após a recepção no aeroporto, o enviado de Bento XVI seguiu com a escolta dos batedores para a sede da Nunciatura Apostólica, onde ficará hospedado durante o CEN 2010. O Batalhão da Guarda Presidencial deu as boas vindas com toque de trombetas, enquanto Dom Geraldo Magela Agnelo, primaz do Brasil, Dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo,e Dom José Freire Falcão, arcebispo emérito de Brasília, esperavam o cardeal em frente à Nunciatura. O enviado se reuniu rapidamente com os bispos presentes e seguiu para um encontro reservado com o presidente Lula, no Centro Cultural Banco do Brasil.
Hospedagem
Dom Cláudio ficará no mesmo quarto em que João Paulo II se hospedou durante as duas visitas à capital federal, em 1980 e 1991. A focolarina Marise Braga é uma das responsáveis pelos cuidados com o enviado. “Ele (Dom Cláudio) é um presente do Papa para nós. Todos que vêm para cá recebemos com muito amor”, conta.
Biografia
Prefeito da Congregação para o Clero, Dom Cláudio é responsável por mais de 400 mil sacerdotes em todo o mundo. Gaúcho de Montenegro e ordenado pela Ordem dos Frades Menores, o cardeal também é conhecido pelo trabalho na Pastoral Operária, entre as décadas de 70 e 90, em que ajudou o movimento grevista de metalúrgicos no ABC paulista.
Por Lílian Alves

Laicato arquidiocesano une-se em solidariedade ao Papa



Domingo próximo, dia 16, lideranças e integrantes dos diversos movimentos eclesiais do laicato católico da cidade, assim como das diversas Associações Religiosas, Pastorais da Arquidiocese, enfim, todos os cristãos e demais pessoas de boa vontade, estão sendo convidadas a participar de um ato público de solidariedade ao papa Bento XVI, cuja figura vem sendo bastante injustamente castigada, de tempos a esta parte, em diversas partes do mundo. “Juntos com o Papa” é o ‘slogan’ da celebração, que acontecerá a partir das 11h30, na igreja da Catedral Metropolitana, na praça Cel. Fernando Prestes, precedendo a missa dominical do meio-dia.
“Nesta celebração na Catedral Metropolitana, teremos a oportunidade de participar, assim, de um gesto unitário de Igreja, ouvindo também testemunhos sobre o significado da pessoa do Papa para a nossa vida de fé, terminando com a Santa Missa”, afirma o juiz de Direito aposentado dr. José Antônio Colombo, um dos participantes locais do Movimento “Comunhão e Libertação”, que incentivou a organização deste importante momento eclesial, ao lado de representantes de outras realidades do laicato católico de Sorocaba.
Naquele dia, gestos unitários semelhantes de respeito paternal ao Sumo Pontífice repetir-se-ão em muitas outras partes do mundo e do próprio Brasil, a partir do “Juntos com o Papa”, iniciativa formulada pelo Conselho Nacional das Agregações Leigas, órgão da Conferência Episcopal Italiana, à qual o Movimento “Comunhão e Libertação” aderiu. O gesto de oração com todo o povo cristão ocorrerá na praça São Pedro, no Vaticano, às 12 horas (horário local), simultaneamente à recitação por Bento XVI do “Regina Coeli”. Inclusive, as televisões católicas de todo o mundo prometem transmitir ao vivo este ato, como é o caso da TV Canção Nova no Brasil.
Em Sorocaba, pela programação que está sendo organizada, o “Juntos com o Papa” terá o Coral “Gaudentes in Domino”,  que se dedica à beleza e esplendor do canto gregoriano, regido pelo professor Agenor Ribeiro Viana, entoando o “Regina Coeli” (“Salve Rainha”). A abertura e apresentação do gesto serão feitas pelo dr. José Antônio Colombo, em nome do Movimento “Comunhão e Libertação” e dos demais movimentos eclesiais de leigos, associações religiosas e pastorais da cidade; haverá ainda depoimentos do professor e antropólogo dr. Luiz Almeida Marins Filho e do professor Francisco Borba, do Núcleo de Fé e Cultura da Puc-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), sobre a importância da pessoa do Papa para a unidade da Igreja.

“Juntos com o Papa”
“Queremos ficar juntos com Bento XVI, como filhos junto do pai, desejosos de apoiá-lo em seu ministério, exprimindo afeto e gratidão pela sua paixão por Cristo e pela humanidade inteira, em sintonia com associações e movimentos que estarão reunidos no domingo, 16 de maio, em Roma e em outras cidades do Brasil e do mundo.
Nestes momentos difíceis, entregamos nas mãos de Maria a nossa fidelidade ao Santo Padre pedindo para o bem da Igreja, na qual fazemos a experiência da misericórdia, m única resposta adequada à necessidade de justiça quer emerge do coração de cada um.
Guia-nos a humilde certeza testemunhada pelas palavras do próprio Papa: “É na comunhão da Igreja que encontramos a pessoa de Jesus Cristo, Ele mesmo vítima de injustiça e de pecado. Ele carrega ainda as feridas do seu injusto padecer”. 

Fonte: colaboracao-jose-benedito/



Site Arquidiocese de Sorocaba!

Sacramento do matrimônio!


Reflexão!!!
O Matrimônio é o amor. Ninguém consegue viver sem a presença e a amizade de outras pessoas. Ninguém está sozinho. No casamento, essa amizade é repartida entre o marido e a mulher: é repartida entre o casal e os filhos, e com a comunidade onde vivem. O mais difícil do amor é permanecer firme nele. Só Deus mesmo é capaz de ser, sem defeito, fiel e amoroso. Quando o casal é fiel no amor, é um grande sinal de Deus. Deus está presente no amor do casal. Quem acredita nisso pode casar na Igreja


 Eucaristia



Depois de anos casados,
pedindo Benção:

Diante da Comunidade

Diante de familiares - na foto netos, noras, filhos

Pedindo as Bençãos de Deus na Igreja


Benção das Alianças

Renovação das promessas

Renovação das Promessas



Na colocação das alianças, um beijo para selar a renovação!


Parabéns a Catequista Santina e ao seu querido esposo José Carlos
29 anos de união, linda familia, de filhos e netos!

Deus abençoe sempre!


Conheça o CONIC (VI)

Igrejas-Membros (Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia)

Iniciada por Jesus Cristo e seus discípulos, na primeira metade do século I; dentro da tradição assíria, foi Abgar, rei de um pequeno reinado assírio, o reinado de Urhoi (conhecido como Osrehene pelos romanos, atualmente Urfa na Turquia), que em 32 ou 33 d.C., ouvira falar de Jesus, enviou um missivista para convidá-lo a seu reinado, e quando do retorno do missivista, foi então convertido todo o povo de seu reino à nova fé. Depois, a capital da província Síria, Antioquia, aceitou a pregação cristã e lá foi fundada e organizada a primeira Igreja Cristã. De lá emanaram muitas pregações, tanto para oriente como para ocidente, transformando o cristianismo numa das religiões mais difundidas no mundo, com algo em torno de 1,9 bilhão de fiéis. O cristianismo entre os assírios compõe-se basicamente de duas grandes divisões que surgiram a partir do Concílio de Éfeso : Igreja Siríaca Ortodoxa de Antioquia e Igreja Assíria do Oriente. No século XVII, surge a partir da Igreja Assíria do Oriente a Igreja Caldéia, ligada à Igreja Romana e no início do século XIX, surge a partir da Igreja Ortodoxa de Antioquia, uma pequena Igreja Siríaca Católica Romana e no último século surgiram diversas denominações do protestantismo americano.


Além do cristianismo apostólico, existe uma pequena comunidade assíria gnóstica conhecida como Mandeus (madôie em aramaico) que aceitam o batismo de São João Batista porém não os ensinamentos de Jesus Cristo.