segunda-feira, 9 de abril de 2012

Vigília Pascal–Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens

Sábado Santo (1)Sábado Santo (12)Sábado Santo (18)Sábado Santo (43)Sábado Santo (52)Sábado Santo (53)Sábado Santo (59)Sábado Santo (67)Sábado Santo (70)Sábado Santo (75)Sábado Santo (114)Sábado Santo (151)Sábado Santo (157)

A Vigília Páscal ou a Mãe de todas as Vigílias, como fala São Tomás de Aquino, é a celebração mais importante do calendário litúrgico cristão, por ser a primeira celebração oficial da Ressurreição de Jesus. É nesta cerimonia que os Catecumenos são batizados e recebidos em plena comunhão com a Igreja. É realizada nas horas de escuridão entre pôr-do-sol no Sábado Santo e o amanhecer da Páscoa. É marcada pela primeira entoação desde o início da Quaresma do Glória e do Aleluia, uma característica litúrgica do Tempo Pascal.
A Solenidade deu-se início fora das dependências da Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens, com Benção do Fogo Novo e o rito que preparou o novo Cirio Pascal deste ano, que trás como simbolo forte a Luz de Cristo, ou seja, a sua Ressurreição, a Vitória da Vida sobre a Morte, logo em seguida do Fogo Novo é que se retirou a Chama que acendeu o Novo Cirio Pascal, e nesta mesma foqueira foram queimados os pedidos dos fiéis acumulados durante a Quaresma.
Logo após a cerimonia do Fogo Novo, os fiéis retornaram todos para dentro da igreja onde foi feito a intronização do Cirio Pascal no interior da igreja e as velas dos fiéis foram todas acessas, com a chama que saiu do Cirio Pascal, logo em seguida foi acendeu as luzes da igreja e foi proclamada a Páscoa do Senhor, com a Música Exulte o Céu os Anjos Triunfantes, logo em seguida deu-se inicio a liturgia da palavra com as leituras propostas para este dia tão solene.
Também nesta Santa Missa, aconteceu a apresentação dos novos cerimoniários à comunidade, que auxiliaram o padre na celebração da Santa Missa.
Foram batizados dois rapazes, João Paulo e Marcelo, que foram apresentados à paróquia. Como último dia do Tríduo Pascal, ao final, o padre deu a Bênção Solene.

Fotos: Maurício de Toledo e Rafael Correa/Pastoral da Comunicação
Texto: Maurício de Toledo/Pastoral da Comunicação