sexta-feira, 26 de março de 2010

O que é Assembléia Paroquial?

Habitualmente, a Paróquia convoca seus agentes (pessoas que participam) de Pastoral ou Movimento dentro da Igreja, exercendo o seu Apostolado (trabalho de evangelização). Nesta matéria, iremos usar o exemplo da Paróquia de São João Batista, que realizou no dia 14 de março a sua assembléia na Igreja de Santa Cruz (foto acima).

Na assembléia, os trabalhos são dirigidos pelo responsável, neste caso foi o Diácono Ronei, acompanhado de perto o tempo todo, pelo pároco Frei Eugênio. Cada paróquia vê a sua realidade e molda a sua assembléia. Nesta, foi dividido por comunidades, para os paroquianos ficarem juntos, e até mesmo para ajudar no debate de idéias.



Para facilitar as reflexões, foram usados retroprojetores, tem Paróquias que usam Pauta impressa distribuida a todos. Outras, recorrem a Data Show. Os topicos são expostos e debatidos. Na São João Batista, foi estipulados prioridades de ação Pastoral, alguns foram propostos na CPP e outros acrescentados no momento da Assemblèia.

Depois foram escolhidas as prioridades de ação pastoral.
E muitas outras coisas podem acontecer, conforme a necessidade da vida da Igreja.


Todas as Paróquias devem promover estes encontro de diálogo e produção!

 
Após o Concilio Vaticano II, os leigos são chamados 
a participar ativamente da vida da Igreja.


Prefeitura intensifica ações de prevenção à dengue




O Governo Municipal de Capivari intensificou as ações de combate à dengue e orientação à população para que a doença não continue atingindo a população e se proliferando na cidade.

Além da campanha de prevenção ativamente aplicada em Capivari desde o início do ano com faixas informativas de prevenção, divulgação nas diversas mídias locais e distribuição de panfletos e cartazes, carro de som, a Prefeitura realizou na semana passada pedágios nos semáforos da cidade com a entrega de lixeirinhas para automóveis com apoio dos jovens integrantes do Tiro de Guerra e dos agentes comunitários de saúde do município.
O trabalho de divulgação e orientação para a prevenção da dengue chegou até as escolas municipais, estaduais e particulares com a distribuição de cartilhas informativas aos alunos de todas as 5ª séries de Capivari. A cartilha para ler, colorir e aprender, especialmente preparada para a campanha de combate à dengue 2010, é repleta de jogos e desenhos que ensinam as crianças a manter a dengue bem longe de suas casas.
A Campanha se estendeu também aos postos de saúde do município com faixas informativas e distribuição de panfletos aos pacientes, além de palestras com o Coordenador do Programa de Busca-Ativa, Luis Máximo Albini, em escolas e empresas para funcionários, pais, alunos e professores.




Trabalho da Vigilância Sanitária

A Vigilância Sanitária está realizando o trabalho de busca-ativa de possíveis focos de criadouros do mosquito transmissor da dengue. Para esta busca prioritária, são demarcados perímetros de visitas às residências nas regiões que possuem casos confirmados de dengue.
Diversos locais receberam a equipe da Vigilância Sanitária e da Susen Campinas.






Grupo de oração Mensageiro da Paz neste sábado

É com grande alegria que o Grupo de Oração Mensageiros da Paz convida a todos à participar do encerramento do Seminário de Dons de Santidade.
Neste sábado teremos um poderoso momento de oração buscando nossa conversão e santificação, para vivermos plenamente esse momento que se aproxima, morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Conduzirá esse momento, nosso amigo e grande servo de Deus Waguinho (coordenador do GO Jesus, Caminho Verdade e Vida)
Participe conosco! À partir das 20:30h, na Igreja Matriz.

Balões Mágicos encantam Capivari



A Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura, apresentou no último sábado, dia 20, o Espetáculo Balões Mágicos da CIA Base, um show que envolveu bailarinas, teatro, dança e apresentações com um balão a cerca de 20 metros de altura.

O segundo evento disponibilizado para Capivari será no mês de abril com a apresentação musical de Guga Stroeter e Orquestra Heartbreakers.
A Orquestra Paulistana Heartbreakers, liderada por Guga há muitos anos vem desenvolvendo pesquisa sistemática tanto na história da MPB quanto na tradição dos ritmos afro-caribenhos. Para o show em Capivari, foi preparada uma seleção de salsas e clássicos do samba, tendo como cantor convidado Hamilton moreno, um dos precursores principais representantes da música latina no Brasil. É um show para ouvir e dançar que acontece na Praça Central às 20h30 no dia 16 de abril.




 




Especial Copa do Mundo - Parte 3


Bola Oficial

Chamada Jabulani, a bola oficial é produzida pela Adidas. A bola possui 11 cores diferentes, cada uma representando os dialetos e etnias diferentes da África do Sul. O nome da bola signifca "Trazendo alegria para todos", em IsiZulu.


Televisão


No Brasil
A Rede Globo e a Rede Bandeirantes, que são canais de TV aberta já adquiriram os direitos de transmissão da Copa do Mundo FIFA de 2010. As redes de TV por assinatura SporTV, ESPN Brasil e BandSports, também já adquiriram os direitos de transmissão do evento.

Em Portugal
A RTP, a SIC e a Sport TV irão transmitir o mundial.








Preparador de Goleiros da África do Sul já trabalhou no DB




A Seleção da África do Sul está fazendo uma pré-temporada para a Copa do Mundo na Academia Traffic de Futebol. Entre jogadores e comissão técnica dos “Bafana-Bafana”, um conhece bem o Desportivo Brasil: Alexandre Revoredo.
De janeiro de 2006 a março de 2007, Revoredo foi preparador de goleiro das categorias de base do rubro celeste e, hoje, trabalha com o técnico Carlos Alberto Parreira na seleção sul-africana. A passagem de Alexandre pelo DB não sai da memória do experiente preparador, de 51 anos.
“Para mim, foi uma experiência excelente. Foi meu primeiro trabalho em São Paulo (na época o centro de treinamentos do Desportivo era em Barueri) e me senti bem à vontade. A Traffic é uma empresa renomada e fiquei feliz por fazer parte do projeto, que na época estava apenas começando”.
Três anos depois, Alexandre Revoredo está de volta ao DB, desta vez em Porto Feliz, à serviço dos sul-africanos e, apesar de já ter rodado o mundo viajando com a seleção, o preparador de goleiros ficou encantado com a estrutura da Academia Traffic de Futebol. Alexandre comentou sobre a nova fase de sua vida na Seleção da África do Sul.
“As instalações aqui são de alto nível. Hoje estou em uma condição boa na África. Sou respeitado pela minha função, que antes da minha chegada era muito carente, e os goleiros estão assimilando o método de trabalho. Cheguei há um ano e meio, e percebo que eles (sul-africanos) precisam de mim neste momento”, revelou.
Revoredo já participou de Campeonatos Mundiais quando integrava a comissão técnica das categorias de base da Seleção Brasileira. Apesar da experiência, o preparador de goleiros não esconde a expectativa para a Copa do Mundo deste ano.
“Esta será diferente das outras. Pela CBF eu disputei mais de dez Copas do Mundo pela base e fui, inclusive, campeão com o Sub-17. Agora estou em uma situação de Mundial para profissionais e isso aumenta a responsabilidade. Foram 13 anos na Confederação Brasileira, mas o que vou viver agora é um desafio novo”, finalizou

Talento animal

caopintorEnquanto a maioria dos cachorros se divertem correndo atrás de bolinhas, o cãozinho Sam tem um passatempo bem diferente: ele adora pintar! Isso mesmo!!! O cão pinta telas usando o pincel com a boca! E Sammy, como é carinhosamente chamado, é um verdadeiro gênio da pintura! Ele já pintou 22 quadros, que fazem o maior sucesso no mercado das artes nos EUA! Pra se ter uma ideia, uma de suas telas foi avaliada em mais de R$ 3 mil!!! A dona de Sam treina cães para ajudar portadores de deficiência e acabou descobrindo o talento de seu bichinho por acaso.

EM MEMÓRIA DE JOÃO PAULO II NO ANIVERSÁRIO DE SEU FALECIMENTO.





O site do Vaticano disponiblizou imagens, videos e documentos de João Paulo II, em memória no seu aniversário de falecimento (02/04). Também está disponivel em várias versões as homilias de Bento XVI durante os 4 anos após o falecimento de nosso querido Papa J. P. II.
Para este ano de 2010, também está sendo preparado homenagens e a homilia de Bento XVI para o "Papa da Paz", em ocasião da Missa de aniversário de seu falecimento.

Quem quiser conferir o conteúdo: www.vatican.va

João Paulo II teve seu pontificiado de 1978 á 2005, sendo o terceiro papado mais longo da história, com 26 anos de pontificado. Foi o primeiro papa do terceiro milenio. 


Em breve, mais homenagens, histórias e biografias de João Paulo II aqui no blog.

CONFISSÕES SEMANA SANTA PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA

PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA TERÁ HORÁRIOS E DIAS ESPECIAIS PARA CONIFSSÕES NESTA SEMANA SANTA. CONFIRA:


QUARTA-FEIRA (31/03) CONFISSÕES NA PARÓQUIA S.J. BATISTA - 8:30 ÁS 11:00HS.
QUINTA-FEIRA (01/04) CONFISSÕES COM. SÃO FRANCISCO DE ASSIS (POPULAR) - 8:30 ÁS 11:00HS.
QUINTA-FEIRA (01/04) CONFISSÕES COM. N. S.PONTE (JD. VANTE)- 14:00 ÁS 16:30HS.
SÁBADO (03/04) PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA - 8:30 ÁS 11:00HS

ATENÇÃO: HORÁRIOS ALTERNATIVOS Á NOITE - CONSULTAR HORARIOS PARÓQUIA N. S. MÃE DOS HOMENS.

Igreja nesta sexta-feira

 





  
 Missa da Penitência as 6 horas da manhâ 
na Igreja Matriz Mãe dos Homens


as 19h Via Sacra, venha participar!

 
Procissão da Penitência saindo da Comunidade Santo Expedito 
as 6h até a Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida


Comunidade Santa Cruz - Via Sacra as 6 horas da Manhã com o diácono Ronei - com comunhão


Sessão da Câmara dos Vereadores de Porto Feliz


Aconteceu nesta quinta-feira Sessão de Câmara do Vereadores, saiba primeiro por aqui como foi a reunião!



Requerimento para um minuto de silêncio:

Margarida Maria Rogado - ministra atuante na Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens! Margô, como era conhecida, foi homenageada pelo vereador Gerão, trabalhava no escritório de Augusto Xuxo Alcalá, há 10 anos lutou contra o câncer e venceu,  nos últimos meses ele reapareceu e ela não resistiu.Citou o trabalho dos Franciscanos "As mãos da via sacra" do Movimento de Assis, um projeto que trabalhará na ajuda às pessoa que sofrem com o câncer, tratamento longo, doloroso e caro. A fraternidade São Maximiliano Kolbe vai iniciar um trabalho de apoio e está chamando por parceiros, para ajudar a encaminhar aos órgãos competentes, na compra de medicamentos entre outros. O artesanato será a principal fonte de renda, além de contar com as doações, vendendo os produtos para arrecadar fundos financeiros. Gerão leu o convite da Pastoral, para convidar às pessoas. Reunioes no centro Catequético todas as segundas-feiras as 19h30m ao lado da Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens.

Também foi requerido um minuto de silêncio para homenagem póstuma a: Clarice Antunes Macedo, João Benedito Ferro.


Requerimento de todas as documentações sobre a respeito do antigo e novo aterro sanitário, como foi feito a licitação, a contratação da empresa entre outros. Marola questionou o processo número 31 e 32, destacou os valores e as empresas contratadas, para avaliaro quanto o município está gastando com o encerramento e abertura do novo aterro sanitário. Rejeitado 5 contra 3



Moção de aplausos ao aniversário da Escola Monsenhor Seckler em Porto Feliz. Autoria da vereadora Andreia. Homenagem foi estendido ao Monsenhor Seckler que foi ativo na vida religiosa, lutou pelas causas sociais de Porto Feliz, lutou pela Santa Casa e também foi vereador. A escola completa 60 anos, em 1952 recebeu o nome do Monsenhor. Muitas gerações foram formadas naquela escola, conta com mais 800 alunos, somente alunos do Ensino Médio. Diretora é a Nádia e a vice é a professora Rita.

Veja aqui a página na Wikipédia que conta a história da escola! 
Aprovado por unanimidade



Moção de Aplauso à quarta Igreja do Evangelho Quadrangular que completa aniversário!
A autoria é do vereador evangélico Ednilson. Aprovado por unanimidade.

Moção de congratulações à Igreja Fogo e Glória pelo aniversário de 4 anos de fundação em Porto Feliz, começando com 7 pessoas e com um barracão emprestado, hoje ela está com sede própria, com mais de 100 fiéis, com terreno comprado para construção de uma sede para 500 pessoas.
A autoria é do vereador evangélico Ednilson. Aprovado por unanimidade.



Moção de aplauso ao senador Paulo Paim/RS do PT pela manifestação que está acontecendo na noite desta quinta-feira dia 25 de março de 2010 pela fim do Fator Previdenciário. O senador criou um PL Projeto de Leis de autoria do Senador e da CNBB. Coquinho defende o fim deste Fator, considerando-o "uma roubalheira" e pediu apoio, em sua palavra explicou o que é o Fator previdênciário! Conheça o site do senador!

Coquinho alegou que gostaria de conhecer o Bispo Dom Paulo Evaristo Arns, ter uma aula com ele, tão articulado politicamente, apoiador do PT, segundo o vereador. Em aparte vereador Robertinho, líder do PT na Câmara dos vereadores, pediu para subscrever a Moção, juntamente ao presidente Odélio e vereador Marquinhos e Miraci! Aprovado por unanimidade


Moção de aplausos as jovens Portofelicense: Erica regina leite, Mariana Soares Abraão e Monique Teresa Soares Pereira, ambas jogam em outra cidade e foram convocadas para defender a seleção de base do Basquete Nacional, frutos dos trabalhos do Professor Luizito na Escola do Coronel Esmédio! Autoria de Gerão, em sua palavra o vereador lamentou que o professor está necessitando de auxilio e não recebe apoio da prefeitura municipal. Em aparte vereadora Andreia comentou sobre a jovem Érica que já foi sua aluna e é de origem humilde. Vereadora Miraci está tentando convencer o Professor Luizito a receber o título de Cidadão Portofelicense. Miraci contou que já jogou por Porto Feliz, já jogou contra Hortência e Paula, por exemplo. Coquinho ressaltou que Luizito trabalho em Itu e viaja todos os dias e ainda arruma tempo para se doar com o trabalho no esportes, em especial no Basquete, Coquinho lamentou que diante de tantos anos, ainda assim escuta atualmente que ele não tem o devido apoio. Em aparte Miraci afirmou que as administrações todas nos últimos anos, não deram apoio ao esportes de forma devida. Gerão em aparte, lamentou o gasto exorbitante com o Carnaval pagando 75 mil em duas noite do Katinguelê, sendo que um show deles, segundo o vereador custa 15 mil reais, comentou também que pediu informações sobre os gastos do Carnaval que foram rejeitadas e ao pedido feito direto à referida diretoria, não foi respodido até dia de hoje. Gerão informou que irá no Ministério Público atrás da informações.
O presidente Odélio falou que o Posto Fiscal de Itu, foi fechado e transferido para Sorocaba, com apoio de Claúdio Maffei e do presidente Odélio, avisou que só falta uma assinatura para que seja implantada o posto fiscal em Porto Feliz, e será o professor Luizito quem será designado para esta agência.


Leitura das indicações, em seguida das correspondências!


Tribuna Livre

Vereador Marola comentou que as 6 horas da manhã foi convocado para reunião com os moradores em frente ao Posto de Saúde do Jardim Vante, onde somente 10 seriam atendidos do que ali estavam na fila e mais 10 dos agendados da área azul. O Posto está necessitando urgente de no minimo de mais um clínico geral. Comentou que não tinha médico ao setor verde, e uma senhora de 64 anos estava passando mau e não teve atendimento, foi levada à Santa Casa mas veio a falecer. Em aparte o vereador Gerão, protestou veementemente contra Secretária da Saúde, disse que ela está acabando com a sáude de Porto Feliz, que o médico clinico geral do PSF (programa Saúde da Família) ganha mais de 5 mil reais para atender 10 pessoas pelo PSF e 10 do Posto. Marola comentou que montou um abaixo assinado reinvindicando mais médicos, e no mesmo dia mais de 300 pessoas já assinaram, segundo informações oficiais, um novo clínico estará presente em Abril. Marola falou que se não for resolvido este problema, fará um ato público contra o descaso, já tem ônibus disponibilizados para fazer o protesto e conduzir o povo em frente à Prefeitura.

Vereador falou da Probor, sobre a impressão que os empresários já estão querendo saber se realmente o Prefeito está com interesse na vinda desta empresa.


Coquinho reinterou fala do vereador Marola sobre a Probor, e reforçou a estrutura, tamanho e interesse sobre a vinda da empresa Probor em Porto Feliz

Comentou sobre a vinda do projeto da data base, sobre o aumento do salário do funcionalismo público municipal. Convidou o vereador Robertinho para falar sobre dados a respeito deste projeto. Em aparte o vereador Robertou comentou sobre a reunião com os departamentos da prefeitura e o sindicato do servidores, falou da necessidade de investimento na cidade e dos problemas da folha de pagamento, a Prefeitura ofereceu 6% com mais 1%, sendo 7% de reajuste.
Uma nova reunião foi marcada, para receber uma contra-proposta de reajuste salarial, e talvez já na próxima sessão de Câmara já venha o projeto. Sindicato pediu 10% + a inflação. Coquinho propós de fazer reajuste escalonado, contemplando quem ganha menos receber reajuste maior. Auxilio Alimentação não foi discutido sobre seu reajuste.



Veto parcial da obrigatoriedade no projeto de estudo dos símbolos municipais (hino, brasão e Bandeira) de Porto Feliz nas escola da cidade, obrigando o hasteamente diário das bandeiras, atrapalhando a rotina escolar e e apoiado por um abaixo assinado dos diretores da rede municipal. Autoria de Gerão! Gerão pediu que votem contra o veto do Prefeito Claúdio Maffei que vetou contra a propositura obrigatória sobre o hasteamento da Bandeira diariamente. Vereador Robertinho, leu o parecer jurídico contrário ao ato diário!
Veto parcial aprovado por 5 votos contra 3 em única discussão.


Projeto de Lei 10 de 2010 - autoriza o Executivo alienar terreno para doação para fins de moradia, aprovado por unanimidade

Projeto de Lei - sobre abertura de crédito suplementar. Aprovado por unanimidade!