sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Polícia identifica suspeito de ataques a ônibus na região de Sorocaba, SP

 

Foto de rapaz que seria o líder da quadrilha foi divulgada nesta sexta (30).
Ele foi identificado pelas imagens das câmeras de um dos ônibus.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Sorocaba (SP) identificou um dos suspeitos de atear fogo em um ônibus na semana passada, na zona norte da cidade. Na manhã desta sexta-feira (30), a foto do rapaz foi divulgada.

Ele foi identificado a partir das imagens das câmeras de segurança do veículo, que gravaram toda a ação. Segundo a polícia, Pablo Henrique Dias Gomes, de 19 anos, é o líder da quadrilha e está foragido. A polícia acredita que ele e o bando possam ter envolvimento no segundo ataque a ônibus em Sorocaba e também no ataque de Votorantim.
O delegado da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), José Urban Filho, comentou sobre as investigações que levaram ao primeiro suspeito. “O entrosamento entre as forças de segurança, os meios de comunicação e a população permitiu que nós chegássemos até o Pablo, que é quem comandava os ataques a ônibus no bairro Bom Sucesso. Ele já tem contra si um mandado de prisão preventiva expedido, e a polícia acredita que possa prendê-lo nas próximas horas ou nos próximos dias. As investigações continuam, e nós já estamos chegando ao segundo elemento", comenta o delegado.
De acordo com Urban, as investigações apontam que os ataques tiveram a mesma autoria, principalmente no segundo caso, que aconteceu no mesmo bairro no domingo. "O terceiro fato, a polícia trabalha em uma linha diferente. Já o ataque de Votorantim, segundo informações colhidas pelo nosso setor de inteligência, também seria de responsabilidade do quarteto liderado por Pablo." Para o delegado, o ataque cometido na garagem da TCS (Transportes Coletivos Sorocaba) pode ter sido de autoria diferente, pois o local é aberto, de fácil acesso.

Denúncias da população indicam que Pablo era o responsável também pela onda de boatos que se espalhou pela cidade na última semana. "A população já apontou que ele mesmo teria anunciado ataques e espalhado boatos nos bairros da cidade", comenta Urban.
"Nós não descartamos a possibilidade de ele ter ligação com alguma facção criminosa, já que, na adolescência, ele esteve na Fundação Casa. Lá, ele poderia ter se ligado a alguma facção. Quando ele for preso, ele irá esclarecer se esse ato foi motivado por essa ligação, ou se foi um ato de vandalismo", disse o delegado sobre a origem dos ataques.
As investigações continuam. Todas as equipes da DIG se encontram na rua, exatamente para o fechamento do caso. A polícia pede que qualquer informação que possa levar ao suspeito seja denunciada pelos telefones 181 ou 197. Não é preciso se identificar.

Entenda os ataques na região
Quatro ataques já foram registrados na região - três na cidade de Sorocaba e um em Votorantim. O primeiro foi registrado na sexta-feira (23). Cinco criminosos
atacaram um ônibus que atendia a linha do bairro Vitória Régia. O veículo estava parado no ponto final, na rua Vitor Cardoso. Os criminosos jogaram combustível no ônibus e atearam fogo. O fogo se restringiu a oito poltronas, localizadas no meio e no fundo do veículo.

Na noite do domingo (25), outro ônibus foi incendiado na avenida Itavuvu, uma das mais movimentadas da cidade, por três homens que renderam o motorista. O veículo ficou totalmente destruído pelas chamas. (Veja vídeo ao lado).

O maior ataque foi registrado de segunda-feira (26) . Seis ônibus foram incendiados dentro da garagem da TCS (Transportes Coletivos Sorocaba) na Avenida Ipanema, zona norte da cidade. Dos seis veículos, quatro foram totalmente queimados. Outros dois tiveram estragos parciais. Os ônibus faziam parte da massa falida da empresa cujo patrimônio, em leilão, pode ajudar no pagamento de cerca de mil funcionários que estão com as verbas recisórias paradas.

O último ônibus foi queimado e totalmente destruído após um ataque de criminosos no bairro São Lucas, em Vororantim, por volta das 23h desta quarta-feira (28). Segundo a polícia, um homem pediu para que o ônibus parasse e, assim que a porta abriu, outro homem, armado, entrou, rendeu o motorista e o obrigou a deixar dois outros criminosos entrarem com um líquido inflamável. Ao descer, o motorista ainda foi agredido com uma coronhada.

Nós nunca estamos sozinhos

Mensagem do dia

 

Sexta-Feira, 30 de novembro 2012


Esta é a grande verdade do Cristianismo: Jesus, que ressuscitou, está no meio de nós. Quero esclarecer bem: esta não é apenas uma maneira de falar, nem simplesmente uma expressão poética. Esta é uma realidade. Até a Ressurreição, Jesus tinha um corpo como o nosso e por isso ocupava um lugar e não podia estar em vários lugares ao mesmo tempo. Mas depois da Ressurreição, com seu corpo, agora glorioso, Jesus pode estar ao mesmo tempo em todos os lugares. Não somente Ele pode estar, mas Ele faz questão de estar com os seus.
Quando você está em casa, ocupando-se dos seus afazeres domésticos, o Senhor está com você. Quando você trabalha numa empresa, no comércio, no campo, Ele está ali presente, juntinho com você. Quando você está alegre, Ele se faz presente. Mas quando você está triste e chora, com mais razão ainda, Ele se faz um com você. Ele é o primeiro a se alegrar com os que se alegram e a chorar com os que choram. Mesmo quando você erra e peca, quando você não consegue superar um vício, não consegue se libertar de uma situação que o amarra e escraviza, quando você desobedece e se revolta, Ele está com você. E se entristece com a sua situação... mas Ele permanece ali, juntinho com você, para lhe estender a mão, para lhe dar coragem, para levá-lo à libertação.
Nós nunca estamos sozinhos. Em toda parte e em qualquer situação, “Ele está no meio de nós” e participa concretamente da nossa vida.
Deus o abençoe!


Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

O Santo do Dia

 

30 de Novembro

Santo André
Apóstolo
Século I

Foi um dos primeiros discípulos de Nosso Senhor. Era irmão de São Pedro, que apresentou ao Mestre. Segundo antiga tradição, pregou na região dos Bálcãs e sofreu o martírio sendo crucificado numa cruz em forma de X (conhecida heraldicamente como Cruz de Santo André).

Entre os Doze apóstolos de Cristo, André foi o primeiro a ser seu discípulo. Além de ser apontado por eles próprios como o "número dois", depois, somente, de Pedro. Na lista dos apóstolos, pela ordem está entre os quatro primeiros. Morava em Cafarnaum, era discípulo de João Batista, filho de Jonas de Betsaida, irmão de Simão-Pedro e ambos eram pescadores no mar da Galiléia.

Foi levado por João Batista à verdejante planície de Jericó, juntamente com João Evangelista, para conhecer Jesus. Ele passava. E o visionário profeta indicou-o e disse a célebre frase: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo". André, então, começou a segui-lo.

André levou o irmão Simão-Pedro a conhecer Jesus, afirmando: "Encontramos o Messias". Assim, tornou-se, também, o primeiro dos apóstolos a recrutar novos discípulos para o Senhor. Aparece no episódio da multiplicação dos pães: depois da resposta de Filipe, André indica a Jesus um jovem que possuía os únicos alimentos ali presentes: cinco pães e dois peixes.

Pouco antes da morte do Redentor, aparece o discípulo André ao lado de Filipe, como um de grande autoridade. Pois é a ele que Filipe se dirige quando certos gregos pedem para ver o Senhor, e ambos contaram a Jesus.

André participou da vida pública de Jesus, estava presente na última ceia, viu o Cristo Ressuscitado, testemunhou a Ascensão e recebeu o primeiro Pentecostes. Ajudou a sedimentar a Igreja de Cristo a partir da Palestina nas localidades e regiões dos Bálcãs.

Alguns historiadores citam que depois de Jerusalém foi evangelizar na Galiléia, Cítia, Etiópia, Trácia e, finalmente, na Grécia. Nessa última, formou um grande rebanho e pôde fundar a comunidade cristã de Patras, na Acaia, um dos modelos de Igreja nos primeiros tempos. Mas foi lá, também, que acabou martirizado nas mãos do inimigo, Egéas, governador e juiz romano local.

André se intimidou à autoridade do governador, convidando-o a reconhecer em Jesus um juiz acima dele. Mais ainda, clamou que os deuses pagãos não passavam de demônios. Egéas não hesitou e condenou-o à crucificação. Para espanto dos carrascos, aceitou com alegria a sentença, afirmando que, se temesse o martírio, não estaria "pregando a grandeza da cruz, onde morreu Jesus".

Ficou dois dias pregado numa cruz em forma de "X"; antes, porém, despojou-se de suas vestes e bens, doando-os aos algozes. Conta a tradição que, um pouco antes de André morrer, foi possível ver uma grande luz envolvendo-o e apagando-se a seguir. Tudo teria ocorrido sob o império de Nero, em 30 de novembro do ano 60, data que toda a cristandade celebra sua festa.

O imperador Constantino trasladou, em 357, de Patos para Constantinopla, as relíquias mortais de Santo André, Apóstolo. Elas foram levadas para Roma, onde se encontram atualmente na Catedral de Amalfi.

Só no século XIII Santo André, Apóstolo foi celebrado como padroeiro da Rússia e Escócia.

Unesp de Sorocaba, SP, abre inscrições para curso pré-vestibular

 

Inscrições gratuitas podem ser feitas até sexta-feira (30).
Processo seletivo será realizado no dia 27 de janeiro.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

A primeira etapa de inscrições para o processo seletivo do curso pr-evestibular 'Gerabixo', da Unesp de Sorocaba (SP), está aberta e vai até o dia 30 de novembro. A segunda etapa de inscrições ocorre entre os dias 21 e 25 de janeiro, sempre das 9h às 21h.

Podem se inscrever alunos que estudaram em escolas públicas ou que tiveram bolsa de 100% em escolas particulares. A data do processo seletivo é 27 de janeiro de 2013.

Além da prova, é feita uma avaliação social e econômica. Representantes irão até as casas dos 240 aprovados para comprovar a situação social. Interessados terão mais detalhes sobre o processo seletivo no ato da inscrição, que deve ser realizada na própria universidade.

Para a inscrição, é necessário levar CPF, RG e comprovante de residência. Não há taxa de inscrição. Mais informações pelo site. A Unesp de Sorocaba fica na avenida Três de Março, 511, no bairro Alto da Boa Vista.