sexta-feira, 9 de outubro de 2009
Benção dos Animais
Igreja de São Benedito
Mais fotos em nosso orkut, Movimento de Assis Porto Feliz
Paz e Bem
A MULHER E SEU PAPEL INDISPENSÁVEL NA BÍBLIA
Por Bob Stanley
Tradução: Andrea Patrícia
Fonte: http://home.
A mais perfeita pessoa humana já criada foi uma mulher...
Genesis 2,21-24, Eva, a primeira mulher. Sem Eva, não haveria nenhuma raça humana, e você não estaria lendo isto agora. Desde que Eva foi a primeira a pecar contra Deus (1Tim 2,14) em Gen 3,6, ela é a primeira causa do pecado e da morte no mundo. Bastou uma serpente para enganar a mulher, mas, no entanto, bastou apenas uma mulher para enganar o homem.
Gênesis 3,15, Maria é mencionada pela primeira vez. Ela é a "mulher" do primeiro livro da Bíblia, a "mulher" do último livro da Bíblia em Apocalipse 12,1. Sem Maria, não haveria Jesus Cristo e, portanto, nenhuma salvação para nós.
Gênesis 17,16, a Sara é dado o título, "Mãe de Todas as Nações", por Deus. Sem ela, não haveria Isaac, nem Jacó, nem Davi, nem Salomão, e nem Jesus Cristo.
Gênesis 25,19-26, Rebeca deu à luz Esaú e Jacó. Sem ela, não haveria a fundação de duas nações as quais o Senhor lhe contou no versículo 23. Uma dessas nações foi Israel.
Gênesis 29,11, Raquel é beijada por Jacó. É o único versículo na Bíblia onde aparece um homem beijando uma mulher. Se não fosse por Raquel, José não teria nascido, Gen. 30,24. Se José não tivesse nascido, os filhos de Israel poderiam ter passado fome durante os sete anos de seca, Gen. 43,1-1.
Rute 1-4, sem Rute, que foi a ancestral de Davi e de Cristo, a história bíblica teria mudado drasticamente. Novamente, não haveria salvação para nós. E não podemos esquecer as belas palavras proferidas por ela em Rute 1,16, que se repetem em muitos casamentos: "Aonde fores, eu irei; aonde habitares, eu habitarei. O teu povo é meu povo, e o teu Deus, meu Deus."
2Sm 12,24, Betsabá deu nascimento à Salomão. Graças a ela, temos a Rainha Mãe, uma prefiguração de Maria, a sabedoria de Salomão, o belo livro dos Salmos, os Cânticos de Salomão, e obviamente, esta importante era da ancestralidade de Jesus Cristo.
Judith 13,10, o Estado de Israel foi salvo por esta mulher que matou o general do exército assírio, Holofernes, fazendo, assim, todo o exército inimigo fugir do terror de uma batalha que provavelmente teria ganho. Ela foi homenageada como uma "defensora de Israel", outra prefiguração de Maria.
Ester 1-16, Ester, a heroína judia Rainha do Rei Xerxes da Pérsia, salvou os seus da iminente aniquilação que viria a partir de uma trama perpetrada por Haman o Agagite.
Lucas 1,26-38, Maria deu o seu consentimento incondicional para se tornar a Mãe de Deus. Se ela tivesse recusado, não haveria Salvador.
Lucas 1,24-80, Isabel, a mãe de João Batista. Sem Isabel, a vinda de Cristo não teria sido preparada por João. Também o belo hino, o Magnificat, cantado por Maria em Lucas 1,46-55 não teria sido existido.
Lucas 2,6-7, Uma criatura, uma criação de Deus, uma mulher chamada Maria, tornou-se a "Mãe de Deus". Que tremenda honra dada às mulheres. Se você observar, não há complementar criatura conhecida como o "Pai de Deus".
João 20,14-18, Maria Madalena, passou de uma reles prostituta a uma magnífica Santa. Ela foi a primeira pessoa a ver o Cristo ressuscitado. Ela foi a primeira a chegar ao túmulo na Páscoa manhã em João 20,1. Ela foi uma das três mulheres que permaneceram ao pé da cruz em João 19,25.
Algumas notas interessantes,
1. Satanás considerou Eva um alvo mais importante do que Adão.
2. Deus declarou que seria através da semente de uma mulher que Satanás seria derrotado.
3. O plano de redenção, como previsto por Deus, necessitou da cooperação de uma mulher, não de um homem, mas de uma mulher. É preciso lembrar, Jesus não era "apenas um homem", Sua substância era Divina. Maria, por outro lado, embora "concebida imaculadamente"
4. Jesus apareceu primeiro após sua ressurreição para uma mulher, não a um homem, mas a uma mulher, uma pecadora arrependida!
5. Maria é a mais perfeita criatura que jamais existiu ou vai existir.
6. Lembre-se, havia apenas quatro pessoas que permaneceram ao pé da cruz, João e três mulheres. Os outros homens, os discípulos de Cristo, tinham fugido com medo de perseguição. Foi uma mulher, Maria, que acompanhou seu Filho desde o útero até o túmulo.
"Nosso Senhor Jesus Cristo, no entanto, que veio para libertar a humanidade, em que ambos os machos e fêmeas são destinados para a salvação, não era avesso aos homens, porque assumiu a forma de um homem, nem às fêmeas, pois de uma mulher nasceu. Além disso, há um grande mistério aqui, que, tal como a morte chega até nós através de uma mulher, a vida nasce em nós através de uma mulher; que o diabo, derrotado, seria atormentado por cada natureza, feminina e masculina, uma vez que ele tinha se deleitado na deserção de ambos. " (Santo Agostinho, Combate Cristão (22,24) 396 A.D. (Jurgens-1578)
Todos os artigos disponíveis neste sítio são de livre cópia e difusão deste que sempre sejam citados a fonte e o(s) autor(es).
Para citar este artigo:
STANLEY, Bob. Apostolado Veritatis SplendorSemana das Monções 2009
Porto Feliz abriu oficialmente a 54ª Semana das Monções em comemoração aos seus 212 anos de fundação, nesta quarta-feira, dia 7 de outubro, com um evento a partir das 20 horas, no Espaço Cultural “Olair Coan”, que fica na rua João Gastardelli, 38, na Água Branca.
Na quinta-feira, 8, aconteceu no Espaço “Olair Coan”, o lançamento do livro “A Cidade e o Rio Araritaguaba, o Porto Feliz”, do professor Jonas Soares de Souza. A noite terá ainda uma apresentação da Orquestra de Violões da Escola Municipal de Música “Romário Antonio Barbosa”.
No dia 9 será celebrada uma missa em comemoração aos 259 anos de fundação da Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens, com apresentação do Coral “Ad Libitum” e da Orquestra Monções da Escola de Música “Romário Antonio Barbosa”. A missa terá início às 19h30 na própria Matriz.
A Semana prossegue no sábado, com um show acústico do Porão 365, com a participação da Orquestra Monções e Coral da Escola Municipal de Música. O evento terá início às 20 horas, na Estação das Artes de Porto Feliz.
No domingo, 11, haverá um culto evangélico a partir das 10h30, na Praça da Matriz, organizado pelo Conselho de Pastores e Obreiros de Porto Feliz. Ainda no domingo, em comemoração ao Dia Municipal das Pessoas com Deficiâcia, haverá apresentações da Apae e da Adep na Estação das Artes, a partir das 17 horas.
No dia 12, feriado, será lançado o filme “Vento Vermelho”, do cineasta João Paulo Miranda Maria, com uma apresentação do grupo Aracaia da Escola Municipal de Música, a partir das 19h30, no Espaço Cultural “Olair Coan”.
No aniversário de Porto Feliz, 13 de outubro, haverá o tradicional desfile cívico de bandas e fanfarras de Porto Feliz pelas ruas centrais da cidade, a partir das 8h15. Às 15 horas haverá uma missa em ação de graças pelo aniversário de Porto Feliz, na Igreja Matriz Mãe dos Homens. E à noite, para fechar a programação, acontecerá um show com a banda Yankee e com o conhecido grupo de pagode Art Popular, a partir das 19h30, na Praça da Matriz. Um grande show pirotécnico deverá marcar o encerramento das comemorações.
A Terra das Monções
A história de Porto Feliz começa a ser contada a partir de 1693, quando um povoado começou a se formar junto à margem esquerda do Rio Tietê, na época chamado Rio Anhemby, nas terras de Antonio Cardoso Pimentel, que decidiu povoar o local junto com sua família e seus empregados, numa terra que era conhecida como Araritaguaba, que significa “lugar onde as araras comem areia”.
Por essa região começaram a passar inúmeros bandeirantes que estavam em busca das riquezas então anunciadas no Mato Grosso e em Goiás, isso já no século XVIII. Por sorte, o povoado havia se desenvolvido em torno de um estratégico porto natural junto ao primeiro trecho navegável do rio depois de Salto. Um local que passou a servir de ponto de partida de inúmeros bandeirantes e das chamadas monções, que eram expedições comerciais e científicas que partiam para o Oeste. Porto que teve uma grande importância para todo o país e que passou a ser conhecido como o “porto feliz”, cujos moradores chamavam a atenção por sua alegria e hospitalidade, principalmente quando as expedições fluviais retornavam, motivando uma enorme festa.
A palavra monção é de origem árabe e significa “estação do ano em que se dá determinado fato”. No Brasil, o termo deu nome às grandes expedições fluviais que se realizavam no século XVIII com destino às terras do Oeste, após a descoberta das minas no Mato Grosso e em Goiás. Eram organizadas entre os meses de abril e setembro, época considerada mais propícia.
Existiam dois tipos de monções: as Reiunas (ou Oficiais) e as Particulares. As primeiras eram organizadas pelo Governador, com o fim de transportar forças militares e autoridades administrativas. E as particulares eram de iniciativa privada e objetivavam unicamente o comércio com as zonas de mineração. A última Monção particular de que se teve notícia em Porto Feliz foi a de Fermino Ferreira. Seu fim se deu diante da dificuldade de passar pelas cachoeiras e corredeiras. Com o tempo, passaram-se a utilizar novos caminhos, à medida que o ouro de Cuiabá e Goiás ia acabando.
Inicialmente, Porto Feliz pertenceu à comarca de São Paulo e depois à de Itu. Posteriormente, vinculou-se à comarca de Piracicaba. Anos depois, ficou novamente subordinada à comarca ituana. Em 1874, passou a subordinar-se à então recém-criada comarca de Capivari, até passar para a comarca de Tietê. Finalmente, em 1885 foi criada a Comarca de Porto Feliz. A cidade, porém, continuou sem autonomia jurídica por mais cinco anos, período em que outra vez pertenceu à Comarca de Capivari. Somente em 1890 ganhou sua autonomia, com a nomeação do primeiro Juiz de Direito de Porto Feliz.
A Comarca portofelicense era formada pelos municípios de Porto Feliz, Boituva e Iperó, respondendo também pelo Distrito de Bacaetava.
Oração
Senhora Aparecida, eu renovo, neste momento a minha consagração. Eu vos consagro os meus trabalhos, sofrimentos e alegrias, o meu corpo, a minha alma e toda a minha vida. Eu vos consagroa minha família!Ó Senhora Aparecida, livrai-nos de todo o mal, das doenças e do pecado. Abençoai as nossas famílias, os doentes, as criancinhas. Abençoai a Santa Igreja, o Papa e os bispos, os sacerdotes e ministros, religiosos e leigos. Abençoai a nossa paróquia, o nosso pároco. Senhora Aparecida, lembrai-vos que sois Padroeira poderosa da nossa Pátria! Abençoai o nosso governo. Abençoai, protegei, salvai o vosso Brasil! E dai-nos a vossa bênção.
Notinhas de Porto Feliz
Até o final deste ano, a Prefeitura de Porto Feliz testará um novo sistema de coleta de lixo nas principais vias de acesso da região central da cidade e avenidas Monsenhor Seckler, Armando Salles de Oliveira e Getúlio Vargas.
Uma empresa especializada, a Sanepav cuidará da coleta. Os contêineres, no total de 50, ficarão a
Parque religioso
Representantes da igreja Suprema Graça interessados
Em reunião no Gabinete do prefeito, Daniel Maddalena e Bernardo Wolak elogiaram as ações do Governo Municipal para a vinda do empreendimento. “Porto Feliz atendeu todos os nossos principais requisitos para receber este projeto”, disse Maddalena, que acrescentou: “A cidade ainda dispõe de boa localização, clima favorável e tem outros grandes empreendimentos, como o condomínio de alto padrão da Fazenda Boa Vista”.
Com o Parque, o objetivo é tornar a cidade um polo de visitação religiosa para todas as denominações. O projeto prevê estrutura em alusão a Israel por meio da instalação de um roteiro geográfico-arquitetônico, e apresentação de monumentos e pontos turísticos. O investimento deverá ser de R$ 40 milhões.
Pat Porto Feliz
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) da Prefeitura de Porto Feliz inseriu, até setembro deste ano, 220 pessoas no mercado de trabalho.
Feriado Prolongado
Como parte da programação da 54ª Semana das Monções.Diretoria de Esportes e Turismo promoveu um workshop Internacional
O evento ocorreu no Centro Comunitário Paroquial da Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens e contou com a participação do técnico da seleção cubana de tênis de mesa, Roberto Hernandez Raya, e dos atletas Heylyn Trujjilo – campeã cubana e dos Jogos Americanos Centro-Norte, e Jorge Moises Campos – campeão cubano e Latino Americano de 2009.
Também participou o ex-técnico da seleção brasileira, Francisco Camargo.
Após uma breve apresentação das conquistas, os atletas cubanos exibiram sua técnica. Em seguida, aceitaram o desafio do público para uma partida.
O trabalho desenvolvido pela Prefeitura Municipal, através da Diretoria de Esportes e Turismo, com o tênis de mesa completou um ano. O projeto já colheu frutos nos Jogos Regionais de São Roque, disputados em julho deste ano. Duas medalhas de prata foram conquistadas pelos atletas da cidade.
Importante não baixar guarda. A doença é perigosa e as vezes letal. Está parecendo que em Porto Feliz a população em geral está baixando guarda. Use alcool gel, exija que clínicas particulares, disponibilizem alcool gel em banheiros e balcões. Enxuge as mãos somente em toalhas de papel. Evite aglomerações.
A empresa precisa padronizar certas condutas de seus motoristas. Uns são rápidos, outros são lentos. Conforme quem está no volante, já tem usuário que desanima, "este aí é mais lerdo que num sei oque". Fama contrária tem as linhas da Bonativa e São João, que partem para Itu e Sorocaba, que sempre são pontuais e rápidos.
Expectativa
Está criada uma nova e boa expectativa, com o lançamento do novo site para Porto Feliz, o portomaisfeliz.com.br. Já temos muitos sites e blog da cidade desatualizados. Torcemos para que seja um endereço funcional ao portofelicense e não só comercial.
Cidadania
Abrimos espaço para todos que tenham críticas e sugestões de pauta. Você está com algum problema em seu bairro? Basta entrar em contato, mandar informações e fotos. serjovem7@hotmail.com. Não aceitaremos anônimato.
Paz e Bem
Mensagem para você
"Quem obedece ao Evangelho deve ser purificado de todas as desonras da carne e do espírito para que possa ser aceitável a Deus, através das boas obras de santidade" (Morais 2,1).
São Basílio Magno
Movimento dos Focolares
Esta noite, contamos com a presença do Irmão Carlos que veio da Mariápolis, em Vargem Grande Paulista.
Pe Chico, também esteve presente.
Entre tantos assuntos, foi muito interessante ouvir nosso visitante, o Carlos que relatou suas experiências e testemunhos.
Com Pe Chico e do Tiago, abordou-se o assunto pertinente da Política. E do interesse de estabelecer um Ministério de Fé e Política, atuante, mas para isto, já está sendo solicitado, uma parceria com os Focolarinos de Itu, para dar formação em Porto Feliz, a respeito da Política.
Como sempre, além da oração, foi feita a leitura e reflexão da Palavra de Vida,m por Chiara Lubich.
Deus abençoe a todos
Paz e Bem
REGRAS (1)
Na verdade, era um conjunto de versículos do Evangelho que a formava, com poucas palavras e escrita de modo simples. Mas esta Regra, escrita para doze apaixonados pelo Evangelho, não podia regulamentar a vida de aproximadamente cinco mil homens, em 1219.
Ela foi crescendo à medida que crescia o número de Irmãos e se faziam necessárias “leis complementares”. Fato é que aquele pequeno escrito de 1209 tinha 5.519 palavras no ano de 1221, distribuídas em vinte e quatro capítulos.
Parecia mais um álbum de fotografias familiares, colocadas meio fora de ordem, do que uma Regra propriamente. A Igreja, então, pediu para que os Frades Menores dessem uma enxugada em sua cartilha de regulamentação fraterna.