terça-feira, 28 de agosto de 2012

2º dia do Tríduo do Martírio de São João Batista, no Faxinal

 Várias 001 Várias 004 Várias 005 Várias 008 Várias 010 Várias 011 Várias 012 Várias 013 Várias 015 Várias 019 Várias 021 Várias 026 Várias 029 Várias 033

Neste segundo dia, a missa foi presidida pelo padre Ricardo Cirino Vaz, com o tema "São João Batista e a pratica da Justiça". Em sua homilia o sacerdote ressaltou os exemplos do santo, lições para a vida no dia de hoje. A comunidade agradeceu sua presença e lhe deu uma singela lembrança.

Fonte: Comunidade S. J. Batista - Faxinal

Tribunal de Justiça do Estado libera construção do presídio em Porto Feliz

DSCF7527

O Tribunal de Justiça do Estado cassou a liminar da juíza Ana Cristina Paz Neri Vignola, que impedia a construção do presídio em Porto Feliz. O próximo passo que o prefeito Maffei irá adotar, será recorrer em esfera federal em Brasil. Neste dia 28, o prefeito irá protocolar em Brasília, para recorrer da decisão.

Outro recurso
O advogado e candidato a vereador Ivan Leite, irá apresentar ao prefeito Cláudio Maffei uma sugestão para que transforme a área onde se instalará o presidio em zona urbana, assim o prefeito poderá negar o habite-se (licença de funcionamento) para o presidio do governo do Estado.
Por esta licença (o chamado habite-se) ser discricionária, ou seja, é decisão exclusiva do prefeito negá-la a qualquer tempo, impedindo, assim, que o presidio comece a funcionar em nossa cidade.
Atualmente, o local onde o governador Alckmin pretende construir o presidio é zona rural o que impossibilita a prefeitura de Porto Feliz de negar a licença de funcionamento.
Mas, com a sugestão de Ivan Leite, o local passaria a ser zona urbana e poderá impedir o funcionamento do presidio.
Ivan Leite (que já foi vereador em Porto Feliz de 1976 a 2000) é Advogado com experiência nesta matéria e possui extensão universitária em Direito Urbanístico Ambiental, curso que o qualifica para tratar da questão do zoneamento urbano e é o idealizador desta sugestão ao prefeito.

Protesto
Está sendo organizada, com divulgação via rede sociais e corrente por e-mails, a caminha em protesto ao presídio, que acontecerá no dia 2 de setembro. Segue o conteúdo dos e-mails:

LOCAL DE CONCENTRAÇÃO: ROTATÓRIA DOS ALTOS DO JEQUITIBA (SAÍDA PARA RAFARD)
HORÁRIO – CONCENTRAÇÃO A PARTIR DAS 8:30 E INICIO DA CAMINHADA 9:00 HORAS
NO LOCAL QUE ESTÁ SENDO CONSTRUÍDO O PRESÍDIO FAREMOS UMA ATO DE REPUDIO COM O SEGUINTE MOTE:
PRESÍDIO AQUI NÃO!
PROGRESSO SIM, PRESÍDIO NÃO!
ESCOLA SIM, PRESÍDIO NÃO!
DESENVOLVIMENTO SIM, PRESÍDIO NÃO!
SOLIDARIEDADE SIM, PRESÍDIO NÃO!

NO ATO HAVERÁ PLANTIO DE ÁRVORES NO LOCAL.

Estação das Artes apresentou a peça teatral "Mundico – Sonata Muda"

  DSCF8018 DSCF8028 DSCF8091a DSCF8164DSCF8181DSCF8174 DSCF8176

"Na sua opinião o que quer dizer "estar só"? Com esta pergunta  e do lado de fora da Estação da Artes “Assumpta Luzia Marchesoni Rogado” começou a apresentação da peça teatral "Mundico – Sonta Muda", da Cia. Entre Tramas de São Paulo, com direção de José Antônio Carmmo, com os atores Daniel Viana, Helder Parra e Joana Barbosa.

A peça trata de Raimundo, o personagem principal, preso as lembranças do seu passado, o seu pequeno mundo guardado a sete chaves. O cenário todo marcado pelo jogo de sombras, caixas de papelão, bolinha de sabão, tendo o silêncio quebrado pelo som profundo do violoncelo da musicista Mariana Sabino. Espetáculo com duração de 1h10m.

Os dois das de espetáculos (26 e 26), apresentados no sábado e domingo, foram marcados pela ausência de expectadores, apesar da entrada franca. A apresentação fazia parte da programação da II Semana do Folclore em Porto Feliz.

Cia Entre Tramas tem apoio do ProAc, programa de ação cultural, da secretaria da Cultura do Estado de São Paulo

Fotos e textos: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

Tempo seco faz crescer a procura por umidificadores de ar na região

 

Pediatra alerta para os cuidados em dias quentes e sem chuva. Feira em Sorocaba (SP) orienta mães sobre o clima.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

Dias quentes e sem chuva provocam o aumento dos casos de doenças respiratórias na região. A falta de umidade faz crescer a procura por aparelhos umidificadores de ar.

Uma feira promovida em uma escola estadual de Sorocaba (SP) orienta sobre os cuidados necessários com o tempo seco. Médicos e estudantes de medicina dão dicas de como umidificar o ambiente para amenizar os riscos à saúde trazidos pelo clima.

No evento, as crianças passam por pesagem e atendimento médico. A maioria das queixas está relacionada a problemas respiratórios, ressecamentos na garganta e também no nariz. A médica pediatra Izilda das Eiras Tâmega explica algumas medidas simples. "Colocar um balde de água próximo ou pano úmido é importante".

Além das medidas caseiras orientadas pelos médicos, uma opção para garantir a umidade dos ambientes é usar um aparelho especializado. Mas para usá-lo são necessários alguns cuidados. "Tem que fazer uso de aparelhos desse tipo combinado com outras ações de higiene, com desinfetantes, e principalmente a presença de luz no local para evitar a proriferação dos ácaros", orienta o farmacêutico Daniel Alves Júnior.

Na feira, as crianças passam por pesagem e atendimento médico (Foto: Reprodução / TV Tem)Na feira, as crianças passam por pesagem e atendimento médico (Foto: Reprodução / TV Tem)

Casa da Cultura recebeu oficina de Técnicas de Animação

DSCF9357 DSCF9407 DSCF9448 DSCF9488 DSCF9490 DSCF9530

Neste final de semana (25 e 26), a Casa da Cultura “D. Narcisa Stettener Pires”, recebeu a oficina de Técnicas de Animação. Curso ministrado pela Cia. Entre Tramas, com José Antônio do Carmmo e Helder Parra Ribeiro sendo os orientadores do curso.

Nos dois dias do curso, 8 horas o total, foram dadas noções básicas sobre a arte de dar vida a um objeto/boneco, bem como a maneira de se posicionar, articular, lançar olhar e interagir em uma situação.

O curso buscou em sua totalidade, a prática com os alunos, seja em exercícios ou em confecção de seus próprios personagens e uma apresentação final.

Projeto
Cia Entre Tramas tem apoio do ProAc, programa de ação cultural, da secretaria da Cultura do Estado de São Paulo

Fotos e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação