sábado, 7 de novembro de 2009

Comida

food festival 01 imagem
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgt4ehnbIgdMNXabnkHQcBn7YuwpmkvGKiIwsffofyeQU_9lE6DNF_dhGYS30q_Cm2z5ir5rqqbH76epvtXAf3eovucQAfVjQvUA4tc0b1t8UUtLQzaRIgYvZ__voF2H0x2btw1lBg0rJM/s400/Arte+Cordel+Jos%C3%A9+Francisco+Borges+S%C3%A3o+Francisco.jpg
Franciscanismo no III milénio


Futuro? É o tal sentido orientativo e de projeção indispensável em todo o ser humano,
marcado pela peregrinação:
donde venho, onde estou e para onde vou.

No Franciscanismo isso é ainda mais assim tendo em conta a dinâmica que lhe deu origem, o projeto do seu Fundador.




C) Promoção da Paz

Faz parte do franciscanismo a promoção da paz. Promoção da paz, com o exemplo. Era a regra fundamental e Francisco na evangelização e missionação a pratica entre os sarracenos e outros infiéis. Deviam ir para o meio deles e viverem ali em paz entre si e sujeitos a toda humana criatura segundo mandava a Primeira Regra(17). A saudação dos irmãos devia ser, cada dia, um desejo de paz, como impõe a Segunda Regra(18). A norma de base era o perdão, perdão sem medida, como se manda na carta de Francisco a um Ministro(19). Ser franciscano era promover a paz com palavras(20) e obras(21). É esta a missão da Ordem(22). Promover a paz até entre os homens e os animais, como Francisco o fez com o lobo de Gúbio(23). Paz sempre e só a partir da justiça, como bem o acentua na pacificação do lobo de Gúbio(24). Paz desarmada, como a de Francisco com o Sultão num tempo de cruzadas. Paz que canta os que promovem a paz(25) e inspira orações para suscitar promotores de paz: Senhor, fazei de mim instrumento da vossa paz!

Um corpo de paz assim, no mundo e na igreja, afastaria certamente neste terceiro milénio um dos maiores perigos e riscos da Humanidade e que vai fazendo gastar em armas o que se devia gastar em pão e na promoção dos homens e das nações e, na posse de armas nucleares, pode até pôr em risco a própria subsistência da humanidade.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgt4ehnbIgdMNXabnkHQcBn7YuwpmkvGKiIwsffofyeQU_9lE6DNF_dhGYS30q_Cm2z5ir5rqqbH76epvtXAf3eovucQAfVjQvUA4tc0b1t8UUtLQzaRIgYvZ__voF2H0x2btw1lBg0rJM/s400/Arte+Cordel+Jos%C3%A9+Francisco+Borges+S%C3%A3o+Francisco.jpg
Franciscanismo no III milénio


Futuro? É o tal sentido orientativo e de projeção indispensável em todo o ser humano,
marcado pela peregrinação:
donde venho, onde estou e para onde vou.

No Franciscanismo isso é ainda mais assim tendo em conta a dinâmica que lhe deu origem, o projeto do seu Fundador.




B) A fraternidade

A fraternidade entre todos é outra das notas fundamentais do franciscanismo. S. Francisco fundou uma Ordem de irmãos(8) onde todos são mesmo irmãos (fratres-frades)(9) uma família(10), com irmãos a partilharem tudo o que recebem(11), até com obediência uns aos outros(12), com amor materno de uns pelos outros(13). Todos a verem como irmãos todos os homens(14), sem discussões, sempre na alegria e na simplicidade(15). Sábios e simples(16). Todos assim.

Um mundo de gente assim seria o fim do egoísmo. Poria fim à solidão de tanta gente. Evitaria o stress. Aproximaria as pessoas. As guerras e os crimes iriam desaparecer.

São Francisco de Assis

http://www.santacecilia.com.br/scnovo/imgs/fotos/2-08_PrimeiraEucaristia.jpg

Dia 8 de novembro
Primeira Eucaristia
na Comunidade de são Francisco de Assis
Paróquia São João Batista
as 9h30m

Tietê vai municipalizar toda a rede de ensino estadual





Após firmar convênio com o governo do Estado de São Paulo, Tietê, por intermédio da Secretaria da Educação, deu início ao processo de municipalização das unidades educacionais. Os primeiros a passar pela alteração foram os alunos do 1º ano a 4ª Série, os quais, já adaptados à nova política, colhem após análise da secretaria municipal de educação resultados positivos.

Já preparados e colhendo ótimos resultados do processo inicia-se a partir de 2010 seu processo de autonomia educacional municipalizando toda a rede de ensino, do 1º ao 9º ano.

As nove escolas do município já então em obras visando atender a nova realidade educacional da cidade, sendo que com o processo os prédios pertencentes ao Estado passam em forma de doação para o município que a partir de então é responsável pelo seu gerenciamento e manutenção.

Com isso Tietê passa a ser autônoma em sua área educacional cabendo a ela a responsabilidade na supervisão das escolas (públicas e privadas) da cidade.

A grade e calendário escolar passam a partir de 2010 a ser também responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, segundo informou o secretário de educação Sulleiman Shiavi Nicolosi o processo de municipalização foi implantado de forma gradativa para inclusive atender ao quadro docente da rede estadual.

O sistema Municipal de Ensino atenderá com fidelidade o que está previsto no Plano Diretor do Município, na seção IV, de competência da educação Municipal, o que regulamenta o processo.

A partir da próxima semana a secretaria municipal de educação de Tietê estará comunicando oficialmente a Diretoria Regional de Itu, responsável pela supervisão das escolas, sobre a municipalização de todo o ciclo de educação no município.

Jamais desesperes, mesmo perante as mais sombrias aflições de sua vida, pois das nuvens mais negras cai água límpida e fecunda.
Provérbio Chinês

Você não tem chance se não tentar !!


Ano B - Dia: 07/11/2009



Algumas afirmações de Jesus

Lc 16,9-15

Por isso eu digo a vocês: usem as riquezas deste mundo para conseguir amigos a fim de que, quando as riquezas faltarem, eles recebam vocês no lar eterno. Quem é fiel nas coisas pequenas também será nas grandes; e quem é desonesto nas coisas pequenas também será nas grandes. Pois, se vocês não forem honestos com as riquezas deste mundo, quem vai pôr vocês para tomar conta das riquezas verdadeiras? E, se não forem honestos com o que é dos outros, quem lhes dará o que é de vocês?
- Um escravo não pode servir a dois donos ao mesmo tempo, pois vai rejeitar um e preferir o outro; ou será fiel a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e também servir ao dinheiro.
Os fariseus ouviram isso e zombaram de Jesus porque amavam o dinheiro. Então Jesus disse a eles:
- Para as pessoas vocês parecem bons, mas Deus conhece o coração de vocês. Pois aquilo que as pessoas acham que vale muito não vale nada para Deus.

Oração



"AO DEUS ONIPOTENTE"

Onipotente, eterno, justo e misericordioso Deus,
dai a nós, miseráveis,
fazer, por vós mesmo,
o que sabemos que vós quereis,
e sempre querer o que vos apraz,
para que,
interiormente purificados,
interiormente iluminados
e acesos no fogo do santo espírito
possamos seguir os vestígios
do vosso dileto Filho,
nosso Senhor Jesus Cristo,
e chegar só por vossa graça a vós,Altíssimo,
que na Trindade perfeita
e na Unidade simples
viveis e reinais e sois glorificado
Deus onipotente
por todos os séculos dos séculos. Amém.


(S. Francisco de Assis,

"Oração na Carta a toda a Ordem")