quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Festa da Padroeira: Maria é reflexo do coração de Deus, diz Cardeal



"Maria é o reflexo humano do coração materno de Deus. Por isso, os fiéis recorrem a ela com tanta devoção, pois sentem intuitivamente este amor materno. Sabem que Maria compreende sua dor e seus desejos, entende suas limitações. Reconhecem em Maria a nossa irmã, que viveu como perfeita discípula de Jesus com esperança e coragem. Reverenciam a Senhora Aparecida como Mãe nossa, que reúne os filhos e filhas debaixo de seu imenso manto. Pois o povo costuma dizer: 'em coração de mãe sempre cabe mais um filho'. No cuidado e na ternura de Maria se reflete a bondade de Deus. No seu canto, chamado Magnificat, ressoa a voz do Deus que olha com carinho especial para os pobres e injustiçados deste mundo", refletiu o Arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Cardeal Dom Raymundo Damasceno, durante a homilia da Missa Solene em honra à Padroeira do Brasil, neste 12 de outubro, às 10h.

Dom Raymundo destacou que se pode dizer, com certeza, que Maria é reflexo do amor de Deus. "Ela não é fonte. Por isso, no culto católico, Nossa Senhora não ocupa o lugar de Jesus, que é o único mediador entre Deus e a humanidade, como afirma São Paulo, na primeira epístola a Timóteo. Maria consegue as graças que pedimos, mas é Deus que as concede", explicou.

O cardeal também pediu que a Padroeira e Rainha do Brasil cuide "de nosso amado e continental país, que foi confiado à sua proteção. Que a Senhora Aparecida faça crescer em todos nós a fé em Jesus, o compromisso de anunciá-Lo aos nossos irmãos, a consciência cidadã, a responsabilidade de cuidar também dos mais fracos e de proteger o meio ambiente. Confiantes, suplicamos à Mãe de Jesus que faça de cada um de nós e das nossas comunidades, reflexo da misericórdia de Deus. Alegres, recorremos à Mãe Aparecida, dizendo: 'Maria, reflexo do coração materno de Deus', rogai por nós".
No início de sua homilia, Dom Damasceno também fez um retrospecto da história de devoção à Mãe de Deus sob o título de Senhora Aparecida.

Leituras da Missa


O Arcebispo de Aparecida ressaltou que as leituras da Missa fazem referência ao tema da Festa da Padroeira deste ano: "Senhora Aparecida, reflexo do coração materno de Deus".
Na primeira Leitura, Ester, órfã de pai e mãe, vive uma trama que a leva a obter a libertação do povo judeu, que tinha sido condenado ao extermínio por um edito real. "A tradição cristã viu no papel desempenhado por Ester em favor do seu povo a prefiguração de Maria, na sua função materna e de advogada nossa diante de Deus. [...] No decorrer dos séculos, Nossa Senhora tem sido sempre invocada pelos cristãos em suas súplicas, sobretudo, nos momentos difíceis. Diante de Cristo, mediador entre Deus e os homens, Maria é a nossa mãe, que está continuamente intercedendo por nós seus filhos. Se os santos podem interceder em nosso favor, com maior razão a Virgem Maria, mãe de Deus e nossa mãe!".
Já no Evangelho, São João faz referência ao conhecido episódio das Bodas em Caná da Galiléia, quando falta vinho. "Quem dá conta da situação de angústia dos noivos é Maria, e ela apenas diz a Jesus: 'Eles não têm mais vinho'. A resposta de Jesus parece de indiferença à preocupação de Maria. 'Mulher, porque me dizes isso a mim? Minha hora ainda não chegou'. [...] Maria, porém, com plena confiança e esperança de que seu Filho haveria de resolver a situação, diz aos serventes: 'Fazei tudo o que vos disser'. Este primeiro milagre que se realizou, no inicio de sua vida pública, a pedido de Maria, é o anúncio simbólico da hora de Jesus, da manifestação da sua glória e os seus discípulos creram nele".

A Missa Solene contou com a presença de diversas autoridades civis e religiosas, com destaque para a
senhora Immaculèe Ilibagiza, que sobreviveu, miraculosamente, ao genocídio ocorrido em Ruanda, em 1994. Emigrou para os Estados Unidos e trabalhou nas Nações Unidas (ONU). Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se à Fundação que leva o seu nome e busca ajudar outros sobreviventes a se recuperarem dos efeitos traumáticos produzidos pela guerra.
"Sua sobrevivência é obra da divina providência que preservou sua vida para que pudesse contar sua história e os horrores da guerra e lutar por um mundo mais justo, sem discriminação, sem ódio, sem violência, no qual todos possam viver como filhos de Deus e irmãos uns dos outros. Seja bem-vinda, senhora Immaculèe Ilibagiza, e que Nossa Senhora Aparecida proteja a senhora, sua família e o seu trabalho pela paz", disse Dom Damasceno.





Fonte: cancaonova.com

Salmo





Salmo 5

1 Dá ouvidos às minhas palavras, ó Senhor; atende aos meus gemidos.

2 Atende à voz do meu clamor, Rei meu e Deus meu, pois é a ti que oro.

3 Pela manhã ouves a minha voz, ó Senhor; pela manhã te apresento a minha oração, e vigio.

4 Porque tu não és um Deus que tenha prazer na iniqüidade, nem contigo habitará o mal.

5 Os arrogantes não subsistirão diante dos teus olhos; detestas a todos os que praticam a maldade.

6 Destruis aqueles que proferem a mentira; ao sanguinário e ao fraudulento o Senhor abomina.

7 Mas eu, pela grandeza da tua benignidade, entrarei em tua casa; e em teu temor me inclinarei para o teu santo templo.

8 Guia-me, Senhor, na tua justiça, por causa dos meus inimigos; aplana diante de mim o teu caminho.

9 Porque não há fidelidade na boca deles; as suas entranhas são verdadeiras maldades, a sua garganta é um sepulcro aberto; lisonjeiam com a sua língua.

10 Declara-os culpados, ó Deus; que caiam por seus próprios conselhos; lança-os fora por causa da multidão de suas transgressões, pois se revoltaram contra ti.

11 Mas alegrem-se todos os que confiam em ti; exultem eternamente, porquanto tu os defendes; sim, gloriem-se em ti os que amam o teu nome.

12 Pois tu, Senhor, abençoas o justo; tu o circundas do teu favor como de um escudo.

Missa pelo aniversário da cidade será realizada nesta quinta, dia 13


Nesta quinta feira próxima, dia 13 acontece as 19h30 a Santa Missa em Ação de Graças pelo aniversário da cidade.
A santa missa será realizada na paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, no qual será presidida pelo Padre Antonio Carlos Fernandes (Padre Toninho).
Todos estão convidados a participar de mais essa data especial para nossa cidade.

Conheça um pouco mais a história de Nossa Senhora Aparecida



A história de Nossa Senhora da Conceição Aparecida tem seu início pelos meados de 1717, quando chegou a notícia de que o Conde de Assumar, D.Pedro de Almeida e Portugal , Governador da Província de São Paulo e Minas Gerais, iria passar pela Vila de Guaratinguetá, a caminho de Vila Rica, hoje cidade de Ouro Preto - MG.
Convocado pela Câmara de Guaratinguetá, os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves saíram a procura de peixes no Rio Paraíba. Desceram o rio e nada conseguiram. Depois de muitas tentativas sem sucesso, chegaram ao Porto Itaguaçu.
João Alves lançou a rede nas águas e apanhou o corpo de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição sem a cabeça. Lançou novamente a rede e apanhou a cabeça da mesma imagem. Daí em diante os peixes chegaram em abundância para os três humildes pescadores.
Durante 15 anos seguidos, a imagem ficou com a família de Felipe Pedroso, que a levou para casa, onde as pessoas da vizinhança se reuniam para rezar. A devoção foi crescendo no meio do povo e muitas graças foram alcançadas por aqueles que rezavam diante a imagem.
A fama dos poderes extraordinários de Nossa Senhora foi se espalhando pelas regiões do Brasil. A família construiu um oratório, que logo tornou-se pequeno. Por volta de 1734, o Vigário de Guaratinguetá construiu uma Capela no alto do Morro dos Coqueiros, aberta à visitação pública em 26 de julho de 1745. Mas o número de fiéis aumentava, e, em 1834 foi iniciada a construção de uma igreja maior (atual Basílica Velha).
No ano de 1894, chegou a Aparecida um grupo de padres e irmãos da Congregação dos Missionários Redentoristas, para trabalhar no atendimento aos romeiros que acorriam aos pés da Virgem Maria para rezar com a Senhora "Aparecida" das águas.
A 8 de setembro de 1904, a Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi coroada, solenemente, por D. José Camargo Barros. No dia 29 de Abril de 1908, a igreja recebeu o título de Basílica Menor.
Vinte anos depois, a 17 de dezembro de 1928, a vila que se formara ao redor da igreja no alto do Morro dos Coqueiros tornou-se Município. E, em 1929, nossa Senhora foi proclamada RAINHA DO BRASIL E SUA PADROEIRA OFICIAL, por determinação do Papa Pio XI.
Com o passar do tempo, a devoção a Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi crescendo e o número de romeiros foi aumentando cada vez mais. A primeira Basílica tornou-se pequena.
Era necessário a construção de outro templo, bem maior, que pudesse acomodar tantos romeiros. Por iniciativa dos missionários Redentoristas e dos Senhores Bispos, teve início em 11 de Novembro de 1955 a construção de uma outra igreja, atual Basílica Nova.









11º Dia da Dozena de Nossa Senhora Aparecida

Á tarde aconteceu a missa dos enfermos celebrada pelo Padre Washington, e logo após houve uma pequena confraternização.






 
Com o tema: Com Maria, ser igreja católica missionária, aconteceu no dia 11, o décimo primeiro dia da dozena de N. Sra. Aparecida. A santa missa foi presidida pelo padre Fausto Culbert, auxiliado pelo diácono Valmir e o seminarista Rodrigo. A celebração foi animada pela equipe de canto da comunidade São João Batista - Faxinal. A benção do dia foi a dos lenços.



































































Fotos e texto: Vanusa Mendes Pastoral da Comunicação