segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

IV Conferência Municipal da Cidade

A IV Conferência Municipal da Cidade de Porto Feliz será promovida no dia 15 de dezembro.
O objetivo é promover o diálogo entre o governo e a sociedade civil para discutir política urbana para o município. O evento está marcado para as 19 horas, no Auditório do Paço Municipal, à rua Adhemar de Barros, 340, centro.
Nesta edição da Conferência, o Ministério das Cidades estabeleceu como lema “Cidade para todos e todas com gestão democrática, participativa e controle social” e como tema “Avanços, dificuldades e desafios na implementação da política de desenvolvimento urbano”.
Foram definidos quatros eixos temáticos para discussão, que serão apresentados por palestrantes. Após o debate, os participantes apresentarão propostas para a Conferência Estadual em data a ser definida.

IV Mostra de Dança das Escolas Municipais

Aconteceu na quarta e quinta-feira, dias 9 e 10 de dezembro, a IV Mostra de Dança das Escolas Municipais. Participaram do evento oito escolas do Ensino Fundamental.
O Espaço Cultural “Olair Coan” ficou lotado para as apresentações dos alunos que participam do Projeto Dança & Educação, desenvolvido pela Prefeitura Municipal, através da Diretoria de Educação e Cultura. São estudantes do 5º ao 9º ano, totalizando 250 crianças.
Na quarta-feira, 9, apresentaram-se as escolas “Profª Maria Aparecida Fernandes Leite”, “Vereador Carlos Roberto de Oliveira”, “Coronel Esmédio” e “Profª Zilda Tomé de Moraes”.
Na quinta-feira, 10, foi a vez das escolas “Antônio de Pádua Martins de Melo”, Profª “Vilma Fernandes Antônio”, “Professora Luíza Carvalho Pires” e “Aurora Machado Guimarães”.
O projeto começou em 2006 nas EMEF’s “Coronel Esmédio” e “Professor Antonio de Pádua Martins de Melo” e contava com participação de 120 alunos. Em 2007, as atividades foram estendidas a todas as escolas do Ensino Fundamental.


Revoada desenha formas de baleia, pinguim e Pato Donald no céu

O flagrante foi feito no céu de Gretna Green (Escócia). A revoada de milhares de estorninhos gravou no azul celeste a forma de uma baleia. De acordo com os especialistas, a imagem captou o que se chama "murmúrio de estorninhos", quando os pássaros retornam ao local onde dormem após um dia inteiro em busca de alimentos durante o inverno. A localidade escocesa já está sendo conhecida pelas manifestações curiosas no céu.

Veja outros exemplos de interessantes revoadas em Gretna Green:

A leitora Patrícia Santos Moreira, do Rio, também registrou durante viagem uma cena parecida no céu de Roma, ano passado, que ela descreve como "um coração deitado":

Foto: Patrícia Santos Moreira / Roma


Futebol Interior: A Federação Paulista de Futebol divulgou a tabela da Copa São Paulo de Futebol Júnior que terá a participação de 92 equipes, os primeiros colocados de cada grupo avançarão automaticamente e os 9 melhores segundos colocados também passarão para a próxima fase. A cidade de Porto Feliz será a sede do grupo Q com a equipe do Desportivo sendo a equipe da casa, o grupo ainda vai ser formado por Figueirense, Ceará e União Barbarense.
O time do Desportivo estréia no dia 3 de Janeiro enfrentando a equipe do Ceará as 14h no estádio Dr Joulien Fouque.
Confira os jogos desse grupo:
03/01/2010 ( dom) - 14h Desportivo Brasil x Ceará
03/01/2010 ( dom) - 16h Figueirense x U. Barbarense
06/01/2010 (qua) - 14h Desportivo Brasil x U. Barbarense
06/01/2010 (qua) - 16h Ceará x Figueirense
10/01/2010 (dom) - 14h U. Barbarense x Ceará
10/01/2010 (dom) - 16h Desportivo Brasil x Figueirense

Tietê



A Campanha Fique Sabendo 2009 em Tietê contou com boa participação da população. A coleta de material para a testagem Anti-HIV foi realizada na própria Vigilância Epidemiológica, onde uma sala foi adaptada para a referida coleta sendo esta realizada por profissionais da Vigilância Epidemiológica, do Laboratório Municipal e também contou com o apoio de estagiários do curso de Biomedicina da FIT (Faculdade Integração Tietê).

A Campanha foi realizada no período de 16 de novembro a 1º de Dezembro – Dia Mundial da Luta Contra a AIDS.
No total, 206 pessoas fizeram o teste, sendo 104 do sexo masculino e 102 do sexo feminino; 195 residentes na cidade de Tietê e 11 de outros municípios vizinhos, como Cerquilho e Jumirim.
Em relação a idade, a campanha ficou assim dividida:

IDADE
N. º DE
PESSOAS
1 – 13 anos
01
14 – 19 anos
17
20 – 24 anos
20
25 – 29 anos
36
30 – 39 anos
44
40 – 49 anos
47
50 – 59 anos
22
60 e +
19
TOTAL
206
A meta da Campanha Fique Sabendo 2009 em Tietê, segundo dados do GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica) de Sorocaba, era de 140 pessoas, sendo utilizada para esse cálculo uma base populacional de 37.521 habitantes ou seja Tietê superou a meta.
“Gostaria de ressaltar a importância da realização do teste, pois quem é portador do HIV e não sabe, além de não se cuidar pode transmitir o vírus involuntariamente e quanto antes for feito o diagnóstico, maior a possibilidade de sucesso do tratamento.
A Secretaria de Saúde agradece a todos que participaram e especialmente aos estagiários da FIT” – finalizou a secretária de saúde Odete Forlevize.
A secretaria de saúde informa a população que esse serviço já faz parte da rotina da Vigilância Epidemiológica, portanto, os interessados que não fizeram o exame durante a campanha, devem procurar o Vigilância que está localizada Rua dos Expedicionários, n. º 261 – Centro.
Maiores informações através do telefone (15) 3285-2181.
“Fazer o teste e saber o resultado pode ser uma decisão difícil, mas é um passo decisivo para sua saúde e para o controle da AIDS em nosso município e conseqüentemente em nosso país”.

Franciscanas Palavras



Ser Franciscano é ter paixão pela Paixão do Senhor.
Frei Vitório

Dengue
Atividades com 3.900 mil alunos do 1º ao 9º da rede municipal de ensino sobre combate à dengue foram realizadas em Porto Feliz, de 23 de novembro a 4 de dezembro.
A programação incluiu o Cine-Dengue com a exibição dos filmes “Mundo Micro e Macro do Aedes Aegypti” e “Todos Contra a Dengue”, concurso de desenho para alunos do 1º ao 5º ano e de redação do 6º ao 9 anoº. Como atividade prática, os alunos tiveram que vistoriar a própria residência, pelo menos uma vez por semana, para identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito da dengue.
De acordo com a Diretoria de Saúde, a iniciativa visa intensificar as ações de combate à dengue para o verão de 2009/10 e conscientizar os alunos sobre a importância de eliminar os criadouros do mosquito.
Para a diretora de Saúde Claudia Meirelles, o trabalho feito com os jovens é fundamental. “Combater a dengue é conscientização. Queremos que as crianças tenham uma educação continuada para que todas as famílias exerçam seu papel no controle do mosquito”, disse. “Temos de unir forças já que a previsão para este verão é de aumento nos casos da doença”, finalizou.






tapa buracos
A operação tapa-buracos que está sendo realizada na cidade de Porto Feliz foi reiniciada no dia 10 de dezembro.
A equipe de dez servidores municipais da Diretoria de Obras efetuou o reparo de três ruas do Jardim Excelsior (próximo ao Posto Beira Rio).
Foram utilizados oito metros cúbicos de massa asfáltica. O próximo bairro a ser feito o tapa-buraco será o Célia Maria.





Alimentação

O I Fórum do Observatório de Promoção de Saúde e Alimentação Saudável foi realizado no dia 2 de dezembro e teve a participação da prefeitura de Porto Feliz.
A nutricionista Luciana Ambrosini representou o município. Ela apresentou o Programa de Reforço e Qualificação Alimentar (Proquali), um dos projetos que foram selecionados entre as 120 cidades participantes. No encontro foram escolhidas experiências em Promoção da Saúde bem sucedidas entre os municípios do Estado de São Paulo.
Estavam presentes no fórum representantes do Ministério da Saúde, coordena-dores regionais e municipais de Alimentação e Nutrição.
De acordo com a Diretoria de Saúde, o Proquali recebeu destaque no evento como experiência bem sucedida no que diz respeito ao Programa de Prevenção e Combate às Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) e Promoção da Segurança Alimentar.
Os projetos serão divulgados na internet no Observatório de Promoção de Saúde e Alimentação dentro do site da Secretaria Estadual de Saúde (www.saude.sp.gov.br).
Recentemente o Proquali ficou entre os 10 melhores trabalhos no XI Congresso da Associação Paulista de Saúde Pública dos 600 apresentados. A premiação aconteceu em agosto em São José dos Campos.
O programa
Desde seu início em 2007, o Proquali entregou mais de 80 toneladas em alimentos. Atende hoje cerca de 130 famílias dos bairros Jardim Vante e Casas Populares. Os produtos destinados às famílias vêm de parceria com cooperativas de agricultura familiar vinculadas ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal e são distribuídos pela equipe Saúde da Família.
De acordo com a diretora de Saúde, Cláudia da Costa Meirelles, o principal objetivo do programa é erradicar o estado de insegurança alimentar grave da população de Porto Feliz.



Capivari


A Prefeitura de Capivari e a Comissão da Praça da Bíblia do Município lançarão no próximo domingo (13) a Pedra Fundamental da Praça da Bíblia de Capivari, um projeto idealizado pelas frentes cristãs do município há cerca de 6 anos e que faz parte do Plano de Governo da Administração Luis Campaci e Júnior Pacheco.

Na segunda quinzena de junho de 2009 foi realizada uma reunião entre os representantes evangélicos e cristãos e o poder executivo, onde ficou decidida a criação de uma Comissão pela Construção da Praça da Bíblia. Dos 50 participantes, 12 passaram a integrar esta comissão. A partir daí foi iniciada a procura pelo local ideal que o projeto fosse colocado em prática. O local escolhido é um terreno na Rua Josefina Navarro Valle, no Jardim Gênova, próximo à sede da Terceira Idade.

“Protocolamos uma proposta de emenda ao Orçamento Federal junto ao deputado Regis de Oliveira para construir a Praça da Bíblia, tendo em vista que não temos ainda em nosso município uma praça assim denominada para atender a todos os cristãos e aos inúmeros pedidos das mais diversas religiões. Após o Lançamento da Pedra Fundamental, a comunidade cristã passará a realizar eventos visando levantar fundos para colaborar com esta construção e com a manutenção da praça, após a conclusão da obra”, registrou Campaci.

O projeto da praça já está finalizado e o local contará com uma concha acústica, com platô e em cima deste platô uma tenda para a realização de eventos, além de um chafariz com um monumento de uma bíblia com iluminação adequada, arborização, playground, aparelhos de ginástica para todas as idades e banheiros, numa área de cerca de 3.000 m².

O Lançamento da Pedra Fundamental da Praça da Bíblia acontece no domingo (13) a partir das 9h na Rua Josefina Navarro Valle, sem número, no Jardim Gênova e contará com a participação de bandas e conjuntos de todas as denominações, oradores e pastores.

“Estou certo de que está praça será útil para os evangélicos, para os católicos, para os que não frequentam alguma religião, para os moradores daquele bairro e arredores. Será um local muito bonito”, registrou o Prefeito.