segunda-feira, 14 de dezembro de 2009


Dengue
Atividades com 3.900 mil alunos do 1º ao 9º da rede municipal de ensino sobre combate à dengue foram realizadas em Porto Feliz, de 23 de novembro a 4 de dezembro.
A programação incluiu o Cine-Dengue com a exibição dos filmes “Mundo Micro e Macro do Aedes Aegypti” e “Todos Contra a Dengue”, concurso de desenho para alunos do 1º ao 5º ano e de redação do 6º ao 9 anoº. Como atividade prática, os alunos tiveram que vistoriar a própria residência, pelo menos uma vez por semana, para identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito da dengue.
De acordo com a Diretoria de Saúde, a iniciativa visa intensificar as ações de combate à dengue para o verão de 2009/10 e conscientizar os alunos sobre a importância de eliminar os criadouros do mosquito.
Para a diretora de Saúde Claudia Meirelles, o trabalho feito com os jovens é fundamental. “Combater a dengue é conscientização. Queremos que as crianças tenham uma educação continuada para que todas as famílias exerçam seu papel no controle do mosquito”, disse. “Temos de unir forças já que a previsão para este verão é de aumento nos casos da doença”, finalizou.






tapa buracos
A operação tapa-buracos que está sendo realizada na cidade de Porto Feliz foi reiniciada no dia 10 de dezembro.
A equipe de dez servidores municipais da Diretoria de Obras efetuou o reparo de três ruas do Jardim Excelsior (próximo ao Posto Beira Rio).
Foram utilizados oito metros cúbicos de massa asfáltica. O próximo bairro a ser feito o tapa-buraco será o Célia Maria.





Alimentação

O I Fórum do Observatório de Promoção de Saúde e Alimentação Saudável foi realizado no dia 2 de dezembro e teve a participação da prefeitura de Porto Feliz.
A nutricionista Luciana Ambrosini representou o município. Ela apresentou o Programa de Reforço e Qualificação Alimentar (Proquali), um dos projetos que foram selecionados entre as 120 cidades participantes. No encontro foram escolhidas experiências em Promoção da Saúde bem sucedidas entre os municípios do Estado de São Paulo.
Estavam presentes no fórum representantes do Ministério da Saúde, coordena-dores regionais e municipais de Alimentação e Nutrição.
De acordo com a Diretoria de Saúde, o Proquali recebeu destaque no evento como experiência bem sucedida no que diz respeito ao Programa de Prevenção e Combate às Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) e Promoção da Segurança Alimentar.
Os projetos serão divulgados na internet no Observatório de Promoção de Saúde e Alimentação dentro do site da Secretaria Estadual de Saúde (www.saude.sp.gov.br).
Recentemente o Proquali ficou entre os 10 melhores trabalhos no XI Congresso da Associação Paulista de Saúde Pública dos 600 apresentados. A premiação aconteceu em agosto em São José dos Campos.
O programa
Desde seu início em 2007, o Proquali entregou mais de 80 toneladas em alimentos. Atende hoje cerca de 130 famílias dos bairros Jardim Vante e Casas Populares. Os produtos destinados às famílias vêm de parceria com cooperativas de agricultura familiar vinculadas ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal e são distribuídos pela equipe Saúde da Família.
De acordo com a diretora de Saúde, Cláudia da Costa Meirelles, o principal objetivo do programa é erradicar o estado de insegurança alimentar grave da população de Porto Feliz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz