segunda-feira, 7 de maio de 2012

Craques Mongeral AEGON na Academia Traffic

O programa Craques Mongeral AEGON vai investir no desenvolvimento de jovens de todo país para uma carreira profissional no futebol brasileiro e internacional.
 Ao longo do ano, 150 jovens terão a oportunidade de participar de peneiras, que selecionarão os que demonstrarem maior aptidão para a carreira profissional no futebol.
 Os jovens selecionados terão a oportunidade de ingressar na Academia Traffic, em Porto Feliz, São Paulo, onde terão acesso, além da capacitação técnica no futebol, a acompanhamento escolar e físico, ensino de inglês, apoio psicológico e planejamento financeiro. Os que obterem os melhores resultados, irão também conhecer e treinar nas instalações do Ajax, na Holanda.
Nesse último final de semana, dias 05 e 06 de maio, aconteceu a primeira etapa dessa "peneira" na Academia Traffic de Futebol. Foram selecionados 8 atletas para as próximas fases do programa.



Fonte: Desportivo Brasil

Casos de trabalho escravo estão presentes em todo o país



Em 1888, através da Lei Áurea, a liberdade total e definitiva finalmente foi alcançada pelos escravos negros. Mas o trabalho escravo não é uma realidade distante no Brasil. Hoje, trabalhadores são encontrados em situações degradantes que ferem sua dignidade e sua liberdade.
“A lei que caracteriza o trabalho escravo como crime contra os direitos humanos é recente. O trabalho escravo fere o trabalhador em sua liberdade e dignidade. Vemos situações degradantes de trabalhadores em questões sanitárias de higiene e habitação, onde eles são tratados pior que os animais”, explica o coordenador da Campanha contra o Trabalho Escravo, frei Xavier Plassat.
O coordenador da campanha conta que, em geral, esses trabalhadores são aliciados em suas cidades de origem e levados para lugares distantes com a promessa de um bom trabalho, bom salário e boas condições de vida. Mas, depois de horas de viagem, as promessas não são cumpridas e eles se deparam com uma realidade bem diferente.
São vários os mecanismos usados pelos empregadores que mantêm os trabalhadores em condições de escravidão. O empregador pode, por exemplo, dizer primeiro que o empregado tem uma dívida devido aos custos da viagem, alimentação e moradia. Ou ainda, o empregador retém o documento de identidade do trabalhador, além de expor o empregado a jornadas exaustivas de trabalho com uma remuneração desigual.


Trabalho Escravo no Brasil
Segundo frei Xavier esta vergonhosa realidade está presente em todas as regiões do Brasil. Em 2011, 38% dos casos foram encontrados no norte, 19% no centro-oeste, 18% no sudeste, 15% no nordeste e 9% no sul.
“Vemos que há uma consciência maior em todo o Brasil de que estas situações não são admissíveis. A fiscalização no sul e no centro-oeste descobriu situações que até então não eram vistas como trabalho escravo, mas como uma ‘forma tradicional de trabalho’”, destaca o religioso.
Casos de trabalho escravo foram encontrados não só na zona rural, mas até mesmo na cidade de São Paulo. Em 2011, 81 pessoas foram libertadas de condições de escravidão na capital paulista.
O coordenador da campanha aponta que, em 2011, 446 pessoas foram libertadas na área da construção civil em vários estados. Em alguns casos até em obras do governo que tinham seus serviços terceirizados.
Por isso, frei Xavier alerta sobre a obrigação do empregador verificar qual é a mão de obra usada em casos de serviços terceirizados, nas diversas áreas.

A Igreja no combate do trabalho escravo
A Campanha Contra o Trabalho Escravo é uma iniciativa da Comissão Pastoral da Terra (CPT), que faz parte da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Mas a luta para a erradicação deste problema não é de hoje, ela começou na década de 1970 com Dom Pedro Casaldáliga, que denunciava a utilização do trabalho escravo na abertura das novas fronteiras agrícolas do país.
A CPT foi pioneira no combate ao trabalho escravo e levou a denúncia até a Organização das Nações Unidas (ONU). Hoje a Igreja Católica no Brasil está unida a outras entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o sindicato do trabalho e a procuradoria do Estado na luta contra esse mal.


PEC do trabalho escravo

A Proposta de Emenda Constitucional 438/2001, conhecida como "PEC do Trabalho Escravo" é considerada um dos projetos mais importantes no combate à escravidão. Ela propõe o confisco de propriedades em que forem encontrados casos de exploração de mão de obra equivalente à escravidão, como já acontece nos casos de lavouras de plantas psicotrópicas ilegais, como a maconha. A PEC 438/2001 define ainda que as propriedades confiscadas sejam destinadas ao assentamento de famílias como parte do programa de reforma agrária.
A “PEC do Trabalho Escravo” será votada agora em última instância na Câmara dos Deputados. A votação está prevista para esta terça-feira, 8.
Fonte: Canção Nova

Dom Eduardo é Doutor em "Honoris Causa"



A cerimonia solene aconteceu na manhã de 05 de maio na Uniso Campus Raposo e teve a presença de inúmeras autoridades civis, militares e Eclesiásticas, além de amigos e paroquianos de diversas paróquias que vieram ver de perto e se alegrar com o nosso Pastor que foi laureado com título tão importante.

Da arquidiocese estiveram presentes os Padres João Carlos Alampe – Vigário Geral, o Pe Wilson Roberto – Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Pe Ocelo e Miguel. Em um primeiro momento os presentes assistiram um Vídeo Institucional mostrando os avanços e as conquistas da Uniso nos últimos anos.

O Cerimoniário, Professor da Uniso e Jornalista, Fernando Negrão, após saudar a todos os presentes compôs a mesa das autoridades, entre elas o Professor e Assistente da Uniso Aldo Vanuchi, o Professor e Doutor Fernando de Sá Del Fiol, o Professor José Martins de Oliveira Junior, o Vereador Sr. Paulo Mendes e o Pe Joaquim Xavier, atuante na CNBB e ligado á área do Ensino e Educação.

Inicialmente usou da palavra o Reitor da Uniso Professor e Dr. Fernando que saudou D. Eduardo dizendo da grande alegria que a Uniso sente ao conceder esta homenagem a essa pessoa que tem sido extremamente importante no crescimento da Uniso. Após o Hino Nacional, a Professor Ana Maria Gurgel leu a resolução do Conselho da Uniso, que fez a concessão do título e a solene saudação ao homenageado foi feita de modo brilhante pelo Professor Aldo Vanuchi que partindo da etimologia do nome, enalteceu o modo de ser Cristão do Arcebispo, iniciando e encerrando a sua fala com uma citação bíblica “Sejam meus discípulos e aprendam comigo que sou manso e humilde de coração”.

O professor Aldo lembrou-se da chegada de Dom Eduardo á Sorocaba, que disse naquela oportunidade “Venho para ser mais Pastor do que Chefe do Rebanho”. Por fim enalteceu o espírito cristão de Dom Eduardo, tanto á frente da Uniso como da Arquidiocese classificando-o como alguém que procurou conhecer de perto o Povo de Deus, e com muita flexibilidade se deixou conhecer.

Após receber o título Dom Eduardo usou da palavra para agradecer o titulo que recebeu com humildade, e citando o Papa João Paulo II e também Bento XVI fez uma análise da sociedade Contemporânea e o desafio de equacionar Fé e Razão, para que a Religião e a Ciência possam sempre contribuir para o bem de toda humanidade, sem querer uma prevalecer sobre a outra. O evento contou com a brilhante participação do “Madrigal da Uniso” .

Fonte: Arquidiocese de Sorocaba

Sorocaba, SP, celebra a cultura tropeira no mês de maio

 

'Semana Tropeira' será estendida por todo o mês. Atividades começaram nesta sexta-feira (4).

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

As atividades visam resgatar a cultura tropeira na região (Foto: G1)As atividades visam resgatar a cultura tropeira na região (Foto: G1)

O mês de maio é marcado por um ciclo de celebrações da cultura tropeira da região de Sorocaba e Itapetininga (SP). A “Semana do Tropeiro”, que começou nesta sexta-feira (4), trará atividades educacionais, de cultura e lazer, em diversos locais de Sorocaba (SP), prolongadas por todo o mês.

Mantendo a tradição das palestras sobre o tema, do curso de culinária tropeira e do desfile pelas ruas de Sorocaba, o evento promete reunir em torno de uma das principais festas da cidade descendentes, cavaleiros, muleiros e criadores. O evento não fica só em Sorocaba, mas também chega a cidades da região de Itapetininga (SP).

Neste ano em Sorocaba, as palestras sobre cultura e história tropeira chegarão a novos públicos: os assistidos da Vila dos Velhinhos e os estudantes da Universidade de Sorocaba (Uniso) e frequentadores e comerciantes da Ceagesp. Além destes, as populações do Central parque, da Vila Santana e do Éden também poderão participar da atividade em dias distintos.

A Biblioteca Infantil Renato Sêneca de Sá Fleury está preparando a exposição "A Mula e a Tropa" que será aberta ao público no dia 14 (segunda-feira) e fica até o fim do mês apresentando maquetes e miniaturas que remontam ao período tropeiro, com reproduções de textos e destaque para um dos importantes agentes daquela época, a mula.

A Oficina de Culinária Tropeira também será na Biblioteca Infantil, quando os participantes apendem a fazer o feijão tropeiro numa bela cozinha caipira, ao sabor das histórias e receitas do tema. As inscrições serão abertas no dia 10 e maiores de 12 anos podem participar. Serão 30 vagas preenchidas por ordem de inscrição.

Parque "Chico Mendes"
Pouso das comitivas que chegam a cidade, o local será palco de inúmeras atividades entre os dias 25 e 27 de maio. Um espaço lúdico reunindo artesanato e culinária regionais, teatro de bonecos e rodas de viola poderá ser visitado diariamente, das 9h às 22h.

No dia 25, das 9h às 16h, crianças de 5 a 10 anos vão ouvir histórias e fabricar mulas a partir de materiais recicláveis, na Oficina de Brinquedo. A dupla sertaneja Liu e Léu são a atração musical no "Chico Mendes" na noite de 26, a partir das 20h30.

No domingo (27), a movimentação será total, pois as tropas visitantes saem em desfile pelo Caminho das Tropas às 9h. Segundo Chelles, até agora 39 municípios confirmaram a participação no evento. "Devemos ter um dos maiores desfiles dos últimos anos, com a presença de novas cidades e novas comitivas", disse.

A partir do Alto da Boa Vista, o desfile segue pela avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, Padre Madureira, atravessa a ponte Salomão Pavlovsky em direção à avenida Dom Aguirre, ganha um trecho da Afonso Vergueiro, pega a Álvaro Soares, 7 de Setembro até a Professor Toledo, volta pela Cesário Mota, desce a rua São Bento sentido XV de Novembro, vai para a avenida São Paulo onde, em frente ao Monumento ao Tropeiro a tropa é benzida, se dirige à Padre Madureira para alcançar a Carlos Reinaldo Mendes em direção ao parque. Ali, a partir do meio dia, a Camerata de Acordeões, de Boituva, encerra a festança.

Casarão de Brigadeiro Tobias
Escutar as histórias de vida de outras pessoas, "prosear", tocar e cantar causos aquecidos pelo calor de uma fogueira ou pela emoção de quem faz a Semana do Tropeiro "ganhar vida", é a melhor opção da agenda da festa no Casarão de Brigadeiro Tobias.

De 21 a 25 de maio, de manhã até a noite, o local oferecerá atividades que permitem, também, a participação popular, voluntária. Durante a Semana do Tropeiro um fogo fica acesso o dia inteiro e tem um cafezinho fresco esperando pelos visitantes.

Neste período, inclusive, o local recebe um volume considerável dos moradores de bairros mais distantes e que, ainda, mantém a tradição interiorana e vão matar saudades de outros tempos visitando a exposição de "traias" tropeiras, caminhando pela área onde está o casarão centenário, observando cavalos e mulas que ali ficam abrigados.
Informações podem ser obtidas pelos telefones (15) 3231-1026 e 3211-2911

Veja abaixo a agenda completa das atividades:

Dia 08 - 10h30 e 13h30
Central Parque

Dia 10 - 9h
Uniso - Cidade Universitária

Dia 12 - 10h
Ceagesp

Dia 15 - 10h30 e 13h30
Ciel Vila Santana

Dia 17 - 10h30 e 13h30
Praça Portal do Éden

Dias 21 a 25
Casarão de Brigadeiro Tobias

Exposição - A Mula e a Tropa
Dias 14 a 31 - 8h às 17h
Biblioteca Infantil Municipal Renato Sêneca de Sá Fleury
Exposição dirigida ao público infantil abordando o ciclo do tropeirismo, com destaque para a mula - animal de carga que durante pouco mais de dois séculos transportou toda a economia brasileira. A mostra reúne miniaturas, maquetes, reproduções e textos sobre o tema. Gratuito

Oficina de Culinária Tropeira
Dias 17 e 18 - 19h às 21h
Dia 23 - 14h às 16h
Em comemoração à Semana do Tropeiro, serão desenvolvidas oficinas onde
os participantes aprenderão a fazer o tradicional feijão tropeiro, acompanhado de muitas histórias e receitas.
Maiores de 12 anos
Inscrições a partir de 10/05 na própria Biblioteca
Vagas limitadas
Biblioteca Infantil Municipal Renato Sêneca de Sá Fleury
Gratuito

Desfile
Dia 22 - 19h30
Tropa solta pelas ruas da cidade pelo antigo caminho das tropas
Saída: Largo do Divino
Chegada: Ponte Maurício Delloso
Atividades noturnas no Casarão de Brigadeiro Tobias

Dias 21 a 25 - 19h30
Show Sertanejo Raiz e artistas locais
Parque Natural Chico Mendes
Visitação de Escolas e público em geral

Dias 25, 26, 27 - 9h às 22h
Recinto da Festa da Semana do Tropeiro com espaço lúdico baseado nas tradições: Artesanato cultural regional, cutelaria, contação de histórias, teatro de bonecos, shows, rodas de viola, comitivas de cidades da região com tradição Tropeira e comidas típicas.
Oficina de Brinquedos

Dia 25 - 9h às 16h
Para crianças de 5 a 10 anos onde os participantes aprenderão a confeccionar uma mula com material reciclável e ouvir muitas histórias de tropeiros.
Gratuito

Show com a dupla Sertaneja Liu & Léu
Dia 26 - 20h30 às 21h30

Desfile do Tropeiro
Dia 27:
8h - Concentração
9h - Saída em desfile
12h - Encerramento. Apresentação Camerata de Acordeões - Secretaria da Cultura de Boituva 

Evangelho do Dia

Jesus promete o Espírito Santo
Jo 14,21-26

A pessoa que aceita e obedece aos meus mandamentos prova que me ama. E a pessoa que me ama será amada pelo meu Pai, e eu também a amarei e lhe mostrarei quem sou.
Então Judas, não o Judas Iscariotes, perguntou:
- Senhor, como será possível que o senhor mostre somente a nós e não ao mundo quem o senhor é?
Jesus respondeu:
- A pessoa que me ama obedecerá à minha mensagem, e o meu Pai a amará. E o meu Pai e eu viremos viver com ela. A pessoa que não me ama não obedece à minha mensagem. E a mensagem que vocês estão escutando não é minha, mas do Pai, que me enviou.
- Tenho dito isso enquanto estou com vocês. Mas o Auxiliador, o Espírito Santo, que o Pai vai enviar em meu nome, ensinará a vocês todas as coisas e fará com que lembrem de tudo o que eu disse a vocês.