Aconteceu no espaço cultural Olair Coan, o coquetel de lançamento do Instituído de Educação Musical Sonorum. Sob responsabilidade das professoras Andréia Miranda e Elizandra Martins, o instituto nasce da união de um sonho, realizando em Porto Feliz um trabalho social através da música. As professoras contam que desde o começo foram bem acolhidas na diretoria de Cultura e Esportes, apoio este que se sustenta até este momento.
Para o evento, foram convidados vereadores, secretários, educadores, autoridades e empresários. Durante a noite, foram realizadas apresentações musicais: de coral infantil, alunos de flauta doce e transversal, violino, e dos professores parceiros Sonia Isabel Vargas, Anderson Vargas, Debora Borges, Bruno Vicentine.
Trabalho pedagógico
A Dra. Andréia Miranda, apresentou como serão os trabalhos pedagógicos, e como serão oferecidos os cursos nas etapas de execução: primeiro com os instrumento de Cordas, depois Sopros (madeira e metal), e na última etapa a Percussão. A professora enfatizou que serão trabalhados com os alunos os elementos da música como aulas de percepção e teoria musical (na parte teórica), assim como o instrumento escolhido.
Foi ressaltado que o trabalho com Orquestra será algo novo e desafiador para se fazer na cidade. Também será constituído um coral infanto-juvenil. Professora Andréia confessou acreditar no poder da música com influência nos aspectos constitutivos do homem "a educação musical contribui para o aluno na vida escolar, social, familiar".
Convidados
Diretor de Cultura e Esporte, Claudemir Causin saiu em defesa a inciativa e declarou todo o apoio ao projeto. Respondeu as críticas, quando questionado sobre a razão de existir o instituto, sendo que a diretoria mantém a Escola Municipal de Música Romário Antônio Barbosa, disse "a escola de música atende em torno de 650 a 800 alunos por ano, com investimento anual de mais de 400 mil reais, isto é 42% do orçamento da nossa diretoria". Neste projeto, a Sociedade é convidada a participar no custeio.
Presidente da Câmara dos Vereadores, Roberto Brandão Rodriges, o Robertinho, elogiou a inciativa, exaltou o Terceiro Setor e afirmou que no atual governo há espaço sim para estes tipos de projetos. Elogiou o Amor e Fé das duas idealizadoras do projeto. Além de Robertinho, os vereadores Urias de Oliveira, Andréa Matos e Amando Ambrósio.
Representando o prefeito Municipal, o vice prefeito Júlio César Bronze pediu apoio de todos para o Sonorum, "é um grande projeto, é uma ação voltada para o Bem Comum e merece nosso apoio". Afirmou que estamos no Tempo do Terceiro Setor, que a prefeitura está apoiando.
Também estiveram presentes: Rodnei Bérgamo superintendente do Saae que já estudando como poderá apoiar o Insituto Sonorum.
Professora Elisa Maurino, coordenadora de Educação Infantil;
Professora Cláudia Stetner, coordenadora de Ensino Fundamental;
Juliana Gutierrez, coordenadora de apoio ao Sistema Educacional;
Paula Lima de Oliveira, coordenadora no Monte Carmelo;
Agradecimentos
Muito feliz, a professora Elizandra Martins fez questão de agradecer a todos que de uma forma ou outro, ajudaram ou ainda ajudam o Instituto que acaba de Nascer. Ressaltou que não é fácil lidar com a burocracia, é muito documento, demora, não é barato, porém, hoje o Instituto Sonorum está legalmente registrado, com estatuto. Elizandra falou que acredita no projeto, que acredita na música e que primeiramente agradece a Deus por tudo.
Falou que o projeto é um sonho, "um sonho lindo", que vai atender a 100 crianças e adolescentes, com um custo mensal de R$ 170,00 reais, R$ 205 mil reais por ano. A ajuda de todos é muito importante. No final do evento, a professora cantou o sucesso "Tente outra vez" de Raul Seixas.
Apresentações musicais e participações:
Foto e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação
Mais fotos: