sábado, 27 de fevereiro de 2010

Anice, Marisa e Cido - Cord.CF



Padre Paulo na reflexão inicial



Momento da oração











Uma formação da CF em nível de cidade aconteceu na tarde desse sábado em Votorantim, no Salão Paroquial da São João Batista e Imaculada Conceição, e que reuniu mais de 70 pessoas para ouvir orientações e informações importantes, da equipe de coordenação arquidiocesana, que vêm fazendo uma verdadeira via-sacra em nossas paróquias, câmaras municipais e Meios de Comunicação, para divulgar a Campanha e sensibilizar a comunidade a refletir sobre o tema e fazer a escolha correta.



Após a oração inicial e a reflexão do Pároco Padre Paulo Roberto Gonzalez, juntamente com o Diácono Nilson Leite, foi feita a apresentação das paróquias e comunidades e ali teve uma surpresa: 01 participante da São José, 04 da Nossa Senhora Aparecida, 8 da Nossa Senhora do Carmo, e o restante, 62 agentes de pastoral, eram da São João.



Após a motivação da Coordenadora Arquidiocesana Anice Souza de Almeida, o casal Marisa e Aparecido, da Coordenação, e que atuam na Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz., fez reflexão sobre o cartaz, seguindo-se do estudo sobre o tema, objetivos da CF, e a plenária e colocação das propostas pela assembléia.



Anice durante a motivação inicial, fez menção á questão do Meio Ambiente, que a CF também aborda pois o consumismo exacerbado, está levando o homem a destruir a natureza, acabando com as suas riquezas e fontes de vida. “Que planeta deixaremos para as gerações futuras? “ – questionou a Coordenadora que vê nas catástrofes da natureza, citando o terremoto que atingiu o Chile na madrugada desse sábado, como um grito de dor da natureza, contra a agressão que o homem vem fazendo contra ela.



“O que eu como pessoa, vem fazendo para cuidar do nosso planeta e prservá-lo para nossos filhos e netos? Concluiu Anice.



Marisa, que sente um encanto pelo cartaz da CF, afirmou que o cartaz fala por si, e são elaborados justamente com este objetivo, de passar a mensagem da CF. “Vejam que em lugar de uma vela que sustenta a chama, estão moedas, isso significa que em nossa vida, muitas vezes a Luz que dá sentido a existência é o dinheiro, deixamos o SER e passamos ao TER, o dinheiro passa a ser o nosso Senhor, invertendo-se o papel e fazendo como que a gente perda a identidade cristã, diluindo-nos em meio ao consumismo”



A formação encerrou-se por volta das 17h30 e o Padre Paulo Roberto Gonzalez, disse que a Campanha vem mobilizando as pessoas em sua paróquia, já que o tema economia envolve a todos. “A páscoa definitiva irá ainda acontecer, mas até lá temos que viver na partilha, para que a vivência do evangelho nos ajude a construir esta nova vida de comunhão, nesse sentido não podemos ser escravos do dinheiro, mas Senhores dele, o Senhorio pertence somente a Jesus então a Campanha aborda uma temática comum a todos nós que é a economia, e a quaresma é o tempo propício para fazermos essa reflexão que a nossa Igreja nos apresenta, por isso estamos aqui esta tarde”- concluiu.

Novorizontino Reabre as Portas


Vice Campeão paulista em 1990 sob o comando do técnico Nelsinho Baptista, e com as portas fechadas desde 1999, o Novorizontino voltará a ser um clube de futebol em 2010.

Durante esta semana, empresários da cidade de Novo Horizonte se reuniram com a Federação Paulista para filiar o clube na entidade, que disputará a segunda divisão do campeonato paulista ( a mesma divisão onde o Desportivo Brasil participa).

O Novorizontino ficou conhecido no início da década de 90 por seu uniforme diferente - listras pretas e amarelas - e por revelar grandes jogadores, como Márcio Santos e Paulo Sérgio, campeões do mundo com a seleção em 1994.




Boituva passará por mudanças no trânsito




A partir do dia 28 de fevereiro (próximo domingo), a Prefeitura de Boituva, por meio da Secretaria de Trânsito dará início a primeira etapa de mudanças no trânsito das ruas do centro.

Dentro de um mês, outras alterações serão feitas visando melhorar o trânsito boituvense e facilitar o tráfego nas principais vias do centro da cidade.
Esta primeira etapa consiste na transformação da rua José Ferrielo em mão única, que apenas trafegará no sentido da rua Guilherme Primo para a rua conselheiro Antonio Prado, a qual terá o seu sentido invertido no trecho que margeia a praça Durval Fioravante Gianotti (praça da Rodoviária). A rua Cesário Mota, no trecho entre as ruas Nicolau Vercellino e Fernando Costa será mão única em direção à rua Felipe Jorge.

Manchester United Premier Cup será na Academia Traffic


A etapa Brasil da Manchester United Premier Cup, antiga Copa Nike, será realizada pela primeira vez na Academia Traffic de Futebol, em Porto Feliz (SP). A competição reunirá as melhores equipes Sub-15 do país, dos dias 26 a 28 de abril.

A Nike, organizadora do evento, irá divulgar o nome dos participantes na primeira semana de março. Em 2009, o campeonato foi disputado no Centro de Treinamento do Pão de Açúcar, localizado às margens da Marginal Pinheiros.
O modo de disputa segue o mesmo dos anos anteriores. As equipes serão divididas em dois grupos e se enfrentarão em turno único. As duas melhores classificadas de cada chave avançam para as semifinais. O campeão da etapa São Paulo enfrentará o vencedor do Rio de Janeiro - que será realizada na Academia Rio (C.T do Nova Iguaçu) – e farão a final para conhecer o representante brasileiro na fase internacional, disputada em Manchester (Inglaterra) com grandes equipes do futebol mundial.

Nas duas últimas edições, equipes brasileiras levantaram o troféu: Fluminense, em 2008, e São Paulo, em 2009. Confira abaixo a lista dos campeões do torneio, criado em 1994, que é considerado um dos mais importantes do mundo para a categoria Infantil.


Ano Time
1994 Porto-POR
1995 Real Madrid-ESP
1996 Espanyol-ESP
1997 Platense-ARG
1998 Athletic Bilbao-ESP
1999 Barcelona-ESP
2000 Internacional-BRA
2001 Vitória-BRA
2002 São Paulo-BRA
2003 Corinthians-BRA
2004 Manchester City-ING
2005 Fluminense-BRA
2006 Chivas Guadalajara-MEX
2007 Barcelona-ESP
2008 Fluminense-BRA
2009 São Paulo-BRA

Semana Querigmática em Porto Feliz

Ano passado, em Porto Feliz, a Paróquia São João Batista promoveu em cooperação e unidade com as Paróquias Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora Mãe dos Homens, a primeira Semana Querigmática em Porto Feliz. Este ano, em sua segunda etapa de Formação de Discípulos e Missionários, com o Tema:
"A alegria de ser discípulos e missionários de Jesus Cristo".

Dos dias 01 de março, segunda-feira, até o dia 05 de março, sexta-feira, sempre as 19h30m da noite, no salão nobre do Colégio Externato São José, no centro de Porto Feliz. Não esqueça de levar sua bíblia!


Veja os Temas:

dia 01 - segunda-feira
A vivência do Batismo e testemunho

dia 02 - terça-feira
Jesus chama e envias colaboradores. Condições para seguí-lo.

dia 03 - quarta-feira
Como surgiram os evangelhos. Evangelho Lucas.

Dia 04 - quinta feira
As parábolas e os milagres de Jesus.

dia 05 - sexta-feira
Jesus e as crianças. Jesus e a autoridade.



O evento é destinado a todos que participam na Igreja Católica de Porto Feliz, fazendo parte de algum movimento, pastoral, catequese e liturgia. E como novidade, todos estão sendo estimulados a levarem um amigo junto. 

O material de divulgação já está afixados na Igrejas e todas já foram avisadas com antecipação!


Ao santo de Assis

"ORAÇÃO DE JOÃO PAULO II A SÃO FRANCISCO DE ASSIS"
Ó São Francisco, estigmatizado do Monte Alverne, o mundo tem saudades de ti qual imagem de Jesus crucificado. Tem necessidade do teu coração aberto para Deus e para o homem, dos teus pés descalços e feridos, das tuas mãos transpassadas e implorantes. Tem saudades da tua voz fraca, mas forte pelo poder do Evangelho.

Ajuda, Francisco, os homens de hoje a reconhecerem o mal do pecado e a procurarem a sua purificação na penitência. Ajuda-os a libertarem-se das próprias estruturas de pecado, que oprimem a sociedade de hoje. Reaviva na consciência dos governantes a urgência da Paz nas Nações e entre os Povos. Infunde nos jovens o teu vigor de vida, capaz de cotrastar as insídias das múltiplas culturas da morte.

Aos ofendidos por toda espécie de maldade, comunica, Francisco, a tua alegria de saber perdoar. A todos os crucificados pelo sofrimento, pela fome e pela guerra, reabre as portas da esperança. Amém.

Relacionamento com os leitores!


Olá! Depois de um certo tempo, voltamos a ter esta coluna de relacionamento com os leitores de nosso Blog Em Movimento - Pascom Porto Feliz.

Vivemos nos últimos quinze dias do mês de Dezembro de 2009, no mês de janeiro e no mês de fevereiro, grandes desafios quanto a nossa audiência! Em dezembro o número de acessos de uma forma geral na internet brasileira cai, em virtude de férias e das principais datas comemorativas como Natal do Senhor e Ano Novo Civil. O mês de janeiro também é marcada por queda de audiência, embora menos acentuda.

Como desde setembro de 2009, já tinhamos traçado a meta de alterar o endereço eletrônico para desvincular a Pastoral Movimento de Assis. Inicialmente seria nos primeiro dias de janeiro, como ficou dificil realizar a tal mudança, optamos por iniciar em Fevereiro.

Com tantos percalços e mudanças, vimos nossa audiência desmoronar literalmente. Para nossa supresa, depois de oficialmente divulgar nossa parceira com a Pascom da Arquidiocese e o Jornal Terceiro Milênio, nossa audiência começou a aumentar, assim como após também divulgarmos via e-mail, nas CPP (confira:  1 e 2) (CPP é o Conselho Pastoral Paroquial) de Porto Feliz.

Com endereço novo, tudo recomeçou!

Nas últimas duas semanas nossa audiência aumentou consideravelmente:

Fevereiro:

dia:             acessoes:
17          172
18          125
19           127
20           083
21           055
22           173
23           191
24           165
25           206
26           196

Espiritualidade Carmelita - parte 8

DO SÉCULO XVI ATÉ HOJE






Os séc. XVI e XVII têm uma grande actividade: Trabalha-se especialmente na expansão da devoção mariana por escritos e pelo cuidado da ordem terceira e da confraria do Escapulário. Cada convento de religiosos, cada mosteiro da monjas torna-se o centro de vida mariana. No inicio do séc. XVI contam-se 30 províncias ou vicariatos com 693 conventos e 12.000 religiosos, enquanto que os mosteiros femininos sob a jurisdição da Ordem são 33 com cerca de 1.500 monjas (excluindo o ramo das Descalças).


No fim do séc. XVII e durante o séc. XVIII o furacão da revolução francesa antes, e em seguida a extinção das congregações religiosas, causou um enorme prejuízo à Ordem: completamente extinta em França, e noutros países notavelmente reduzida. Para compreender o que significou esta prova damos algumas cifras: no começo da revolução francesa (1788) a Ordem contava cerca de 15.000 religiosos; em 1908, tinham acabado as várias extinções, e o número de religiosos estava reduzido a 757.



Pelas comunidades salvas lança-se a semente do recomeço. Pouco a pouco algumas províncias em Itália e em Espanha formam-se novamente. O grande desenvolvimento registado na Holanda permitiu dar um contributo notável à presença carmelita no Brasil e ainda nas missões do Oriente. Considerável é também o recomeço na Alemanha, onde, actualmente, há duas províncias religiosas. Religiosos alemães dão origem a uma província na América Setentrional, enquanto que a província renascida na Irlanda se tornou mãe de outras províncias nos Estados Unidos e das da Austrália e da Inglaterra. 


Com a ajuda espanhola retomou-se a província da Polónia , que hoje experimenta novamente a perseguição. Recomeço e desenvolvimento verificam-se também no campo missionário: assim abrem-se as missões de Java e noutras partes da Indonésia - existe lá hoje uma das mais jovens províncias da Ordem - e as dispersas por aqui e por ali no vasto continente sul americano (Brasil, Peru, Chile, Bolívia, Argentina, Venezuela, Colômbia, Porto Rico, etc.), e nas ilhas Filipinas. Na África, às missões da Rodésia, hoje Zimbabwé, juntou-se recentemente o Zaire.


Pascom arquidiocesana


Tietê também está nessa !

Juliana e Paola - Salto de Pirapora!


(Cerquilho, Iperó, Piedade, Tapiraí. Sentimos falta de vocês em nossa reunião, queremos que toda a arquidiocese saiba dos bonitos trabalhos pastorais que vocês desenvolvem por aí, VEM PRÁ PASCOM VOCES TAMBÉM ! Apareçam...voces são o Sal da Terra e a Luz do Mundo)


Com uma participação considerada razoável, bem melhor que nas três reuniões realizadas em 2009, aconteceu nessa Sexta Feira no CAP Centro Arquidiocesano Pastoral a Primeira Reunião Ordinária da Pastoral da Comunicação Arquidiocesana, que teve a presença de 15 agentes atuantes na Comunicação.
Um número que ainda não está satisfatório, é a representatividade das paróquias, onde das cincoenta que compõe a arquidiocese, apenas dez estavam representadas, quanto as cidades, foi notada a ausência de Cerquilho,Piedade, Tapiraí, e Iperó, com as demais se fazendo presentes, inclusive Salto de Pirapora pela Primeira vez em sua história, com a recente formação da Pascom, representada por Juliana Mendes dos Anjos e Paola Andréa Antunes.
Na pauta de trabalho definiu-se a ida da Pascom na reunião de Sub Região na cidade de Itapeva no dia 27 de Março, em um Sábado, na reunião da Sub Região de Sorocaba, coordenada pelo Padre André, da Diocese de Itapetininga, e que terá a presença de Jundiaí, Registro, Sorocaba, Itapetininga e Itapeva.
A Pascom comemorou precisamente nessa noite de Sexta um belo recorde: ultrapassando a marca de 1508 acessos ao site da arquidiocese, atingido na data de 08 de Fevereiro, prevendo-se que até as 0h00 este número poderá chegar próximo a 1.600, o que dá ainda maior consistência ao site, pois a média passa de 500 para 800 acessos diário.
O Diácono José da Cruz, Coordenador da Pascom Arquidiocesana, passou algumas informações importantes, bem como orientações sobre o site e o o Jornal Terceiro Milênio, que a a partir de agora passará a inserir mensalmente em todas as suas edições, uma matéria das paróquias representadas na Pascom.
Também foi dado ênfase a importância das parcerias feitas recentemente com o “Blog em Movimento” de Porto Feliz, e o Tribuna Católica, de Boituva, cuja equipe de trabalho passou automaticamente a pertencer a Pascom da arquidiocese.
Enfim, marcada pelo entusiasmo e muita animação, a reunião definiu algumas metas a serem alcançadas na área da comunicação e todos assumiram um compromisso maior, ficando também de dar uma divulgação maior ao site da arquidiocese nas paróquias.
Apenas um Movimento esteve presente, a Senhora Vera Maria Armelim Soares, representando a Pastoral Familiar, havendo a sugestão de que, a representatividade nas reuniões, esteja condicionada a divulgação de notícias e eventos no site, no TM  ou mesmo no noticiário da Rádio Cantate, que vai ao ar toda sextav feira das 14h00 as 15h00.
A próxima reunião ordinária será no dia 23 de Abril as 19h30 no CAP, pois em virtude da ida a Itapeva no dia 27 de março, neste mês não haverá a reunião local.

Se você é apaixonado por comunicação, junte a nós, e a nossa Pascom o acolherá de braços abertos....Divulguem o site       

WWW.arquidiocesedorocaba.org.br - notícias, fotos e vídeos, sempre atualizadas.Confira !
O plantio do projeto Crescer, Educar e Cultivar na Infância (Ceci) acontece no dia 27 de fevereiro, na academia Traffic, localizada na rodovia Marechal Rondon, em Porto Feliz.

De acordo com a Diretoria de Saúde serão plantadas 417 mudas que servirão para arborizar o lago da academia Traffic, que fica numa área de preservação permanente. O plantio é feito em parceria com a Diretoria de Meio Ambiente. O transporte das crianças e suas mães será feito através de quatro ônibus cedidos pela Diretoria de Educação.

Desde sua criação em 2007, o projeto acompanhou 1243 crianças até um ano de idade, e plantou mais de 770 árvores nativas.




Projeto
O Ceci é desenvolvido pela Diretoria de Saúde e envolve médicos, enfermeiros, agentes comunitários, auxiliares de enfermagem, assistentes sociais e Vigilância Epidemiológica. O acompanhamento dos bebês é feito desde seu nascimento até completarem um ano de vida.

Recentemente, o Projeto Ceci foi um dos trabalhos aprovados no 11º Congresso da Associação Paulista de Saúde Pública em São José dos Campos, juntamente com o Pare de Fumar e o Programa de Reforço e Qualificação Alimentar de Porto Feliz (Proquali).