terça-feira, 15 de outubro de 2013

Prefeitura começa revitalização do córrego Pinheirinho

 

A Prefeitura de Porto Feliz em parceria com o Instituto Refloresta começou o corte da vegetação exótica no córrego Pinheirinho, para a sua restauração com árvores nativas.
Desde a semana passada, estão sendo cortadas as árvores leucenas. De acordo com o Instituto Refloresta, o corte é necessário devido à leucena ser uma espécie invasora — assim chamadas, pois invadem e ocupam os espaços de forma muito vigorosa impedindo que as plantas nativas possam crescer no mesmo local.
O córrego Pinheirinho está tomado por esse tipo de árvore que impede outras inúmeras espécies nativas, inclusive muitas frutíferas, de crescer na área. Para que seja possível recompor a vegetação do Pinheirinho com espécies originais da Mata Atlântica será necessário, numa primeira etapa, eliminar e controlar a rebrota das leucenas, mamonas e do capim que cresce por toda a área. Todo o trabalho tem autorização dos órgãos ambientais.
Depois dessa etapa, serão plantadas mais de 80 espécies diferentes de mudas de árvores nativas, enriquecendo a biodiversidade do local.

Importância do trabalho
O Instituto Refloresta informa que existem muitas nascentes na área urbana que se encontram desprotegidas e plantar árvores nativas em volta dessas nascentes e na extensão dos córregos ajudarão a preservá-las.
O córrego Pinheirinho está em toda a avenida Dr. Antônio Pires de Almeida (Dr. Antoninho). A principal nascente do córrego está logo abaixo da rotatória e está tomada pelas leucenas.
Para tirar dúvidas sobre a revitalização do projeto, a diretoria de Meio Ambiente disponibiliza o telefone 3262-1077. Também é possível utilizar-se do endereço eletrônico
mariana@refloresta.org.br.