sábado, 3 de dezembro de 2011

Assembleia Paróquia Mãe dos Homens

DSCF2136

Atendendo a convocação do Padre Antônio Carlos Fernandes (Toninho), líderes e agentes de Pastorais e Movimentos, se reuniram na tarde deste sábado no Centro Comunitário da paróquia (em frente ao cemitério velho).

DSCF2022

Padre Toninho acolheu a todos os presentes e fez uma apresentação dos investimentos que já foram feitos no barracão do meio: banheiro para deficientes, rampas de acesso, ampliação do barracão, reforma da cozinha, banheiros ampliados, mais ventiladores, bebedouros e porão.

O sacerdote justificou a necessidade da Assembleia, como um momento de avaliação, fazendo um balanço de 2011. Lembrou a todos o objetivo traçado pela paróquia para este ano era: formar Discípulos de Missionários de Jesus Cristo.

DSCF2133

Motivou a todos os presentes para formarem 10 grupos de reflexão e partilha, com tarefa de responder três perguntas. Os grupos todos eram compostos por agentes de diversas pastorais/movimentos e até diáconos, cada grupo escolheu seu relator, para no final apresentar a todos a resposta do grupo, seja, resposta positiva ou negativa.

1- O que você observou de positivo na sua pastoral e em outras?

2 – O objetivo: fazer discípulos e missionários de Jesus cristo, na sua opinião conseguimos ou não? Atingimos este objetivo?

3 No geral, da nossa vida comunitária e paroquial, o que foi de positivo e o que temos que mudar?

Em breve a resposta de cada grupo e mais fotos...

   DSCF2002  DSCF2043 DSCF2044 DSCF2045 DSCF2053 DSCF2078 DSCF2080

Conclusão dos grupos:

DSCF2085 DSCF2092 DSCF2099 DSCF2102 DSCF2104 DSCF2112 DSCF2117 DSCF2118

DSCF2126

 

Explanações finais:

Padre Toninho finalizou o evento agradecendo a todos, e decidiu com a ajuda e entendimento de todos, que em 2012 será prorrogado o objetivo de 2011: formar discípulos e missionários.

A partir de março, toda 1º sexta-feira de cada mês após a missa das 19h do Sagrado Coração de Jesus, do Apostolado da Oração, acontecerá a Hora Santa para todas os agentes de todas as Pastorais e Movimentos.

Missa votiva de Nossa Senhora Mãe dos Homens, reforçou a importância da devoção, e também comentou que os festeiros estão com boas ideias para a missa mensal, porém, devido a ausência deles, não foi possível abordar o assunto.

DSCF2015

Pastoral da Comunicação: Pe Toninho deu um grande destaque ao trabalho da Pascom e incentivou a todos a recorrerem a Pascom para ajudar na divulgação dos eventos. O coordenador Felipe Miranda comentou que a sociedade está mais interagindo com a Pascom do que muitas Pastorais e Movimentos. Em dois anos, quase 300 mil acessos, 30 mil fotos, presenças no twitter, face, orkut, parceria com a imprensa local e regional.

Pastoral da Educação também foi divulgada pelo padre, que neste sábado noite ela se reuniria, convidando todos os profissionais da educação.

Participaram 85 pessoas.

Fotos e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

Hoje a noite: Pastoral da Educação

 

Pastoral da educação 02-09

Hoje a noite, após a santa missa das 19h, acontece o encontro da Pastoral da Educação, no centro de convivência Dom José Lambert.

Pe. Toninho convida profissionais da educação para participarem dos momentos de espiritualidade e troca de experiências.

Daqui a pouco: Assembleia Geral na paróquia Mãe dos Homens

IMGP1917 visão da Igreja Matriz, vista do Centro Comunitário

O ano de 2001 está se encerrando. Na paróquia Mãe dos Homens está agendada para tarde de sábado a Assembleia Geral da paróquia, momento de união, reflexão e oração.

Centro Comunitário 14h30m

Participe!

Franciscanos pedem mudança de mentalidade para salvar o planeta

 

s_francesco_2

Roma, 03 dez (RV/SIR) - Justiça ambiental: este termo atualmente usado está dando a temática�?nica do encontro das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, em Durban, na África do Sul. As autoridades políticas negociam segundo os próprios interesses.

Já as organizações internacionais pressionam a partir de outro ponto de vista, das pessoas afetadas pelo aquecimento global.

s_francisco

A Igreja também olha com interesse para esta cúpula em Durban. Como é o caso dos franciscanos, que dedicam à questão do meio ambiente grande parte do seu trabalho. O responsável por Justiça e Paz da Ordem dos Frades Menores, Fr. José Rozansky, concedeu uma entrevista ao Programa Brasileiro.

francisco_terra_animais

E mais do que neste processo oficial entre os governos, Fr. Rozansky aposta numa mudança de mentalidade dos cidadãos para reverter este quadro:

"Nós acreditamos que as nossas ações estão ajudando a mudar o clima, a mudar o nosso mundo e estamos tentando trabalhar de acordo. Uma das nossas prioridades não é somente ecologia ou justiça ambiental, mas também o impacto do nosso estilo de vida, do jeito que nós vivemos no mundo. Como franciscanos, queremos dizer que temos que fazer algo. Não sei o que vai sair do processo oficial, porque são tantos interesses diferentes. Agora, o que eu acho importante é que nós temos uma voz que poderia ser muito forte se a gente a usasse nas nossas paróquias, nas nossas escolas. Não somente a voz franciscana.

Neste sentido, eu não estou apostando no processo em Durban, eu espero que saia alguma coisa boa, mas não é lá que eu estou apostando, mas no processo que estamos tentando promover que inclui também o processo oficial."

sao francisco de assis_3

Fr. Rozansky fala também da política ambiental do seu país, os Estados Unidos, e da herança de São Francisco.

Acontece Hoje


Acontecerá neste sábado dia, 03/12, um grande Show em Sorocaba, com o Anjos de Resgate, no Recreativo Campestre, convidamos os jovens a participar desse evento.
Da cidade de Porto Feliz sairá uma van com 14 jovens.

Perda florestal global é menor do que se estimava

imagesCAJ28OVY

A perda líquida da cobertura florestal global entre 1990 e 2005 foi um terço inferior ao que se estimava anteriormente, mas o desmatamento continua sendo uma ameaça ao meio ambiente e à segurança alimentar, disse na quarta-feira, 30, a agência da ONU para alimentação e agricultura (FAO), ao divulgar novos dados obtidos por satélites.

A redução líquida - ou seja, o desmatamento menos o replantio e a expansão natural das florestas - totalizou 72,9 milhões de hectares entre 1990 e 2005, cifra que é 32% inferior aos 107,4 milhões de hectares anteriormente estimados, segundo a FAO.

O resultado mais positivo se deve à maior expansão das áreas florestais, segundo o levantamento feito com dados de satélites de alta resolução. As estimativas anteriores da FAO se baseavam em relatórios nacionais, baseados em diversas fontes.

Mas o novo trabalho mostra que o desmatamento continuou acelerado, e que o planeta perdeu em média 4,9 milhões de hectares de florestas por ano durante o período estudado, ou 10 hectares por minuto, disse a FAO.

"O desmatamento está privando milhões de pessoas de produtos e serviços florestais que são cruciais para a segurança alimentar, para o bem estar econômico e para a saúde ambiental", disse em nota Eduardo Rojas-Briales, diretor-assistente da FAO para o manejo florestal.

Os novos dados também mostram que a perda líquida de florestas se acelerou no final do período pesquisado, chegando a 6,4 milhões de hectares por ano entre 2000 e 2005, depois de ficar em 4,1 milhões de hectares por ano entre 1999 e 2000.

"As novas cifras baseadas nos satélites... oferecem uma informação mais precisa aos tomadores de decisões em todos os níveis, e salientam a necessidade de que países e organizações enfrentem e interrompam urgentemente a perda de valiosos ecossistemas florestais", disse Rojas-Briales.

A taxa mundial de desmatamento, motivada principalmente pela conversão de florestas tropicais em terras aráveis para a agropecuária, foi em média de 14,5 milhões de hectares por ano entre 1990 e 2005, algo compatível com estimativas anteriores, segundo a FAO, que tem sede em Roma.

fonte, canção nova

A área florestal total do mundo era de 3,69 bilhões de hectares em 2005, ou 30% das terras do globo.

No período 1990-2005, a redução florestal foi mais acentuada nos trópicos, onde ficam quase metade das florestas do mundo. Nessa região, a perda líquida média foi de 6,9 milhões de hectares por ano, segundo o levantamento.

A conversão de florestas para outros usos não especificados se deu principalmente na América do Sul, seguida pela África.

A Ásia foi a única região a registrar aumento líquido da área florestal, graças ao plantio intensivo de florestas na China e em outros países, superando o ritmo do desmatamento.

Hoje, A Pastoral da Saúde realiza palestra sobre Saúde Auditiva

 

A Coordenação da Pastoral da Saúde em parceria com o Centro Auditivo Phonak, estará promovendo gratuitamente, no dia 03 de dezembro, as 09h da manhã, no Salão Paroquial da Igreja São Lucas, sito a Rua Cláudio Manoel da Costa, 423; uma palestra sobre Saúde Auditiva com a fonoaudióloga Tatiane Ferraz.

O convite é extensivo para todos aqueles que querem se instrumentalizarem para melhor cuidar da sua audição. As inscrisções serão feitas 30 minutos antes da palestra.

Informações: 3231-7517 com Sabrina ou Angélica 3318-4887

Fonte, site arquidiocese