segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Caridade


Aniele Nascimento

Aniele Nascimento / Esta foto é ilustrativa. O ideal é alimentar os cães com ração. Esta foto é ilustrativa. O ideal é alimentar os cães com ração.

Hoje pela manhã presenciou-se uma bela cena. Vendo dois cachorros de rua. Logo atrás, vinha um homem tentando chamá-los. Pelo estado dos cães, imaginei que não podiam ser dele, que eram abandonados mesmo. O homem conseguiu chamar a atenção dos bichinhos e então correu para o carro e tirou um saco de ração. Colocou no chão, um pouco para cada um. Depois pegou uma garrafinha com água, um potinho e colocou perto da comida. Cães felizes, ele entrou no carro e foi embora. Não morava na região, parou porque os viu na rua.

Claro que isso não resolve o problema dos animais de rua, mas com certeza ajuda muito, já que eles não sabem pedir por um pouco de água e comida. A partir de hoje não saio mais de casa sem um pacotinho de ração e uma garrafa de água dentro do carro. Que a cena que vi sirva de exemplo para mais pessoas.


Inscrições da Catequese


Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Catequese CRISMA:
Inscrições na Secretaria Paroquial dos dias 22 ao dia 28 em seu horário de funcioamento de segunda a sábado (de manhâ)! Documentos/xérox: Certidão de Nascimento, Certidão de Primeira Eucaristia e Comprovante de Residência.



Catequese de ADULTOS:
Documento/xérox: Certidão de Batismo e Comprovante de Residência.


Secretaria Paroquial 3262 1728

Igreja na Arquidiocese

Teologia
Nessa Segunda Feira acaba a moleza dos nossos alunos do Instituto de Teologia João Paulo II com o retorno as aulas. Saudamos e acolhemos com carinho nossos novos colegas de curso, o pessoal do Primeiro ano e já manifestamos a saudades dos nossos quartanistas que agora já teólogos, seguem pela estrada da Vida em suas comunidades e paróquias.



Diretor Novo

Padre Marcos de Carvalho faz sua estréia oficialmente neste ano letivo de 2010, como o nosso novo Diretor do Instituto Teológico, auxiliado pelo experiente e traquejado Padre João Carlos Alampe – Vigário Geral e um dos fundadores do Instituto, e pelo jovial Diácono Anderson Fazano, que defendeu mestrado em Dezembro e vem “recheado” de novas idéia. Importante é que, de certa forma, os três integrantes da Direção do Instituto, contam com a simpatia da maioria dos alunos. A Missa a ser presidida por Dom Eduardo começa as 08h00 seguindo-se a aula inaugural para todos.


Nelson convoca

Nelson Brançan convoca todos os irmãos e irmãs cursilhistas para estarem presentes nesta Terça Feira dia 23 de Fevereiro no CAP  Centro Arquidiocesano de Pastoral, para participarem da Missa de abertura das atividades em 2010. Nelson e sua Diretoria estão dispostos a resgatarem o Espírito Cursilhista dos primeiros tempos, mas sem deixar de se adequar aos novos tempos marcados pela necessidade urgente de evangelizar e fazer o anúncio querigmático, para que as pessoas conheçam Jesus Cristo, Deus e Salvador de todos.



Instalação das “Quase Paróquias”

Estamos sabendo que em março pelo menos duas “Quase Paróquias” serão oficialmente instaladas, a São José , em Votorantim, onde atuam os Padres João Carlos Alampe – Administrador Paroquial e o jovem Padre William de Almeida Lopes, que agora mora em Votorantim, ficando assim mais perto do Povo da São José, que já tem por ele muito afeto e consideração. A outra é a de Nossa Senhora de Fátima – Campolim, onde está o Padre Wilson Roberto, que esteve a  frente da PASCOM Arquidiocesana ao longo de 10 anos, ele deverá ser confirmado como Pároco. 




 Capelão Também

Falando em Padre William, ele também foi nomeado pelo Arcebispo Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, para ser o Capelão do Hospital Santo Antonio, com a aprovação do Sr. Renato Muraro Delanhesi, Diretor desse Nosocômio. Antes do Padre William assumir essa Capelania, ninguém pode se esquecer do trabalho maravilhoso desenvolvido pelas irmãs Beneditinas, Orientadas pela Superiora Irmã Hildes, em favor dos enfermos, com a atuação da Pastoral da Saúde das 5 paróquias de Votorantim. Padre William celebra na centenária Capela do Hospital, todas as quintas às 17h00.



Cáritas quer ocupar área no Santa Luzia
Que os leitores não se assustem, pois não se trata de nenhuma invasão de área, mas simplesmente de ocupar de maneira proveitosa, uma grande área de dois mil metros quadrados que se encontra disponível para a Cáritas desde o ano de 2004, e que até o momento ainda não teve nenhuma serventia. O Diácono José Alberto – Presidente da Cáritas Arquidiocesana, falou sobre o assunto na reunião dos Diáconos no último sábado, e tem em mente arrecadar 50 mil reais, para iniciar as obras. Boa decisão, vamos todos colaborar com este projeto, que não é só da Cáritas e nem dos Diáconos, mas de todos nós.



Família Santuário de Vida

Com este sugestivo título, a Rádio Cantate FM lançou neste mês de Fevereiro mais uma atração na sua grade de programação, trata-se de um programa muito atual, onde o Dr. Eduardo e Angela Guenka, trabalham a Família Cristã e suas múltipas Dimensões. O Programa vai ao ar em todas as terças as 09h00 e segundo o casal, o novo trabalho vai indo de vento em pompa. Sucesso a esses nossos irmãos que tanto trabalham pela Santidade da Família, e parabéns a Direção da Cantate por esta iniciativa tão feliz !


Devo participar?

Devo participar desta semana?
Se você é católico, participa dentro de algum movimento, pastoral, catequese ou liturgia, deve sim participar, será um grande evento, que reunirá todas as três paróquias de Porto Feliz. E quem não participar com compromisso, mas é assíduo na Igreja, ou apenas ficou sabendo e quer participar, pode sim participar, não será nada cobrado, a única recomendação é que se leve uma Bíblia, e material para anotação caso queira.


Dos dias 01 de março, segunda-feira, até o dia 05 de março, sexta-feira, sempre as 19h30m da noite, no salão nobre do Colégio Externato São José, no centro de Porto Feliz. Não esqueça de levar sua bíblia!


Veja os Temas:

dia 01 - segunda-feira
A vivência do Batismo e testemunho

dia 02 - terça-feira
Jesus chama e envias colaboradores. Condições para seguí-lo.

dia 03 - quarta-feira
Como surgiram os evangelhos. Evangelho Lucas.

Dia 04 - quinta feira
As parábolas e os milagres de Jesus.

dia 05 - sexta-feira
Jesus e as crianças. Jesus e a autoridade.



O evento é destinado a todos que participam na Igreja Católica de Porto Feliz, fazendo parte de algum movimento, pastoral, catequese e liturgia. E como novidade, todos estão sendo estimulados a levarem um amigo junto. 

Espiritualidade Carmelita - parte 3

OS LEIGOS NA VIDA RELIGIOSA: CONVERSOS, EREMITAS, PEREGRINOS







Os conversos viviam plenamente a sua vida de doação a Deus, mas não abandonavam o estado leigo: eles não formavam uma Ordem no sentido moderno da palavra, mas viviam uma condição de vida ascética juridicamente reconhecida: eram homens e mulheres que, por imposição após pecados públicos, ou espontaneamente, viviam conforme o regime penitencial que a Igreja impunha aos pecadores públicos no acto da reconciliação.






Eram fiéis que decidiam viver em penitência, rompendo temporária ou definitivamente com os compromissos fáceis do mundo. O sinal exterior desta mudança de vida era o hábito de penitente que o fiel vestia apresentando-se à Igreja entre os penitentes, e por conseguinte, assumindo implicitamente os deveres do novo estado: uma certa pobreza e austeridade de vida, jejuns, orações particulares e participação nas orações públicas da Igreja, como as horas canónicasPai Nosso . (Laudes, Vésperas, etc.). Viviam em penitência sozinhos ou associados, na cidade ou na aldeia ou eremitério; alguns conservavam o direito de possuir, outros viviam pondo tudo em comum formando um único instituto sob a direcção dum clérigo, não necessariamente padre, e até dum leigo. Outros vivem a penitência na sua casa: são geralmente esposos, que vestem um hábito abjecto, renunciando ao luxo, observando os jejuns e abstinências e participando na recitação das horas canónicas nas igrejas, ou substituindo-a pela recitação privada do






Além disso a vida eremita liga-se às primeiras experiências de perfeição cristã e comporta um certo grau de separação do mundo ou da condição de exílio e de peregrinação fora da verdadeira pátria.






A vida eremita ou de solidão propriamente dita, é contudo somente um dos modos concretos pelos quais esta exigência se realiza e se organiza nos vários tempos e lugares; de modo que, partindo das próprias exigências, a própria palavra eremita e todo o vocabulário que a isso se refere, não designa sempre a mesma condição de vida.






Particularmente por volta do fim do séc. XII e no limiar do XIII, por exigência de simplicidade, de pobreza efectiva, de liberdade de engajamentos temporários mas muito frequentes, reaparece muito vivamente o desejo de se fixar em lugares solitários. Num tal contexto, expressões como eremitério, eremita, solidão, vida solitária , aplicam-se conforme o caso a mosteiros cenobíticos, (isto é, de vida comunitária), longe de toda a vida urbana, em grupos de celas eremíticas, em eremitérios sem ligação entre si ou com um mosteiro. A variedade, como se vê, não diz respeito somente às características particulares, mas ao próprio modo de viver e de se organizar segundo a exigência dominante, a solidão com Deus: porque uma é certamente a vida de um eremita sozinho, outra a do que vive numa comunidade; outra é a vida solitária dum eremita dependente dum mosteiro, outra a de um independente.






Uma verdadeira inovação, não tanto pela novidade absoluta, como pela proporção que o fenómeno assume, é pelo contrário representada por certos movimentos populares leigos que se conformam directamente com o Evangelho. São grupos de eremitas (hoje chamá-los-iamos grupos expontâneos) sem uma organização estruturada e detalhada, frequentemente mesmo muito pobres, de instituição e de vínculos (laços); alguns tornam-se itinerantes, peregrinos sempre em viagem, que vão pedir e exortam aqueles que encontram.






A condição de peregrino é uma forma de vida ascética tradicional na Igreja. Aqui não se fala tanto de peregrinações aos lugares de devoção, mesmo se eles não são excluídos, mas antes da concepção e dos valores, do modo de vida que eles queriam realizar.






O peregrino realiza sobretudo o conceito de cristão duma certa separação do mundo, visto como lugar de passagem e não como uma morada estável. É abandonar o lugar habitual, o próprio meio de vida para ir onde é desconhecido, estrangeiro, sem amigos ou parentes, sem protecções e seguranças. Neste sentido é uma forma de conversão; com efeito, partindo para uma região desconhecida, o peregrino está sem papel social, sem poderes, posto à margem; é um pobre no sentido mais concreto da palavra.






A meta da peregrinação podia ser qualquer lugar solitário, mosteiros onde se era desconhecido, ou lugares tornados sagrados pela presença e sacrifício do Salvador: a Terra Santa exercia, por excelência, uma atracção especial. Na peregrinação à Terra Santa todos os temas e valores ascéticos descritos até aqui parecem reconhecer-se dum modo especial: a rotura com o mundo, com a própria pátria, a conversão, o facto de percorrer a terra por amor de Cristo e de viajar em direcção à terra prometida como Abraão.






Não era raro alguns prometerem ficar para sempre na Terra Santa: o próprio facto de ter chegado lá comportava por si mesmo uma decisão de combater com Jesus Cristo, não necessariamente no sentido guerreiro do termo, mas no de milícia espiritual. Com efeito a Terra Santa era considerada Património ou Reino de Jesus Cristo; por conseguinte, quem aí habitava era considerado como seu vassalo e devia-lhe fidelidade e serviço. Frequentemente este serviço vivia-se entretanto, no fim da peregrinação, num mosteiro para aí viver seguindo uma regra, ou então ainda como leigo.






O engajamento de efectuar esta peregrinação podia ser assumido por qualquer categoria de cristãos, sem excluir os monges, cónegos, clero, bispos e abades; e de facto, assim aconteceu. Mas é claro que, visto a maior liberdade de movimento de que gozavam, foi sobretudo ao encontro dos leigos e dos eremitas.






A sua presença no seio das cruzadas, como a dos padres e dos bispos devia servir para manter claramente o espírito religioso e o convite à conversão permanente dos soldados; além disso a oração e a humildade destes pobres era considerada particularmente eficaz face ao Senhor do qual se espera unicamente a vitória.

Santo do dia

Cátedra de São Pedro




Neste dia se comemora o Apóstolo São Pedro enquanto no exercício de suas funções docentes: a cátedra, ou cadeira, do Vigário de Jesus Cristo, Mestre da Igreja universal. São Pedro foi bispo de Antioquia durante alguns anos e depois instalou sua cátedra definitivamente em Roma.

35 mil pessoas no carnaval


Por A.I. Prefeitura de Porto Feliz



O Carnaval Solidário 2010 organizado pela Prefeitura Municipal contou com público de cerca de 35 mil pessoas durante as quatro noites. Os portofelicenses foram à Praça Dr. José Sacramento e Silva (Matriz) para divertir-se com o desfile de blocos e as atrações musicais.

Desfilaram pelas ruas centrais — com saída em frente à Câmara Municipal e seguindo pelas ruas Altino Arantes, Chapéu da Madre e André Rocha até chegar à Praça da Matriz — os blocos carnavalescos Banda do Mé, Nostravamos, Banda Angélica e Gaiola das Virgens, além da escola Espada de Ouro. Na terça-feira, 16, último dia do carnaval de rua, atrás do trio elétrico veio o bloco “Vai Quem Guenta”, formado por integrantes de todos os outros blocos e público presente. Prefeitura Municipal promoveu ainda no domingo, 14, matinê na Praça da Matriz.

As atrações musicais que animaram as noites de carnaval de rua de Porto Feliz foram os grupos Cantaê e Katinguelê. A folia contou ainda com participação dos DJ’s Kadu e Logan.


Igreja nesta segunda-feira

 




  


  
 7h15m Missa no Cemitério Velho, 
na Capela do Calvário




  
14h Grupo de Oração Bom Pastor
15h Missa com Benção do Santíssimo


Para as mulheres de Porto Feliz

 
Vários projetos e ações na área da promoção de saúde e atividades físicas para melhorar a qualidade de vida estão com inscrições abertas em Porto Feliz, entre eles o programa “Qualidade de Vida”, que objetiva incentivar a prática de atividade física, inclusão social, melhora da auto-estima dos participantes e da saúde em geral.

O programa é aberto a mulheres a partir de 16 anos que participam de caminhadas, ginástica e palestras preventivas. As interessadas deverão fazer suas inscrições no horário e local das aulas diretamente com as professoras. É necessária a apresentação de atestado médico para a prática de atividades físicas.

Confira os locais e horários do programa!
Cemex
Segundas e quartas-feiras - das 8h30 às 9h30
Terças e quintas-feiras - das 17h30 às 18h30

Sab’s Popular
Segundas, quartas e sextas-feiras - das 7 às 8 horas, 17 às 18 horas, 18h30 às 19h30, 19h30 às 20h30

Escola São José
Terças e quintas-feiras - das 7 às 8 horas, 8h30 às 9h30, 17 às 18 horas, 18 às 19 horas

Escola São José para a Melhor Idade
Terças-feiras - das 16 às 18 horas

Associação dos Servidores Públicos Municipais
Terças e quintas-feiras - das 7 às 8 horas e das 8 às 9 horas