quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

ARQUIDIOCESE SE DESPEDE DO DIÁCONO OSVALDO BISTÃO

Diac. Wilson, Bistão e Cojak
 
A

Com a presença de 13 sacerdotes, entre eles, os Padres Tadeu e Antonio Carlos, que foram párocos da Santa Rita, e de 11 Diáconos Permanentes, a arquidiocese de Sorocaba despediu-se do Diácono Osvaldo Bistão, em missa de corpo presente, presidida pelo Arcebispo Metropolitano D. Eduardo Benes de Sales Rodrigues, na Igreja de Santa Rita, na Vila Santana onde o Diácono serviu ao longo de seus 37 anos de diaconato.
Com a igreja repleta de fiéis de várias paróquias, a missa teve em seu encerramento a cerimônia de exéquias, onde na abertura, em nome de todos os Diáconos o Diácono Arari dos Santos Amorim usou da Palavra para louvar a Deus e agradecer pela vocação diaconal do Sr. Osvaldo, e pela sua Esposa Sra. Conceição, filhos e netos, que o cederam para servir a igreja. Também usaram da palavra os Padres Antonio Carlos, e depois Tadeu, ambos bastante emocionados, lembrando da vida do Diácono, sempre voltada para a Igreja em uma dedicação extrema, a ponto de proclamar o evangelho trêmulo, por causa da diabete alta, comentou o Padre Toninho.
Padre Tadeu lembrou p caráter missionário do Diácono, que evangelizou grande parte da zona norte, celebrando em baixo de árvore ou mesmo em garagens, fazendo surgir comunidades inteiras que hoje são paróquias.
Dom Eduardo, em sua homilia enalteceu a figura do Diácono zeloso pelas coisas de Deus e da Igreja e citando uma mensagem da internet, afirmou que a saudades é o amor que fica, daquele que parte. No final, atendendo pedido do próprio Diácono Biastão, ainda em vida, o coral da Santa Rita entoou o “Magnificat”, emocinando ainda mais os familiares, toda a comunidade, os padres e Diáconos presentes.

                                                UM POUCO DE SUA HISTÓRIA

Nascido em 01 de Julho de 1925, ordenado pela imposição das Mãos de D. José Melhado Campos no dia 22 de Abril de 1973, morreu nessa Quinta Feira dia 02 de Dezembro, aos 85 anos de idade o Diácono Permanente Osvaldo Bistão da Paróquia Santa Rita – Vila Santana, aonde atuou desde a sua ordenação, desbravando a Região Norte onde com suas pregações cheias de entusiasmo, fez nascer inúmeras comunidades que hoje são Paróquias.
 
                                       ENTUSIASMO ERA O SEU FORTE
No ano passado, precisamente no mês de Julho, por ocasião de uma visita em sua casa, onde estiveram os Diáconos Wilson de Almeida Lopes, Arari dos Santos Amorim e José da Cruz, embora debilitado pela enfermidade, ele deixou uma mensagem à Arquidiocese, publicada no jornal Terceiro Milênio na edição número 130, que circulou em Agosto de 2009, cujo texto transcrevemos na íntegra.
O Diácono Osvaldo Bistão, 37 anos de ministério e 84 de idade, mesmo um pouco debilitado pela enfermidade, nunca perdeu o entusiasmo da Fé, e no ano de 2008, por ocasião de uma visita de Diáconos, assim expressou-se, quando foi lhe pedido deixar uma mensagem:
“O Diácono é excelente catequista, missionário evangelizador, pois por onde passa, deixa um rastro de luz e de glória no meio do povo. Eu amo a todos meus irmãos de ministério e os tenho em meu coração, são meus irmãos em Cristo, esse Cristo que morreu e ressuscitou, acabando com o homem Velho, por isso, nos meus 84 anos, posso dizer que não sou um velho, mas um jovem, porque vivo na juventude de Cristo”.
Essas palavras ditas pelo Diácono Osvaldo Bistão, são um fiel reflexo daquilo que ele foi, um autêntico missionário evangelizador e que sem dúvida deixou um fulguroso rastro de luz no coração de todo o Povo de Deus da nossa arquidiocese.

Veja de primeira mão: jornal Terceiro Milênio!!!

Conheça agora antes do jornal chegar às paróquia de Porto Feliz e de toda a Arquidiocese, a edição do jornal Terceiro Milênio em versão digital!


Clique aqui

Boa leitura, Paz e Bem!

Crisma: Paróquia Nossa Senhora Aparecida


Neste sábado, dia 27, a Igreja Nossa Senhora Aparecida recebeu o Arcebispo Metropolitano de Sorocaba, Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, que veio até a cidade para Crismar 64 jovens divididos pela seguintes comunidades: urbana - N. S Aparecida. Rurais - Campo Largo, Barreiro Rico, Faxinal, Santa Cruz, Haras Portela e Caic. 


Para os Católicos, a Crisma é um Sacramento (sinal), sendo no batismo um nascimento e na crisma é um crescimento/ confirmação na Fé, quando o jovem decide confirmar sua fé, renovar suas promessas, que eles busquem evitar todo o mau, especialmente as drogas. Na homilia, Dom Eduardo quis conversar com os jovens, parabenizá-los pelo passo dado. Pe Washington também participou da celebração, agradeceu aos catequistas pelo bom trabalho feito. Dom Eduardo retornará a Porto Feliz, no dia 12 de dezembro para crismar mais 88 jovens na Comunidade Santa Cruz as 9h30m

Nota de Falecimento na Arquidiocese!

Diácono Osvaldo Bistão (sentado)
                          
 Nascido em 01 de Julho de 1925, ordenado pela imposição das Mãos de D. José Melhado Campos no dia 22 de Abril de 1973, morreu nessa Quinta Feira dia 02 de Dezembro, aos 85 anos de idade o Diácono Permanente Osvaldo Bistão da Paróquia Santa Rita – Vila Santana, aonde atuou desde a sua ordenação, desbravando a Região Norte onde com suas pregações cheias de entusiasmo, fez nascer inúmeras comunidades que hoje são Paróquias.
 
                                       ENTUSIASMO ERA O SEU FORTE
No ano passado, precisamente no mês de Julho, por ocasião de uma visita em sua casa, onde estiveram os Diáconos Wilson de Almeida Lopes, Arari dos Santos Amorim e José da Cruz, embora debilitado pela enfermidade, ele deixou uma mensagem á arquidiocese, publicada no jornal Terceiro Milênio na edição número 130, que circulou em Agosto de 2009, cujo texto transcrevemos na íntegra.
O Diácono Osvaldo Bistão, 37 anos de ministério e 84 de idade, mesmo um pouco debilitado pela enfermidade, não perde o entusiasmo pela vocação, e em suas sábias palavras, homenageamos a todos os diáconos permanentes, incluindo os falecidos.

 “O Diácono é excelente catequista, missionário evangelizador, pois por onde passa, deixa um rastro de luz e de glória no meio do povo. Eu amo a todos meus irmãos de ministério e os tenho em meu coração, são meus irmãos em Cristo, esse Cristo que morreu e ressuscitou, acabando com o homem Velho, por isso, nos meus 84 anos, posso dizer que não sou um velho, mas um jovem, porque vivo na juventude de Cristo”
Essas palavras ditas pelo Diácono Osvaldo Bistão, são um fiel reflexo daquilo que ele foi, um autêntico missionário evangelizador e que sem dúvida deixou um fulguroso rastro de luz no coração de todo o Povo de Deus da nossa arquidiocese.

                                  MISSA DE CORPO PRESENTE SERÁ AS 16h00
Em comunicado a todos os Diáconos Permanentes, enviado esta manhã, o Presidente da Comissão dos Diuáconos, em exercício Antonio Sartorelo, informa que o corpo do Diácono está sendo velado na Igreja Santa Rita onde as 16h00, com a presença de todo o clero, será celebrada Missa de corpo presente, e o sepultamento será as 17h00.
                                    ESCOLHEU O OFÍCIO PARA O VELÓRIO....
No ano de 2008, em uma de suas crises, ligou para o Diácono José da Cruz, que era o Presidente dos Diáconos para manifestar o seu desejo em relação ao seu funeral.
As escondidas da esposa Sra. Conceição, pois naquele dia, segundo ele, presentiu que sua morte estava próxima, ditou por telefone o Ofício que deverá ser feito no seu velório,
"Eu gostaria que no meu velório rezassem o Ofício do Domingo de Páscoa na página 465 do 2º Volume e que o hino fosse do Magníficat".

Aniversário de 1 Ano da Juventude Àgape


Acontece Domingo dia 05 de Dezembro na Igreja Nossa Senhora da Ponte o Aniversário de 1 ano da Juventude Àgape.
Será um Grande Encontro com Palestra, Adoração, Animação, Dança, Teatro, Almoço e no Final Grande Baile com Cristo.

Confira a Programação:


08:00 - Santa Missa - Frei Eugênio

09:00 - Café da Manhã

09:30 - Animação e Acolhida

09:50 - Pregação Anderson - Tema:  Jovem Seja Canal de Graça

10:30 - Intervalo

10:50 - Pregação Nitemar - Tema: Verdadeiro Amigo

11:40 - Adoração Vinicius

12:30 - Almoço

13:30 - Teatro e Dança

14:00 - Pregação Ronaldo - Tema: Viver em Comunidade e com os Irmãos


15:00 - Animação

15:30 - Pregação Xis - Tema: Viver em Familia

16:30 - Parabéns

17:00 - Grande Baile com Cristo


Participem...

2ª Mostra Cultural em Prol dos Vicentinos