quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Todos os dias 34 mil pessoas no mundo passam a fazer parte da "família" da Igreja Católica

 

Todos os dias, 34 mil pessoas passam a fazer parte da “família” da Igreja Católica. É o que revela o relatório anual da “Situação da missão global”, realizado em 2011, e segundo o qual o catolicismo reúne um bilhão e 160 milhões de fiéis. Números que desmentem o clichê de que vivemos em uma sociedade moderna cada vez mais secularizada e relativista, que rejeita tudo aquilo que tende ao transcendente, mas que, ao contrário, demonstra a vitalidade de uma Igreja que renova e aumenta sua comunidade de fiéis. Segundo os dados do estudo, divulgado pela agência Analisis Digital, e retomados pela agência Zenit, no mundo hoje existem dois bilhões de pessoas, de um total de 7 bilhões, aos quais nunca chegou a mensagem do Evangelho. Outros dois bilhões e 680 milhões ouviram algumas vezes falar de Cristo, ou o conhecem vagamente, porém não são cristãos.

“Apesar do fato de Jesus Cristo ter fundado uma só Igreja, e pouco antes de morrer, rezava para que “todos fossem um”, hoje existem muitas denominações cristãs: eram 1.600 no início do século XX, e são já 42 mil em 2011”, afirma o estudo. Os protestantes carismáticos são 612 milhões e crescem 37 mil ao dia. Os protestantes "clássicos" são 426 milhões e aumentam 20 mil por dia. As Igrejas Ortodoxas somam 271 milhões de batizados e ganham cinco mil por dia. Anglicanos, reunidos principalmente na África e na Ásia, 87 milhões, e três mil a mais por dia. Aqueles que o estudo define "cristãos marginais" (Testemunhas de Jeová, Mórmons, aqueles que não reconhecem a divindade de Jesus ou da Trindade) são 35 milhões e crescem dois mil ao dia.

“A forma mais comum de crescimento é ter muitos filhos e fazê-los aderir à sua tradição religiosa. A conversão é mais rara, no entanto, acontece para milhões de pessoas todos os anos, e o mais comum é a de um cônjuge para a fé do outro”. Em 2011, os cristãos de todas as denominações terão feito circular 71 milhões de Bíblias a mais no mundo (há hoje 1 bilhão e 741 milhões, algumas de forma clandestina). A cada ano 409 mil cristãos partem para evangelizar um país que não é o seu de origem, distribuídos em 4.800 organizações missionárias diversas.

 

Fonte: Rádio Vaticano

Procuradoria quer anular concessões das TVs Aparecida e Canção Nova

image

 

DE SÃO PAULO

O Ministério Público Federal em Guaratinguetá (SP) entrou com duas ações civis públicas pedindo a anulação das concessões das TVs Canção Nova e Aparecida, realizadas em 1997 e 2001, respectivamente.

Para a Procuradoria, as concessões outorgadas pelo Ministério das Comunicações à Fundação Nossa Senhora de Aparecida, mantenedora da TV Aparecida (canal 59-E), e à Fundação João Paulo 2º, mantenedora da Canção Nova (canal 35-E), ocorreram "sem a observância de processo de licitação obrigatório para concessão de serviço público", previsto pela Constituição de 1988.

As emissoras transmitem nacionalmente programação evangelizadora de diferentes correntes da Igreja Católica e seus sinais estão disponíveis para antena parabólica e nos sinais das TVs abertas que integram a programação da maioria das operadoras de TV a cabo.

Para o procurador da República Adjame Alexandre Gonçalves Oliveira, somente a licitação dos canais educativos permitiria à administração pública selecionar a entidade mais capacitada tecnicamente e que apresente o melhor projeto educacional.

Gonçalves afirma que o pedido de cassação das concessões não tem nenhum vínculo com o tipo de conteúdo transmitido pelas emissoras, "mas com o fato de terem sido outorgadas sem licitação, o que põe em xeque a utilização democrática e transparente desse meio de comunicação, que é eminentemente público".

Segundo as ações, a ausência de licitação anula todos os atos posteriores, principalmente, o contrato de concessão firmado entre a União e a entidade interessada.

As TVs têm sede em Cachoeira Paulista (SP). A reportagem já entrou em contato com as assessorias das emissoras e do Ministério das Comunicações para comentar o assunto e aguarda um retorno.

fonte:http://www1.folha.uol.com.br/poder/1010777-procuradoria-quer-anular-concessoes-das-tvs-aparecida-e-cancao-nova.shtml

Semana Teológica debateu o “Status Canônico” dos Leigos nessa Terça Feira

 

Com uma participação inexpressiva, apenas 30 leigos ( os alunos do Curso Livre de Teologia poderiam enriquecer a Semana, com a sua presença) teve seqüência na noite dessa Terça Feira a Semana Teológica organizada pelo Instituto de Teologia João Paulo II que tem como tema “Missão dos Leigos: Missão da Igreja” onde o Conferencista Prof. Dr. Pe. Fernando Henrique Giuli Batista – Paróquia São Paulo Apóstolo, discorreu sobre o ‘status canônico’ dos leigos em uma perspectiva histórico-eclesial, tendo como debatedor o Diácono Pérmanente José da Cruz – aluno do Instituto no 4º ano de Teologia.

A Semana teve início na noite de Segunda Feira, com a primeira conferência que debateu “O Discipulado dos Leigos: a missão da Igreja à luz do Documento de Aparecida”, com a participação de Dom José Luiz Bertanha – bispo da Diocese de Registro e Prof. Ms Pe. Marcos Ribeiro de Carvalho.

“Uma Retrospectiva do Direito Canônico”

Com a sua experiência e o seu vasto conhecimento na área Canônica, onde Doutorou-se em 2010, o Professor Dr.Pe Fernando Henrique Giulli fez uma colocação bastante simples e objetiva, mostrando o desenvolvimento do Direito desde a Didaquê, passando pelas Decretais da Idade Média, até 1917 quando foi promulgado o Primeiro Código que era bastante Jurídico e ainda não contemplava o Leigo.

O Novo Código , promulgado em 1983 pelo Papa João Paulo II é muito mais pastoral e dá um enfoque especial ao trabalho e participação dos Leigos, cuja abertura teve início em 1965.

Pe Giulli lembrou do rigorismo jurídico do antigo Código citando, por exemplo o que dizia sobre a vida do sacerdote “Aquele Código denominado Pío Beneditino estabelecia por exemplo, que o Padre tinha que ir dormir as 18,00 horas não podendo mais sair da casa paroquial após esse horário”

Encerrando a conferência Pe Giulli lembrou a citação do último Código, o de número 1752, que é uma síntese perfeita de todo o CDC “Nas causas de transferência, aplique-se as prescrições do Can. 1747, RESPEITANDO-SE A EQUIDADE CANONICA E TENDO DIANTE DOS OLHOS A SALVAÇAO DAS ALMAS QUE, NA IGREJA, DEVE SER SEMPRE A LEI SUPREMA”

O evento terá sequência nessa Quarta Feira com o tema "Os Ministérios Leigos:Reflexões Pastorais, com o conferencista Professor Mestrando Pe Marivaldo de Oliveira, e op Debatedor José Rafael da Costa - aluno do Terceiro ano do Instituto de Teologia João Paulo II.

Fonte, Site Arquidiocese Sorocaba

Governo de Capivari realiza “Semana da Consciência Negra” de 20 a 27 de novembro

 

 

O Governo Municipal de Capivari, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, busca lançar um novo olhar sobre o passado de Capivari, recontando a história de todos aqueles que contribuíram para a construção do município.
Desta forma, a Prefeitura realiza a “Semana da Consciência Negra” de 20 a 27 de novembro, um encontro da cultura de matrizes africanas que pretende reunir em diferentes momentos e espaços a reflexão crítica, a reconstrução da história, a valorização da memória, dos saberes e dos fazeres do povo negro e de sua ancestralidade, manifestadas nas diversas formas artísticas e expressões culturais.
Ao longo da semana serão realizadas rodas de diálogo, vivências e mostras artísticas de música e dança.
“Os palcos dessa ação serão a Praça Central e a Casa da Cultura, espaços onde num passado não tão distante, mas triste, negros e não negros não podiam conviver de forma social, motivando a segregação racial não velada e a divisão de um povo que hoje quer construir um amanhã melhor para a cidade de Capivari”, contou o Secretário de Cultura e Turismo, Rogério Alves.
Acompanhe a programação completa da “Semana da Consciência Negra” de Capivari:
20/11 – DOMINGO
10h – Abertura da exposição “O Batuque e a Memória Negra”
Mostra inaugural do Centro de Memória de Capivari, com exposição de fotos, instrumentos musicais e depoimentos em audiovisual de grupos e personalidades da comunidade negra.
Visitação: 3ª a 6ª feira - 09h30 às 16h30 e sábados e domingos - 10h às 16h
Local: Museu Dr. Cesário Motta Júnior, que fica na Praça José Zuza, s/n, no centro.


21/11 – SEGUNDA-FEIRA
20h – Espetáculo “Diversidade e Multiculturalismo” (Música e Dança)
Apresentação alunos das EICAP´s – Escolas de Tempo Integral de Capivari
Local: Casa da Cultura, que fica na Rua Saldanha Marinho, nº 188, no centro.

22/11 – TERÇA-FEIRA
20h – Espetáculo “Diversidade e Multiculturalismo” (Música e Dança)
Apresentação alunos das EICAP´s – Escolas de Tempo Integral de Capivari
Local: Casa da Cultura.
1º Festival de Cultura Afro Brasileira de Capivari

25/11 – SEXTA-FEIRA
19h30 - Abertura oficial do Festival às 19h30
21h – Apresentação de Afoxé com Bloco Afro Ilú Obá de Min - Banda Feminina de Percussão
Local: Casa da Cultura

26/11 – SÁBADO
8h30 - Roda de Conversas - Tema: Conquistas e Desafios da Igualdade Racial.
Roda de Conversas com os convidados Sebastião Arcanjo “Tiãozinho” - vice presidente da A.A. Ponte Preta e Secretário Municipal de Serviços Públicos de Campinas, Robson L.M. Martins - militante pela promoção da igualdade racial (Campinas), Padre João de Campos Júnior – Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora (Sorocaba), Benedito Luiz Mauro “Mestre Lumumba” – músico, compositor, poeta, percussionista e fazedor de tambores (São Luiz do Paraitinga), Isabel Alves – Rede de Economia Solidária – Regional Campinas (Hortolândia)
Local: Casa da Cultura
14h – Vivências Culturais
Com Jongo Dito Ribeiro - dança e percussão (Campinas), Companhia Narradores Urbanos - Contadores de Histórias (Campinas) e Tia Nice do Acarajé - Mestre em Culturas Populares (Campinas), Mestre Lumumba (São Luiz do Paraitinga).
Local: Casa da Cultura
20h – Coral Gospel Black Soul (Piracicaba)
Local: Casa da Cultura
21h – Show Expresso 4.11 (Campinas)
Banda que mistura instrumentos elétricos e percussivos na busca da junção da música popular de raiz e o contemporâneo.
Local: Praça Central
22h30 – Batuque de Umbigada (Capivari, Tietê, Piracicaba, São Paulo)
Dança de raiz com origem africana típica da região de Capivari
Local: Praça Central

27/11 – DOMINGO
10h - Roda de Conversas – Ancestralidade e Atualidade da Cultura Afro no Brasil.
Com Paulo Cesar Pereira de Oliveira (Pai Paulo) – Centro Cultural Orunmilá - Ponto de Cultura “Ilê Edé Dúdu ” - Casa da Cultura Negra (Ribeirão Preto), Vitor Lutunguissa Nguiovani Mata – Africanista (Capivari), Carlos Carvalho Cavalheiro – Autor de “A história de Preto Pio e a fuga dos escravos de Capivari, Porto Feliz e Sorocaba” (Sorocaba), Luís Antônio Albiero – Advogado e Assessor Parlamentar (Capivari).
Local: Casa da Cultura
14h às 18h – Vivências Culturais
Com Urucungos: Grupo de Teatro e Danças Populares (Campinas); Roda de Capoeira Herança Cultural - Mestre Catitu (Hortolândia) e Herança Negra - Mestre Odésio (Capivari); Grupo de Dança Afro e Percussão do Centro Cultural Orunmilá - Ponto de Cultura “Ilê Edé Dúdu ” - Casa da Cultura Negra (Ribeirão Preto)
Local: Casa da Cultura
20h às 22h – Show de encerramento com Grupo de Dança Ojú Obá – Ponto de Cultura Caminhos (Hortolândia)
Local: Praça Central.

Fonte. Site Prefeitura de Capivari

Polícia identifica corpo "fisgado" em rio de Votorantim

Homem morto foi identificado como sendo de Rafael Leal Sandi.
Mulher que pescava encontrou o cadáver.

O corpo encontrado na tarde de domingo (20) no trecho do Rio Sorocaba que cruza Votorantim é de Rafael Lean Sandi. O corpo foi "fisgado" por uma mulher que pescava.

O cadáver foi levado para o IML (Instituto Médico Legal) de Sorocaba e o reconhecimento foi feito somente na noite desta segunda-feira (21). A pescadora afirmou à polícia que pensava ter pego um peixe grande, ou mesmo que a linha havia enroscado em um galho, tamanho o peso na linha.

O corpo foi encontrado perto da praça José Ermírio de Moraes, na Vila Dominguinhos. O cadáver apresentava ferimentos, mas a polícia ainda não sabe se o homem se afogou ou foi vítima de homicídio.

Fonte, Temmais.com

Paróquia de Votorantim celebra missa de ação de graças no jubileu de padre Paulo

 


PADRE PAULO ROBERTO GONZALES, 25 anos de sacerdócio a serviço da Igreja.

A igreja matriz de São João Batista e da Imaculada Conceição, de Votorantim, abre suas portas hoje à noite, para missa de ação de graças que ali será celebrada às 19h30, pela passagem do 25º aniversário de ordenação sacerdotal de seu pároco, o estimado padre Paulo Roberto Gonzales. Nascido em Sorocaba a 10 de maio de 1957, o padre Paulo Roberto Gonzales foi ordenado sacerdote da Igreja pela imposição das mãos episcopais de dom José Lambert, então bispo diocesano e depois primeiro arcebispo metropolitano de Sorocaba, no dia 23 de novembro de 1986, festa litúrgica de Cristo Rei, em cerimônia realizada no Ginásio Municipal de Esportes. 

Ao longo deste 25 anos de sacerdócio, o jubilando padre Paulo passou por várias paróquias de Sorocaba também e, entre os anos 1988 e 2001, foi chanceler do (Arce)Bispado. Em 1989, assumiu pela primeira vez as funções de pároco da Comunidade de São João Batista e da Imaculada Conceição, de Votorantim, função que novamente passou a desempenhar a partir de março de 1999. 

Fonte. Diario de Sorocaba

Celebrando o Tempo do Advento

 

 

images

A palavra Advento vem do latim “adventus” que significa chegada, vinda. É o tempo de preparação para a solenidade do nascimento de Jesus Cristo, que se iniciou no dia 30 de novembro e termina em 24 de dezembro. Esse tempo litúrgico forma o Ciclo do Natal, que se encerra com a festa do Batismo de Jesus.
A duração do Advento é de quatro semanas e se compõe de duas partes: do primeiro Domingo do Advento até o dia 16 de dezembro, destaca-se a parte escatológica, a vinda do Senhor no final dos tempos. Do dia 17 a 24 de dezembro, prepara-se a vinda de Jesus na história da vida e do mundo, que é seu Natal.
Nas celebrações, a cor litúrgica é roxa, lembrando o convite de João Batista, que pede conversão, mudanças profundas na nossa vida: ”Preparem o caminho do Senhor, endireitem suas estradas.” (Lucas 3,4-6) As leituras bíblicas deste tempo apresentam a figura de Isaías, João Batista e Maria que são os modelos para nos preparar a vinda do Senhor.
Dentro da teologia e espiritualidade do Advento, os textos bíblicos falam da dupla vinda de Cristo: a primeira, no Natal, e a segunda, na Parusia, o fim dos tempos. A vinda de Cristo é esperada pela Igreja com oração e vigilância: “Vem, Senhor Jesus”, como São Paulo nos fala.
A espera de Cristo é uma das promessas messiânicas já cumprida parcialmente. Nossos pais na fé esperaram e não alcançaram, mas ouviram por Isaias que um tempo novo de esperança e de paz chegaria. Todo o Antigo Testamento está voltado, pelo anúncio dos profetas, para o mistério do Cristo que virá. Para nós hoje é viver na Igreja toda esta centralidade de Cristo na história da salvação, celebrando o grande mistério: vem a nós o esperado das nações, o anunciado pelos profetas, o revelado por seu Pai.
Nessa caminhada do Advento, além de Isaías e João Batista, a Liturgia apresenta outra figura importante: Maria. O evangelho de Lucas narra a anunciação, quando Maria diz sim ao convite de Deus e aceita ser mãe de Jesus que se encarna em seu seio e passa a “habitar entre nós”.
Maria é celebrada no dia 8 de dezembro, na festa de sua imaculada conceição. A Virgem Imaculada diz sim e vive o seu silencio na escuta do próprio Deus que chega. Do dia 17 a 24 de dezembro, a Liturgia nos marca bem a figura de Maria, a “cheia de graça”, a “bendita entre todas as mulheres” , a “nova Eva”.
Após o pecado de Adão e Eva, Deus mostra para Eva uma nova mulher, uma segunda Eva, que dará à luz um filho. Ele é o “filho das promessas”, o novo Adão, Jesus Cristo, que reerguerá a humanidade decaída por causa da desobediência dos primeiros pais. Maria é presença exemplar no Tempo do Advento, na palavra e na oração, aquela que transformou a espera em presença viva do próprio Cristo.
O Advento é tempo de oração da Igreja, que ora e suplica para que Cristo seja conhecido entre todos os povos, seja sinal de esperança e sinal de salvação para todos num mundo marcado por guerras, violências, divisões, incredulidades, soberba, auto-suficiência. O Advento é um tempo de espiritualidade que deve nos comprometer na tarefa pela construção de “novos céus e novas terras”.
A Igreja nos exorta a vivermos em vigília e oração, para que esse tempo da graça seja proveitoso para nós, realizando-se o que reza a Liturgia: “Ó céus, que chova sobre nós, que suas nuvens derramem a justiça. Abra-se a terra e brote para nós a salvação.”

São Clemente I

São Clemente I

Com grande alegria e veneração lembramos a vida do terceiro Papa que governou, no primeiro século, a Igreja Romana. São Clemente I assumiu a Cátedra de Pedro, depois de Lino, Anacleto e com muito empenho regeu a Igreja de Roma dos anos 88 até 97.
Sobressai no seu pontificado um documento de primeira grandeza, fundamental a favor do primado universal do Bispo de Roma: a carta aos Coríntios, escrita no ano de 96.
Perturbada por agitadores presumidos e invejosos, a comunidade cristã de Corinto ameaçava desagregação e ruptura.
São Clemente escreve-lhe então uma extensa carta de orientação e pacificação, repassada de energia persuasiva, recomendando humildade, paz e obediência à hierarquia eclesiástica já então definida nos seus diversos graus: Bispos, Presbíteros e Diáconos.
Esta sua intervenção mostra que Clemente, para além de Bispo de Roma, sentia-se responsável e com autoridade sobre as outras Igrejas.
E saliente-se que, nessa altura, vivia ainda o Apóstolo São João, o que nos permite concluir que o Primado não foi de modo algum uma ideia meramente nascida de circunstâncias favoráveis, mas uma convicção clara logo desde o início. Se assim não fosse, nunca São Clemente teria ousado meter-se onde, por hipótese, não era chamado.
João, como Apóstolo de Cristo, era sem dúvida uma figura venerável. Mas era ao Bispo de Roma, como sucessor de São Pedro, que competia o governo da cristandade.
Uma tradição, que remonta ao fim do século IV, afirma que São Clemente terminou sua vida com o martírio. Seu nome ficou incluído no Cânon Romano da Missa.
São Clemente I, rogai por nós!

Evangelho do Dia

Ano A - Dia: 23/11/2011

Presos e perseguidos por causa do Reino

Leitura Orante
Lc 21,12-19
- Mas, antes de acontecer tudo isso, vocês serão presos e perseguidos. Vocês serão entregues para serem julgados nas sinagogas e depois serão jogados na cadeia. Por serem meus seguidores, vocês serão levados aos reis e aos governadores para serem julgados. E isso dará oportunidade a vocês para anunciarem o evangelho. Resolvam desde já que não vão ficar preocupados, antes da hora, com o que dirão para se defender. Porque eu lhes darei palavras e sabedoria que os seus inimigos não poderão resistir, nem negar. Vocês serão entregues às autoridades pelos seus próprios pais, irmãos, parentes e amigos, e alguns de vocês serão mortos. Todos odiarão vocês por serem meus seguidores. Mas nem um fio de cabelo de vocês será perdido. Fiquem firmes, pois assim vocês serão salvos.