domingo, 1 de setembro de 2013

"Nunca mais a guerra! A paz é um dom muito precioso, que deve ser promovido e tutelado”, disse o Papa Francisco no Ângelus totalmente dedicado à paz.

 

 

PapaPazO papa Francisco dedicou o Ângelus deste domingo, 1º de setembro, ao tema da paz, recordando os tantos conflitos em diversas partes do mundo, no Oriente Médio e em especial na Síria. O pontífice disse estar “profundamente ferido” pelo que está acontecendo na Síria, naquele “martirizado país” e em outros locais de conflito e por isto convocou um Dia de Oração e Jejum para 7 de setembro, convidando a todos cristãos, fiéis de outras religiões e não-crentes.

“Nunca mais a guerra! Nunca mais a guerra! A paz é um dom muito precioso, que deve ser promovido e tutelado”, disse o papa. “Com uma angústia crescente o grito da paz eleva-se de todas as partes da Terra, de todos os povos, do coração de cada um, da única grande família que é a humanidade”, continuou.
O papa declarou ainda que acompanha, com preocupação, tantas situações de conflito. Mas que nestes dias tem o coração profundamente ferido pela situação da Síria. Francisco disse estar angustiado pelo dramático desenvolvimento dos acontecimentos. “Quanta devastação, quanta dor trouxe e traz o uso das armas naquele país martirizado”.
“Com particular firmeza condeno o uso de armas químicas”, declarou veemente o Santo Padre, que conclamou a todos a pensarem em quantas crianças não poderão ver a luz de um futuro. “Existe um juízo de Deus e também um juízo da história sobre nossas ações ao qual não se pode escapar!”.
“Não é nunca o uso da violência que leva à paz”, advertiu: “Guerra chama guerra, violência chama violência! Com todas as minhas forças peço às partes envolvidas no conflito para escutarem a voz de suas consciências, de não fecharem-se nos próprios interesses mas de olhar o outro como a um irmão e de tomarem, com coragem e decisão, o caminho do encontro e da negociação, superando a cega contraposição”.
O papa então apelou à comunidade internacional para que realize todo esforço possível, promova sem demora iniciativas claras pela paz, baseadas no diálogo e na negociação para o bem de toda a população síria. “Que não sejam poupados esforços em garantir assistência humanitária a quem é atingido por este terrível conflito, em particular aos deslocados no país e aos numerosos refugiados nos países vizinhos”.
Então o papa perguntou: “O que podemos nós fazer pela paz no mundo? A paz é um bem – recordou – que supera todas as barreiras porque é um bem de toda a humanidade”.
“Repito em alta voz: Não é a cultura do confronto, a cultura do conflito que constrói a convivência nos povos e entre os povos, mas esta – a cultura do encontro, a cultura do diálogo, este é o único caminho para a paz. Que o grito da paz se eleve alto, para que chegue ao coração de todos, e que todos deponham as armas e deixem-se guiar por desejo de paz”.
Por fim, o convite a todos os católicos, aos fiéis de outras religiões e aos não-crentes para participar de um Dia de Oração e Jejum pela Paz na Síria, no Oriente Médio e no mundo inteiro: “O 7 de setembro, na Praça São Pedro, aqui, das 19 até às 24 horas, nos reuniremos em oração e em espírito de penitência, para pedir a Deus este grande dom para a amada Nação síria e para todas as situações de conflito e de violência no mundo. A humanidade tem necessidade de ver gestos de paz e de sentir palavras de esperança e de paz”.

Rodeio Porto Feliz de 07 a 10 de novembro

971439_223589664460043_1933173993_n 971439_223589664460043_1933173993_nrodeio porto feliz

Segura peão: em novembro, o chão vai tremer em Porto Feliz. Dois empresários do ramo de entretenimento, com o apoio de Paulo Guerini, vão promover um rodeio na cidade no próximo mês de outro. A iniciativa é de Fábio Farinha, da Cerquetto Eventos, e Clôdo Gianotti, da Cia. Gianotti de Rodeio — a mesma que promove há 24 anos o evento de Boituva. Gianotti há tempos tinha planos de fazer um rodeio em Porto Feliz.

Neste ano, ele encontrou em Fábio Cerquetto um parceiro interessado em promover o evento. Paulo Guerini, da Guerini Planejamento, apoiou desde o início a ideia e cedeu a área. Ela fica em frente ao Portal dos Bandeirantes, às margens da rodovia dr. Antonio Pires de Almeida (Porto Feliz-Castello).

Ao conhecer a área, Fábio aprovou-a de imediato. Considerou a localização e o espaço ideais. Começa dia 7 O Rodeio de Porto Feliz — nome oficial — já está com a programação fechada. Começa no dia 7 de novembro, uma quinta-feira, com a dupla Diego & Leandro. Na sexta é a vez de Pedro Henrique & Fernando. O show do sábado 9 será com César Menotti & Fabiano. E, no encerramento, no domingo 10, Luan Santana.

Segundo os organizadores, a venda de ingressos e camarotes terá início no dia 16 de setembro. Fábio Cerquetto e Clôdo Gianotti prometem uma grande estrutura, com tudo o que um grande rodeio tem direito. O prefeito Levi Rodrigues (PSD) acompanhou desde o inícío as conversas sobre a realização do evento e deu seu apoio. Mas o município não vai entrar com verbas públicas. O rodeio será realizado com a venda de publicidade, ingressos e camarotes. A página oficial já está no ar: www.facebook.com/rodeiodeportofeliz

Tribuna das Monções

Atividades da Semana da Pátria começam segunda, dia 2

1173853_157601747769474_1318159955_n

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes da Prefeitura de Porto Feliz divulgou nesta semana o cronograma da Semana da Pátria 2013.
As atividades cívicas contam o hasteamento diário na Praça da Matriz “Dr. José Sacramento e Silva”, com a participação dos alunos da rede municipal de Educação, às 8h.
Já no sábado, 7, haverá o hasteamento e em seguida o desfile, com o seguinte cronograma:
  Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, GP ALPHA, Guarda Civil Municipal e Banda GCM, Grupo Ecológico Bandeirante Portofelicense, Exército - 12° Grupo de Artilharia de Campanha, Corporação Musical Bandeirantes Portofelicense, Educação Infantil, APAE, Centro de Recreação e Desenvolvimento Infantil DENGOSO, Associação Monte Carmelo, EMEF Profa. Maria Ap Fernandes Leite e EE Profa. Maria Ap Fernandes Leite, EMEF Prof. Domingos de Marco, EMEF Vereador Carlos Roberto de Oliveira, EMEF Profa. Luiza Carvalho Pires, EMEF Profa. Zilda Tomé Moraes, EMEF Profa. Vilma Fernandes Antonio, EMEF Profa. Aurora Machado Guimarães, EMEF Coronel Esmédio, EMEF Prof. Antônio de Pádua  Martins de Melo, Centro Municipal de Iniciação Profissional “Roberto Moreau” – CEMIP/SENAI, Colégio Porto dos Bandeirantes, Escola São José, Corporação Musical União Portofelicense, Esquadrão da Lama de Campinas e Grupo Batelama de Porto Feliz.
Atendendo ao convite do Prefeito Levi Rodrigues Vieira, o desfile este ano contará com a participação do Exército, com o pelotão de 40 oficiais do 12° Grupo de Artilharia de Campanha, o grupo Barão de Jundiahy.

Gabinete de Leitura Sorocabano doa livros para escola de Porto Feliz‏

Coronel esmédio porto feliz

O Gabinete de Leitura Sorocabano, entidade cultural fundada em 1867, doou dez livros para alunos da EMEF. Cel. Esmédio, de Porto Feliz, vencedores da 3ª Gincana de História, realizada em 31 de julho deste ano.

A Gincana foi idealizada pelo professor Carlos Carvalho Cavalheiro que leciona a disciplina de História naquela unidade escolar. Com 17 enigmas propostos, todos voltados para informações sobre a cidade, alunos da escola divididos em grupos de 5 participantes percorreram diversos lugares históricos procurando desvendar as incógnitas. As equipes que primeiro concluíram a solução dos problemas, saíram vencedoras, recebendo certificados e prêmios em forma de jogos de História.

Com a divulgação do evento pela imprensa escrita, o presidente do Gabinete de Leitura, Guerrino Peretti, sensibilizou-se com a iniciativa do professor - que também é sócio do Gabinete de Leitura - e resolveu premiar os alunos vencedores doando livros novos que estavam em duplicata no acervo da Biblioteca da entidade.

Entre os títulos estão "O Mistério da 13ª Letra", "O Paulista", "Rei Arthur", "Rota da Seda" entre outros. A expectativa, segundo Peretti, é a de que os alunos possam, depois, trocar entre eles os livros depois de lidos, divulgando ainda mais a cultura literária, um dos principais esteios do Gabinete de Leitura.

Para quem se interessar em conhecer um pouco mais sobre o Gabinete de Leitura Sorocabano, poderá dirigir-se à sede da entidade que está localizada na Praça Cel. Fernando Prestes, 21, Centro, Sorocaba / SP. O telefone é 15 - 32311683 e o horário de expediente é de segunda a sexta-feira, das 9 h às 18 h e aos sábados das 9 h às 13 h.

Fonte: Carlos C. Cavalheiro