sábado, 27 de junho de 2009

Paz interior

A PAZ INTERIOR - A LUTA CONTRA AS TENDÊNCIAS DEPRAVADAS DA NOSSA NATUREZA


Por São Francisco de Sales

"Nosso Senhor nos dará a sua paz quando nos humilharmos e nos dispusermos a viver mansamente na guerra"


3 – O Desapego dos Bens deste Mundo:

"Vosso coração, deve ser assim, aberto só para o céu e impenetrável às riquezas e coisas caducas; se possuis delas, tende o vosso coração isento de suas afeições; que ele fique sempre por cima, e que em meio às riquezas seja sem riquezas e senhor das riquezas. Não, não ponhais esse espírito celeste dentro dos bens terrestres; fazei que lhes seja ele sempre superior, sobre eles, não neles. Devemos é certo, ter cuidado com os bens que estão em nossa posse, um cuidado ao mesmo tempo diligente e tranquilo. As posses que temos não são nossas: Deus no-las deu para a cultivarmos e quer que as tornemos frutuosas e úteis, e lhe fazemos, portanto, agradável serviço cuidando delas. Mas deve ser um cuidado maior e mais sólido que os mundanos têm dos seus bens, porque eles só se atarefam deles por amor de si mesmos, e nós devemos trabalhar pelo amor de Deus: ora, como o amor de si mesmo é um amor violento, turbulento, sôfrego, também o cuidado inspirado nele é cheio de agitação, de amargura e inquietação; e como o amor de Deus é doce, sossegado e tranquilo, também o cuidado que Dele procede, embora seja pelos bens deste mundo, é amável, doce e gracioso".

Notícias de Portó Feliz

Porto Feliz conta com apoio dos deputados contra nova tentativa de instalação de presídio





Prefeito Cláudio Maffei (PT) pediu novamente apoio dos 94 deputados estaduais em visita à Assembléia Legislativa na última quarta-feira, 24. A medida resulta da desapropriação de nova área pelo Governo do Estado para implantar a unidade.

E mais uma vez, o Governo Municipal soube da medida apenas através da publicação no diário oficial.

A área fica próxima ao primeiro local desapropriado na vicinal entre Porto Feliz-Rafard pertencente à Agropecuária Angelieri e à União São Paulo. A área mede 148 mil metros quadrados. Já o primeiro local, de 180 mil metros, teve seu decreto revogado no Diário Oficial no mesmo dia.

No ofício, prefeito destacou o porquê da luta contra o presídio. “Estamos nesta jornada por vários motivos, entre eles, a forma como nos foi imposta tal determinação: sem aviso, sem diálogo e sem o mínimo de respeito”.

Para o deputado Hamilton Pereira (PT), a atitude do Governador José Serra é autoritária. “Não poderíamos esperar outro comportamento do Governo do Estado, que é totalmente insensível ao clamor do povo, dos prefeitos legitimamente eleitos”, disse. “É um ato tolamente antidemocrático porque o governador jamais se dirigiu ao prefeito no sentido de comunicá-lo de que o seu município ganharia esse verdadeiro presente de grego”, completou.

O local

De acordo com o diretor de Meio Ambiente, Carlos Alberto Pereira de Campos, o novo local desapropriado fica ao lado da APA do Engenho D´Água, numa zona de amortecimento, e que a construção do presídio provocaria impactos ambientais na área de Proteção ambiental. “A zona de amortecimento é uma linha divisória que estabelece os limites da APA, e certamente o presídio naquele local traria danos significativos ao manancial do Engenho D´Água, devido ao maior aumento da população no local”.

Já segundo a assessoria jurídica, o município espera a solicitação do Governo do Estado da Certidão de Uso e Ocupação do Solo para determinar as medidas necessárias.





Apoio do Ministério Público contra presídios no interior



Da assessoria do deputado Vanderlei Siraque, que convocou a audiência que Maffei participou


Vanderlei Siraque (PT/ deputado estadual) se reuniu dia 17/6 com o procurador-geral da Justiça de São Paulo, Fernando Grella, para discutir as questões que envolvem a construção dos 49 presídios no Estado de São Paulo. O encontro contou com a participação de prefeitos de várias cidades do interior do Estado.
O Ministério Público abrirá um inquérito civil ou enviará as questões às comarcas de cada região, para conhecer os critérios de escolha dos municípios, informações que o governo do Estado não passou sequer aos prefeitos das cidades envolvidas. Na audiência, o procurador escutou as reivindicações dos prefeitos das cidades, que querem maiores informações por parte do governo do Estado sobre a escolha dos municípios que receberão as unidades prisionais, as compensações e as contrapartidas.
A grande reclamação é a de que nenhuma prefeitura foi notificada antecipadamente das decisões do governo estadual. "É uma vergonha saber que os prefeitos ficaram sabendo das decisões pelo Diário Oficial. É uma arbitrariedade, que desobedece aos princípios de negociação. O governo constrói o presídio e quem fica com a bomba são as prefeituras", disse Siraque.
O deputado defende a criação de penitenciárias regionalizadas. "Se é para construir presídios e suprir a falta de vagas, que se criem presídios regionais que atendam a demanda de cada lugar. Não é certo pegar um criminoso da capital e colocar no interior, levando mais problemas. Cada preso deve ficar em sua região", afirmou.

vsiraque@al.sp.gov.br


Porto Feliz participa de audiência com procurador contra instalação de presídio

Prefeito Maffei (PT) participou uinta-feira, 18, de audiência pública com o procurador geral da Justiça de São Paulo, Fernando Grella para debater questões sobre a construção de 49 presídios em várias cidades do Estado, entre elas Porto Feliz. A Procuradoria Geral do Estado tem como uma de suas atribuições representar sobre a intervenção do estado nos municípios.


Entre as questões debatidas estavam a falta de diálogo entre Governo do Estado e Prefeituras, já que nenhum prefeito foi ouvido sobre a implantação de presídios; aumento das demandas na área social dos municípios, como Saúde e Educação e Meio Ambiente, já que algumas áreas escolhidas são próximas a rios e áreas de manancial.

A audiência foi organizada pelo deputado estadual Vanderlei Siraque (PT), presente ao encontro, e contou com 12 prefeitos de cidades que já tem presídio, ou tiveram área desapropriada pelo Governo do Estado para instalação de unidade prisional.

Na audiência, os prefeitos reivindicaram ao procurador informações por parte do Governo do Estado sobre a escolha dos municípios que receberão as unidades prisionais, as compensações e as contrapartidas.

Como decisão, o Ministério Público abrirá um inquérito civil ou enviará as questões às comarcas de cada região para conhecer os critérios utilizados, que não foram informados pelo Governo do Estado aos prefeitos das cidades envolvidas.

O encontro na Procuradoria Geral de Justiça de São Paulo teve participação dos deputados Hamilton Pereira, Ana Perugini, Simão Pedro e Beth Sahão, todos do Partido dos Trabalhadores.




Estado escolhe terreno vizinho de APA para o presídio

O governo do Estado escolheu um outro terreno para construir o presídio em Porto Feliz. A decisão foi publicada no Diário Oficial por meio de decreto no último dia 19, quando o Estado também divulgou a desistência pelo terreno de 180 mil metros quadrados que fica na Área de Preservação Ambiental (APA) Engenho Dágua - motivo que levou o prefeito Claudio Maffei (PT) a seguir a pé até a capital no mês passado como forma de protesto.

A desistência da primeira área escolhida aconteceu logo depois que a Justiça de Porto Feliz proibiu a construção do prédio mediante liminar. No entanto, o novo terreno escolhido é vizinho do primeiro, está fora da APA, mas dentro da zona de amortecimento - que também pode sofrer impactos ambientais, segundo a Prefeitura. O prefeito disse que irá recorrer novamente.

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), uma decisão judicial revogou o decreto anterior do Estado, de março passado, que determinava a construção do presídio numa área de 180 mil metros quadrados, na APA Engenho dÁgua.

A desistência, segundo o Estado, aconteceu justamente pelo fato do terreno ocupar uma APA. Já o novo decreto (54.462) determina que a área ao lado, na estrada vicinal que liga Porto Feliz à Rafard, é privada e conta com 148 mil m2. Segundo o Estado, o novo terreno foi escolhido após uma avaliação da SAP por meio da Companhia Paulista de Obras e Serviços (CPOS).

Ainda segundo o Estado, não haverá nenhuma mudança no projeto de construção do Centro de Progressão Penitenciária em Porto Feliz, com capacidade para 1.080 reeducandos do regime semi-aberto, ao custo de R$ 35 milhões, informou a assessoria em nota enviada ontem à tarde. O prefeito, por sua vez, disse ontem que continua contra a construção do presídio na localidade.

De acordo com Maffei, apesar de estar fora da APA, a construção do prédio próximo à APA pode sim prejudicar o meio ambiente, sendo a zona de amortecimento uma linha de proteção e definição da APA. Além disso, ele destacou que os antigos argumentos, como falta de estrutura da cidade para abrigar uma unidade prisional e o desejo de transformar-se em estância turística, ainda continuam sendo justificativas para a não instalação do prédio na cidade.

Vamos fazer tudo de novo. Esta semana estive na Assembléia Legislativa na capital, entreguei uma carta para cada um dos deputados pedindo ajuda. Se o governador (José Serra) se propusesse a conversar. Mas na ausência de oportunidade, continuamos na luta, garantiu ele pela primeira vez aceitando a possibilidade de contar com a unidade na cidade, mas criticando o fato de Serra não tê-lo recebido, mesmo depois da caminhada que fez de Porto Feliz até o Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, há exatamente um mês. Ele (Serra) não quer conversa. Prefere esse jeito. Continuamos firmes contra o presídio.






Castello Branco terá posto de fiscalização no km 94

Um posto geral para fiscalizar (PGF) os veículos e suas cargas, inclusive para autuações se necessário, será construído no quilômetro 94 da rodovia Castello Branco (SP-280), em Porto Feliz. A iniciativa é da concessionária Colinas, com a parceria do Departamento de Estrada de Rodagem (DER), que atuará em conjunto na operação do local. O investimento é de R$ 8,5 milhões, sendo previsto para ser construído até dezembro deste ano, o prazo para entrar em funcionamento. A desapropriação da área que totaliza 28,3 mil metros quadrados foi publicada esta semana no Diário Oficial do Estado.

A desapropriação ocorrerá do km 94 + 174,67 metros ao km 95 + 232,15 metros, e soma 28.299,59 metros quadrados de terras destinadas ao novo Posto Geral de Fiscalização. O investimento de toda a infra-estrutura custará R$ 8,5 milhões, com prazo para ser entregue em dezembro deste ano. O local será administrado pela concessionária e operado em conjunto com o DER. Os agentes terão autonomia para fiscalizar os veículos e respectivas cargas, e poderão multar os condutores se for necessário. A assessoria de comunicação da Colinas adiantou que a data do início de operação depende da vistoria e liberação.

Após a finalização da obra uma equipe do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), que é o órgão competente deve vistoriar o local. Os PGFs têm como função fornecer apoio e toda infra-estrutura para o desenvolvimento das atividades de fiscalização dos veículos. O prédio que abrigará o novo posto oferecerá desde a tecnologia e equipamentos para a pesagem dos caminhões até espaço físico para eventuais transbordos de carga e demais instrumentos para a devida operação do sistema.

O setor de comunicação da Colinas informou que nos postos são checadas condições gerais de segurança dos caminhões e emissão de poluentes; documentação dos condutores e dos veículos; documentação e acondicionamento da carga; condições físicas/psicológicas dos condutores; e o excesso de peso e altura. Com o PGF os usuários da Castello Branco serão beneficiados, pois o excesso e transporte inadequado de carga pode contribuir com a gravidade dos acidentes. Além disso, a iniciativa contribui para a preservação do pavimento da via, fator primordial para o conforto dos motoristas.



Porto Feliz teve representantes em evento nacional


No dia 18 de junho foi realizada a 3ª Oficina de Gestão Pública em Guarulhos. E a cidade de Porto Feliz esteve presente, através do Cláudio Maffei, do vice-prefeito Júlio Bronze (PT) e de diretores municipais, que estiveram nos stands de alguns Ministérios na tentativa de viabilizar verbas para a cidade.

Na tenda da Presidência da República, o prefeito Maffei encontrou-se com o subsecretário de assuntos federativos, Alexandre Padilha. Maffei também visitou o Ministério da Saúde, acompanhando os projetos dos postos de Saúde do Bom Retiro e Vila Progresso, além do Ministério de Turismo.

Já a diretora de Esportes e Turismo de Porto Feliz, Regiane Bergamo, e o diretor de Defesa do Cidadão, Urias de Oliveira, foram ao espaço do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), para conhecerem linhas de financiamento para as áreas de turismo e segurança pública.

A iniciativa do evento foi da Prefeitura de Guarulhos em parceria com a Associação dos Municípios do Alto Tietê (Amat). O objetivo foi proporcionar um estreitamento do relacionamento das Prefeituras com os órgãos federais, além de oferecer informações para agilizar a liberação de recursos para investimentos em obras e a participação dos municípios em programas do Governo Federal.

Na ocasião, Maffei encontrou-se também com o ministro do Desenvolvimento e Combate à Fome, Patrus Ananias.






Paz e Bem

Bispos brasileiros recebem pálio de Bento XVI

Bispos brasileiros recebem pálio de Bento XVI


Rádio Vaticano


O Papa Bento XVI vai presidir a Santa Missa, na próxima segunda-feira, 29, no Vaticano, por ocasião da solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo.

Durante a Missa, trinta e quatro arcebispos receberão o pálio. Entre eles, estão os arcebispos de Teresina (PI), Dom Sérgio da Rocha, de Botucatu (SP), Dom Maurício Grotto de Camargo, de Juiz de Fora (MG), Dom Gil Antônio Moreira, e de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ), Dom Orani João Tempesta.

Pálio: símbolo de união do Papa e bispos

O pálio é um símbolo que manifesta a particular união do arcebispo que o recebe com o Bispo de Roma. Trata-se de uma faixa branca de lã colocada sobre os ombros, que representa o Bom Pastor que leva consigo o cordeiro até dar a própria vida, como o recordam as seis cruzes pretas bordadas no paramento.

Patriarca Constantinopla

Além disso, o patriarca ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I, enviará uma delegação para participar da cerimônia de encerramento do Ano Paulino que se realizará na Basílica papal de São Paulo Fora dos Muros, no domingo, dia 28. A delegação também participará da cerimônia que se realizará, na segunda-feira, na Basílica vaticana.

Notinhas da Igreja



Maranatha acontece hoje
Vai acontecer neste sábado na Igreja Nossa Senhora Aparecida, as 16h o encontro Regional da Juventudo do Emaús em Porto Feliz, este evento aconte mais outras3 vezes no ano. Eles já estão se mobilizando em Sorocaba, ajeitando transporte, fazendo ensaios para tocarem no evento e também para tocarem na animação da Missa em seguida, que encerra o encontro.
Ajude a divulgar, convide os máximo de jovem que vc conhecer, não é necessário levar nada... somente um coração aberto.




Festa homenageia São Pedro e São Sebastião
Fonte: Prefeitura de São Pedro

A cidade de São Pedro comemora, sempre no dia do santo, 29 de junho, a mais tradicional festa popular e religiosa da região. No campo religioso a festa se reveste de uma importância ainda maior, por carregar com ela o nome do santo padroeiro. Na 118° edição, a festa em homenagem a São Pedro e São Sebastião, como em anos anteriores, irá reunir milhares de fiéis, comunidade e turistas nos seis dias de evento, que tem início nesta sexta-feira (26).
A festa, organizada pela Paróquia de São Pedro, será realizada em dois finais de semana, em frente à Igreja Matriz, com programação religiosa e artística, do dia 26 (sexta-feira) até o dia 29 (segunda-feira) data reservada para a comemoração ao Santo. E no fim de semana seguinte, dias 4 e 5 de julho.
Dentre os atrativos gastronômicos estão: churrasco, cuscuz, leitoa, frango atropelado, bisteca no pão, kafta, pastel, tortas, quentão, vinho quente, bebidas em geral, além de barracas com souvenirs.
A programação religiosa inclui: de 25 a 29 de junho, Novena de São Pedro (Todos os dias da novena haverá celebração de missa à noite). Dia 29 de junho, Dia de São Pedro, às 9h - Missa Solene e, após a missa, procissão em honra a São Pedro, seguida da bênção do “Bolo de São Pedro”.
Durante a festa, haverá apresentação de shows, começando na sexta-feira (26), com a presença de “Craveiro e Cravinho”, a dupla que lançou o grande sucesso da música caipira, “Franguinho na Panela” ; sábado (27), duplas da cidade; domingo (28) “Mattão e Mathias”; segunda-feira (29), duplas da cidade.
No outro fim de semana, haverá Festival de Prêmios, no sábado(04), às 20h, e no domingo (05), às 11h, almoço (churrasco, frango, bebidas, etc.) e às 13h, leilão do gado.

Histórico do Santo
Considerado o primeiro Papa pela Igreja Católica, Pedro foi um dos doze apóstolos de Jesus. Antes chamado Simão, o pescador teve o nome mudado por Jesus Cristo ao receber a incumbência de fundar a Igreja e reunir os fiéis depois de sua morte. “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificareis minha igreja” foi o recado. Por isso, o apóstolo foi chamado de “pescador de homens” e tornou-se o primeiro papa. Morreu em 29 de junho, fazendo da data seu dia de comemoração.
Segundo a crença popular, São Pedro guarda as chaves do Céu. Diz-se também que quando é lavado (o Céu) cai a chuva e troveja quando São Pedro arrasta os móveis. Fala-se ainda que, o santo, por ser viúvo, socorre as viúvas nos momentos de aflição.

Oração a São Pedro para obter uma graça

“Oh, São Pedro, pedra viva da igreja fundada por Jesus Cristo, vós que fostes chamado pelo Senhor para ser pescador de homens e mulheres. Vós que dissestes: ‘Senhor, a quem iremos? Pois só Tu tens palavras de vida eterna’, vinde em meu auxílio com vossa intercessão junto a Deus, dando-me coragem para seguir vosso exemplo de amor fiel a Cristo e anunciar a boa nova na família, na comunidade, no trabalho e em toda parte. Oh, São Pedro, vós que fizestes a mais bela declaração de amor: ‘Senhor, Tu sabes que eu Te amo’, ensinai-me, hoje, o caminho da justiça para que eu tenha saúde e paz e alcance a graça que Vos peço. (Faça agora seu pedido.) Amém.”


Comemorações a Santo Antônio continuam em Piracicaba

As comemorações realizadas no mês do padroeiro da cidade, Santo Antonio, continuam com diversas apresentações culturais e artísticas. As festividades que começaram no dia 1º de junho, prosseguem até o próximo dia 28.
Neste sábado (27), às 17h, o Grupo Brasil Mestiço se apresentará na Praça José Bonifácio. Às 20h, será a vez da Banda Trilha Suburbana. E às 21h, o Grupo Congada do Divino e a quadrilha pelos jovens da comunidade serão responsáveis pela animação.
Já no domingo (28), às 14h, será realizada a festa junina, no Centro Cultural Zazá, no Mário Dedini. A programação continua na Praça José Bonifácio, com a apresentação das turmas de violão do Centro Cultural Nhó Serra, às 16h. E para encerar a comemoração, às 20h, acontece a apresentação do grupo Extirpe Latina.



No encerramento do Ano Paulino, fiéis vão em romaria à Catedral da Sé

No domingo, 21 de junho, fiéis Católicos da Diocese de Jundiaí forão em romaria à Catedral da Sé, em São Paulo, por ocasião do Ano Paulino, que termina no próximo dia 29 de junho.

Caravanas das 62 Paróquias da Diocese, Movimentos e Pastorais se preparam para a peregrinação.

A celebração foi às 15h, presidida por Dom Joaquim Justino Carreira, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo - Região Episcopal Sant´Ana.

O administrador diocesano, Padre Joaquim Wladimir Lopes Dias,lembrou que neste dia teve a concessão da indulgência no Ano Paulino,recordando ainda as condições necessárias para receber as graças da indulgência:.





















Jundiaí: Tríduo em honra do padroeiro São Pedro

Começam hoje as celebrações em comemoração ao padroeiro São Pedro, na paróquia dedicada ao santo, na Vila Comercial, em Jundiaí.

A abertura oficial da programação ocorre às 19h30 desta quinta-feira, com tríduo presidido pelo pároco, padre José Edegard Ferrari, CSsR, com o tema: “Pedro Pescador”.

Amanhã, dia 26 de junho, sexta-feira, também às 19h30, a celebração será presidida pelo diácono José Benedito Gaiotto, com o tema: “Pedro Discípulo”.

No próximo sábado, 27 de junho, às 18h30, o celebrante será o diácono Dionísio Pavan e o tema: “Pedro Apóstolo”.

O encerramento do tríduo acontece no dia 28 de junho, domingo, com missa solene presidida pelo pároco, padre José Edegard Ferrari, CSsR, às 18h30..

A Paróquia São Pedro Apóstolo fica na rua Ibiporã, 455, na Vila Comercial, Jundiaí. .

Todos estão convidados.



























Missas:

17h30 Santo Expedito

18h Santa Cruz

19h Nossa Senhora Aparecida
.......Mãe dos Homens

19h30 Nossa Senhora das Graças


Troca de Jaleco
Já está concluida a troca de Jelecos na paróquia Nossa Senhora Aparecida, eles usavam a cor azul, como uma referência ao mantoa azul de Nossa Senhora, e a apartir de agora será o Branco, como a maioria das paróquias da Arquidiocese. Não existe nada obrigatório com relação a cor dos jalecos, como norma dentro da igreja.

Paz e Bem!!!