quinta-feira, 23 de abril de 2009

Notinhas da região

Capivari
Prefeito e secretários deram satisfações sobre os 100 primeiro dias:

Campaci é o prefeito da cidade

Dificuldades
Campaci disse que “As verdadeiras informações precisaram ser coletadas e que é natural que funcionários que foram nomeados pelo Prefeito anterior tenham maior simpatia por ele.
Lembrou que há necessidade de um certo tempo para que os secretários compreendam a burocracia.

Contrato com a Corpus

“Se cumpríssemos o contrato teríamos um custo de 500 mil mensais. Como houve uma licitação o compromisso de campanha de tapar os buracos, fazer a limpeza, não pode ser realizada porque ficaria muito caro.” Disse Campaci complementado pelo Procurador Jurídico que disse ter mantido contato com o Tribunal de Contas que recomendou que o contrato não seja rompido unilateralmente e que estão buscando formas de cancelar sem incorrer em erro ou causar prejuízos ao município.

Estádio Carlos Colnaghi
Segundo Campaci o prefeito anterior assinou um compromisso com o Ministério Público para reforma do Estádio e não cumpriu, gerando multas e ameaçando a interdição do local.”Tivemos que deslocar a nossa equipe para realizar a reforma para paralizar a multa e o estádio funcionar, mas prejudicamos os outros serviços de limpeza da cidade.

Na área de precatórios existe um no valor 2.milhões que terá que ser honrado.


Casas Populares

Campaci disse ter sido surpreendido por pendências junto à Caixa Econômica Federal. Em 2006 a prefeitura entrou com projeto para construção de casas populares, recebeu os recursos e não construiu. O município tem uma multa de 300.000 reais e a verba existente não dá para construir as casas.

Segurança Pública
Perguntado sobre a existência de um Plano Municipal de Segurança, o Secretário João Santos disse que a Guarda Civil tem trabalhado bastante para combater a criminalidade. “Estamos em contato permanente com a Policia Militar e a Guarda Municipal tem realizado intenso trabalho contra a criminalidade. Até o final de 2009 Capivari terá 17 Câmeras de Segurança.” Afirmou Santos que disse também que viatura da ROMUR foi doada, mas já deu despesas de 50.000 reais. Santos informou estar em contato com as Policias Civil e Militar para ação conjunta.
Sobre o Plano Municipal de Segurança o Secretário nada disse e deixou claro que busca um bom relacionamento com as forças de segurança, mas que não existe um plano de ação conjunta com uma coordenação central e, pelo que deu para entender da fala do Secretário, também não se pensa no tal Plano.

Obras
A Secretária de Obras, Josely Cardoso, ressaltou ter encontrado a frota sucateada, mas as dificuldades vão sendo superadas e o trabalho vai sendo realizado citando Ponte da Pio XII, reforma do Carlos Colnaghi, pintura da Santa Casa, pintura parcial do Paço Municipal, limpeza das bocas de lobo, oficina, limpeza dos banheiros e fontes da cidade, guias e sargetas entre outras.

Turismo
Perguntado sobre o desenvolvimento do turismo em Capivari, um dos caminhos mais rápidos para geração de trabalho e renda, formal e informal, o Secretário Rogério Alves disse que são apenas três meses e que é preciso tempo para planejar, pois, seguundo ele, ”não se pode partir para devaneios como passeios de barcos pelo rio e outras sugestões (feitas pela imprensa) e que está realizando reuniões com municípios da região para implantar o Circuito Capira,”
O Professor Rogério disse que Tarsila continuará sendo o maior motivo de atração turística, pois apesar de sua afirmação “caipirinha de São Bermardo” Tarsila é muito maior que isso, Tarsila é internacional, reeditando a discussão de onde nasceu Tarsila sem apresentar projetos concretos de geração de trabalho e renda, uma das metas principais do prefeito que podem ser agilizadas nessa áreaa.

Duplicação
Campaci disse que num reunião da ARTESP teve acesso ao cronograma e está estudando as formas mais adequadas para encurtar esse prazo, de como fazer um movimento incluindo todas as lideranças regionais e deputados para buscar essa agilização.

Estado de SP: audiência que discute instalação dos novos 49 presídios

Saiba primeiro na net de Porto Feliz, acessando nosso blog, mais uma notícia de primeira mão!!!

A Assembléia Legislativa do Estado de São, aonde os deputados estaduais trabalham nos representando, promoveu um encontro para se debater a forma como está sendo feito os estudos, a escolha e a forma percorrida para instalar os 49 Presídios em todo o Estado. Por iniciativa da deputada deputada Ana Perugini (PT), que também ja declarou apoio a Maffei, contrário a vinda do Presídio em Porto Feliz.

O evento foi badaladíssimo: deputados, vereadores, prefeitos e secretários vindo de todos os cantos do Estado compareceram.

Foi muito discutido, medidas compensatórias aos municípios que irão receber as unidades prisionais, pois os impactos gerados nessas cidades passam pela agressão ambiental, desvalorização imobiliária, sobrecarga nos sistemas de saúde, educação, segurança e no Judiciário.

Além de superlotação dos presídios; aumento da população flutuante com a vinda das famílias dos presos; falta de infraestrutura urbana para atender essa nova demanda populacional; aumento da criminalidade; saturação da infraestrutura de serviços de segurança pública e de saúde. Há casos de cidades tão pequenas que a população carcerária praticamente compete com a população local, como o município de Serra Azul, em que, de cerca de nove mil habitantes, quatro mil são detentos, segundo o prefeito.

Là, foi constatado que outros prefeitos, também ficaram sabendo das instalações por meio do Diário Oficial, o que é um "desrespeito", pois o prefeito é a maior autoridade no município.

22 penitenciárias masculinas de regime fechado;
6 penitenciárias femininas de regime fechado;
10 centros de detenção provisória (CDP) masculinos;
6 centros de progressão penitenciária (CPP)

Somando-se as penitenciárias femininas de Tupi Paulista e Tremembé, em vias de iniciarem as obras, além dos CDPs de Jundiaí e Franca e o CPP de São José do Rio Preto " que estão em construção " chega-se ao total de 49 novas unidades prisionais, criando 39 mil vagas para detentos.

Somando-se as penitenciárias femininas de Tupi Paulista e Tremembé, em vias de iniciarem as obras, além dos CDPs de Jundiaí e Franca e o CPP de São José do Rio Preto " que estão em construção " chega-se ao total de 49 novas unidades prisionais, criando 39 mil vagas para detentos.



Discutiram também, projeto que estão tramitando na Assembléia:

Um que cria mecanismo de compensação financeira aos municípios que mantém unidades prisionais ou de contenção em seu território.
e outro que proíbe a instalação, construção ou manutenção de estabelecimentos penais de quaisquer espécies nas proximidades de áreas residenciais, comerciais ou industriais, nos centros urbanos.

Outro problema levantado, desta vez pelo prefeito de Porto Feliz, Claudio Maffei, é que o decreto que desapropria a área destinada à construção de unidade prisional não levou em conta as características históricas da região e as políticas municipais de uso do solo e do meio ambiente.
A questão do meio ambiente também foi preocupação da prefeita de Registro, Sandra Kennedy, já que o município fica no Vale do Ribeira, que abriga a reserva de mata atlântica da Juréia.

Falaram na audiência os prefeitos de Itirapina, Registro, Serra Azul, Aguaí, Porto Feliz, Potim, Lucélia e Riolândia. Também se manifestaram diversos vereadores e membros de organizações não-governamentais.


















Piracicaba vai ter presídio também




Também no dia 11 do mes passado, no Diário Oficial, foi publicado a construção de uma unidade prisional em Piracicaba para até o final de 2010. Juntamente com mais 48 novos presídios em todo o Estado, gerando 40 mil novas vagas.

Hoje três unidades prisionais estão em fase de construção no Estado de São Paulo, um Centro de Detenção Provisória (CDP) em Jundiaí, outro em Franca e um Centro de Progressão Penitenciária (CPP) em São José do Rio Preto.

Além disso, já foram publicados Decretos tornando áreas de Utilidade Pública, nas cidades de Bernardino de Campos, Capela do Alto (que receberá duas unidades), Taquarituba, Florínea, Bom Jesus dos Perdões, Santos, Jardinópolis, Mogi das Cruzes, Votorantim, São Vicente, Mogi Guaçu, Guariba, Taiúva, Cerqueira Cesar, Pirajuí e Limeira, Pontal, Porto Feliz, Icem e Itapetininga.

Votorantim: futuro presídio




O prédio do futuro Presídio Feminino de Votorantim deverá seguir o novo modelo de inovação no sistema carcerário do Estado. A unidade, uma das oito previstas pelo governo estadual, deverá ser construída, pela primeira vez, com modelo projetado especificamente para mulheres. O projeto da obra, estimada em R$ 45 milhões e com capacidade para 768 presas, prevê salas médicas para cuidados com a saúde, berçário para recém-nascidos e espaço para amamentação, além de creche. A expectativa é que a unidade esteja concluída até o final do ano que vem e alivie a situação das 205 detentas abrigadas atualmente na Cadeia Feminina de Votorantim, com capacidade máxima para 48 mulheres.

Penitenciária x escola



Foi publicado no jornal Portofelicense Tribuna das Monções, do dia 18 de abril, um artigo na coluna do leitor, aonde o ex-Prefeito Erval Steiner, fez uma reflexão favorável a instalação do Presídio em Porto Feliz.

Leia algumas frases afirmativas, do artigo:


Defendendo o o governador, dizendo que ele apenas autoriza o que a secretaria de administração penintenciaria indica para instalar presídios, pois ela faz estudos:
" O governador apenas autoriza as suas construções"


Dados imprecisos:
informa no artigo que o governo vai construir "44 presídios". Na verdade são 49. Tanto que, a própria Tribuna das Monções na página 5 da mesma edição em que foi publicado o artigo noticiou que a Assembléia Legislativa vai realizar audiência pública para avaliar as 49 construções pretendidas.


Afirma que:
"o contingente policial é reforçado para oferecer mais segurança aos cidadãos"

"Convém esclarecer que nesses presídios trabalham, no minimo 240 funcionários muito bem preparados"


Esquece-se de citar que o presídio vai ficar pertinho do jardim vante: a 3 km!
"Em Porto Feliz está prevista a contrução de presídio em área rural "


Questiona se ja ouviram...
" falar de rebeliões assustadoras nesses 147 presídio?"


Reforça, que devemos:
"ter medo de mais de 400 mil condenados pela Justiça que estão soltos POR FALTA DE VAGAS NAS PENITENCIÁRIAS"
um tanto apelativo esta afirmação, pois a Justiça não pode deixar de prender quem quer que seja por falta de vaga. Por isto que temos cadeias e penitenciárias lotadas. Exagerou atoa!


Associa que existem bandidos soltos:
"simplesmente poque não queremos penitenciárias"


Vale lembrar que até mesmo sua comadre política Rita Passos está na luta contra a vinda do presídio em Porto Feliz.
"deixemos a decisão técnica ao governo estadual"


Depois discorre sobre o esforço do prefeito Maffei em lutar contra a instalação, chamando de:
"reedição bíblica de David contra Golias"


No final do artigo encerra:
"A reflexão permite soluções duradouras e Benéficas ao nosso bem estar e à nossa segurança.
Erval Steinter

Agora é com você leitor, tire suas conclusões!

"grande inauguração"


Um tanto polêmico o uso desta expressão, mas podemos concordar que no mínimo é chamativo e cumpre o objetivo, de quem o fez: divulgar que vai haver uma "grande inauguração". Um pouco polêmico, fazer referência a culto que para os evangélicos neo-petencostais é muito importante, usar termos e recursos do mundo comercial: "grande inauguração". Um culto a Deus, é solene, especial e rico, pois é feito com a vontade e presença de Deus, aonde será adorado, e sua palavra proclamada, não há necessidade em usar métodos iguais a inauguração de uma loja ou obra pública. Nisto é que se alimenta e surgem criticas condenativas.

Foi pela cidade espalhado, folhetos simples, de cores marrom e branca e com tamanhos chamativos, aonde divulgava a inauguração de um novo templo da Igreja Quadrangular, a Congregação Quadrangular do P0urungal, com estréia feita pela presença do Profeta Chileno Ricardo Ossandon, aonde está escrito no folheto que ele "estará orando por todos através da revelação divina", e este convite é aberto a todos e seus familiares para serem lá na Igreja - "abençoados". No folheto colocou-se como referencia a Creche do Bairro Purungal.

Sob responsabilidade da Pastora Edir e Reverendo Francisco, subordinados a sede regional, que fica atrás da cooperativa de cana.

A inauguração foi dia 22, quarta-feira (ontem) !!

Desejamos a estes irmãos, que eles sejam iluminados pela Luz Verdadeira do Espírito Santo, e que eles consigam obedecer a voz de Deus, cumprindo Leis e mandamentos.

E não se esquecendo de um diálogo ecumenico Cristão!

Paz e Bem!!

Sorocaba


Uma mandioca gigante, pesando mais de 70 quilos, foi colhida em um sítio na cidade de Sorocaba, no interior de São Paulo

Porão 365



informações no blog http://porao365.blogspot.com/