terça-feira, 18 de outubro de 2011

Convite especial: III Sarau literário de contadores de história

image

Nesta sexta-feira às 19h30m, dia 21, na escola de ensino fundamental Professora Vilma Fernandes Antônio, acontecerá o II Sarau Literário de Contadores de Histórias de Porto Feliz.

Embalados pala semana da leitura 2011, com a motivação “Amar é acolher, é compreender, é fazer o outro crescer”, assim a equipe de educadores da escola estão convidando a todos que gostam de apreciar uma boa história, música e dança.

Sem dúvidas, será uma noite cultural com muitas riquezas. A escola Vilma fica no Jardim Vista Alegre, na rua Alameda das Sibipurunas, 265. Informações pelo telefone da escola: 3261 5762.

Fonte: coordenadora Sonia Jaqueline da Silva Oliveira

Para o seu dia!

Há seis requisitos necessários a todo casamento feliz: o primeiro chama-se Fé e os outros cinco, Confiança.
Elber Hubbard

  Os casamentos felizes são edifícios que têm de ser reconstruídos todos os dias.

Papa Bento XVI anuncia o "Ano da Fé"


Bento XVI presidiu, neste domingo, 16 de outubro, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, a celebração eucarística para a Nova Evangelização. Os participantes do encontro "Novos evangelizadores para a Nova Evangelização – A Palavra de Deus cresce e se multiplica", promovido pelo Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, estiveram presentes na cerimônia de encerramento desse evento. O Papa anunciou que em 2012 terá início o "Ano da fè".
"Estou feliz por esta reunião se realizar no contexto do mês de outubro, uma semana antes do Dia Mundial das Missões. Isto reforça a verdadeira dimensão universal da nova evangelização, em harmonia com a missão ad gentes" – frisou o Papa. "Vocês foram escolhidos por ele" – disse Bento XVI citando a 1ª Carta de Paulo aos Tessalonicenses. "Cada missionário do Evangelho deve considerar sempre esta verdade: é o Senhor que toca os corações com sua Palavra e seu Espírito, chamando a pessoa à fé e à comunhão na Igreja" – sublinhou Bento XVI.
"Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida" – disse Jesus. "Os novos evangelizadores são chamados a caminhar por primeiro neste Caminho que é Cristo, para dar a conhecer aos outros a beleza do Evangelho que dá vida. E neste caminho não se está sozinho, mas em companhia: uma experiência de comunhão e fraternidade que é oferecida às pessoas que encontramos, para comunicar-lhes a nossa experiência de Cristo e sua Igreja. Assim, o testemunho unido ao anúncio pode abrir o coração daqueles que buscam a verdade a fim de que possam encontrar o sentido da própria vida" – destacou o Santo Padre.
Para dar novo impulso à missão eclesial, o Papa anunciou – durante a celebração eucarística - que a Igreja celebrará o "Ano da Fé" que terá início em 11 de outubro de 2012, no 50º aniversário da abertura do Concílio Vaticano II e se concluirá em 24 de novembro de 2013, Solenidade de Cristo Rei do Universo.
"Será um momento de graça e compromisso para uma plena conversão a Deus, para fortalecer a nossa fé n'Ele e a anunciá-Lo com alegria ao homem do nosso tempo. Queridos irmãos e irmãs, vocês estão entre os protagonistas da nova evangelização que a Igreja iniciou e leva avante, não sem dificuldade, mas com o mesmo entusiasmo dos primeiros cristãos" – concluiu Bento XVI.




Fonte: CNBB

A solidaridade com os cães, de um morador de rua.....


Rogério é um morador de rua que vive numa carroça coberta, com 10 cães, entre eles, alguns encontrados em condições extremas - espancados pelos antigos donos, jogados pela janela de um caminhão, doentes, abandonados e esfomeados, largados ao léu, amarrados em postes etc. Vive de doações de ração, remédio e comida.
Os cães são muito bem tratados, mas dependem do amor e do carinho que o Rogério tem por eles e da caridade daqueles que o conhecem e admiram. Ele fica próximo a pontos de ônibus na avenida Georges Corbusier, após a rua Jequitibás (região do Jabaquara, em São Paulo), os cães não atrapalham ninguém, são super-educados e simpáticos (todos castrado(as) e passam boa parte do dia dentro da carroça. Ele é muito querido pelos comerciantes da região mas, o problema é durante a madrugada, bêbados ao volante e garotos usuários de droga da região tem sido um constante perigo.Rogerio ja foi espancado por jovens que chegaram a jogar alcool nele enquanto dormia com os cães dentro da carroça, por sorte não tiveram tempo de acender o fósforo, pois um dos cães latiu e o avisou do perigo.

Quem não tem nada, dá tudo o que tem...
Ele é um exemplo de como uma pessoa pode se doar. Alguém na condição dele, poderia ter escolhido outros caminhos, mas Rogério demonstrou coragem e decidiu perseverar. Além de ser uma pessoa de muito valor, faz caridade prá deixar muito bacana por aí no chinelo. Sua presença ilumina os lugares por onde passa, mas ele já está cansado e também não é mais tão jovem assim. São muitas as agressões que ele e os cachorros vêm sofrendo, que vão desde o assalto ao espancamento, até atentados contra a vida como esfaqueamento e atropelamento. Enfim, é muito sofrimento para alguém que luta tanto.
Na região todos o conhecem e apreciam, tanto que na última vez que uma turma veio bater nele porque queriam roubar suas coisas, o dono de um bar próximo saiu para enfrentar os safados e começou a dar tiros, colocando todos em fuga. Mesmo assim, o Rogério passou dois dias no hospital por conta dos machucados recebidos e, se não fosse pela intervenção do dono do bar, os cachorros já seriam órfãos. Assim, diante de tudo isso, peço que ajudem a divulgar esta história para que o Rogério possa conseguir uma oportunidade que lhe propicie melhores condições de moradia e de vida, em qualquer cidade, para que ele possa cuidar não somente dos seus, mas de outros tantos cães abandonados por esse Brasil e que precisam de muitos cuidados e de carinho.

Solidariedade aos cães o impediu de receber ajuda....
Já lhe ofereceram abrigo mas, desde que os cães ficassem para trás, o Rogério recusou, pois para ele, estes cães são como filhos; são sua familia. Outro dia ele estava levando todos os cães a um pet shop para tomarem banho - 11 cachorrinhos felizes – eram originalmente 10, mas agora apareceu mais um, um fox paulistinha que eu não conheci porque no momento que conversavamos estava no banho. Ele disse que havia passado remédio contra pulgas nos cachorros e que o tal remédio é meio melado, e então teve que dar banho em toda a tropa.. Perguntei quanto ele iria gastar para dar banho em todos os cachorros e ele, sorrindo como sempre, disse que a moça do pet shop o ajudava e não cobrava nada. Santa alma! Aí eu perguntei a ele – e você? Onde toma banho? Ele me respondeu que tomava banho no posto de gasolina da esquina, banho frio, gelado mesmo. Disse que como era nordestino, estava acostumado. `As vezes faltam palavras que possam definir a grandeza de uma alma como esta, que mesmo não tendo quase nada para si, dá o pouco que tem para minorar o sofrimento desses pobres animais de rua. Muito mais importante dos que a aparência, a riqueza e o poder ostentado pelas pessoas, são suas atitudes e seus valores éticos e espirituais. Cada dia que passa, aprendo a admirar cada vez mais o ser humano que ele é. Abraços Obrigado e ajudem a divulgar esta bonita história. Quem sabe alguém consegue uma reportagem com ele e daí vem ajuda de alguma entidade pois, além de ser um grande exemplo de ser humano, é também uma pessoa muito carente ..







Fonte: Arquidiocese de Sorocaba

Salto de Pirapora sediou 1º Encontro de Educadores da Arquidiocese de Sorocaba


Com o Tema: “A Pastoral da Educação e o compromisso com o anúncio” Lema: “Mestre, sabemos que és verdadeiro e ensinas o caminho de Deus em toda a verdade” aconteceu no domingo, dia 16 de outubro, em Salto de Pirapora na Paróquia São João Batista, o 1º Encontro de Educadores da Arquidiocese de Sorocaba, setor Raposo, organizado pelo Padre Dirceu Sudário de Freitas (Coordenador Religioso do Setor Educação da Região Pastoral Raposo), pela Pastoral da Educação da Região Pastoral Raposo e pela Paróquia São João Batista. Às 8h o ministério de música Kyrios deu início ao evento, animando os participantes e logo após foi servido um gostoso café da manhã.

Participação superou as expectativas
Cerca de 150 educadores das cidades de Salto de Pirapora, Sorocaba, Votorantim, Piedade, Araçoiaba da Serra e até mesmo de Pilar do Sul, que não faz parte do setor e pessoas de outras denominações religiosas participaram desse grande encontro.

Antes das palestras começarem, Padre Edson Roberto Daros deu as boas vindas e fez um momento de reflexão e espiritualidade. Prof. Márcio Rodrigues (UNISO) fez a apresentação e chamou todos os palestrantes para compor a mesa das autoridades: Pe. Edson, Pe. Dirceu, Pe. Edísio Silva Carvalho (responsável pelo ensino religioso escolar do Sub-regional sul 1 – São Paulo- CNBB), Prof. João Sampaio (coordenador Arquidiocesano da Pastoral da Educação) e Prof. Aldo Vannucchi (Reitor Emérito da UNISO).
A primeira palestra teve como tema “A Pastoral da Educação na Arquidiocese de Sorocaba e sua Articulação” e foi conduzida pelo Prof. João José C. Sampaio. A segunda palestra foi feita pelo Prof. Aldo Vannucchi e ele abordou o tema “A Pastoral da Educação e o Compromisso com o anúncio” e para terminar o período da manhã, a terceira palestra sobre “O Ensino Religioso nas Escolas” teve como palestrantes o Pe. Edísio Silva Carvalho.
Ás 13h foi servido o almoço que foi também um momento de descontração e as pessoas aproveitaram para conversar sobre as palestras já vistas. Às 14h começou a animação pelo ministério de música Kyrios e logo se deu o início da mesa redonda, com debate entre os padres, palestrantes e professores, contando também com a presença da Supervisora de Ensino da rede municipal, Renata Nahas.
A quarta e última palestra teve o tema “Motivação cristã na educação” pelo Prof. Luiz Almeida Marins (conferencista), que tratou dos conceitos universais, da fé cristã no Brasil e da inteligência e vontade que motivam as pessoas.
O evento foi encerrado com a Santa Missa presidida pelo nosso Arcebispo Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues que em sua homilia, tratou da importância do trabalho em comunidade, da educação e introdução das crianças na sociedade e sobre o Evangelho: “dar a Deus o que é de Deus”, em que cada um de nós deve procurar a marca de Deus dentro de nós, deve se entregar na mão Dele, doar-se, encontrar-se com Ele, pois Deus nos escolheu e nos amou primeiro, pedindo sempre fortaleza e alegria na vida a serviço do Reino de Deus.
Todos os presentes foram embora muito felizes e cheios da graça de Deus, acreditando que se cada um fizer sua parte, seja na sala de aula, em sua comunidade ou em alguma pastoral, o mundo pode se tornar um lugar muito melhor, desde que tudo seja conduzido e feito no amor de Deus.







Fonte: Pascom Salto de Pirapora

Evangelho do Dia

Ano A - Dia: 18/10/2011

O Reino de Deus está próximo de vós

Lc 10,1-9


Depois disso o Senhor escolheu mais setenta e dois dos seus seguidores e os enviou de dois em dois a fim de que fossem adiante dele para cada cidade e lugar aonde ele tinha de ir. Antes de os enviar, ele disse:
- A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, peçam ao dono da plantação que mande trabalhadores para fazerem a colheita. Vão! Eu estou mandando vocês como ovelhas para o meio de lobos. Não levem bolsa, nem sacola, nem sandálias. E não parem no caminho para cumprimentar ninguém. Quando entrarem numa casa, façam primeiro esta saudação: "Que a paz esteja nesta casa!" Se um homem de paz morar ali, deixem a saudação com ele; mas, se o homem não for de paz, retirem a saudação. Fiquem na mesma casa e comam e bebam o que lhes oferecerem, pois o trabalhador merece o seu salário. Não fiquem mudando de uma casa para outra.
- Quando entrarem numa cidade e forem bem recebidos, comam a comida que derem a vocês. Curem os doentes daquela cidade e digam ao povo dali: "O Reino de Deus chegou até vocês."