quinta-feira, 10 de março de 2011

Participantes do Retiro de Carnaval 2011 - RCC


Campanha da Fraternidade 2011 - comentário Pe Washington

Coral Viola Divina na Missa de Cinzas

Homilia da Missa de Cinzas - Paróquia N. Senhora Aparecida

Salmo



Salmo 21

1 Na tua força, ó Senhor, o rei se alegra; e na tua salvação quão grandemente se regozija!

2 Concedeste-lhe o desejo do seu coração, e não lhe negaste a petição dos seus lábios.

3 Pois o proveste de bênçãos excelentes; puseste-lhe na cabeça uma coroa de ouro fino.

4 Vida te pediu, e lha deste, longura de dias para sempre e eternamente.

5 Grande é a sua glória pelo teu socorro; de honra e de majestade o revestes.

6 Sim, tu o fazes para sempre abençoado; tu o enches de gozo na tua presença.

7 Pois o rei confia no Senhor; e pela bondade do Altíssimo permanecerá inabalável.

8 A tua mão alcançará todos os teus inimigos, a tua destra alcançará todos os que te odeiam.

9 Tu os farás qual fornalha ardente quando vieres; o Senhor os consumirá na sua indignação, e o fogo os devorará.

10 A sua prole destruirás da terra, e a sua descendência dentre os filhos dos homens.

11 Pois intentaram o mal contra ti; maquinaram um ardil, mas não prevalecerão.

12 Porque tu os porás em fuga; contra os seus rostos assestarás o teu arco.

13 Exalta-te, Senhor, na tua força; então cantaremos e louvaremos o teu poder.

Quaresma não é tempo de tristeza, mas um dom de Deus, afirma Papa



Nesta Quarta-feira de Cinzas, o Papa Bento XVI celebrou a Missa da imposição das cinzas, na Basílica de Santa Sabina All’Aventino, em Roma. Após percorrer a tradicional procissão penitencial entre a Igrejas de Santo Anselmo e a Basílica de Santa Sabina, o Santo Padre iniciou a celebração que abre o tempo quaresmal em toda a Igreja.
Durante a homilia, o Papa falou que a Quaresma não é um tempo de tristeza, mas um dom precioso de Deus; é um tempo forte repleto de profundos significados no caminho da Igreja, no itinerário da Páscoa do Senhor.
“Hoje, ressoa para nós o apelo: ‘Retorneis a mim com todo o coração’. Hoje somos nós a sermos chamados a converter o nosso coração a Deus, conscientes sempre de não poder realizar a nossa conversão sozinhos, com as nossas próprias forças, porque Deus que nos converte”, enfatizou o Pontífice.
Ao meditar sobre a segunda leitura - em que diz “Deixai-vos reconciliar com Deus” (2 Cor 5,20) - Bento XVI afirmou que este é o dinamismo do coração contrito, atraído e movido pela graça a responder ao amor misericordioso de Deus que nos chamou primeiro.
O Papa acrescentou ainda que Jesus não pede, neste tempo, um respeito formal a uma lei estranha ao homem, imposta por um legislador severo como um fardo pesado, mas convida a redescobrir as obras de piedade, vivendo-as em modo mais profundo, não por amor próprio, mas por amor a Deus, como meio de entrar no caminho de conversão a Ele.
“Esmola, oração e jejum: é o tratado da pedagogia divina que nos acompanha, não somente na Quaresma, em direção ao encontro com o Senhor ressucitado, mas algo que nos leva a percorrer sem ostentação, na certeza que o Pai celeste sabe ler e ver também o segredo do nosso coração”, explicou também o Santo Padre, ao definir e convidar os cristãos a exercitarem estas práticas de caridade.
Bento XVI encerrou a homilia fazendo um apelo para que todos os fiéis vivam com mais empenho a conversão, intensifiquem a escuta da Palavra de Deus, a oração e a penitência, abrindo, assim, o coração para que seja dócil à acolhida da vontade divina.

Fonte: canção nova

Pastoral Universitária mobiliza jovens para doação de sangue

 
Na última sexta-feira, dia 04 de março, a Pastoral Universitária promoveu uma campanha de doação de sangue, com o tema "Jovens Universitários Doando Vidas!".
Jovens de diversas universidades dedicaram parte do seu tempo para fazer bem ao próximo. Com a chegada do Carnaval, o índice de acidentes sempre aumenta e a necessidade de doadores de sangue é maior, para poder suprir o estoque do hemonúcleo.

Aproximadamente 60 jovens universitários colaboraram doando sangue. Cada bolsa de sangue pode ajudar até quatro pessoas.
"Na hora em que estávamos doando, um jovem entrou no hemonúcleo pedindo ajuda para a sua amiga que havia se acidentado e precisava de seis doadores. Nós colaboramos com o jovem, doando nosso sangue para a causa dele também", conta Paula Castilho, membro da PU.
A equipe da Pastoral Universitária da Paróquia São José Operário trabalhou intensamente pela campanha. Cartazes foram expostos nas paróquias e quatro mil panfletos foram distribuídos nas missas e nas universidades de Sorocaba, fora a divulgação através das redes sociais, como twitter, orkut e email. Contamos também com o apoio da BAND FM, da TV Com, do Jornal Cruzeiro do Sul e da equipe do vereador Anselmo Neto.





Missa de Cinzas e Abertura da Campanha da Fraternidade- Nossa Senhora Mãe dos Homens

Foi realizado na noite desta quarta, dia 09 na paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens  a missa de quarta feira de cinzas e abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2011 cujo tema deste ano é "Fraternidade e Vida no Planeta".
A Santa missa foi presidida pelo Pe. Antonio Carlos Fernandes que colocou como sendo de extrema importância o tema deste ano da Campanha, pois segundo ele é muito importante refletirmos sobre a situação do nosso planeta e destacou que isso deve ser pensando sempre e não apenas nesse período da Campanha da Fraternidade.
Também em sua homilia o Pe. Toninho explicou um pouco mais sobre o período da quaresma, onde é tempo de mudança, de penitência e acima de tudo de relfetirmos em tudo o que estamos fazendo na nossa vida. "Nesse tempo devemos buscar mais a Deus e sermos menos hipócritas", disse o Pe. Toninho encerrando assim o momento da homilia.
Logo após o Pe. Toninho fez a imposição das cinzas nos fiéis presentes no qual essas cinzas simbolizam dor, morte e penitência.
Confira abaixo algumas fotos da missa:






























Fotos e Texto: André Hope- Pastoral da Comunicação

Missa de cinzas inicia período da Quaresma na Matriz São João Batista.


Dando inicio a campanha da Fraternidade 2011, na matriz São João Batista foi celebrada a Missa de quarta-feira de cinzas, onde se começa o período quaresmal, tempo de reflexão e penitencia, preparação para a chegada da Páscoa.

O celebrante, pároco Frei Eugenio Milani, enfatizou durante a homilia que, "no mundo de hoje, estamos perdendo a noção do que é certo e errado. Só o que nos interessa é que deixa de ser pecado, enquanto que as coisas que não nos convém, não interessa, assim, nos tornando egoístas a ponto de nem nos importarmos com a natureza", dizia, fazendo a associação com o cartaz tema da campanha da fraternidade 2011.

Os fiéis também receberam a imposição das cinzas sobre a face, simbolizando dor, morte e penitencia.

Durante a Missa foram apresentados os cânticos da Campanha da Fraternidade, que ficou por conta da Equipe de canto São João Batista.


DSC03032DSC03030 - CópiaDSC03034 - CópiaDSC03035 - Cópia

DSC03038 - Cópia

DSC03041 - CópiaDSC03044 - CópiaDSC03047 - CópiaDSC03048 - CópiaDSC03050 - CópiaDSC03052DSC03055DSC03057

Fotos e texto:  Mariane Bazzo/ Pastoral da Comunicação
Desafio de assumir a causa de Jesus
Lc 9,22-25






E Jesus explicou: "É necessário o Filho do Homem sofrer muito e ser rejeitado pelos anciãos, sumos sacerdotes e escribas, ser morto e, no terceiro dia, ressuscitar". Depois, Jesus começou a dizer a todos: "Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz, cada dia, e siga-me. Pois quem quiser salvar sua vida a perderá, e quem perder sua vida por causa de mim a salvará. Com efeito, de que adianta a alguém ganhar o mundo inteiro, se vier a perder-se e a arruinar a si mesmo?

Lançado em Porto Feliz: Campanha da Fraternidade 2011

Fotos e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

  DSCF2105 
Em Porto Feliz, a Campanha da Fraternidade (CF) foi lançada na Celebração de Cinzas, marcando o início da Quaresma. Nas Igrejas Matriz N. S. Aparecida, São João Batista e Mãe dos Homens realizaram Missas abordando a temática da Igreja neste ano.
DSCF1976
DSCF2024
A CF pela quarta vez, aborda a questão ambiental, chamando atenção da Sociedade e autoridades para a importância de se preservar a natureza. Dom Eduardo, arcebispo de Sorocaba, em entrevista a imprensa, ressaltou a importância de "todos se voltarem para esta questão", pois os "recursos naturais estão partindo para o esgotamento e destruição". O arcebispo enfatizou que é "a Fé que motiva o ser humano a estas reflexões. Os filhos de Deus não podem destruir as Criações de Deus", ele recomendou a leitura e estudo do texto base da CF 2011, como subsídio para colocar a Campanha em prática.
DSCF1996
Em Porto Feliz, segundo estimativa da Pastoral da Comunicação pelo menos 2000 católicos participaram das Missas e celebrações de Cinzas nas comunidades urbanas e rurais, onde a Campanha da Fraternidade foi lançada. Padre Washington da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, convidou a todos a participarem desta campanha, lembrando o aquecimento global e as mudanças climáticas. O Sacerdote também disse "que se engana quem acha que somente as grandes indústrias poluem e destrói a natureza". Pediu a todos que através de pequenos gestos, ajudem a preservar a natureza, "não jogando um papel de bala no chão... necessitamos de uma grande conversão social, a conversão para que todos possam cuidar daquilo que é de todos" disse.
DSCF1977
Quaresma
Quaresma é a época em que muitos católicos deixam de fazer aquilo que gostam e passam por algum sacrifício. O período é dedicado também a solidariedade. Muitos vão além do fato de se abster de carne na quarta-feira ou na sexta-feira, arrecadam alimento para aqueles que passam por dificuldade.
Fortalecer a espiritualidade é o principal objetivo da quaresma, segundo a igreja católica. Para isto acontecer não precisa ser apenas com o jejum de carne. Caridade e ajuda aos mais pobres também e são formas de passar bem por este período de 40 dias, chamados para a conversão.
Durante a Quaresma, a Igreja oferece mais opção de atendimento a Confissão, os horários estão sendo divulgados durante as missas e estão disponíveis na secretaria paroquial de cada Matriz. Missas Penitenciais também foram programadas para todas as sextas-feiras as 5h30m na Matriz N. S. Aparecida e na Matriz Mãe dos Homens.
cartazcf2011

Retiro de Carnaval – união de Igrejas

DSCF1885

Aconteceu na Escola Municipal Profº Domingos de Marco, o Retiro de Carnaval para jovens e Adolescentes, organizados pelas Igrejas: Casa da Oração, Fogo e Glória e a 4ª Igreja do Evangelho Quadrangular.

DSCF1867

O Retiro começou na tarde de sábado, e durante os 4 dias a programação ofereceu: Cultos, momentos de Louvor (oração), palestras, campeonato de futsal, gincanas, a noite Festas temáticas –  tropical e country. Para participar, foi cobrado R$45,00 reais por acampante, mas, aquele que trouxesse um outro jovem que não fosse da Igreja, os dois pagariam R$ 50,00 reais. Segundo os Pastores, Célia e Marcos, a estratégia deu certo, pois muitos fizeram isto, e o objetivo é evangelizar sempre o maior número de jovens, oferecendo a eles a boa mensagem do Evangelho.

DSCF1872

Durante os quatros dias, participaram adolescentes e jovens, totalizando 140 jovens. Para organizar o evento, foram montadas as equipes de limpeza, cozinha, diaconato (equipe de apoio), intercessores e técnico (data show).

DSCF1907

Participações
Pastor Marcelo Dalsóglio, Igreja Fogo e Glória.
Pastor Márcio Garcia, Igreja Casa da Oração.
Pastora Ednilson, 1ª Igreja do Evangelho Quadrangular.
Michel Vicentine, músico e palestrante.
Pastores Marcos Célia Vicentine, 4ª Igreja do Evangelho Quadrangular.

DSCF1921A equipe da Pastoral da Comunicação, Felipe Miranda coordenador e o agente André Hope, foram recepcionados pelo casal de Pastores, Célia e Marcos. Também foi uma oportunidade de conhecer a estrutura da escola Domingos de Marco, elogiável a obra como um todo.

 

DSCF1865 DSCF1866  DSCF1868 DSCF1869 DSCF1870 DSCF1871  DSCF1877 DSCF1879 DSCF1881 DSCF1882 DSCF1884 DSCF1887 DSCF1889 DSCF1890 DSCF1893 DSCF1894 DSCF1895 DSCF1896 DSCF1897 DSCF1898 DSCF1899 DSCF1900 DSCF1902 DSCF1904  DSCF1908 DSCF1910 DSCF1911 DSCF1916 DSCF1918 DSCF1919 DSCF1920