domingo, 13 de dezembro de 2009

Tietê


A Prefeitura do Município de Tietê através da secretaria de Trânsito, Segurança e Defesa Civil estão finalizando o projeto de melhorias na Praça do Divino visando preparar o local para o Encontro das Canoas.
O projeto que prevê o cercamento das arvores com floreiras, pedregulhamento dos acessos, melhoria iluminação, melhoria no paisagismo e ainda serviços gerais de manutenção já estão em fase conclusiva.
De acordo com Edival de Jesus Pascoli secretario da pasta a ideia do projeto é melhorar o local, para possibilitar que a comunidade utilize aquele espaço público com maior segurança, bem como de equipar melhor a praça para o lazer e entretenimento da comunidade.
A novidade deste ano foi à homenagem ao Divino Espírito Santo com pintura da Ponte do Arco “Divino – Rogai por nós”.
O secretário de Edival Pascoli explicou que para melhorar a iluminação novas luminárias foram instaladas, a praça da Rua sete de setembro esquina com Fernando Costa também está sendo revitalizada.
“Outro importante serviço que realizamos como parte de projeto de revitalização da Avenida Beira Rio foi altear as luminárias em seu primeiro trecho, tal medida foi necessária tendo em vista os constantes atos de depredação por parte de vândalos com a quebra dos globos de iluminação” – esclareceu Edival.

Foto: Claudia Silveira/G1

A iluminação de Natal da Ponte Octávio Frias de Oliveira, na Zona Sul de São Paulo, foi testada na noite desta quinta-feira (3). A inauguração oficial está prevista para esta sexta-feira (4) (Foto: Claudia Silveira/G1)

Aberta ao público a “Porta de Abraão”: o Patriarca fundador, Lot e o pecado de Sodoma

Porta de Abraão, Tel Dan, Terra SantaO Israel Nature and Parks Authority – organismo governamental para a proteção dos parques naturais de Israel ‒ anunciou a abertura ao público da “Porta de Abraão”, antiga de 4.000 anos, noticiou a imprensa israelense.

O pórtico encontra-se numa reserva natural de Tel Dan, norte de Israel, aos pés do Monte Hermon. Foi descoberto em 1979. O acesso foi liberado após uma década de trabalhos de restauração executados também pelo Israel Antiquities Authority, informou o The Jerusalem Post.

A estrutura monumental foi construída com tijolos por volta do ano 1.750 antes de Cristo. Chegou-se a supor que o patriarca Abraão teria atravessado essa porta quando foi tirar seu sobrinho Lot do cativério em Sodoma. De ali seu nome “Porta de Abraão”.

O episódio aconteceu antes que Deus destruísse essa cidade em castigo pelo vicio de homossexualidade. Por isso mesmo o homossexualismo é também é conhecido como sodomia.

Abraão, vitral da capela de Wadham CollegeO fato patenteia a misericórdia da Providência divina em relação à cidade pervertida. Mas, o coração dos sodomitas endurecido pela recusa da ordem natural como que invocou o desaparecimento da cidade sob uma chuva de fogo.

A história é bem conhecida e esta descrita no Livro do Gênesis.

A Torre de Babel, divisão da humanidade, Abraão

Em virtude da dispersão após a ímpia tentativa da Torre de Babel, os homens partiram em grupos ou tribos em todas as direções. Algumas dessas tribos construíram cidades onde começaram a reinar o culto dos falsos deuses e os vícios morais. Entre essas cidades, destacava-se uma aliança de cinco cidades, todas desaparecidas, mencionadas pelo Gênesis. Sodoma e Gomorra faziam parte.

Abraão pertencia a uma tribo semita que vindo da Caldéia ‒ localização de Babel ‒ conservou a pureza da Lei que Deus revelou a Adão.

Levava uma vida pastoril, sóbria, digna, e praticava sacrifícios agradáveis ao Criador. Praticava a transumância, migrando com seus rebanhos à procura de pastagens. No verão subia as montanhas e no inverno descia para as planícies mais cálidas irrigadas pelas chuvas.

Precisamente ao pé do Monte Hermon, nas colinas do Golã, foi achada a “Porta de Abraão”.

Abraão, Lot e Sodoma

A tribo cresceu em número e os pastores de Lot e de Abraão disputavam muito pelo gado. Para evitar males maiores, os dois decidiram se separar. Lot, como narra o Gênesis dirigiu-se para a planície de Jordão, muito beneficiada pelas águas.

Ali, entretanto, encontrou o perigo: Sodoma e Gomorra.

10. Lot, levantando os olhos, viu que a toda a planície de Jordão era regada de água (o Senhor não tinha ainda destruído Sodoma e Gomorra) como o jardim do Senhor, como a terra do Egito ao lado de Tsoar.
11. Lot escolheu toda a planície do Jordão e foi para o oriente. Foi assim que se separam um do outro.
12. Abraão fixou-se na terra de Canaã, e Lot nas cidades da planície, onde levantou suas tendas até Sodoma.
13. Ora, os habitantes de Sodoma eram perversos, e grandes pecadores diante do Senhor. (Gen 13, 10-ss)
Abraão Após esta separação, Deus escolheu Abraão como pai e fundador do povo eleito. Ele inicia a era dos Patriarcas do Antigo Testamento.
14. O Senhor disse a Abraão depois que Lot o deixou: “Levanta os olhos, e do lugar onde estás, olha para o norte e para o sul, para o oriente e para o ocidente.
15. Toda a terra que vês, eu a darei a ti e aos teus descendentes para sempre.
16. Tornarei tua posteridade tão numerosa como o pó da terra: se alguém puder contar os grãos do pó da terra, então poderá contar a tua posteridade.
17. Levanta-te, percorre a terra em toda a sua extensão, porque eu te hei de dar.”(Gen 13, 10-ss)
Entrementes, os reis das cinco cidades, entre as quais estavam Sodoma e Gomorra, engajaram-se numa guerra infeliz e perderam tudo. Lot foi feito prisioneiro junto com toda sua família.

Sabendo da desgraça, Abraão foi resgatá-los. Ele teria atravessado a famosa Porta naquela ocasião.
11. Os vencedores levaram todos os bens de Sodoma e Gomorra, e todos os seus víveres, e partiram.
12. Levaram também Lot, filho do irmão do Abraão, que morava em Sodoma, com todos os seus bens.
13. Mas alguém que conseguiu fugir veio dar parte do sucedido a Abraão, o hebreu, que vivia nos carvalhos de Mambré, o amorreu, irmão de Escol e irmão de Aner, aliados de Abraão.
14. Abraão, tendo ouvido que Lot, seu parente, ficara prisioneiro, escolheu trezentos e dezoito dos seus melhores e mais corajosos servos, nascidos em sua casa, e foi ao alcance dos reis até Dan.
15. Ali, dividindo a sua tropa para os atacar de noite com seus servos, desbaratou-os e perseguiu-os até Hoba, que se encontra ao norte de Damasco.
16. Abraão recobrou todos os bens saqueados e reconduziu também Lot, seu parente, com os seus bens, assim como as mulheres e os homens.
17. Voltando Abraão da derrota de Codorlaomor e seus reis aliados, o rei de Sodoma saiu-lhe ao encontro no vale de Savé, que és o vale do rei.
18. Melquisedeque, rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo, mandou trazer pão e vinho,
19. e abençoou Abraão, dizendo: “Bendito seja Abraão pelo Deus Altíssimo, que criou o céu e terra!
20. Bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos em tuas mãos!” (Gen 14, 11-ss)
Porta de AbraãoA “Porta de Abraão” e a História Sagrada

A porta tem três arcos e sete metros de altura. Foi erigida com tijolos de barro seco sobre fundamentos de pedra. Tem. É sem dúvida o monumento mais antigo já encontrado em Terra Santa. É, portanto, a construção que nos remonta aos eventos bíblicos mais afastados no tempo e fala da veracidade do relato sagrado.

O diário israelense Haaretz acrescenta que o arco se encontra entre duas torres. Em torno delas há ruínas de uma cidade tal vez construída nos tempos patriarcais.

Raphael Greenberg do departamento de arqueologia da Universidade de Tel Aviv sublinhou que nenhuma equipe arqueológica usa a Bíblia como critério para definir ruínas ou restos de uma época tão longínqua, mas apenas critérios científicos.

Ze'ev Margalit, responsável pela preservação dos restos arqueológicos dos parques nacionais israelenses voltou a fazer uma ilação entre os restos agora exibidos e o acontecimento bíblico. Mas insistindo na falta de dados materiais que possam esclarecer a atribuída passagem de Abraão.

Entretanto, o achado não deixa de ser sugestivo para quem tem fé.

O próprio Margalit observou que peregrinos cristãos estão indo em crescente número ao local e se mostram muito tocados contemplando a “Porta de Abraão”.

Emociona pensar num grande patriarca, enviado de Deus, partindo junto com um exército de servos fiéis, para salvar membros de sua família escravizados por inimigos.

Foi uma das primeiras intervenções de Deus na História por meio de seus condestáveis para salvar os homens afundados no desastre.

Formação rochosa chamada 'Mulher de Lot' perto do Mar MortoEm atenção à fidelidade de Abraão, Deus salvou mais uma vez a Lot quando mandou seu anjos a tirá-lo de Sodoma consumida pelo vício homossexual. Assim que Lot abandonou a cidade, choveu fogo sobre ela e sobre Gomorra.

A procura arqueológica do sitio de Sodoma e Gomorra aponta para uma quase ilha do Mar Morto (ruínas de Bâb ed-Dhra e Numeira).

Em volta do Mar Morto há formações de pedra que evocam o episódio ensinado pelas Sagradas Escrituras.

27. Abraão levantou-se muito cedo e foi ao lugar onde tinha estado antes com o Senhor.
28. Voltando os olhos para o lado de Sodoma e Gomorra e sobre toda a extensão da planície, viu subir da terra um fumo espesso como a fumaça de uma grande fornalha.
29. Quando Deus destruiu as cidades da planície, lembrou-se de Abraão e livrou Lot do flagelo com que destruiu as cidades onde ele habitava. (Gen 19)

Recarregando

Celular é colado na janela para carregar a bateria com energia solar

Carregar baterias de celulares com energia solar não é uma grande novidade, mas Liu Hsiang-Ling, estudante da Universidade Nacional de Ciência de Taiwan, desenvolveu um projeto diferente do que estamos acostumados a ver.

A ideia de Liu consiste em um celular com um carregador externo de bateria. Os projetos usuais em geral têm carregadores internos, o que diminui a eficácia da recarga. Além disso, o aparelho é levemente arqueado e possui uma tecnologia que permite que ele seja fixado ao vidro de uma janela, por exemplo, para que possa absorver melhor a energia do Sol.

Celular é colado na janela para carregar a bateria com energia solar Celular é colado na janela para carregar a bateria com energia solar


A estudante disse que a inspiração veio da necessidade de carregar seu celular enquanto dirigia. Se depender do trânsito caótico das grandes cidades nacionais, a falta de bateria não será mais um problema para os brasileiros…

IlumiNatal


A ACEPFZ em parceria com a Prefeitura Municipal inicia a campanha IlumiNatal pelo 3º ano consecutivo. Os enfeites de postes serão instalados nos próximos dias e várias atrações estão programadas. Também serão premiadas as casas mais enfeitadas.

1º Premio - 01 TV LCD 42"
2º Premio - Vale Compras R$ 800,00

3º Premio - Vale Compras R$ 500,00
4º Premio - Vale Compras R$ 300,00
5º Premio - Vale Compras R$ 200,00

Prepare seus enfeites e inscreva sua residência. As inscrições poderão ser realizadas à partir da ACEPFZ site ou direto em nosso balcão.



Jovem e Narguile, uma mistura sadia?

Recentemente um Padre, amigo meu, me pediu algo: "Padre Wagner, já que você
gosta tanto de trabalhar com jovens, procure escrever algo sobre o narguile
ao qual muitos jovens que conheço estão aderindo."

Em princípio, eu achei que o modismo não era tão intenso assim, mas com o
tempo fui observando, uma vez que estou sempre no meio dos jovens, que a
"novidade" era mais comum entre os mesmos do que eu imaginava.

A nova moda entre os jovens do Brasil, principalmente na cidade de São
Paulo, é um tradicional cachimbo d'água utilizado nos países do Sudeste
Asiático e Oriente Médio.

A moda oriental só decolou mesmo no Brasil, para

variar, com a influência da televisão, e para variar mais uma vez, por uma
influência de uma novela.


Devido à mistura de variadas essências, o narguile também conhecido como
'hookah' nos países de língua inglesa, ou por 'shisha' no norte da África,
possui aromas variados.

É feito com um fumo especial, e os sabores mais

conhecidos são: pêssego, maçã-verde, coco, flores e mel. Seu formato possui
a seguinte forma:
Uma peça central que muito se assemelha a um vaso, onde

coloca-se água; conectada à base encontra-se uma peça cilíndrica que
sustenta o fornilho, onde se coloca o tabaco, e em cima deste, o carvão.

O narguile pode possuir várias mangueiras, propiciando com que variadas
pessoas possam fumar ao mesmo tempo. Ora, uma vez que sabemos que em
adolescentes e em alguns jovens o sentimento tribal, ou seja, de pertença a
alguma tribo ou grupo é bem mais acentuado que em adultos, e esta espécie de
moderno tribalismo lhes dá um sentimento maior de segurança, o narguile
parece ser ideal para a integração dos indivíduos.

Aliás, bem sabemos que a grande maioria dos jovens começam a beber não
porque gostam, mas porque beber é uma forma de ser aceito pelo grupo. Dá um
sentimento forte de agregação.

O problema é que com o tempo, transforma-se

em vício, os amigos se vão, ou porque se casam, ou se formam, ou se mudam, e
fica o vício, que faz da pessoa refém por toda a vida.

Está provado que grande parte de quem fuma o narguile convencional adquire o
vício depois de fumar 50 (cinqüenta) vezes, pois no mesmo encontra-se
presente a nicotina que propicia a ilusão de "bem-estar". E ainda mais, que
o mesmo é mais nocivo que o cigarro, pois pode propiciar doenças infecciosas
por ser utilizado por mais de uma pessoa sem a devida esterilização, foi o
que afirmou a Comissão de Tabagismo da Sociedade Paulista de Pneumologia e
Tisiologia (SPPT). Diga-se também que não são poucos os jovens que adicionam
à mistura, maconha e crack. E que substituem a água do narguile por bebida,
para dar um sentimento maior de euforia.

Recorde-se aqui que há uma crença popular de que a água ajudaria a
purificar a impurezas do fumo, o que não passa de mais um mito, posto que
segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a fumaça inalada em uma sessão

de narguile que dura de 20 minutos a 1 hora, corresponde à inalação de 100 a
200 cigarros, e consome-se até 10 litros de fumaça, uma vez que a presença
da água faz com que se aspire ainda mais fumaça, logo, inala-se maior
quantidade de toxinas.


Por fim, assinale-se ainda que, por conter diversas toxinas, o "famoso
modismo" pode propiciar doenças tais como: câncer de pulmão, doenças
cardíacas, tuberculose, herpes, hepatite e outras.

Bom, agora cabe a você jovem e a vocês pais, tirarem suas conclusões.

Mas, como padre, gostaria de dizer que o problema de nossos jovens
contemporâneos, não é o narguile, que com certeza é mais uma "onda" que vai
passar, ou a droga "x" ou "y", o que está faltando mesmo é um pouco mais de
personalidade, convicção, valores, bons ícones para serem imitados por
nossos adolescentes e jovens. Aliás, nosso tempo está tão carente de ícones!

Padre Wagner Lopes Ruivo
Arquidiocese de Sorocaba

Frnaciscanas Palavras

Francisco, ao dispor-se à vida, ao buscar o que ele mesmo não sabia, deixou-se conduzir por um real confronto com o Evangelho e assim foi conduzido ao que procurava.
Frei Vitório



Vamos aprender com Francisco de Assis:
na Simplicidade e na harmonia realizar grandes coisas.
Frei Vitório

Ecumenismo: artigo

Ludas
Marcos Inhauser

A sugestão de Lula de que para governar o país até Jesus Cristo teria que fazer aliança com Judas já provocou muita reação. Confesso que não consegui resistir à tentação de também dar meu pitaco em minha coluna no Correio. Não que eu tenha algo substancialmente diferente a dizer, mas porque, tendo algumas ideias na cabeça cultivadas ao longo destes anos, vi agora a oportunidade de colocá-las para fora.

Escrevi mostrando como o Lula se julga alguém igual ou maior que Jesus Cristo e dei exemplos para provar algumas afirmações. Para minha surpresa, vários foram os e-mails concordando com o que escrevi, coisa um tanto rara. Como este espaço não me permite longas digressões, preferi escrever a coisa em dois capítulos: como ele se vê e como eu o vejo.

Se nesta história há Judas, existem duas possibilidades de entendimento: os aliados de Lula (o Messias) são Judas ou ele mesmo é Judas procurando um Messias para se aliar.

Na história bíblica, Judas é uma pessoa, com ambições políticas, pertencente ao grupo dos sicários, uma ramificação dos zelotes, que perpetrava violentos ataques com punhais (“sicarii”) contra as forças romanas na Palestina. Outros derivam o seu nome do aramaico “saqar”, palavra que significava alguém "mentiroso", que é "falso". Judas, no entanto, queria mesmo é estar de bem com a elite governante e com os romanos. Sua participação inicial nos movimentos pode ter sido falsa ou ele sucumbiu às tentações do poder.

Na história do Lula muitos foram os amigos e discípulos que foram entregues à execração pública, vendidos para abafar a opinião pública por trinta moedas de prata. Para não ir muito lá para trás, lembro como ele entregou à sanha das elites dominantes o colega de caminhada Cristóvam Buarque, destituindo-o com um telefonema; como entregou o Dirceu, o Pallocci e mais recentemente a Marina Silva. Neste afã de não perturbar as elites e os interesses do capital é que entendo porque ele e seu governo nada fizeram para esclarecer os crimes de morte do Toninho e do Celso Daniel.

Para mim o Lula é um Judas. Um “Ludas” que se aliou a um bando de outros “judas” para a propalada governabilidade, tal como o Judas teria argumentado para justificar a entrega do Mestre. Lá também foi em nome da paz nacional que se entregou um perturbador da paz.

O problema é que, na falta de um Messias, ele decidiu criar o seu, à sua imagem e semelhança. E lá vamos nós de Dilma.


• Marcos Inhauser
é pastor, presidente da Igreja da Irmandade e colunista do jornal Correio Popular.


Porto Feliz





Porto Feliz realiza primeiro seminário do idoso

O I Seminário Municipal do Idoso foi promovido no dia 6 de dezembro pela Diretoria de Promoção Social de Porto Feliz. O evento foi realizado em parceria com o Conselho Municipal do Idoso e o Grupo Raízes da Melhor Idade.
Com base no Estatuto do Idoso, instituído pela Lei Federal nº 10741 de 1 de outubro de 2003, foram debatidos direitos e políticas públicas voltados para as pessoas idosas. Cerca de 60 pessoas participaram do seminário.
No seminário, os participantes perceberam a necessidade de ampliar a discussão e decidiram marcar no último fim de semana de cada mês um fórum para debater a aplicação do estatuto. As propostas levantadas serão incluídas no Plano de Convivência da Participação do Idoso. O documento é uma espécie de agenda em que estarão incluídas as ações municipais voltadas ao idoso.
A mesa foi composta pela diretora de Promoção Social, Edilza Correia da Silva (representando a Prefeitura); a vereadora Miraci de Lázara Tuani Flosi (representando a Câmara); Dona Durce de Camargo Diana (representando o Conselho Municipal do Idoso) e Dona Mafalda Savassa Rinck (representando o Grupo Raízes da Melhor Idade), além da contadora Eunice Helena Alberto (poder público), Arnaldo Oliveira Guarini (Associação dos Aposentados e Pensionistas) e Antonio Yamamoto (colunista da “Tribuna das Monções”).
Também presentes, vereador Marco Antonio Campos Vieira e advogada Jurema de Freitas Barbosa Hagen (presidente do Conselho Municipal da Condição Feminina).


Orquestra de Violões
A igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens (Matriz) recebeu no dia 9 de dezembro, o IV Encontro de Violões, em Porto Feliz.
Aproximadamente 70 pessoas assistiram as apresentações da Orquestra de Violões da Escola Municipal de Música “Romário Antônio Barbosa” e Orquestra de Violões do Conservatório “Maestro Henrique Castellari” de Salto, ambas sob regência de Benedito Mariano de Campos; Orquestra de Violões de Votorantim, sob regência de Adriano Felício da Costa; e Camerata de Violões de Sorocaba, sob regência de José Marcos Rodrigues.
O repertório incluiu música popular brasileira, músicas clássicas e canções natalinas. “Além de troca de experiência entre os músicos, o evento proporcionou cultura e entretenimento para o público portofelicense”, disse o diretor da Escola Municipal de Música “Romário Antonio Barbosa”, Benedito Mariano de Campos.
O diretor de Educação e Cultura, Miguel Arcanjo de Almeida, presente ao evento, destacou sua importância. “O encontro já virou uma tradição em Porto Feliz e quem ganha com isso é a população”, salientou.





arquivo 4/10/09

Praça de Porto Feliz está sendo reformada

A Diretoria de Obras Públicas começou no dia 9 de dezembro a manutenção na praça 13 de Maio, no Jardim Excelsior.
O trabalho está sendo executado pela Sanepav, empresa terceirizada pela Prefeitura para ampliar a limpeza e manutenção da cidade, e inclui corte de grama, poda e pintura. A manutenção na cidade foi reiniciada apenas na quarta-feira devido às chuvas dos últimos dias.
A equipe de manutenção da Sanepav é formada por nove funcionários responsáveis pela limpeza de praças e canteiros centrais das principais avenidas.
Já os servidores da Diretoria de Obras Públicas realizaram corte de grama e poda na Praça Odair Ferraz de Oliveira.



Porto Feliz





Fique Sabendo
Porto Feliz promoveu, de 16 de novembro a 1 de dezembro, a campanha “Fique Sabendo”. Foram atendidas 486 pessoas, sendo 332 mulheres e 154 homens. Do número total, 273 fizeram o teste pela primeira vez. Além do Centro de Especialidades I “Antonio Patuci”, postos volantes percorreram os bairros. Dos 48 municípios pertencentes ao Departamento Regional de Saúde de Sorocaba, Porto Feliz é a sexta cidade que mais efetuou testes, utilizando 100% dos kits recebidos da Secretaria de Estado.

A campanha foi realizada em parceria com a coordenação estadual DST/AIDS e Instituto Adolfo Lutz e teve o objetivo de estimular a população a fazer o teste de HIV. “Porto Feliz alcançou 100% da meta proposta, abrindo uma nova frente na prevenção e promoção de saúde. O diagnóstico precoce do paciente HIV positivo desmistifica a doença, ajuda o paciente, melhora suas relações e garante seus direitos à saúde”, explica a diretora de Saúde, Cláudia Meirelles.


Proerd
Cerca de 800 alunos das redes municipal e privada de ensino participaram da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), no dia 8 de dezembro, no Centro Municipal de Exposições (Cemex).

O programa é realizado pela Polícia Militar do Estado de São Paulo e é aplicado nas escolas através de atividades educacionais com objetivo de conscientizar jovens e crianças sobre noções de cidadania. Na solenidade houve também premiação para as melhores redações de cada escola.
Diretor de Educação e Cultura, Miguel Arcanjo de Almeida, disse que a parceria com os pais é fundamental, não só durante o projeto Proerd, mas em todas as ações da Educação.

“Hoje, os educadores seguem essa linha, de parceria com os pais. Faço aqui um apelo para que estejam sempre conosco e que procurem sempre a escola para elogiar ou criticar. Todos os diretores sempre vão recebê-los de braços abertos”, declarou.



Vicentinos


No dia 06/12 dia de Imaculada Conceição, o Conselho Central de Tiête, que compreende as cidades de Boituva, Cerquilho, Tiête, Ipero, e Porto Feliz, reuniram-se para celebrar e alimentar a espiritualidade Vicentina, trantando dos temas que nos faz irmãos vicentinos, intitulado como Consócias e confrades, poque na oportunidade houve aclamação de membros, o qual nos sentimos felizes com mais 03 aclamados. Mais 03 irmãos que vem para reforçar essa entidade que trabalha com o pobre e precisa sempre de mais pessoas engajadas neste proposito.
Antes de Iniciar a Assembléia tivemos a missa com o padre José Brasilio de Oliveira, o qual recebeu a todos nós com muito carinho, após a santa Missa tivemos o café e a conversa sobre a Ecafo (Escola de Capacitação de Federico Ozanam) com o coordenador Confrade Paladini.

Na sede vicentina os jovens apresentaram um lindo teatro.Na oportunidade o representante Paulo Kleber solicitou a todos os presentes o compromisso de ser vicentino, para falar de Maria a convidada foi Andréia, que falou muito bem da Mãe de Deus.

Para terminar o confrade Paulo kleber falou da Oração, vicentino tem que aproximar de Deus, praticar mais oração, para poder exercer mais e responder a vocação Vicentina.







Tietê Programação do fim de ano 2009



Dia 13 de Dezembro às 20hs.
Noite dos Corais
Coral Melhor Idade
Coral 8 de Março

Dia 17 de Dezembro às 20h.
Manezinho e seus teclados com a participação do cantor Wanderlei

Dia 18 de dezembro às 20h.
Noite da Seresta
E Zé Elias Foresto

Dia 19 de Dezembro às 20h. e 30min.
Apresntação da Banda Municipal
Apresentação de Danças com alunas da Oficina Cultural com a Professora Marília Scomparim
Apresentação do Ballet Municipal da Oficina Cultural com a Professora Simone Meneguel

Dia 20 de Dezembro às 20h.
Apresentação da banda Municipal de Laranjal Paulista

21 de Dezembro às 20h.
Apresentação de Capoeira com os alunos da Oficina Cultural
Com o Professor Alexandre Sandei

Dia 22 de Dezembro às 20h.
Apresentação da Escola de Dança
“Nos passos e compassos”com a Professora Fernanda Bufo

23 de Dezembro
Chegada do papai Noel

Secretaria de Cultura e Turismo
Prefeitura do Município de Tietê