sábado, 12 de outubro de 2013

Casa do Empreendedor está em novo local

 

 

A Casa do Empreendedor está em novo endereço. Saiu do número 320 da rua Adhemar de Barros para o número 340, no Paço Municipal.
A proximidade dos serviços como Sebrae, Banco do Povo e Unidade de Atendimento ao Público da Secretaria da Fazenda facilita o desenvolvimento do empreendedor desde a abertura de sua empresa até os procedimentos necessários para seu pleno funcionamento.
O atendimento unificado começou em 2011 e funciona da seguinte forma: o empreendedor passa pelo Sebrae para ter orientação sobre o negócio. Se precisar de crédito, é encaminhado ao Banco do Povo. A Casa do Empreendedor ajuda o empreendedor com a documentação e abertura do negócio, através de um acompanhamento passo a passo.
Segundo o diretor de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Célio Peixoto dos Santos, a unificação dos serviços acelerou o processo já que antes da Casa do Empreendedor, esse procedimento levava até três meses para ser concluído. Hoje, no máximo, dez dias.
"Atualmente a Diretoria de Desenvolvimento Econômico Sustentável através da casa do empreendedor oferece um conjunto de serviços em um único espaço, ou seja o empreendedor irá se deslocar para nossa Diretoria, visando dar agilidade e desburocratização dos processos e facilitar a abertura de novos empreendimentos em nossa cidade. Temos uma equipe preparada para orientar sobre os procedimentos de abertura de novos negócios e expansão de empresas", comenta.
Para o empreendedor que ainda está na informalidade e tem o desejo de se formalizar para obter todos os benefícios que tem direito, segue em detalhes o que cada setor desenvolve.

Sebrae
O Posto de Atendimento ao Empreendedor do Sebrae oferece orientação quanto ao planejamento e gestão empresarial.
Oferece ainda orientação diferenciada para o Empreendedor Individual (EI) para abertura, alteração e fechamento, relação de escritórios de contabilidade que atendem gratuitamente o EI.
É também responsável pela impressão gratuita de documentos como Certificado de Condição de Empreendedor Individual, DAS e outros documentos, além de orientação prévia sobre itens necessários para adequação para pedido de Licença de Funcionamento junto a Vigilância Sanitária.

Banco do Povo Paulista
O Banco do Povo Paulista oferece financiamento para Empreendedores Individuais, microempresas, produtores rurais e profissionais liberais, com valor de até 15 mil reais. Também atende associações e cooperativas com crédito de até 25 mil reais, que podem ser usados para compra de equipamentos, capital de giro, ampliação, reforma (mesmo para quem está em fase de início do negócio). Além do crédito, o empreendedor tem orientação quanto a gestão do seu negócio.

UAP
A Unidade de atendimento ao Público (UAP) da Secretaria da Fazenda é responsável pelo recebimento e encaminhamento de documentos ao Posto Fiscal de Sorocaba, relativos ao Imposto de Circulação de Mercadoria e Serviço (ICMS), Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), isenção ou imunidade de IPVA, Certidão Negativa, emissão de senha para Nota fiscal, entre outros.