quinta-feira, 21 de abril de 2011

Catedral Metropolitana: missa dos Santos Óleos


Quinta-feira, 21 de Abril de 2011 - 12:23:41

D. Eduardo presidiu a Celebração
Diac. Adilson proclamou o evangelho
Renovação das promessas...
( Uma celebração das mais importantes não só no espírito litúrgico, mas na exteriorização de uma vida de comunhão do Clero da arquidiocese, é a únioca celebração do ano, em que
se reunem Paróquias, Sacerdotes, Diáconos e Seminaristas, junto com o Arcebispo, aquele que reprersenta o próprio Cristo Cabeça da Igreja. Também em relação a bênção dos Santos Óleos, há um rico simbolismo de caráter sacramental: Todos bebem de uma única Fonte que é Jesus Cristo, essência de todos os Sacramentos da Igreja, sinalizado na bênção Episcopal aos Santos óleos)


A Igreja Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Ponte acolheu na manhã dessa quinta Feira um grande número de fiéis representando as 52 paróquias da arquidiocese para a Missa do Crisma, onde acontece a bênção dos Santos Óleos Crisma, Batismo e Catecúmeno, que ao final são entregues ás paróquias. Mas o que torna ainda mais especial a celebração é a Renovação das Promessas Sacerdotais de todo os Presbíteros diante do Arcebispo Metropolitano D. Eduardo Benes de Sales Rodrigues.
Pela primeira vez essa Celebração, que em Sorocaba há muitos anos é realizada na Quarta eira Santa á noite, por razões pastorais, em virtude do Feriado foi realizada nessa Quinta de manhã, mas a Igreja ficou repleta de Fiéis.
Além dos Sacerdotes, participaram da celebração os Diáconos e Seminaristas e a proclamação do Evangelho foi cantado solenemente pelo Diácono Adilson da Paróquia Santa Terezinha – Cerquilho.
Dom Eduardo em sua homilia, deu enfoque especial a Vocação do Sacerdote e o seu papel de Servidor no meio do Povo de Deus, mas aproveitou para valorizar o trabalho dos Leigos, que têm o Sacerdócio Comum, e agem em missão permanente além das fronteiras da Igreja, em ambientes onde sem sempre o Padre chega no dia a dia.
Logo após a homilia os Presbíteros fizeram a renovação das Promessas Sacerdotais
Prometendo exercerem o sacerdócio mais um união com Cristo,, como distribuidores do Ministério de Deus na missão de ensinar, pela sagrada Eucaristia e demais celebrações litpurgicas.
No final da fórmula de renovação, o Arcebispo pediu aos Fiéis para que rezassem por Ele e pelos Presbíteros, para que não lhes falte Santidade e Fidelidade á vocação.
Em seguida, com a participação dos Diáconos foi realizada a procissão dos óleos Santos dos Enfermos, do Crisma e dos Catecúmenos, que são utilizados nos Sacramentos, e que foram abençoados solenemente pelo Arcebispo Dom Eduardo.
Os Sacerdotes, Diáconos e Seminaristas foram convidados a participarem de um almoço que aconteceu no CAP Centro Arquidiocesano Pastoral, em uma justa comemoração ao Dia da Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio Cristão.
As fotos desta matéria foram feitas pela estudante de Jornalismo Bruna, Secretaria da Paróquia São Francisco de Assis.

Fonte: pascom-arquidiocesana--equipe-de-redacao--fotos-bruna-

Encenação da Paixão de Cristo


Aconteceu na quarta-feira, 20, a Encenação da Paixão de Cristo em Porto Feliz.

O teatro que foi realizado no Parque das Moncões, e teve a participação de cerca de 30 atores, as encenações começaram no Monumento aos Bandeirantes e seguiram pela passarela do paredão salitroso, terminando na plataforma da Gruta Nossa Senhora de Lourdes.

A Encenação contou com um grande público que pode acompanhar de perto, andando junto da cena ou sentado nas cadeiras, acompanhando através de dois telões montados pela prefeitura.

Confira as Fotos:















Texto e Fotos: Rafael Corrêa/Pastoral da Comunicação

Novena de Santo Expedito atrai quase 3 mil fiéis!


Este ano de 2011, as Festividades de Santo Expedito de Tríduo, passou a ser Novena, registrando aumento de participação de fiéis nas programação religiosa e festiva. As Pastoral da Comunicação preparou este espaço para todos saberem como foram os 9 dias de Novena das Causa Urgentes:

Programação

Primeiro dia

Segundo dia

Terceiro dia

Quarto dia

Quinto dia

Sexto dia

Sétimo dia

Oitavo dia e celebração de Ramos e Aniversário do Pe. Washington

Nono dia, dia de Santo Expedito:
Missa da Penitência
Missa dos Enfermos
Missa de encerramento.

Encerramento: 9º dia da novena de Sto Expedito, última missa!


Após uma intensa programação, que incluiu programação festiva, programação religiosa com Missas, celebração da palavra, confissões, procissão, chegou ao final as Festividades de Santo Expedito. A Capela fica na avenida Getúlio Vargas, bairro Bambu.

Em todos os dias a Pastoral da Comunicação esteve presente, com agentes participando, fotografando e produzindo textos narrando como foram as festividades em louvor ao Santo das Causas Urgentes.

Neste dia 19/04, dia de Santo Expedito, o último dia da Novena das Causas Urgentes, , a capela que ficou aberta aos fiéis o dia todo, com missa da penitência as 6h da manhã, confissões no período da manhã, as 15h da tarde missa dos enfermos e distribuição o óleo Bento de Santo Expedito, e a noite com Missa de encerramento com Padre Washington presidindo a Celebração. 

A Capela recebeu os devotos do Santo o dia todo.


Missa
Após 9 dias de Festividades, Pe. Washington, em nome da Comunidade que leva o nome do Santo e a Irmandade de Santo Expedito, recém criada, agradeceu a todos que ajudaram na festa e na programação religioso, por todos que doaram prendas, que foram trabalhar, ajudaram na liturgia, por todos os padres que celebraram a Missa. Em sua homilia, o Pe. Washington ressaltou o exemplo de Fé de Santo Expedito e ao final da celebração, foram  abençoados os pães e os objetos pessoais.



 COMENTARISTA




 1ª LEITURA

 SALMO


 EVANGELHO





























Texto:Vanusa Mendes/Pastoral da Comunicação
Fotos:Letícia Azevedo/Pastoral da Comunicação