Quinta-feira, 21 de Abril de 2011 - 12:23:41
D. Eduardo presidiu a Celebração
Diac. Adilson proclamou o evangelho
Renovação das promessas...
( Uma celebração das mais importantes não só no espírito litúrgico, mas na exteriorização de uma vida de comunhão do Clero da arquidiocese, é a únioca celebração do ano, em que
se reunem Paróquias, Sacerdotes, Diáconos e Seminaristas, junto com o Arcebispo, aquele que reprersenta o próprio Cristo Cabeça da Igreja. Também em relação a bênção dos Santos Óleos, há um rico simbolismo de caráter sacramental: Todos bebem de uma única Fonte que é Jesus Cristo, essência de todos os Sacramentos da Igreja, sinalizado na bênção Episcopal aos Santos óleos)
A Igreja Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Ponte acolheu na manhã dessa quinta Feira um grande número de fiéis representando as 52 paróquias da arquidiocese para a Missa do Crisma, onde acontece a bênção dos Santos Óleos Crisma, Batismo e Catecúmeno, que ao final são entregues ás paróquias. Mas o que torna ainda mais especial a celebração é a Renovação das Promessas Sacerdotais de todo os Presbíteros diante do Arcebispo Metropolitano D. Eduardo Benes de Sales Rodrigues.
Pela primeira vez essa Celebração, que em Sorocaba há muitos anos é realizada na Quarta eira Santa á noite, por razões pastorais, em virtude do Feriado foi realizada nessa Quinta de manhã, mas a Igreja ficou repleta de Fiéis.
Além dos Sacerdotes, participaram da celebração os Diáconos e Seminaristas e a proclamação do Evangelho foi cantado solenemente pelo Diácono Adilson da Paróquia Santa Terezinha – Cerquilho.
Dom Eduardo em sua homilia, deu enfoque especial a Vocação do Sacerdote e o seu papel de Servidor no meio do Povo de Deus, mas aproveitou para valorizar o trabalho dos Leigos, que têm o Sacerdócio Comum, e agem em missão permanente além das fronteiras da Igreja, em ambientes onde sem sempre o Padre chega no dia a dia.
Logo após a homilia os Presbíteros fizeram a renovação das Promessas Sacerdotais
Prometendo exercerem o sacerdócio mais um união com Cristo,, como distribuidores do Ministério de Deus na missão de ensinar, pela sagrada Eucaristia e demais celebrações litpurgicas.
No final da fórmula de renovação, o Arcebispo pediu aos Fiéis para que rezassem por Ele e pelos Presbíteros, para que não lhes falte Santidade e Fidelidade á vocação.
Em seguida, com a participação dos Diáconos foi realizada a procissão dos óleos Santos dos Enfermos, do Crisma e dos Catecúmenos, que são utilizados nos Sacramentos, e que foram abençoados solenemente pelo Arcebispo Dom Eduardo.
Os Sacerdotes, Diáconos e Seminaristas foram convidados a participarem de um almoço que aconteceu no CAP Centro Arquidiocesano Pastoral, em uma justa comemoração ao Dia da Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio Cristão.
As fotos desta matéria foram feitas pela estudante de Jornalismo Bruna, Secretaria da Paróquia São Francisco de Assis.