quarta-feira, 17 de março de 2010

Prefeitura de Rafard lança na próxima semana Campanha “Cidade Limpa Cidade Saudável



Na próxima quinta-feira, dia 18/03, a Prefeitura de Rafard por meio do Setor de Obras, implantará o Projeto “Cidade Limpa Cidade Saudável”, que visa conscientizar a população sobre o descarte irregular de entulho em vias públicas. A partir da lei nº 1.331/2006, foi contratado um fiscal de postura que fará a devida fiscalização.

O projeto se constitui em 2 ações. A primeira delas tem por objetivo orientar a população, para que as Ruas não se transformem em depósitos de lixo, pois poderá ocasionar sérios problemas, como por exemplo, entupimento de bocas de lobo, mau cheiro e proliferação de insetos e possíveis acidentes. Já a segunda ação, será punitiva para aqueles que fizerem o descarte de entulhos nas Ruas e terrenos fora do dia e horário determinado no roteiro.
Em contrapartida a implantação do projeto, a Prefeitura ficará responsável em colocar placas orientativas em praças e terrenos públicos para o não descarte de entulho nos locais indeterminados.
Em reunião na última quarta-feira, dia 10, do diretor de Indústria, Comércio e Habitação, Ivan Rosatto, do chefe de fiscalização, Antonio Quagliato e do fiscal de postura, Rosinaldo, ficou acordado que se caso a lei seja desrepeitada poderá ocasionar uma notificação preliminar e até multa.
Para o prefeito Márcio Minamioka com a adoção da medida toda cidade ganhará. “Na certeza de que todos almejam uma cidade limpa, é que nós trabalharemos em parceria com a população. Por isso, pedimos que os moradores procurem não jogar mais folhas, entulhos e lixos nas Ruas e Avenidas em dias indeterminados”, reforçou o prefeito.
Lixo doméstico


Os terrenos baldios (sem construção) receberão intimação para sua limpeza e não caberá mais servir de depósito de lixo e entulhos, no caso de não haver a colaboração, o responsável pela ação e pelo terreno será notificado e deverá arcar com as despesas de remoção. Para colaborar, o cidadão poderá também enviar palpites, opiniões, reivindicando e buscando melhorias, pelo site www.rafard.sp.gov.br.
Após o dia e horário estimado para início da coleta será proibido colocar entulho nas Ruas. O entulho deverá ser colocado no máximo com 1 dia de antecedência.Em caso de feriado, o munícipe deverá antecipar a colocação em 1 dia.


Para saber mais informações e conhecer o roteiro de dias, horários e Ruas, para a retirada do lixo acesse: www.rafard.sp.gov.br.

Roteiro para retirada de entulhos:
TERÇA-FEIRA
A partir das 7h:
Parte do Almoxarifado segue pela Abolição, José M. Bosio, Maurício Allain, Tuiuti, Pracinha Fábio, João Quadros, Colonização, Dr. Laureano, Independência, Felício Vigorito e suas respectivas travessas.


A partir das 10h:
Avenida São Bernardo, Estação, Rua Tietê, Conselheiro Gavião Peixoto até Rua dos Canaviais e todas as travessas mais próximas.
A partir das 12h:
Rua Nossa Senhora de Lourdes até o Círculo Operário, Rua José Moraes de Barros.

QUARTA-FEIRA
A partir das 7h:
Rua Vitório Talassi, Rua Armando Salles de Oliveira, Rua Paul Madon até a Praça Carlos Marreto e todas as travessas.
A partir das 12h:
Rua Natalina P. Lucchi sobe até a Rua 14 de julho, Avenida José Soares de Faria (do Hospital até a Avenida São Bernardo), Prefeitura, Câmara e Velório.


QUINTA-FEIRA
A partir das 7h:
POPULAR: Inicia-se pela Rua Allan Rolin Barbosa, Rua Amélio Fedrighi e todas as Ruas próximas a Praça da Bíblia e Coração e Jardim Ana.
A partir das 12h:
Rua Giovani Boscolo, Rua Carlos Lucchi e Rua Eugênio Tezotto entre a Avenida São Bernardo e Avenida José Soares de Faria.

SEXTA-FEIRA
A partir das 7h:
Rua Eugênio Tezotto (parte baixa) e todas as travessas, Rua Carlos Lucchi e Giovani Boscolo.
A partir das 12h:
Distrito Industrial em Geral



PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA PROMOVE ASSEMBLÉIA PAROQUIAL PARA DEFINIÇÃO DE METAS EM 2010.

Neste domingo, 14, foi promovido pela Paróquia São João Batista a Assembléia Paroquial para definição dos temas que veremos durante todo ano e que merecem ser focados para melhor evangelizar e para serem trabalhados em nossa Paróquia, segundo pessoas envolvidas e dispostas a trabalhar para colocar em pratica o que foi pauta e o que foi escolhido por votação.  

A Assembléia teve inicio com a Santa Missa, na comunidade Santa Cruz ás 8 horas, celebrada pelo paróco Frei Eugenio, juntamente com o Diacono Roney. Após a Missa, iniciou-se a assembléia dirigida pelo Diác. Roney e Xis, que contou com a participação de todos os agentes de pastorais, pessoas convidadas e  representantes de cada comunidade.


Foram apresentados 6 temas, dentre os quais, os participantes de cada comunidade tiveram oportunidade para expressar opiniões sobre mais temas que também deveriam ser tratados com prioridade, conforme a necessidade de cada comunidade. Após as sugestões serem analisadas, houve a votação de quais temas deveriam ser estudados mais a fundo e também lançando um desafio para a paróquia, seus movimentos e seus leigos para todos juntos podermos trabalhar para alcançar as metas.
Alguns dos temas propostos:
*Formação de líderes
*Visita as familias dos catequisandos e batizados
*Benção nas casas (tema proposto pela arquidiocese de Sorocaba e pelo Arcebispo Dom Eduardo para assim poder trazer de volta pessoas que estão afastadas da Igreja)
*Pastoral social
*Reanimar os jovens
*Formação e reciclagem dos agentes de pastorais

Participantes das comunidades também votaram para escolha dos temas.
Sendo assim, o resultado foi:
com 29 votos: Benção nas casas
27 votos: Fortalecimento do Dizimo
26 votos: Reanimar os jovens

Agora, todos juntos de mãos unidas e com a força do Espirito Santo, vamos arregaçar as mangas para que tudo o que foi proposto seja realizado segundo a vontade de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Pois estamos a serviço da Igreja Católica e para a Glória do seu Santo Nome.  Amém!


O paroco Frei Eugenio e Diacono Roney

Série São José - Parte 3

SÃO JOSÉ, PAI AMANTÍSSIMO DE JESUS



No dia 19 de março, comemoramos S. José, pai adotivo de Jesus e esposo de Nossa Senhora. Não por outro motivo, ele é considerado pela Igreja como seu patrono, além de afirmar seu dia como de guarda (cânon 1246, § 1 do Cód. de Dir. Canônico).






Observa-se, no entanto, que o seu culto não tem sido valorizado como devido nos últimos tempos. Da grande veneração ao santo no passado (cujos milhões de “Josés” são sinal), vê-se um esvaziamento. Por que a este santo, de quem tão pouco se sabe e se fala nos Evangelhos, deve-se voltar a dar o necessário valor?






Como os demais santos, S. José é exemplo para os homens de todos os tempos. É a perenidade das demonstram virtudes que demonstra a santidade. Em S. José poderíamos resumir quatro modelos: De paternidade, castidade, trabalho e de uma boa morte.






Foi pai perfeito, pois acolhendo o fruto do mistério, deu condições para que Ele nascesse no seio de uma família, protegendo-O, criando-O e ensinando-Lhe uma profissão. Cumpriu a obra de um patriarca, como Abraão, Isaac e Jacó, dos quais descendia. Que exemplo para os nossos tristes tempos de práticas abortistas!






Paradigma de castidade, porque vendo em Maria a manifestação de um desígnio superiormente belo e transcendente, soube portar-se como o guardador de um grande tesouro – o de uma castidade bem vivida.






Jesus, já em sua vida pública, era reconhecido como o filho do carpinteiro. Isso demonstra que S. José sempre trabalhou com dedicação e senso de responsabilidade. E se não ficou conhecido por milagres portentosos em vida, sem dúvida, soube se santificar através da fidelidade do dever cotidiano.






Por último, e por isso é padroeiro dos que agonizam, S. José foi assistido em sua morte por Jesus e Nossa Senhora. Ora, não é assim que devemos todos desejar morrer – acompanhados por Jesus e Nossa Mãe?






Que saibamos, então pôr-nos sob o patrocínio de S. José, louvando-o em seu dia e em todos os dias. Certamente, Jesus nos considerará ainda mais seus irmãos se também nos deixarmos adotar por S. José.

Série Dia Internacional da Mulher - Parte 11

Madre Teresa de Calcutá (Beata)


Agnes Gonxha Bojaxhiu, nasceu em 26 de agosto de 1910, em Skopje, na Macedônia, filha de pais albaneses, numa família de três filhos, sendo duas moças e um rapaz. Freqüentou uma escola não católica.




Aos 12 anos, ouviu um jesuíta que era missionário na Índia dizer: “Cada qual em sua vida deve seguir seu próprio caminho”. Tais palavras a impressionaram e se determinou a dar um sentido à sua vida, a entregar-se a serviço dos outros: fazer-se missionária. E já nesta idade procurou o referido jesuíta para saber como fazer isso, ao que o prudente homem respondeu que aguardasse a confirmação do tempo e da “voz de Deus”.


Seis anos mais tarde, cada vez mais convicta de sua vocação, solicitou a admissão na Congregação das Irmãs do Loreto que trabalhava em Bengala, mas teve primeiro de aprender a língua inglesa em Dublim. De Dublim foi enviada para a Índia em 1931 a fim de iniciar seu noviciado em Darjeeling no colégio das Irmãs de Calcutá.


No dia 24 de maio de 1931, fez a profissão religiosa, e emitiu os votos temporários de pobreza, castidade e obediência tomando o nome de "Teresa". A origem da escolha deste nome residiu no fato de ser em honra à monja francesa Teresa de Lisieux, padroeira das missionárias, canonizada em 1927 e conhecida como Santa Teresinha.


De Darjeeling passou para Calcutá, onde exerceu, durante os anos 30 e 40, a docência em Geografia no colégio bengalês de Sta Mary, também pertencente à congregação de Nossa Senhora do Loreto. Impressionada com os problemas sociais da Índia, que se refletiam nas condições de vida das crianças, mulheres e velhos que viviam na rua e em absoluta miséria, fez a profissão perpétua a 24 de maio de 1937.


Com a partida do colégio, tirou um curso rápido de enfermagem, que veio a tornar-se um pilar fundamental da sua tarefa no mundo.


Em 1946, decidiu reformular a sua trajetória de vida. Dois anos depois, e após muita insistência, o Papa Pio XII permitiu que abandonasse as suas funções enquanto monja, para iniciar uma nova congregação de caridade, cujo objetivo era ensinar as crianças pobres a ler. Desta forma, nasceu a sua Ordem – As Missionárias da Caridade. Como hábito, escolheu o sári, nas cores — justificou ela — "branco, por significar pureza e azul, por ser a cor da Virgem Maria". Como princípios, adotou o abandono de todos os bens materiais. O espólio de cada irmã resumia-se a um prato de esmalte, um jogo de roupa interior, um par de sandálias, um pedaço de sabão, uma almofada e um colchão, um par de lençóis, e um balde metálico com o respectivo número.


Começou a sua atividade reunindo algumas crianças, a quem começou a ensinar o alfabeto e as regras de higiene. A sua tarefa diária centrava-se na angariação de donativos e na difusão da palavra de alento e de confiança em Deus.


No dia 21 de dezembro de 1948, foi-lhe concedida a nacionalidade indiana. A partir de 1950 empenhou-se em auxiliar os doentes com lepra.


Em 1965, o Papa Paulo VI colocou sob controle do papado a sua congregação e deu autorização para a sua expansão a outros países. Centros de apoio a leprosos, velhos, cegos e doentes com HIV surgiram em várias cidades do mundo, bem como escolas, orfanatos e trabalhos de reabilitação com presidiários.


Servindo ao mundo


Ao primeiro lar infantil ou "Sishi Bavan" (Casa da Esperança), fundada em 1952, juntou-se o "Lar dos Moribundos", em Kalighat.


Mais de uma década depois, em 1965, a Santa Sé aprovou a Congregação Missionárias da Caridade e, entre 1968 e 1989, estabeleceu a sua presença missionária em países como Albânia, Rússia, Cuba, Canadá, Palestina, Bangladesh, Austrália, Estados Unidos da América, Ceilão, Itália, antiga União Soviética, China, etc. O reconhecimento do mundo pelo seu trabalho concretizou-se com o Templeton Prize, em 1973, e com o Nobel da Paz, no dia 17 de outubro de 1979.


Morreu em 1997 aos 87 anos, de ataque cardíaco, quando preparava um serviço religioso em memória da Princesa Diana de Gales, sua grande amiga e falecida ela própria 6 dias antes, num acidente de automóvel em Paris. Tratado como um funeral de Estado, vários foram os representantes do mundo que quiseram estar presentes para prestar a sua homenagem. As televisões do mundo inteiro transmitiram ao vivo durante uma semana, os milhões que queriam vê-la no estádio Netaji. No dia 19 de outubro de 2003, o Papa João Paulo II beatificou Madre Teresa.


O seu trabalho missionário continua através da irmã Nirmala, eleita no dia 13 de março de 1997 como sua sucessora.


Um de seus pensamentos era este: “Não usemos bombas nem armas para conquistar o mundo. Usemos o amor e a compaixão. A paz começa com um sorriso”.


A "noite escura" de Madre Teresa


Uma coleção de cartas dirigidas a uns poucos conselheiros espirituais e recolhidas no livro "Madre Teresa venha, seja minha luz" (Mother Teresa: Come Be My Light) publicado em 4 de setembro de 2007, traduzido e publicado no Brasil pela editora Thomas Nelson, organizado pelo Padre Brian Kolodiejchuk, postulador da causa da sua canonização revelaram, segundo alguns, dúvidas profundas de madre Teresa sobre sua fé em Deus, provocando discussões sobre uma possível posição agnóstica.


Madre Teresa, em suas cartas, descreveu como sentia falta de respostas de Deus. Em 1956 escreveu: "Tão profunda ânsia por Deus - e ... repulsa - vazio - sem fé - sem amor - sem fervor. Almas não atrai - O céu não significa nada - reze por mim para que eu continue sorrindo para Ele apesar de tudo." Em 1959: "Se não houver Deus - não pode haver alma - se não houver alma então, Jesus - Você também não é real."


Uma de suas cartas ao Padre Neuner dizia: "Pela primeira vez ao longo de 11 anos - cheguei a amar a escuridão. - Pois agora acredito que é parte, uma parte muito, muito pequena da escuridão e da dor de Jesus neste mundo. O Senhor ensinou-me a aceitá-la [como] um 'lado espiritual de sua obra', como escreveu. - Hoje senti realmente uma profunda alegria - que Jesus já não pode passar pela agonia - mas que quer passar por mim. - Abandono-me a Ele mais do que nunca. - Sim - mais do que nunca estarei à disposição."


No entanto, o texto de suas cartas não deve afetar a campanha por sua santificação, já que a Igreja defende que outros santos também demonstraram dúvidas em relação a sua fé, como por exemplo São Tomé.


A crise espiritual


Segundo o postulador da causa da canonização de Madre Teresa e autor do livro, a sua crise espiritual começou nos anos 50, logo após a fundação da ordem das Missionárias da Caridade; a partir daí "viveu uma grande fase de escuridão interior que se prolongou até a sua morte". "Sabia que estava unida a Deus, mas não conseguia sentir nada". Este fenômeno é conhecido na tradição e na teologia mística cristã, e foi São João da Cruz quem o chamou de noite escura do espírito, o que considera uma etapa no caminho de alguns santos no caminho de identificação com Deus.


Silêncio divino.


Bento XVI comentando as cartas disse que este silêncio serve para que os crentes percebam a situação daqueles que não acreditam em Deus. Falando sobre as experiências místicas da beata disse que "tudo aquilo que já sabíamos se mostra agora ainda mais abertamente: com toda a sua caridade, a sua força de fé, Madre Teresa sofria com o silêncio de Deus".


Antídoto contra o sentimentalismo


Kolodiejchuk enxerga na atitude da beata um antídoto contra o sentimentalismo: "A tendência em nossa vida espiritual, e também na atitude mais geral relativamente ao amor, é que o que conta são os nossos sentimentos. Assim a totalidade do amor é o que sentimos. Mas o amor autêntico a alguém requer o compromisso, fidelidade e vulnerabilidade. Madre Teresa não "sentia" o amor de Cristo, e poderia ter cortado, mas levantava-se às 4:30 h. cada manhã por Jesus e era capaz de escrever-lhe: Tua felicidade é o único que quero. Este é um poderoso exemplo, inclusive em termos não puramente religiosos."


Santa da escuridão.


O jornal The New York Times em editorial de 5 de setembro de 2007 assinala que Madre Teresa em uma de suas cartas afirma que se alguma vez chegarei a ser santa, seguramente o serei da escuridão. O editorial cita a jornalista e escritora Flannery O’Connor, católica, que passou por uma difícil enfermidade de natureza degenerativa, que escreveu que existem pessoas que "pensam que a fé é um grande cobertor elétrico, quando é com certeza a cruz". O artigo procura estabelecer um paralelismo entre o sofrimento dessas duas mulheres quando considera que "ambas não falaram sobre o seu próprio sofrimento e continuaram a trabalhar. "Madre Teresa, enferma de nostalgia por um sentido do divino, manteve a fé com os enfermos de Calcutá", conclui o editorial.


Michael Gerson, colunista do Washington Post, a respeito da "noite escura" de Madre Teresa, escreve que este fato interior e o contraste externo de sua alegria e sorriso não podem ser considerados como se fosse hipocrisia. Afirma que "Há uma espécie de valentia na perda da ilusão sem perder o coração" e que "a santidade tem que ver mais com obediência que com sentimentos espirituais, que a fé pode coexistir com o sofrimento e a dúvida, que a santidade pode ser mais áspera e mais difícil do que imaginamos".


Deus Caritas Est


Bento XVI na sua encíclica Deus caritas est, de 25 de dezembro de 2005, "sobre o amor cristão", cita Madre Teresa como exemplo de pessoa de oração e ao mesmo tempo de fé operativa. A piedade não afrouxa a luta contra a pobreza ou mesmo contra a miséria do próximo. A beata Teresa de Calcutá é um exemplo evidentíssimo do fato que o tempo dedicado a Deus na oração não só não lesa a eficácia nem a operosidade do amor ao próximo, mas é realmente a sua fonte inexaurível. Na sua carta para a Quaresma de 1996, essa beata escrevia aos seus colaboradores leigos: 'Nós precisamos desta união íntima com Deus na nossa vida cotidiana. E como poderemos obtê-la? Através da oração.


Foi beatificada em 19 de outubro de 2003, com a ocorrência de um milagre ocorrido com Monica Besra, uma indiana, que foi curada de um tumor no ovário após tocá-lo com uma medalha de Madre Teresa


Críticas


Madre Teresa, apesar de sua veneração pelos católicos, é fortemente atacada por diversos estudiosos como Christopher Hitchens e Richard Dawkins.


Em seu livro The Missionary Position: Mother Teresa in Theory and Practice, Christopher Hitchens levanta questões, como o desvio de dinheiro de doações para proveito próprio de sua irmandade, promovendo o sofrimento dos pobres como um meio de arrecadar fundos. O livro de Christopher Hitchens levanta, também, questões acerca do relacionamento da madre com figuras como Jean-Claude Duvalier e o economista Charles Keating, responsável pelo roubo de dezessete mil investidores, de um montante de 250 milhões de dólares, tendo efetuado uma doação de 1,25 milhões à irmandade de madre Teresa, que não se posicionou sobre o caso.


Sanal Edamaruku, presidente do grupo Rationalist International, no dia da beatificação da freira, a acusou de mostrar uma imagem distorcida de Calcutá, onde o grupo da religiosa nem se faz tão presente. Sanal demonstrou que diversos argumentos e fatos defendidos pela freira são sem fundamentos ou manipulados para se adequar à sua visão de pobreza, e que os abrigos da irmandade de Teresa serem construídos de modo desorganizado, tornando-se focos de contaminação e desordem.
A Secretaria de Saúde Municipal, através de seu Departamento de Vigilância Epidemiológica deu início nesta terça-feira, dia 09 de Março, à vacinação contra a Gripe A H1N1, popularmente conhecida como gripe suína.

Seguindo as etapas de vacinação, conforme definido pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde do Estado de São Paulo, a secretaria municipal de saúde está vacinando nesta 1ª etapa no município, cerca de 400 profissionais da área da saúde.
A Diretora das Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária, Raquel de Almeida Coan, explicou que esses profissionais trabalham em serviços de saúde e estão diretamente envolvidos na resposta à pandemia. Seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde, estão sendo vacinados médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, recepcionistas, pessoal de limpeza e segurança, motoristas de ambulância, equipes de laboratório e outros profissionais que atuam em investigação epidemiológica.
A vacinação está sendo realizada no próprio local de trabalho dos profissionais envolvidos.
Como esses profissionais lidam diretamente com as pessoas doentes, a ação de imunizá-los é fundamental como medida de prevenção, pois, caso venhamos a enfrentar nova situação pandêmica, é com eles que vamos contar.
Segue abaixo, cronograma contendo as etapas da vacinação contra a Influenza Pandêmica.


Etapa Período de Vacinação Grupos Prioritários


1ª 8 a 19 de Março Trabalhadores da saúde e população indígena
2ª a 5ª 22 de Março a 21 de Maio Gestantes
2ª 22 de Março a 2 de Abril - Crianças entre 6 meses a 1 ano e 11 meses de idade
- Pacientes com doença crônica
3ª 5 a 23 de Abril Adultos entre 20 e 29 anos de idade
4ª 24 de Abril a 7 de Maio Idosos com doença crônica
5ª 10 a 21 de Maio Adultos entre 30 e 39 anos de idade


Em caso de dúvidas, entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica Municipal através do telefone: (15) 3285-2181.

Eucatex tem lucro de R$ 215,8 milhões em 2009

Números recordes demonstram recuperação plena do grupo Eucatex
 O grupo Eucatex divulgou esta semana o balanço final das atividades em 2009, quando registrou um lucro líquido de R$ 215,8 milhões, graças às atividades que desenvolve na produção de chapas de fibras de madeira e painéis MDP (Medium Density Particleboard) e também nos segmentos de tintas e vernizes, pisos laminados, divisórias, perfis, portas e telhas.



“Agradecemos a todos que contribuíram no processo de recuperação judicial da Eucatex, encerrado oficialmente no dia 06 de novembro pela juíza Renata Cristina Rosa da Costa e Silva, da 3ª Vara da Comarca de Salto/SP”, afirma José Antonio Goulart de Carvalho, vice-presidente executivo e diretor de Relações com Investidores (RI) da Eucatex. (N.L.)

Padre fala sobre Campanha da Fraternidade 2010

Envolvimento com a sociedade na campanha também foi discutido



A Câmara Municipal de Vereadores de Salto recebeu, na última sessão ordinária, a visita do Padre Carlos Desidério da Rosa, mais conhecido como Padre Carlinhos, da Paróquia Cristo Rei, que explicou sobre a Campanha da Fraternidade em 2010, lançada no último dia 16 de fevereiro, juntamente com todas as outras paróquias do município.
O padre utilizou  para no primeiro momento explicar o tema “Economia e Vida”, que nesta temporada busca a reflexão e ação sobre como estamos gerando nossa economia, seja no âmbito pessoal ou numa empresa.
Para Lafaiete Pinheiro dos Santos, esse trabalho de divulgação é essencial para a força da campanha “É muito importante a participação do senhor para divulgar a Campanha da Fraternidade” finalizou. (R.P.)

Mensagem para você

A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro.
John Lennon

  Desfrute cada momento de sua vida, e tenha ótimos motivos para sorrir e agradecer a Deus.

Secretaria de Saúde de Boituva solicita apoio da população na luta contra a dengue

Recusa de moradores contra a nebulização para combater o mosquito transmissor pode acarretar em infestação da doença no município
A recusa de moradores em permitir que os agentes da vigilância epidemiológica de Boituva façam o serviço de nebulização (pulverização de veneno para matar o mosquito aedes egipty, transmissor da dengue) em suas residências tem causado muita preocupação à Secretaria de Saúde do município, que já registra cinco casos importados da doença.
Segundo a diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Bárbara Ann West, esta atitude da população pode vir a acarretar em uma infestação maior do mosquito transmissor e consequentemente uma epidemia de dengue na cidade. “Tendo em vista os números da doença em todo e o estado e em cidades próximas ou com grande fluxo de visitantes, como é o caso de Guarujá, a preocupação é grande”. “Os casos importados confirmados que tivemos da doença vieram do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Guarujá, lugares que apresentam números elevados da doença, inclusive com mortes.
Para que o trabalho de nebulização seja eficiente, combata o mosquito e interrompa a transmissão da doença é necessário que o veneno (não tóxico para os seres humanos) atinja 75% das casas de nove quarteirões em torno da residência da pessoa infectada. Caso este número seja inferior, principalmente devido a recusa dos moradores, o trabalho realizado no restante da área será em vão.
A vigilância Epidemiológica salienta que o trabalho de vistoria casa a casa tem sido feito constantemente e não tem havido problema, a dificuldade é com a nebulização, que gera um pequeno transtorno aos moradores que precisam ficar fora da casa por no máximo uma hora.
“A única forma eficiente de interromper a transmissão da dengue é com o serviço da nebulização, e se não tivermos a ajuda da população, iremos aplicar medidas mais drásticas para que a cidade toda não seja atingida”, declarou Bárbara.
Quem apresentar os sintomas da dengue que são: febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal (principalmente em crianças), entre outros sintomas, que duram até uma semana devem procurar atendimento médido imediatamente. Além disso, todos devem manter suas residências em ordem, não permitindo o acúmulo de água em recipientes como: latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.


NÚMEROS DA DOENÇA EM BOITUVA:
2007 – 73 casos autóctones (contraída na cidade) e 4 casos importados
2008 – nenhum caso
2009 – 3 casos importados
2010 – 5 casos importados























E a novela continua...

Mensagem para você

O fracasso é só a chance para começar de novo, de forma mais inteligente.
Henry Ford (industrial americano)

Apostolado da Oração Porto Feliz