quinta-feira, 17 de maio de 2012

5º dia da Novena de Santa Rita, Vila Angélica

DSCF4343

Nesta quinta-feira ( 17), a comunidade Santa Rita de Cássia recebeu como convidado o Padre Aroldo Fernando Turino, ele é assessor eclesiástico para o Movimento Cursilho de Cristandade, o Cursilho. A comunidade Santo Expedito também foi a convidada da noite, e participou com leitores, no ofertório e na animação dos cânticos.

Com o tema: "Santa Rita e a  alegria de servir", padre Aroldo falou sobre a conversão de Santa Rita, seus sofrimentos e a sua capacidade de perdoar. No final da celebração todos agradeceram a presença do padre e ofereceram-lhe um singelo presentes. Esteve presente também cursilhistas na celebração.

  DSCF4351 DSCF4353 DSCF4355 DSCF4358 DSCF4364 DSCF4367 DSCF4381 DSCF4384 DSCF4385 DSCF4386 DSCF4387 DSCF4388 DSCF4389 DSCF4392 DSCF4400 DSCF4408 DSCF4415 DSCF4427 DSCF4435

Fotos e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

Cavaleiros do interior se preparam para a 7ª Tropeada Paulista

 

Passeio começa nesta sexta-feira (18), de Itararé (SP) a Sorocaba (SP).
Serão 12 municípios percorridos, em 10 dias, totalizando 360 km.

Do G1 Itapetininga e Região
 
Cavaleiros e muladeiros na 6º Tropeada, em 2011, entre Itararé (SP) e Sorocaba (SP). (Foto: Divulgação)Cavaleiros e muladeiros na 6º Tropeada, em 2011,
entre Itararé e Sorocaba. (Foto: Divulgação)
Os descendentes de tropeiros e admiradores dessa cultura estão contando as horas para começar a 7ª Tropeada entre Itararé (SP) e Sorocaba (SP). O passeio, que revive a rota que os tropeiros faziam, trazendo mulas e cavalos do sul até Sorocaba, na famosa feira de Muares, é organizado por uma associação que tenta reviver a emoção vivida por eles.
A saída está marcada para esta sexta-feira (18), às 9h, do Centro de Tropeiros de Itararé, um local que antes abrigava uma estação de trem e se transformou em um espaço que homenageia a cultura tropeira. De acordo com Orlando Montenegro, presidente da Associação Intermunicipal Caminho Paulista das Tropas, já está tudo pronto. Nesta quinta-feira (17), a cidade de Itararé começa a receber as comitivas do interior paulista.
Segundo Montenegro, a tropeada será feita em 10 dias, chegando para o desfile em Sorocaba, no domingo (26). "A saída deve ter 200 cavaleiros, chegando em Sorocaba com uns 400, ou até 500", explica que durante o percurso, outros tropeiros vão se juntando à tropa. É esperado em Tatuí (SP), a junção de um grupo grande de cavaleiros vindos da região de Botucatu. "Esse é o primeiro ano que vamos receber um ramal (grupo de outras localidades). A cada ano, a procura em participar cresce e já tem projeto para acrescentar mais dois ou mais ramais no ano que vem, saindo de Capão Bonito, São Miguel Arcanjo, Conchas e Itaberá".
saiba mais
O presidente conta que cada comitiva é responsável pelo seu grupo, e todas têm seus próprios carros de apoio. Nas cidades em que os cavaleiros vão parar para descansar, almoçar ou dormir, as fazendas onde irão se alojar irão fornecer a alimentação, mas no caso em que não houver, eles terão condição de preparar suas refeições. "Os caminhões de apoio devem levar as cozinhas portáteis deles para prepararem uma típica comida tropeira", relata.
O grupo terá o apoio da Polícia Rodoviária em trechos que precisem percorrer por rodovias. A maior parte do trajeto, de 360 km entre as duas cidades, é de estradas de terra e vicinais, cortando áreas rurais.
Orailson Pereira Tortelli é o secretário da associação, mas até a véspera da tropeada, pois quando chega o dia, deixa a função de lado e resgata os valores herdados da família. "Meu pai é muladeiro (cavalga em mula), minha família tem raízes do campo. Cresci com essa cultura", e conta que seu capote e chapéu já estão prontos. Para ele, esse evento é essencial para resgatar um pouco da cultura tropeira.
Clima de amizade marca o evento durante os dez dias de cavalgada. (Foto: Divulgação)Clima de amizade marca o evento durante os dez
dias de cavalgada. (Foto: Divulgação)
Quando perguntado o que não pode faltar para um bom tropeiro, ele responde: "Apetrechos para cavalgar, um animal saudável para aguentar o trajeto e uma boa pinga, para manter animado", brinca. Ele comenta que alguns também levam uma mochila com café e chimarrão, além de objetos pessoais.
Ansioso com o passeio, está preocupado com o frio. "Tentamos marcar a tropeada em uma semana que não chova, mas é difícil prever isso. E essa época é de muito frio", mas a receita para espantar essa adversidade é "uma boa roda de amigos, uma fogueira, café bem quente. Nas rodas de prosas, tem cada mentiroso que até espantam o frio", conta rindo das histórias dos companheiros, como de assombrações e saci. Tortelli conta que participou das sete edições e afirma que "é emocionante. Quem nunca participou, se vier, quer voltar. Tem criança, mulheres, senhores, famílias participando. Além das amizades, tem muito negócio. é gente trocando coisas o tempo todo, como se fazia há 300 anos", argumenta.
Durante os pousos dos cavaleiros e muladeiros, não falta moda de viola, cururu, contos e mentiras. "É gostoso. Tem gente que vem da grande SP, e até de outros estados, como Minas Gerais e Paraná. Eu recomendo.", finaliza.
A tropeada vai passar por 12 municípios paulistas. Segundo o presidente da Associação, Orlando Montenegro, no ano passado participaram cerca de 4 mil cavaleiros e muladeiros do desfile, no último dia da semana do tropeiro, em Sorocaba. O Dia do Tropeiro é comemorado em todo o estado no dia 22 de maio.
Confira o trajeto da 7ª Tropeada Paulista de Itararé a Sorocaba (De 17 a 26 de maio):
Dia 17 (quinta-feira)
Recepção das comitivas na cidade de Itararé
Dia 18 (sexta-feira)
Partida da 7ª Tropeada Paulista de Itararé a Sorocaba
Desfile das Tropas
Pouso na Fazenda Gamelão no Município de Itaberá
Dia 19 (sábado)
Almoço na Fazenda Ermelino Maschetto na cidade de Itapeva
Pouso no Rancho dos cavaleiros e muladeiros de Itapeva
Dia 20 (domingo)
Almoço na cidade de Taquarivaí
Pouso no Recinto de Festas do Município de Buri
Dia 21 (segunda-feira)
Almoço na Fazenda Araruna no Município de Buri
Pouso no Bairro da Pescaria no Município de
Itapetininga
Dia 22 (terça-feira)
Almoço no Bairro de Viracopos no Município de Itapetininga
Pouso no Recinto da Expoagro em Itapetininga
Comemoração do dia Estadual do Tropeiro
Dia 23 (quarta-feira)
Almoço no Município de Alambari
Pouso no Recinto de Festas no Município de Capela do Alto
Dia 24 (quinta-feira)
Almoço / Jantar / Descanso da tropa no Recinto Lar Donato Flores na cidade de Tatuí
Recepção das comitivas vindas do ramal Botucatu (Botucatu, Pardinho, Bofete, Conchas, Porangaba e Cesário Lange)
Dia 25 (sexta-feira)
Almoço no Centro de Eventos na cidade de Boituva
Recepção das comitivas de Piracicaba, Cerquilho, Porto Feliz.
Pouso na Fazenda Ipanema / Flona no Município de Iperó
Dia 26 (sábado)
Chegada da 7ª Tropeada Paulista no Largo do Divino na cidade de Sorocaba
Pouso e descanso da tropa no Parque Natural Chico Mendes em Sorocaba
Dia 27 (domingo)
Participação no desfile de encerramento da 45ª Semana do Tropeiro do Município de Sorocaba
Chegada da tropa em Sorocaba, na edição de 2011. (Foto: Divulgação)Chegada da tropa em Sorocaba, em 2011, após 360 km de percurso. (Foto: Divulgação)

Semeie o Espírito Santo em sua casa

Quinta-Feira, 17 de maio 2012

“Um profeta só é desprezado em sua pátria, entre os seus parentes e em sua casa” (Mc 6,4).
Em todos os lugares o profeta é bem recebido, mas não na sua casa, como nos ensina o Evangelho. Mas isso não é motivo para ficarmos com os braços cruzados ou envergonhados. Esse é o tipo de reação que o inimigo de Deus espera! Muitas vezes temos a impressão de que quanto mais nos entregamos ao serviço do Senhor, quanto mais trabalhamos para Ele, tanto mais as coisas pioram em casa!
Quantos pais e quantas mães são do Senhor e acabaram vendo seus filhos entrarem nas drogas ou partirem para a revolta. Quantos pais acabaram vendo suas filhas se tornarem verdadeiras garotas de programa.
É isso que o inimigo de Deus quer: desmoralizar-nos! E, desanimados, acabamos entrando no quarto, nos escondendo e nos desiludindo: “Se na minha casa é desse jeito o que vou fazer lá fora? Não tenho mais moral!”
Não se entregue! Semeie o Espírito Santo! Leve a “efusão do Espírito” aos membros de outras famílias. E tenha certeza: Deus terá alguém para semear em sua casa o Seu Espírito Santo, para que cada um dos membros da sua família se converta.


Deus o abençoe!


Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Revista americana causa polêmica ao retratar mãe amamentando filho de 3 anos

 

 

Revista Time | Foto: AP

Capa da revista 'Time' provocou polêmica e dividiu opiniões dos americanos sobre amamentação

Foi revelada nesta quinta-feira a próxima capa da revista americana Time, em que uma jovem mulher aparece amamentando seu filho de três anos, com a manchete "Você é mãe o suficiente?", o que causou grande polêmica nos Estados Unidos.

A modelo fotografada é uma mãe de verdade que aparece fazendo algo rotineiro com seu filho: a alimentação de acordo com o conceito da "criança com apego", segundo o qual a criança que cria fortes laços emocionais já na infância terá mais facilidade em desenvolver relações seguras e estáveis na vida adulta.

Notícias relacionadas

Tópicos relacionados

Mas para a sociedade americana, o assunto continua sendo um tabu.

Para Nancy Morbacher, da organização Breastfeeding USA (Aleitamento Materno EUA, em tradução livre), que incentiva a prática, a intenção do fotógrafo era fomentar a discussão através de uma imagem polêmica.

"O fotógrafo mesmo disse que seu objetivo era fazer uma imagem que fosse controversa ou polarizante e creio que ele conseguiu, porque nos Estados Unidos é incomum ver uma criança dessa idade sendo amamentada", afirmou.

"Isso deve provocar muitas opiniões conflitantes. Alguns dirão que está certo, outros que não concordam, mas é bom que se discuta. Creio ser interessante o que disse a modelo da foto: sua meta era mostrar que isso é normal e que queria ilustrar a prática com sua própria experiência, incluindo nesta idade, algo que em outros países não causaria polêmica alguma", acrescentou a especialista.

Atraso

Organizações como a Breastfeeding USA recomendam a todas as mães que amamentem seus filhos e promovam esta prática como uma normal cultural e biológica.

Mas o que causou, de fato, revolta entre as alas mais conservadoras da sociedade americana, foi a idade do menino que aparece na capa da Time e nas fotos da reportagem, em que a criança mais velha a ser amamentada no peito da mãe tem seis anos.

A polêmica lançada pela revista levou muitos americanos a se questionarem sobre a idade máxima recomendada para o aleitamento materno.

"Nenhuma organização de incentivo à amamentação recomenda uma idade máxima", disse Morbacher, acrescentando que a "American Academy Pediatric recomenda um período mínimo de um ano e um máximo de tanto como mãe e filho desejarem".

Ela disse ainda que a "Organização Mundial da Saúde recomenda um mínimo de dois anos e deixa claro que ninguém estipula um tempo máximo, porque enquanto se mantém amamentado, o bebê será mais saudável, sofrerá menos doenças e há taxa de mortalidade menor entre os que são amamentados, independente da idade".

Na verdade há muitas sociedades no resto do mundo em que a capa da Time não causaria tanto impacto, já que muitas crianças nestas culturas são amamentadas pelas mães até os quatro anos.

"Em algumas culturas o período é até maior. Por exemplo, para os inuits – ou esquimós - sete anos é normal. No Japão são cinco anos, e até mesmo na Holanda é normal amamentar as crianças por dois ou três anos. É um assunto cultural, e, como é de costume ocorrer, os EUA estão um pouco atrasados em relação ao resto do mundo".

Estados Unidos podem ter testes de HIV de farmácia

 

 

Exames | Foto: BBC

Estados Unidos devem decidir até o final do ano
se exame de HIV pode ser vendido em farmácia

Os Estados Unidos estão um passo mais perto de permitir que as pessoas chequem seu status de HIV em casa, com testes simplificados comprados em farmácias.

Um painel de especialistas diz que o exame OraQuick In-Home é seguro e eficiente e que seu potencial de prevenir o contágio é maior do que o risco de resultados falsos.

Notícias relacionadas

Tópicos relacionados

O FDA, agência americana responsável pela regulação de alimentos e medicamentos, deve decidir ainda neste ano se aprova ou não o teste, que deve custar cerca de US$ 60.

O exame, que leva 20 minutos, tem exatidão de 93% para resultados positivos e 99,8% para negativos, indica o fabricante.

Atualmente os EUA têm cerca de 1,2 milhão de pessoas infectadas pelo vírus HIV e aproximadamente 50 mil novos casos são registrados todos os anos.

Mudança

Os especialistas do Comitê de Recomendações de Produtos Sanguíneos votaram pela comercialização do teste por unanimidade, com 17 votos a favor e zero contra.

Na visão do painel, o teste ajudaria as pessoas que descobrirem ter o vírus a conseguir acesso a tratamentos médicos e serviços sociais.

Eles recomendaram à OraSure, fabricante do exame, que a embalagem do produto contenha alertas visíveis sobre a possibilidade de resultados negativos falsos.

Também foi feita a recomendação de que a embalagem contenha um telefone gratuito de atendimento às pessoas cujo resultado for positivo.

Carl Schmidt, vice-diretor do Instituto de Aids, disse que a aprovação pode representar um marco importante na luta contra a doença.

"Estamos sempre procurando por grandes mudanças positivas, e acreditamos que esta é uma delas. Não só (o teste) vai ajudar a reduzir o número de infecções mas também levará mais pessoas a buscar tratamento e cuidados", avaliou.

Truvada

Recentemente outro comitê que aconselha a FDA apoiou um medicamento para evitar a contaminação pelo HIV.

Truvada | Foto: BBC

Medicamento aprovado por especialistas para reduzir infecção por HIV aguarda liberação do FDA

Os especialistas aprovaram o uso do Truvada, um comprimido de uso diário que deve ser usado por pessoas não infectadas que estariam correndo risco maior de contrair o vírus da Aids.

O uso do medicamento foi aprovado pelo comitê, com 19 votos a favor e três contra, para que seja receitado para o grupo considerado de maior risco, homens não infectados que têm relações sexuais com múltiplos parceiros também homens.

Também foi aprovada, por maioria dos votos, a prescrição do Truvada para pessoas não infectadas que têm parceiros portadores do HIV e para outros grupos considerados em risco de contrair o vírus através de atividade sexual.

O uso do Truvada já foi aprovado pela FDA para pessoas que já têm o vírus HIV, e é tomado junto com outros medicamentos.

Estudos realizados em 2010 mostraram que a droga reduziu o risco de infecção pelo HIV entre 44% e 73% em homossexuais masculinos saudáveis e entre heterossexuais saudáveis que são parceiros de portadores do vírus HIV.

Número de acidentes de trabalho é maior na área rural e construção civil

 

A falta de equipamentos de segurança contribui para as ocorrências. Na região de Itapetininga (SP) foram registradas 2 mortes em 2012.

Do G1 Itapetininga e Região

 

Dados da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo apontam que uma pessoa morre todos os dias vítima de acidentes de trabalho no estado. Os dados são da Divisão de Saúde do Trabalhador da Vigilância Sanitária Estadual, com base nas notificações feitas ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinam). Do total de 55,4 mil acidentes de trabalho notificados no estado em 2011, 464 foram fatais.

Ainda de acordo com o levantamento, 48% se referem aos mais graves e fatais em menores de 18 anos. Em seguida, as intoxicações por causas externas com 25,5%. Depois, com 20,1%, os provocados por material biológico.

Câncer relacionado ao trabalho, transtorno mental e perda auditiva induzida por ruído também estão entre os acidentes apontados. Em relação as mortes, as principais causas são as quedas de edifícios, exposição à corrente elétrica e os acidentes de trânsito. Segundo o auditor fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego da região de Itapetininga (SP), José Celso Vieira Soares, no trânsito as principais vítimas são os trabalhadores que utilizam motocicletas.

Ainda de acordo com o auditor fiscal, na região foram registradas duas mortes entre janeiro e o início de maio. O caso mais recente ocorreu em 10 de maio. Um jovem 24 anos morreu após cair de uma altura de 20 metros. Ele estava trabalhando na construção de um silo em uma empresa em Campina do Monte Alegre (SP).

 

De acordo com José Celso, são 35 Normas Regulamentadoras (NRs), relativas à segurança e medicina do trabalho. No caso de Itapetininga as principais são NR 28, para Construção Civil, e NR 31, para o trabalho rural.

A fiscalização, segundo o especialista, acontece assim que o Ministério Trabalho toma conhecimento do acidente ou recebe alguma denúncia, no entanto, nem sempre as denúncias são realizadas. Ele afirma que os comunicados chegam após semanas do ocorrido. “Se todos notificassem, os números de acidentes seriam bem maiores”, afirma.

A técnica em Segurança do Trabalho, Damaris Siqueira Terra, a falta de uso de equipamentos de proteção é o principal fator de causa dos acidentes. Segundo ela, em empresas onde a obrigatoriedade é mais rigorosa, ocorrem menos acidentes, no entanto, ela afirma que as empresas precisam se conscientizar mais da importância dos programas de prevenção. "É bom para empresa e bom para o funcionário", comenta.

Ela explica que existem dois programas de Segurança do Trabalho: o PCMSO, Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, para exames quando o trabalhador entra na empresa e periódicos e o PPRA, Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais, que avalia os riscos que a empresa oferece no ambiente de trabalho.

Filhote de cão é adotado após ter queimaduras de 2º grau em Campinas

 

Animal foi encontrado em lanchonete com ferimentos graves em fevereiro.
Cachorro recebeu nome de Cauê e vai ser companhia de um dálmata.

Isabela Leite Do G1 Campinas e Região

Comente agora

Um filhote de cachorro foi adotado nesta quarta-feira (16) após sobreviver a queimaduras de 2º grau em 25% do corpo em Campinas. O cão foi encontrado por funcionários de uma lanchonete no quintal do estabecimento no Parque Valência no começo de fevereiro. As queimaduras, de acordo com a União Protetora dos Animais (UPA), foram causadas provavelmente por água ou óleo quente. Na época, o cachorro tinha seis meses de idade e também estava com fraturas em costelas e na perna. A suspeita é que ele tenha sido arremessado para dentro da lanchonete pelo portão.

Empresário Thiago Bonozzi e o filhote Cauê, vítima de maus tratos em Campinas (Foto: Divulgação/UPA)Empresário Thiago Bonozzi (dir.) e o filhote Cauê,
vítima de maus tratos (Foto: Divulgação/UPA)

A Delegacia de Defesa dos Animais de Campinas fez a remoção do animal, que foi levado para uma clínica veterinária, onde passou por tratamento durante três meses. Ele foi vacinado, castrado e medicado e recebeu alta na terça-feira (15), quando foi colocado para adoção. Após uma triagem, um empresário de Campinas foi escolhido para ser o dono do filhote. O cachorro foi levado para a nova casa na manhã desta quarta-feira e recebeu o nome de Cauê.

O empresário Tiago Bonozzi conta que ficou sabendo da história do filhote pela imprensa e que se interessou pela adoção porque buscava uma companhia para um outro cão dele. "Eu tenho um dálmata e ele estava se sentindo muito sozinho. Quando descobri que o Cauê seria colocado para adoção, entrei em contato com a UPA e fui escolhido após triagem", conta Bonozzi. "Quem tem condições de manter um animal e gosta precisa adotar", completa o empresário.

Assembleia aprova lei de criação do Aglomerado Urbano de Piracicaba

 

Projeto foi aprovado por unanimidade e segue para sanção do governador.
Entre reflexos da lei, está o fim do interurbano entre 22 cidades da região.

Do G1 Piracicaba e Região

 

A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou, na noite desta quarta-feira (16), o projeto de lei de criação do Aglomerado Urbano de Piracicaba. O texto, elaborado pelo Governo do Estado, foi aprovado por unanimidade pelos deputados paulistas. Para entrar em vigor, a lei depende da sanção do governador, Geraldo Alckmin.

A aglomeração será composta por 22 municípios da região, que passam a ser vistos como uma mesma região administrativa. Farão parte do aglomerado: Águas de São Pedro, Analândia, Anhembi, Araras, Capivari, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí, Elias Fausto, Ipeúna, Iracemópolis, Leme, Limeira, Mombuca, Piracicaba, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Maria da Serra e São Pedro.

Segundo o deputado piracicabano Roberto Morais, entre as alterações práticas que o aglomerado trará para a região estão: o serviço de telefonia fixa, que deixará de ser interurbano entre as cidades integrantes da região; o transporte público, que será integrado; e as solicitações da população, que passam a ser unificadas e chegam até as esferas estadual e federal com uma força maior.

“O projeto é fundamental para a região porque Piracicaba fará parte de um todo com 1,3 milhão de habitantes. Com a mudança, a reivindicação de cada cidade passa a ser de todos”, disse Morais.

Durante a visita do governador à região, em março, ele lembrou também que o aglomerado deve facilitar a criação de vias de transporte alternativo e também refletirá na área da saúde.

"O aglomerado facilita a implantação da Hidrovia Tietê Paraná, na região que chega até Santa Maria da Serra, além de contribuir com o fortalecimento das ferrovias e facilitar este transporte modal. Até o Hospital Regional será favorecido com o aglomerado, quando houver requisição de verbas, como também os outros municípios participantes", afirmou Alckmin na ocasião.

Daesp anuncia investimentos no aeroporto de Sorocaba, SP

 

Orçamento das obras é estimado em R$ 7 milhões. Local deve se tornar referência em aviação executiva.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

O Aeroporto de Sorocaba (SP) deve se tornar referência em aviação executiva no Estado. O Superintendente do DAESP (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo) visitou a cidade nesta quarta-feira (16) e anunciou investimentos para o local, como mostra a reportagem do Tem Notícias.

O valor total das obras, que vão começar nas próximas semanas, é de R$ 7 milhões. A principal mudança vai ser no tamanho da pista, que ganhará 150 metros. “Além de ampliar a pista, nós vamos aumentar o pátio, criar novas pistas de rolamento de aeronaves e criar uma área de circulação interna para veículos operacionais", explica Ricardo Volpi, superintendente do Daesp.

O aeroporto é conhecido pela localização estratégica da pista, pelo espaço no pátio para manobras das aeronaves e pela estrutura ideal para pousos e decolagens.

 

Desde que deixou de receber voos comerciais, há cinco anos, o aeroporto perdeu o movimento de passageiros. Mas, por outro lado, ganhou a instalação de oficinas de várias empresas, o que tornou a cidade referência no país em conserto de aviões.

A Embraer, maior fabricante de aeronaves do país, também vai investir no local. Após vencer o processo de licitação pública, a empresa firmou uma parceria com o governo do Estado e anunciou, em março, a construção de um centro de aviação executiva na cidade.

Pista do aeroporto, que atualmente tem 1.480 metros, será alongada em 150 metros (Foto: Zaqueu Proença / Prefeitura de Sorocaba)Pista do aeroporto será alongada em 150 metros (Foto: Zaqueu Proença / Prefeitura de Sorocaba)

Homem é detido após chutar e arrastar cachorro em Americana, SP

 

Animal teve escoriações e estava com espinhos de ouriço pelo corpo.
Ajudante geral foi levado para delegacia, mas liberado em seguida.

Do G1 Campinas e Região

2 comentários

Cachorro que atende por Fred foi vítima de maus tratos (Foto: Guarda Municipal de Americana)Cachorro que atende por Fred foi agredido com chutes (Foto: Guarda Municipal de Americana)

Um cachorro mestiço que sofreu escoriações ao ser agredido no bairro São Vito, em Americana (SP), por um ajudante geral, de 28 anos, permanece nesta quarta-feira (16) em tratamento veterinário. Segundo relato das testemunhas, o animal, que atende por Fred, sofreu agressões por não se mover após a ordem do dono.
Segundo a Guarda Municipal, o jovem foi detido após denúncia de dois funcionários do Setor de Zoonoses que presenciaram a agressão. Segundo relato das testemunhas, o rapaz chutou e arrastou o animal.
O cão foi levado para o Centro de Controle de Zoonoses (CZZ) com ferimentos pelo corpo, espinhos de ouriço no focinho e carrapatos. O ajudante geral foi levado para o 3º Distrito Policial, prestou esclarecimentos e foi liberado em seguida. Ele deve responder por maus-tratos a animais.
Cuidados
No CZZ, o cachorro passou por atendimento veterinário, foi medicado, vacinado e microchipado. Fred segue sob os cuidados do Programa Municipal Bem-Estar Animal até que o proprietário compareça no centro. Caso isso não ocorra no prazo de sete dias, ele será castrado e colocado para adoção.

Pena
De acordo com a lei 9.605/98, que trata de crimes ambientes, maus-tratos contra animais domésticos, nativos ou exóticos são punidos com pena de detenção que varia de três meses a um ano, além de multa.

Cervejaria é alvo de operação contra sonegação fiscal no interior de SP

 

Empresa teria deixado de recolher mais de R$ 600 milhões aos cofres.
Grupo Petrópolis diz que vai auxiliar nas investigações.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, o Ministério Público, a Polícia Civil e a Polícia Militar deflagraram nesta quarta-feira (16) a Operação Czar na região de Sorocaba (SP). A ação tem como objetivo combater crime contra ordem tributária, além de outros ilícitos supostamente cometidos por empresas que fazem parte de um grande grupo econômico que opera no segmento de bebidas e é responsável pelas marcas Crystal, Itaipava, Lokal e Petra.

Foram mobilizados cerca de 80 agentes públicos dentre os quais promotores do Ministério Público, agentes fiscais de rendas da Secretaria da Fazenda e policiais das Polícias Civil e Militar do Estado de São Paulo. Os agentes vão cumprir mandados de busca e apreensão em uma cervejaria do Grupo Petrópolis. A empresa fica localizada na cidade de Boituva (SP). A assessoria de imprensa do grupo emitiu nota sobre o assunto e diz que vai auxiliar nas investigações.

Com esta operação, pretende-se reunir evidências que permitirão comprovar as irregularidades e identificar os responsáveis. Caso se confirme que todas as operações de transferência foram simuladas, o grupo econômico teria deixado de recolher mais de R$ 600 milhões aos cofres do Estado de São Paulo no período de 2006 a 2011.

Segundo as investigações, a principal empresa paulista do grupo estaria sonegando o ICMS devido por substituição tributária através da realização de operações simuladas de transferências de bebidas entre o estabelecimento paulista e uma de suas filiais, localizada em outro Estado.

Sendo fabricante de um produto sujeito à substituição tributária (situação em que um estabelecimento, normalmente a indústria, recolhe antecipadamente todo o ICMS da cadeia produtiva), a empresa deveria recolher tanto o ICMS próprio, devido por suas operações, como o incidente nas demais etapas da circulação da mercadoria ao Estado, isto é, o imposto das vendas no atacado e no varejo.

O objetivo da simulação era evitar o recolhimento do imposto por substituição tributária e que seria devido ao suposto estado de destino.

As investigações tiveram início em 2011 e suspeita-se que inúmeras distribuidoras de bebidas dentro e fora do estado de São Paulo seriam, na verdade, controladas, de fato, pelo próprio grupo econômico, de modo a dissimular sua participação no esquema fraudulento.

4º dia da Novena de Santa Rita de Cássia

 DSC05890 DSC05896 DSC05899 DSC05902 DSC05903 DSC05905 DSC05906 DSC05912 DSC05913 DSC05914 DSC05915 DSC05917 DSC05919 DSC05922 DSC05924 DSC05926

Nesta quarta-feria, a comunidade Santa Rita de Cássia e seus convidados da comunidade rural Santa Rita de Cássia no Tabarro, meditaram o tema "Santa Rita, mulher convencida da Verdade", com a Santa Missa presidida pelo padre Márcio Ferreira.

 

Fotos: João Vitor Sampaio Rosa
Texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

17 de maio: São Pascoal Baylon

 


São Pascoal Baylon
1540-1592

Pascoal Baylon nasceu na cidade de Torre Hermosa, na Espanha, em 16 de maio de 1540. Filho de uma família humilde, foi pastor de ovelhas desde muito jovem e, aos dezoito anos, seguindo sua vocação, tentou ser admitido no convento franciscano de Santa Maria de Loreto. Sua primeira tentativa foi frustrada, mas, em 1564, após recusar uma grande herança de um rico senhor que havia sido curado por ele e por causa dos seus dons carismáticos, ele pôde ingressar na Ordem.
Pascoal, por humildade, permaneceu um simples irmão leigo, exercendo as funções de porteiro e ajudante dos serviços gerais. Bom, caridoso e obediente às regras da Ordem, fazia penitência constante, alimentando-se muito pouco e mantendo-se em constante oração. Por causa de sua origem pobre, não possuía nenhuma formação intelectual, porém era rico em dons transmitidos pelo Espírito Santo, possuindo uma sabedoria inata.
Era tão carismático que a ele recorriam ilustres personalidades para aconselhamento, até mesmo o seu provincial, que lhe confiou a tarefa perigosa de levar documentos importantes para Paris. Essa viagem Pascoal fez a pé, descalço e com o hábito de franciscano, arriscando ser morto pelos calvinistas.
Defensor extremado de sua fé, travou grande luta contra os calvinistas franceses, que negavam a eucaristia. Apesar da sua simplicidade, Pascoal era muito determinado quando se tratava de dissertar sobre sua espiritualidade e conhecimentos eucarísticos.
Foi autor de um pequeno livro de sentenças que comprovam a real presença de Cristo na eucaristia e o poder sagrado transmitido ao sumo pontífice. Por isso foi considerado um dos primeiros e mais importantes teólogos da eucaristia.
Ele morreu no dia 17 de maio de 1592, aos cinqüenta e dois anos, em Villa Real, Valência. Em 1690, foi canonizado. O papa Leão XIII nomeou são Pascoal Baylon patrono das obras e dos congressos eucarísticos.