quinta-feira, 17 de maio de 2012

Assembleia aprova lei de criação do Aglomerado Urbano de Piracicaba

 

Projeto foi aprovado por unanimidade e segue para sanção do governador.
Entre reflexos da lei, está o fim do interurbano entre 22 cidades da região.

Do G1 Piracicaba e Região

 

A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou, na noite desta quarta-feira (16), o projeto de lei de criação do Aglomerado Urbano de Piracicaba. O texto, elaborado pelo Governo do Estado, foi aprovado por unanimidade pelos deputados paulistas. Para entrar em vigor, a lei depende da sanção do governador, Geraldo Alckmin.

A aglomeração será composta por 22 municípios da região, que passam a ser vistos como uma mesma região administrativa. Farão parte do aglomerado: Águas de São Pedro, Analândia, Anhembi, Araras, Capivari, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí, Elias Fausto, Ipeúna, Iracemópolis, Leme, Limeira, Mombuca, Piracicaba, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Maria da Serra e São Pedro.

Segundo o deputado piracicabano Roberto Morais, entre as alterações práticas que o aglomerado trará para a região estão: o serviço de telefonia fixa, que deixará de ser interurbano entre as cidades integrantes da região; o transporte público, que será integrado; e as solicitações da população, que passam a ser unificadas e chegam até as esferas estadual e federal com uma força maior.

“O projeto é fundamental para a região porque Piracicaba fará parte de um todo com 1,3 milhão de habitantes. Com a mudança, a reivindicação de cada cidade passa a ser de todos”, disse Morais.

Durante a visita do governador à região, em março, ele lembrou também que o aglomerado deve facilitar a criação de vias de transporte alternativo e também refletirá na área da saúde.

"O aglomerado facilita a implantação da Hidrovia Tietê Paraná, na região que chega até Santa Maria da Serra, além de contribuir com o fortalecimento das ferrovias e facilitar este transporte modal. Até o Hospital Regional será favorecido com o aglomerado, quando houver requisição de verbas, como também os outros municípios participantes", afirmou Alckmin na ocasião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz