quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Papa no Twitter incentiva católicos a estarem presentes no ambiente digital

papa_no_twitterNa Na audiência geral desta quarta-feira, dia 12, Festa de Nossa Senhora de Guadalupe, o Papa enviou seu primeiro 'tweet' sobre o tema da fé.

É importante que os católicos estejam presentes e evangelizando através das redes sociais.

Servidores se queixam da falta de comunicação do novo decreto sobre jornada

Servidores e comunidade não foram comunicados com antecedência, falta gás, galão de água e vacina polivalente teria acabado na unidade.

 

DSCF9064 DSCF9065 DSCF9057 DSCF9058 DSCF9059 DSCF9060 DSCF9061

Após o Governo voltar atrás e estabelecer novo decreto, o decreto nº 7.300 de 12 de Dezembro de 2012, que dispõe sobre a normalização da jornada de trabalho dos servidores da Prefeitura do Município de Porto Feliz, surgiram reclamações por parte de servidores que foram pegos de supressa.

No caso da Unidade Básica de Saúde do bairro Bambu, assim como em outros setores, foram embora às 13h desta quarta-feira, dia 12, e voltaram nesta quinta-feira, dia 13, e não receberem nenhum aviso prévio a respeito da alteração “divulgada” num dia para entrar em vigência no dia seguinte.

No local não chegou nenhum telefonema, e nem comunicado interno (para funcionários) e externo (população), nem o diário oficial publicando o novo decreto. As reclamações dão conta de que a maioria dos servidores moram longe de suas casas, e não vieram preparados para fica trabalhando até as 17h, como era anteriormente. Pois, no local eles “esquentavam” suas marmitas e há dez dias não tem mais botijão de gás, há dois meses não vêm mais galões de água e o bebedouro que atende os pacientes está quebrado há pelo menos 5 meses. Os que ficaram sabendo da alteração, foi por terceiros que trabalham em outras repartições da prefeitura. Além destas deficiências, a UBS está sem doses da vacina polivalente, que se aplica em bebés de 2, 4 e 6 meses.

Todos estão cumprindo a nova carga horária.

A Assessoria de Imprensa foi acionada, assim que chegar a nota oficial, a publicaremos.

 

Fotos e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

Prefeitura abre processo administrativo sobre corte de energia

12623_427796473960652_1330597488_n

O Governo Maffei, informou que abriu um processo administrativo interno, para apurar de quem é a responsabilidade pela perda de quase cinco mil doses de vacinas que estavam armazenadas na sede da Vigilância Sanitária Epidemiológica, já que a energia foi cortada por falta de pagamento e desatualização de cadastro.

A municipalidade também afirmou que o dinheiro foi disponibilizado e acredita que a burocracia interna pode ter atrapalhado o bom andamento das ordens de pagamento.

Fonte: G1 Sorocaba Jundiaí
Fotos: Alexandre Souza/Porto Visão

Não podemos nos tornar escravos do medo

Quinta-Feira, 13 de dezembro 2012

“Todos os meus temores se realizam, e aquilo que me dá medo vem atingir-me” (Jó 3,25).
Não podemos nos tornar escravos do medo; ao contrário, temos de lutar contra esse sentimento, sempre confiando em Deus. Na verdade, o que o inimigo quer é que nos tornemos escravos dele [medo] e da doença para que fiquemos mergulhados na autopiedade e revoltados com Deus e com as pessoas que estão à nossa volta.
Por isso, se você está doente, reze, peça oração e procure um médico. Esse profissional possui os meios para nos ajudar. Não se entregue ao desespero, pois a medicina provém de Deus (cf. Eclesiástico 38,9-12).
Na hora da dor abandone-se nas mãos do Senhor, lute para não murmurar e não entregue a sua alma à tristeza. Una-se à cruz de Cristo oferecendo todo o seu sofrimento em desagravo aos pecados cometidos contra o Sagrado Coração de Jesus, pela conversão dos pecadores, pela conversão de seus familiares e pelas almas do purgatório, entregando tudo como sacrifício agradável ao Senhor.
Deus o abençoe!


Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Chuva danifica parte do prédio da Vigilância Sanitária Epidemiológica de Porto Feliz

 

12623_427796473960652_1330597488_n

Água derrubou muro na divisa com vizinhos, invadiu vários cômodos e destruiu móveis e equipamentos.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

A forte chuva que caiu em Porto Feliz (SP) na noite desta quarta-feira (12) destruiu parte do prédio da Vigilância Sanitária e Epidemiológica da cidade. A água invadiu o imóvel e comprometeu móveis, documentos e outros materiais, inclusive as vacinas que estavam estocadas no local.

As doses já haviam ficado comprometidas após um corte de energia no prédio e estavam sob análise da Secretaria Estadual de Saúde, já que precisam de refrigeração constante.

O local deve ser interditado preventivamente pela Defesa Civil para que a estrutura seja analisada. Segundo o órgão, foram 49 mm de chuva em apenas 20 minutos. Apesar dos estragos, ninguém ficou ferido.

425685_427796557293977_975301675_n  190027_427796780627288_1190519352_n 205155_427796693960630_1402333689_n

Fotos: Alexandre Souza
http://www.facebook.com/media/set/?set=a.427796273960672.103609.100001909093351&type=1

 

Veja a reportagem:

http://g1.globo.com/videos/sao-paulo/sorocaba-jundiai/tem-noticias-1edicao/t/edicoes/v/mais-vacinas-sao-perdidas-apos-chuva-forte-em-porto-feliz-sp/2292091/

Redução de jornada repercute no Estado de SP

banner

Prefeituras de SP fecham mais cedo para reduzir custos

 

JOSÉ MARIA TOMAZELA - Agência Estado

Prefeituras do interior de São Paulo estão encerrando o atendimento público mais cedo para reduzir custos. Muitas já funcionam em regime de meio expediente. Os prefeitos culpam a queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) pelo governo federal. O problema está afetando principalmente as 402 cidades paulistas com menos de 20 mil habitantes, mais dependentes dos recursos repassados pela União. Algumas registram queda de até 20% no volume em comparação com o ano passado.

Em Itaberá, no sudoeste paulista, a população passou a ter acesso aos serviços da prefeitura durante apenas três horas por dia. O expediente começa às 8 horas e termina às 11 horas. O prefeito Walter de Souza Almeida (DEM) diz que os serviços internos podem ir além desse horário, se for preciso. A Prefeitura de Ribeirão Branco, na mesma região, está com meio expediente desde o dia 12 de novembro. Um decreto assinado pelo prefeito Sandro Sala (PT) alega "necessidade de contingenciamento de despesas".

Porto Feliz, na região de Sorocaba, reduziu a jornada dos servidores de 40 para 30 horas semanais para diminuir as despesas diárias. O público passou a ser atendido das 8 horas às 12 horas. "O município vem sofrendo com a crise que se arrasta desde 2009 e a consequente diminuição nos repasses tantos estaduais quanto federais", justificou o prefeito Claudio Maffei (PT).

Na região de Presidente Prudente, oeste paulista, pelo menos 15 cidades reduziram o horário de funcionamento para cortar despesas. Em Lucélia, o atendimento que se estendia até 17 horas, agora vai das 8 horas às 13 horas. O prefeito João Pedro Morandi (PT) admite que alguns serviços foram prejudicados, mas alega que é por pouco tempo. Em Presidente Venceslau, a prefeitura tomou medidas de contenção de gastos com viagens e dispensou estagiários remunerados. O fim do expediente passou para as 13h30. Na prefeitura de Tarabai, o atendimento ao público caiu de oito para três horas diárias.

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) prevê que muitos prefeitos podem encerrar o mandato no dia 31 deste mês sem conseguir fechar as contas e ficarão sujeitos a enquadramento na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). De acordo com a entidade, as prefeituras trabalharam com uma expectativa de receita do FPM que não se realizou. Enquanto se esperava um aumento nessa receita, o que ocorreu foi uma diminuição de 2% no volume total ao longo do ano. Nas prefeituras menores, o percentual de redução foi maior. A desoneração determinada pelo governo no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e o fim da participação dos municípios na Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) causaram a queda nos repasses.

Última missa dos parlamentares de 2012

 

Missa_dos_Parlamentares_Dezembro_2012Nesta quinta feira, 13 de dezembro, foi celebrada na capela de Nossa Senhora Aparecida, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília (DF), a missa dos parlamentares. A celebração eucarística contou com a presença de vários deputados e senadores de diversos partidos. A missa foi presidida pelo assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família, padre Wladimir Porreca.

O padre Wladimir refletiu sobre o texto do profeta Isaías.

Organizada pela Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP) e pela assessoria de política da CNBB, a celebração com a participação dos parlamentares é um costume antigo na Conferência dos Bispos. Tradicionalmente, nas terceiras quinta-feiras de cada mês, é realizada a missa voltada para deputados, senadores, assessores parlamentares e familiares.

Presépio no Vaticano reproduz ambiente das "Pedras de Matera"

 

 


Rádio Vaticano

Arquivo

O presépio, com área de 150 m2 , tem alturas de 6 e 8 metros e é elevado 90 cm do chão.

Foi apresentada na manhã desta quinta-feira, na Sala de Imprensa da Santa Sé, o Presépio da Praça São Pedro deste ano, ambientado na paisagem dos “Sassi di Matera” ou Pedras de Matera.
A obra, realizada pelo mestre Francesco Artese e presenteada ao papa pela região de Basilicata, foi apresentada pelo Secretário Geral do Governatorado do Estado da Cidade do Vaticano, Dom Giuseppe Sciacca, pelo Diretor dos Museus Vaticanos Antônio Paolucci e pelo governador da região da Basilicata, Vito Fillipo.
O presépio, com área de 150 m2 , tem alturas de 6 e 8 metros e é elevado 90 cm do chão, possibilitando uma boa visibilidade aos milhares de visitantes que visitam a Praça São Pedro nesta época do ano. Cerca de 100 pequenas estátuas em terracota, com alturas entre 22 e 28 cm e vestidas com roupas da cultura lucana adornam o ambiente do nascimento do Menino Jesus.

O presépio foi confeccionado em argamassa e polietileno pintado com o objetivo de recriar a sugestiva paisagem das “Pedras de Matera”.

Segundo o diretor dos Museus Vaticanos, Antonio Paolucci, o mestre Artese conseguiu reproduzir com maestria o ambiente de Matera, "uma cidade repleta de capelas, de igrejas, fontes, espaços para mercados, longos caminhos em pedra. Uma colagem de lugares, de emoções, de pessoas, de animais que se encontram agora no coração da Praça São Pedro e que representam a glória barroca de Roma”.
O governador de Basilicata indicou que o transporte dos materiais e a execução do presépio teve um custo de 90 mil euros, a maior parte oferecidos por empresas privadas que buscam valorizar a zona. Segundo o Governatorado, a execução teve um custo de 21.800 euros, sendo economizado, em relação ao ano passado, 180 mil euros.
A tradição de confeccionar presépios teve início em 1223 com São Francisco de Assis. Ao longo dos séculos exerceu um fascínio sobre artistas como Giotto, Velasquez e Caravaggio. Os elementos que compõe o presépio, como homens e animais, são sempre representados em um clima de fraternidade.
No Presépio realizado pelo mestre Artese, estarão presentes, como manda a tradição, o boi e o burro. No livro de Bento XVI “A Infância de Jesus”, se recorda que no Evangelho não se fala da presença de animais, mas que existe, no entanto, uma ligação entre o Antigo e o Novo Testamento e que, assim, a meditação guiada pela fé nos leva ao profeta Isaías que diz: “o boi conhece o seu proprietário e o burro o berço de seu mestre, mas Israel não conhece e o meu povo não compreende”.
Assim, com a manjedoura aparecem os dois animais “como representação da humanidade” privada de compreensão ,- destaca o Santo Padre em seu livro -, mas que diante do aparecimento de Deus, chega ao conhecimento. Por este motivo, a iconografia cristã concluiu que nenhuma representação do presépio deve renunciar ao boi e ao asno, conclui Bento XVI.

Saiba um pouco mais sobre o FPM

 15 de agosto 2009 tarde 069
Entrou em pauta, em Porto Feliz, sobre o repasse do Fundo de Participação do Município, o FPM. que é o envios de recursos financeiros da União (Governo Federal), para os municípios.
O FPM entrou em pauta, devido a estar presente nas respostas de secretários e do prefeito Cláudio Maffei, afirmarem que há uma desaceleração do FPM.
Estes dados são públicos e pode ser consultados por que qualquer cidadão, basta acessar:

O que são FPE e FPM?
FPE são os Fundos de Participação dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios (FPM) e constituem uma das modalidades de transferência de recursos financeiros da União para os estados e municípios, prevista no art. 159 da Constituição Federal.

Como é feito o cálculo do valor dos Fundos de Participação?
A fixação dos coeficientes individuais de participação dos municípios no FPM é efetuada com base nas populações de cada município brasileiro – enviadas ao Tribunal pelo IBGE até o dia 31 de outubro de cada exercício – e na renda per capita de cada estado, que também é informada pelo IBGE.
Para os fins do cálculo das quotas referentes aos fundos de participação, o IBGE publica no Diário Oficial da União, até o dia 31 de agosto de cada ano, a relação das populações por estados e municípios. Os interessados, dentro do prazo de 20 dias da publicação, podem apresentar reclamações fundamentadas à Fundação IBGE.
Diferentemente do que é afirmado, os repasses subiram, quando se trata de valores em reais, os meses que registraram quedas foram janeiro, julho, agosto, outubro e dezembro, o restante registou reajustes nos valores. .Veja alguns dados:
meses
2011
2012
outubro
1.150.028,16
971.624,52
novembro
1.215.094,01
1.313.310,13
dezembro
2.201.325,69
1.504.036,37
Fonte: Tesouro Nacional
Texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação


Confraternização de Natal

DSC05114

O vereador Marquinhos Magnum compareceu no dia 06 de Dezembro na Escola Professora Nadir Marchi, no bairro Caic (Agrovila), na festa de confraternização de Natal das Crianças da Escola Professora Nadir Marchi. Também estiveram presentes a professora Vanderleia, funcionários e a dupla sertaneja Luis Fernando e Gabriel, que presentearam as crianças com um show.

fonte: Assessoria Parlamentar

Prefeitura volta atrás e normaliza jornada de trabalho nas repartições!

julho2009 114

Desde que o Decreto de número 7.295, de 14 de Novembro, sendo ele publicado no Diário do Município de Porto Feliz, de 28 novembro, determinando a redução de jornada de trabalho em alguns setores da Prefeitura, alegando a “drática redução das transferências de recursos federais e estaduais”, sem dúvidas foi um dos maiores episódios de desgaste político enfrentado pelo Governo Maffei em 2012.

O assunto foi tratado com ironia em rede nacional no SBT, e com polêmica na TV Tem, afiliada da Rede Globo. Vozes do Governo alegaram a necessidade de se economizar luz, água, telefone, cafezinho, combustível, embora as contas de dezembro só chegarão para serem pagas em janeiro, no Governo Levi.

Em sua fala Maffei defendeu que precisa desacelerar a máquina da prefeitura, as demandas, alegando a necessidade de se atender a Lei de Responsabilidade Fiscal. Mas uma reviravolta inesperada aconteceu: um novo decreto revogou o atual!

Novo decreto
Decreto nº 7.300 de 12 de Dezembro de 2012, Dispõe sobre a normalização da jornada de trabalho dos servidores da Prefeitura do Municipio de Porto Feliz. Ou seja, todas as repartições voltaram ao funcionamento normal, como era antes do decreto anterior.

E considerado quenos últimos dias foram feitos os repasses financeiros do Governo Federal para os municipios, incluindo Porto Feliz, dentro do que havia sido comprometido pela Presidente Dilma Roussef, ficou decretado:

Art. 1º . Fica suspenso o caráter excepcional e temporário da redução da jornada de trabalho dos servidores municipais em todas as repartições publicas, fixado pelo decreto nº 7295 de 14 de novembro de 2012

Art. 2º Este Decreto entrará em vigor na data de 13 de dezembro de 2012, revogadas as disposições em contrário, especialmente o Decreto nº 7.295 de 14 de novembro de 2012.

Prefeitura do Municipio de Porto Feliz,
12 de Dezembro
Claudio Maffei - Prefeito Municipal