segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Mensagem para 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais

O papa Bento XVI divulgou hoje, 24, no site oficial do Vaticano, a Mensagem para 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Intitulada “Verdade, anúncio e autenticidade de vida, na era digital”, o papa pede que as novas formas de comunicação sejam utilizadas apenas pensando no bem coletivo, destacando a verdade na atuação dos participantes das Redes Sociais e principalmente o papel dos jovens na Era Digital.

“As novas tecnologias da comunicação pedem para ser postas ao serviço do bem integral da pessoa e da humanidade inteira. Usadas sabiamente, podem contribuir para satisfazer o desejo de sentido, verdade e unidade que permanece a aspiração mais profunda do ser humano”, destaca o papa.

Bento XVI diz que as novas tecnologias estão mudando “não só o modo de comunicar, mas a própria comunicação em si mesma. As novas tecnologias permitem que as pessoas se encontrem para além dos confins do espaço e das próprias culturas, inaugurando deste modo todo um novo mundo de potenciais amizades”.

O papa faz um alerta, dizendo que “é importante nunca esquecer que o contato virtual não pode nem deve substituir o contato humano direto com as pessoas, em todos os níveis da nossa vida”.

O papa finaliza sua mensagem afirmando que a web está contribuindo para o desenvolvimento de formas novas e mais complexas de consciência intelectual e espiritual. ”Somos chamados a anunciar, neste campo também, a nossa fé: que Cristo é Deus, o Salvador do homem e da história, Aquele em quem todas as coisas alcançam a sua perfeição (cf. Ef 1, 10)”.

Leia abaixo a íntegra da mensagem do papa para o Dia Mundial das Comunicações Sociais:

Verdade, anúncio e autenticidade de vida, na era digital

Queridos irmãos e irmãs!

Por ocasião do XLV Dia Mundial das Comunicações Sociais, desejo partilhar algumas reflexões, motivadas por um fenômeno característico do nosso tempo: a difusão da comunicação através da rede internet. Vai-se tornando cada vez mais comum a convicção de que, tal como a revolução industrial produziu uma mudança profunda na sociedade através das novidades inseridas no ciclo de produção e na vida dos trabalhadores, também hoje a profunda transformação operada no campo das comunicações guia o fluxo de grandes mudanças culturais e sociais. As novas tecnologias estão mudando não só o modo de comunicar, mas a própria comunicação em si mesma, podendo-se afirmar que estamos perante uma ampla transformação cultural. Com este modo de difundir informações e conhecimentos, está nascendo uma nova maneira de aprender e pensar, com oportunidades inéditas de estabelecer relações e de construir comunhão.

Aparecem em perspectiva metas até há pouco tempo impensáveis, que nos deixam maravilhados com as possibilidades oferecidas pelos novos meios e, ao mesmo tempo, impõem de modo cada vez mais premente uma reflexão séria acerca do sentido da comunicação na era digital. Isto é particularmente evidente quando nos confrontamos com as extraordinárias potencialidades da rede internet e a complexidade das suas aplicações. Como qualquer outro fruto do engenho humano, as novas tecnologias da comunicação pedem para ser postas ao serviço do bem integral da pessoa e da humanidade inteira. Usadas sabiamente, podem contribuir para satisfazer o desejo de sentido, verdade e unidade que permanece a aspiração mais profunda do ser humano.

No mundo digital, transmitir informações significa com frequência sempre maior inseri-las numa rede social, onde o conhecimento é partilhado no âmbito de intercâmbios pessoais. A distinção clara entre o produtor e o consumidor da informação aparece relativizada, pretendendo a comunicação ser não só uma troca de dados, mas também e cada vez mais uma partilha. Esta dinâmica contribuiu para uma renovada avaliação da comunicação, considerada primariamente como diálogo, intercâmbio, solidariedade e criação de relações positivas. Por outro lado, isto colide com alguns limites típicos da comunicação digital: a parcialidade da interação, a tendência a comunicar só algumas partes do próprio mundo interior, o risco de cair numa espécie de construção da auto-imagem que pode favorecer o narcisismo.

Sobretudo os jovens estão a viver esta mudança da comunicação, com todas as ansiedades, as contradições e a criatividade própria de quantos se abrem com entusiasmo e curiosidade às novas experiências da vida. O envolvimento cada vez maior no público areópago digital das chamadas Redes Sociais, leva a estabelecer novas formas de relação interpessoal, influi sobre a percepção de si próprio e por conseguinte, inevitavelmente, coloca a questão não só da justeza do próprio agir, mas também da autenticidade do próprio ser. A presença nestes espaços virtuais pode ser o sinal de uma busca autêntica de encontro pessoal com o outro, se se estiver atento para evitar os seus perigos, como refugiar-se numa espécie de mundo paralelo ou expor-se excessivamente ao mundo virtual. Na busca de partilha, de “amizades”, confrontamo-nos com o desafio de ser autênticos, fieis a si mesmos, sem ceder à ilusão de construir artificialmente o próprio “perfil” público.

As novas tecnologias permitem que as pessoas se encontrem para além dos confins do espaço e das próprias culturas, inaugurando deste modo todo um novo mundo de potenciais amizades. Esta é uma grande oportunidade, mas exige também uma maior atenção e uma tomada de consciência quanto aos possíveis riscos. Quem é o meu “próximo” neste novo mundo? Existe o perigo de estar menos presente a quantos encontramos na nossa vida diária? Existe o risco de estarmos mais distraídos, porque a nossa atenção é fragmentada e absorvida por um mundo “diferente” daquele onde vivemos? Temos tempo para refletir criticamente sobre as nossas opções e alimentar relações humanas que sejam verdadeiramente profundas e duradouras? É importante nunca esquecer que o contato virtual não pode nem deve substituir o contato humano direto com as pessoas, em todos os níveis da nossa vida.

Também na era digital, cada um vê-se confrontado com a necessidade de ser pessoa autêntica e reflexiva. Aliás, as dinâmicas próprias das Redes Sociais mostram que uma pessoa acaba sempre envolvida naquilo que comunica. Quando as pessoas trocam informações, estão já a partilhar-se a si mesmas, a sua visão do mundo, as suas esperanças, os seus ideais. Segue-se daqui que existe um estilo cristão de presença também no mundo digital: traduz-se numa forma de comunicação honesta e aberta, responsável e respeitadora do outro. Comunicar o Evangelho através dos novos midia significa não só inserir conteúdos declaradamente religiosos nas plataformas dos diversos meios, mas também testemunhar com coerência, no próprio perfil digital e no modo de comunicar, escolhas, preferências, juízos que sejam profundamente coerentes com o Evangelho, mesmo quando não se fala explicitamente dele. Aliás, também no mundo digital, não pode haver anúncio de uma mensagem sem um testemunho coerente por parte de quem anuncia. Nos novos contextos e com as novas formas de expressão, o cristão é chamado de novo a dar resposta a todo aquele que lhe perguntar a razão da esperança que está nele (cf. 1 Pd 3, 15).

O compromisso por um testemunho do Evangelho na era digital exige que todos estejam particularmente atentos aos aspectos desta mensagem que possam desafiar algumas das lógicas típicas da web. Antes de tudo, devemos estar cientes de que a verdade que procuramos partilhar não extrai o seu valor da sua “popularidade” ou da quantidade de atenção que lhe é dada. Devemos esforçar-nos mais em dá-la conhecer na sua integridade do que em torná-la aceitável, talvez “mitigando-a”. Deve tornar-se alimento quotidiano e não atração de um momento. A verdade do Evangelho não é algo que possa ser objeto de consumo ou de fruição superficial, mas dom que requer uma resposta livre. Mesmo se proclamada no espaço virtual da rede, aquela sempre exige ser encarnada no mundo real e dirigida aos rostos concretos dos irmãos e irmãs com quem partilhamos a vida diária. Por isso permanecem fundamentais as relações humanas directas na transmissão da fé!

Em todo o caso, quero convidar os cristãos a unirem-se confiadamente e com criatividade consciente e responsável na rede de relações que a era digital tornou possível; e não simplesmente para satisfazer o desejo de estar presente, mas porque esta rede tornou-se parte integrante da vida humana. A web está contribuindo para o desenvolvimento de formas novas e mais complexas de consciência intelectual e espiritual, de certeza compartilhada. Somos chamados a anunciar, neste campo também, a nossa fé: que Cristo é Deus, o Salvador do homem e da história, Aquele em quem todas as coisas alcançam a sua perfeição (cf. Ef 1, 10). A proclamação do Evangelho requer uma forma respeitosa e discreta de comunicação, que estimula o coração e move a consciência; uma forma que recorda o estilo de Jesus ressuscitado quando Se fez companheiro no caminho dos discípulos de Emaús (cf. Lc 24, 13-35), que foram gradualmente conduzidos à compreensão do mistério mediante a sua companhia, o diálogo com eles, o fazer vir ao de cima com delicadeza o que havia no coração deles.

Em última análise, a verdade que é Cristo constitui a resposta plena e autêntica àquele desejo humano de relação, comunhão e sentido que sobressai inclusivamente na participação maciça nas várias Redes Sociais. Os crentes, testemunhando as suas convicções mais profundas, prestam uma preciosa contribuição para que a web não se torne um instrumento que reduza as pessoas a categorias, que procure manipulá-las emotivamente ou que permita aos poderosos monopolizar a opinião alheia. Pelo contrário, os crentes encorajam todos a manterem vivas as eternas questões do homem, que testemunham o seu desejo de transcendência e o anseio por formas de vida autêntica, digna de ser vivida. Precisamente esta tensão espiritual própria do ser humano é que está por detrás da nossa sede de verdade e comunhão e nos estimula a comunicar com integridade e honestidade.

Convido, sobretudo os jovens a fazerem bom uso da sua presença no areópago digital. Renovo-lhes o convite para o encontro comigo na próxima Jornada Mundial da Juventude em Madrid, cuja preparação muito deve às vantagens das novas tecnologias. Para os agentes da comunicação, invoco de Deus, por intercessão do Patrono São Francisco de Sales, a capacidade de sempre desempenharem o seu trabalho com grande consciência e escrupulosa profissionalidade, enquanto a todos envio a minha Bênção Apostólica.

Vaticano, Festa de São Francisco de Sales, 24 de Janeiro de 2011.

Papa Bento XVI

Papa: Conversão em Cristo é o caminho que leva a Igreja à unidade


Próximo a conclusão da Semana de Oração pela Unidade dos Cristão, o Papa Bento XVI destacou no Ângelus proclamado neste domingo, 23, que “o sério empenho de conversão em Cristo é o caminho que conduz a Igreja, com os tempos que Deus dispões, à plena unidade visível”.
Aos fiéis e peregrinos reunidos à Praça de São Pedro, o Santo Padre enfatizou que os cristãos devem fundar suas vidas sobre quatro “pilares”: a escuta da Palavra de Deus transmitida na viva Tradição da Igreja, a comunhão fraterna, a Eucaristia e a oração.
“Somente deste modo, permanecendo firmemente unida a Cristo, a Igreja pode cumprir eficazmente a sua missão, apesar dos limites e das falhas dos seus membros, e apesar das divisões”, salientou o Pontífice.
Bento XVI lembrou que as discórdias e divisões já eram enfrentadas pelo apóstolo Paulo na comunidade de Coríntios e enfatizou que “cada divisão na Igreja é uma ofensa a Cristo” e lembrou que “é sempre Nele, único Deus e Senhor, que podemos reencontrar-nos unidos, para a força inesgotável da sua graça”.

Fonte: Canção Nova

Mensagem do papa para o 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais



O papa Bento XVI divulgou hoje, 24, no site oficial do Vaticano, a Mensagem para 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Intitulada “Verdade, anúncio e autenticidade de vida, na era digital”, o papa pede que as novas formas de comunicação sejam utilizadas apenas pensando no bem coletivo, destacando a verdade na atuação dos participantes das Redes Sociais e principalmente o papel dos jovens na Era Digital.
“As novas tecnologias da comunicação pedem para ser postas ao serviço do bem integral da pessoa e da humanidade inteira. Usadas sabiamente, podem contribuir para satisfazer o desejo de sentido, verdade e unidade que permanece a aspiração mais profunda do ser humano”, destaca o papa.
Bento XVI diz que as novas tecnologias estão mudando “não só o modo de comunicar, mas a própria comunicação em si mesma. As novas tecnologias permitem que as pessoas se encontrem para além dos confins do espaço e das próprias culturas, inaugurando deste modo todo um novo mundo de potenciais amizades”.
O papa faz um alerta, dizendo que “é importante nunca esquecer que o contato virtual não pode nem deve substituir o contato humano direto com as pessoas, em todos os níveis da nossa vida”.
O papa finaliza sua mensagem afirmando que a web está contribuindo para o desenvolvimento de formas novas e mais complexas de consciência intelectual e espiritual. ”Somos chamados a anunciar, neste campo também, a nossa fé: que Cristo é Deus, o Salvador do homem e da história, Aquele em quem todas as coisas alcançam a sua perfeição (cf. Ef 1, 10)”.

Leia abaixo a íntegra da mensagem do papa para o Dia Mundial das Comunicações Sociais:

Verdade, anúncio e autenticidade de vida, na era digital
Queridos irmãos e irmãs!
Por ocasião do XLV Dia Mundial das Comunicações Sociais, desejo partilhar algumas reflexões, motivadas por um fenômeno característico do nosso tempo: a difusão da comunicação através da rede internet. Vai-se tornando cada vez mais comum a convicção de que, tal como a revolução industrial produziu uma mudança profunda na sociedade através das novidades inseridas no ciclo de produção e na vida dos trabalhadores, também hoje a profunda transformação operada no campo das comunicações guia o fluxo de grandes mudanças culturais e sociais. As novas tecnologias estão mudando não só o modo de comunicar, mas a própria comunicação em si mesma, podendo-se afirmar que estamos perante uma ampla transformação cultural. Com este modo de difundir informações e conhecimentos, está nascendo uma nova maneira de aprender e pensar, com oportunidades inéditas de estabelecer relações e de construir comunhão.
Aparecem em perspectiva metas até há pouco tempo impensáveis, que nos deixam maravilhados com as possibilidades oferecidas pelos novos meios e, ao mesmo tempo, impõem de modo cada vez mais premente uma reflexão séria acerca do sentido da comunicação na era digital. Isto é particularmente evidente quando nos confrontamos com as extraordinárias potencialidades da rede internet e a complexidade das suas aplicações. Como qualquer outro fruto do engenho humano, as novas tecnologias da comunicação pedem para ser postas ao serviço do bem integral da pessoa e da humanidade inteira. Usadas sabiamente, podem contribuir para satisfazer o desejo de sentido, verdade e unidade que permanece a aspiração mais profunda do ser humano.
No mundo digital, transmitir informações significa com frequência sempre maior inseri-las numa rede social, onde o conhecimento é partilhado no âmbito de intercâmbios pessoais. A distinção clara entre o produtor e o consumidor da informação aparece relativizada, pretendendo a comunicação ser não só uma troca de dados, mas também e cada vez mais uma partilha. Esta dinâmica contribuiu para uma renovada avaliação da comunicação, considerada primariamente como diálogo, intercâmbio, solidariedade e criação de relações positivas. Por outro lado, isto colide com alguns limites típicos da comunicação digital: a parcialidade da interação, a tendência a comunicar só algumas partes do próprio mundo interior, o risco de cair numa espécie de construção da auto-imagem que pode favorecer o narcisismo.
Sobretudo os jovens estão a viver esta mudança da comunicação, com todas as ansiedades, as contradições e a criatividade própria de quantos se abrem com entusiasmo e curiosidade às novas experiências da vida. O envolvimento cada vez maior no público areópago digital das chamadas Redes Sociais, leva a estabelecer novas formas de relação interpessoal, influi sobre a percepção de si próprio e por conseguinte, inevitavelmente, coloca a questão não só da justeza do próprio agir, mas também da autenticidade do próprio ser. A presença nestes espaços virtuais pode ser o sinal de uma busca autêntica de encontro pessoal com o outro, se se estiver atento para evitar os seus perigos, como refugiar-se numa espécie de mundo paralelo ou expor-se excessivamente ao mundo virtual. Na busca de partilha, de “amizades”, confrontamo-nos com o desafio de ser autênticos, fieis a si mesmos, sem ceder à ilusão de construir artificialmente o próprio “perfil” público.
As novas tecnologias permitem que as pessoas se encontrem para além dos confins do espaço e das próprias culturas, inaugurando deste modo todo um novo mundo de potenciais amizades. Esta é uma grande oportunidade, mas exige também uma maior atenção e uma tomada de consciência quanto aos possíveis riscos. Quem é o meu “próximo” neste novo mundo? Existe o perigo de estar menos presente a quantos encontramos na nossa vida diária? Existe o risco de estarmos mais distraídos, porque a nossa atenção é fragmentada e absorvida por um mundo “diferente” daquele onde vivemos? Temos tempo para refletir criticamente sobre as nossas opções e alimentar relações humanas que sejam verdadeiramente profundas e duradouras? É importante nunca esquecer que o contato virtual não pode nem deve substituir o contato humano direto com as pessoas, em todos os níveis da nossa vida.
Também na era digital, cada um vê-se confrontado com a necessidade de ser pessoa autêntica e reflexiva. Aliás, as dinâmicas próprias das Redes Sociais mostram que uma pessoa acaba sempre envolvida naquilo que comunica. Quando as pessoas trocam informações, estão já a partilhar-se a si mesmas, a sua visão do mundo, as suas esperanças, os seus ideais. Segue-se daqui que existe um estilo cristão de presença também no mundo digital: traduz-se numa forma de comunicação honesta e aberta, responsável e respeitadora do outro. Comunicar o Evangelho através dos novos midia significa não só inserir conteúdos declaradamente religiosos nas plataformas dos diversos meios, mas também testemunhar com coerência, no próprio perfil digital e no modo de comunicar, escolhas, preferências, juízos que sejam profundamente coerentes com o Evangelho, mesmo quando não se fala explicitamente dele. Aliás, também no mundo digital, não pode haver anúncio de uma mensagem sem um testemunho coerente por parte de quem anuncia. Nos novos contextos e com as novas formas de expressão, o cristão é chamado de novo a dar resposta a todo aquele que lhe perguntar a razão da esperança que está nele (cf. 1 Pd 3, 15).
O compromisso por um testemunho do Evangelho na era digital exige que todos estejam particularmente atentos aos aspectos desta mensagem que possam desafiar algumas das lógicas típicas da web. Antes de tudo, devemos estar cientes de que a verdade que procuramos partilhar não extrai o seu valor da sua “popularidade” ou da quantidade de atenção que lhe é dada. Devemos esforçar-nos mais em dá-la conhecer na sua integridade do que em torná-la aceitável, talvez “mitigando-a”. Deve tornar-se alimento quotidiano e não atração de um momento. A verdade do Evangelho não é algo que possa ser objeto de consumo ou de fruição superficial, mas dom que requer uma resposta livre. Mesmo se proclamada no espaço virtual da rede, aquela sempre exige ser encarnada no mundo real e dirigida aos rostos concretos dos irmãos e irmãs com quem partilhamos a vida diária. Por isso permanecem fundamentais as relações humanas directas na transmissão da fé!
Em todo o caso, quero convidar os cristãos a unirem-se confiadamente e com criatividade consciente e responsável na rede de relações que a era digital tornou possível; e não simplesmente para satisfazer o desejo de estar presente, mas porque esta rede tornou-se parte integrante da vida humana. A web está contribuindo para o desenvolvimento de formas novas e mais complexas de consciência intelectual e espiritual, de certeza compartilhada. Somos chamados a anunciar, neste campo também, a nossa fé: que Cristo é Deus, o Salvador do homem e da história, Aquele em quem todas as coisas alcançam a sua perfeição (cf. Ef 1, 10). A proclamação do Evangelho requer uma forma respeitosa e discreta de comunicação, que estimula o coração e move a consciência; uma forma que recorda o estilo de Jesus ressuscitado quando Se fez companheiro no caminho dos discípulos de Emaús (cf. Lc 24, 13-35), que foram gradualmente conduzidos à compreensão do mistério mediante a sua companhia, o diálogo com eles, o fazer vir ao de cima com delicadeza o que havia no coração deles.
Em última análise, a verdade que é Cristo constitui a resposta plena e autêntica àquele desejo humano de relação, comunhão e sentido que sobressai inclusivamente na participação maciça nas várias Redes Sociais. Os crentes, testemunhando as suas convicções mais profundas, prestam uma preciosa contribuição para que a web não se torne um instrumento que reduza as pessoas a categorias, que procure manipulá-las emotivamente ou que permita aos poderosos monopolizar a opinião alheia. Pelo contrário, os crentes encorajam todos a manterem vivas as eternas questões do homem, que testemunham o seu desejo de transcendência e o anseio por formas de vida autêntica, digna de ser vivida. Precisamente esta tensão espiritual própria do ser humano é que está por detrás da nossa sede de verdade e comunhão e nos estimula a comunicar com integridade e honestidade.
Convido, sobretudo os jovens a fazerem bom uso da sua presença no areópago digital. Renovo-lhes o convite para o encontro comigo na próxima Jornada Mundial da Juventude em Madrid, cuja preparação muito deve às vantagens das novas tecnologias. Para os agentes da comunicação, invoco de Deus, por intercessão do Patrono São Francisco de Sales, a capacidade de sempre desempenharem o seu trabalho com grande consciência e escrupulosa profissionalidade, enquanto a todos envio a minha Bênção Apostólica.


Vaticano, Festa de São Francisco de Sales, 24 de Janeiro de 2011


Fonte: CNBB

Paróquia Nossa Senhora Aparecida realiza reunião paroquial

Arquivo Pascom pe washington pf
Diácono Valmir e Pe Washington estiveram presentes


Na noite desta sexta-feira, 21 de janeiro, a primeira reunião paroquial, convocandos os coordenadores de comunidades e também  Pastorais e Movimentos na sede matriz Nossa Senhora Aprecida, no bairro cidade Jardim. Estiveram presentes mais de 80 pessoas, das comunidades urbanas e rurais.
O Sacerdote começou falando os principais projetos para a paróquia em 2011, como novos horários de missas, novos movimentos, retiros, reuniões, formações e eventos em sua paróquia.
Missa mensal dos enfermos – agora acontecerá mensalmente a missa mensal voltada para os enfermos, dando força a Pastoral da Saúde e convidando a todos para trazerem enfermos para Missa, assim acolhendo-o a todos, oferecendo um lanche após a missa. “É preciso mostrar a todos que a Igreja tem espaço para acolher a todos, especialmente os enfermos”. Pediu a todos para ajudar a trazerem estas pessoas para a Igreja.
Pastoral do Dízimo – enfatizou que será necessário em 2011 fazer cadastramento de novos e recadastramento dos atuais dizimistas, além da intensificação do trabalho junto as comunidade para conscientizar os fiéis da importância do dizimo para a vida da Igreja. Avisou que durante as celebrações da Palavra e Comunhão poderá sim fazer coleta de ofertas e dízimos.
Pastoral do Batismo – avisou que será desenvolvido um folheto orientativo, e que ele ficará em todas as comunidades rurais, informando as exigências para se batizar, os documentos necessários etc.
moça e mcc cópiaCursilho de Cristandade – comentou da escola de Fé que o cursilho tem todas as segundas-feira, também há pretensão de se realizar um encontrão com todos os cursilhistas, para despertar a chamar e convidá-los para participar do cursilho.
Ministros – terão atividades fixas além do altar, como Hora Santa e formação em meses pares, para haver um aprofundamento e espriritualidade dos mesmos. Na celebração da Palavra, haverá um revezamento a cada dois meses, para evitar acomodação da comunidade e do ministro. Pediu a todos que valorizem os ministros, nas celebrações, pois há uma carência muito grande na Arquidiocese, houve uma queda muito grande de novos padres, e que talvez consiga trazer uma Missão de Seminaristas para a paróquia, assim como também o acompanhamento de dois seminaristas nos finais de semanas, ainda são projetos.
focolares_r1_c1Focolares – aproveitou para divulgar a todos que o movimento se instalou na paróquia, que ele se reúne sempre no segundo sábado de cada mês após a Santa Missa na Matriz.

pastoralPascom- elogiou o trabalho da Pascom em Porto Feliz pois ela age nas três paróquias, destacou a atuação do agente responsável pela cobertura da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Felipe Miranda. Pediu mais cobertura nos eventos festivos das comunidades rurais, assim como a divulgação antecipada e também sugeriu uma notificação de notícias via e-mails. Além do projeto do informativo paroquial de duas folhas, 4 páginas. O sacerdote também elogiou o quanto a igreja tem sido destaque nos jornais, as vezes ganhando a capa no JP Porto, nos sites da Pascom, Arquidiocese e sites seculares. Defendeu a importância de se dar os recados, sabe que são muitos, mas é importante as pessoas entenderem que lá é matriz, e que são 20 comunidades, e muitos recados precisam ser feitos.
Terço dos Homens – agora é definitivo, o terço vai acontecer mensalmente, sempre na 3º sexta-feira de cada mês. Uma experiência nova que começou com o Pe Carlos Alexandre em 2010 no mês de Maio, com terços temáticos, das crianças, mulheres e homens, e no caso dos homens foi surpreendente.
aparecida(3)Irmandade de Nossa Senhora Aparecida – falou da importância das irmandades no crescimento da comunidade e aumento da espiritualidade e devoção de Nossa Senhora Aparecida. Também destacou que será eregido a irmandade de Santo Expedito, já se tem 30 pessoas
Renovação Carismática Católica – estão planejados para este ano de 2011 tardes de louvor, toda a 3ª terça-feira de cada mês acontecerá a Missa Carismática na Matriz Nossa Senhora Aparecida. No Grupo de Oração Sagrada Família acontecerá este ano um seminário sobre a vida dos Santos, serão 8 noites.
legiao_mariaLegião de Maria – elogiou o trabalho da legião adulto e infantil, que trabalhará para o fortalecimento do movimento mariano. Há pretensões do Pe. Washington em reativar a congregação Mariana.
apostolado_oracaoApostolado da Oração – sempre com a primeira sexta-feira de cada mês, com Hora Santa e Santa Missa.
sao-joseVotividade – além da missa votiva a Nossa Senhora Aparecida na matriz todo dia 12, na capela de Santo Expedito todo dia 19 e a de São José na primeira quarta-feira de cada mês na Igreja de São José e São Bento. Agora é a vez da comunidade São José da Caic que tem uma forte devoção a São José, e a primeira experiência de Missa Votiva teve grande participação popular.
COL122-20080301150507Vicentinos – promover em todas as comunidades a coleta de alimentos, assim como também o encaminhamento das famílias carentes para visitação dos vicentinos, para receber a ajuda necessária.
notas-musicaisEquipe de Cantos – orientou para todas as equipes usarem sempre o livro verde “Cantai ao Senhor um canto novo” pois ele é aprovado pela arquidiocese de Sorocaba, mas também pode se usar cantos dos livros Fé e Vida e Louvemos ao Senhor. Estão proibidas músicas que não sejam católicas, de serem executadas nas Santas Missas. Realizará em novembro o Festival Santa Cecília de Música Sacra em novembro, com um cântico para Nossa Senhora.
1000 Ave Marias – realizar todo o primeiro sábado de cada mês das 7h as 12h as Ave Marias, dividindo em escala por Pastoral e Movimento, na matriz Nossa Senhora Aparecida.
Aumento de Missas – as cinco maiores comunidades rurais agora terão duas missas mensais, e a capelas menores terão uma missa, e todas celebração da palavra com comunhão nas outras semanas. As comunidades contempladas pelo aumentão são: Barreiro Rico, Caic São José, Faxinal, Avecuida do Alto e Campo Largo.Em 2011, todos os santos de cada capela rural terão suas festas celebradas.
arquivo PascomOgAAAJ9Zs42K0cY7GIeaEN7MaCgXMAzvprmPpELsC6CizvM0n4sN9H7xAsOPdWNMV-4BMLFE3iyO89KE0TOhxjm8JF8Am1T1UOfXI9vIw5MrQQtMq8i7euC5oQvX
Galerias – outra idéia sugerida por leigos, foi a criação de galelrias com fotos dos Sacerdotes que passaram pela comunidade e pela paróquia, começando com o Pe Chico, depois Pe Mário, como paróquia os sacerdotes Pe Jorge, Pe Carlos Alexandre e o atual Pe Washington. Foi solicitado também as pessoas que tragam fotos antigas dos padres que por ali passaram para serem digitalizadas. Outra idéia é a criação de galerias de fotos de todas as comunidades rurais, seriam 16 quadros com fotos e história das capelas, com a frase: “esta é a nossa família”.
PICT0155Outras medidas – também foi definido em que situações e valores terá para o uso dos barracões da paróquia. Todas as datas festivas foram apresentadas, Semana da Familia este ano terá espaço na paróquia, assim como todo o mês da Bíblia, Romaria até a cidade Aparecida 30 de outubro, e também em março a romaria para Pirapora do Bom Jesus. Dia 6 de fevereiro as 6h da manhã, haverá uma procissão da Matriz N. S. Aparecida até a gruta Nossa Senhora de Lourdes para a Santa Missa as 8h. Ficou definido que haverá formação para a temática da Campanha da Fraternidade 2011. No dia 1º de maio será realizado na Matriz Nossa Senhora Aparecida a missa pela beatificação de João Paulo II. Haverá a realização do Congresso Eucarístico Paroquial com Hora Santa, Terço Eucarístico entre outras atividades.

Prefeitura divulga ações de reparos na cidade

Em relação ao ano passado, realmente Porto Feliz está melhor cuidada quando observamos as praças, escolas e creches. Porém, os buracos continuam aumentando, mas também em menor proporção do que se comparado com 2010. Outro elogio merecido é a estruturação da Defesa Civil que o atual governo tem feito, é importante previnir e monitorar as áreas de risco e ter capacidade de remover e assistir as famílias que estão em áreas de risco.

Diante da forte ação do tempo, a prefeitura, através de sua ativa Assessoria de Imprensa, tem feito ampla divulgação das ações que as diversas diretorias responsáveis tem feito pela cidade e na zona rural para contornar ou amenizar os transtornos causados pelo mau tempo. Para os cidadãos é importante ser capaz de analisar todos os problemas e soluções com uma ótica crítica, se realmente está sendo feito o mínimo, se está só se remediando a situação, se houve ações preventivas de fato, se o que está sendo feito é bem executado. O importante é acompanhar, não somente se contentar com uma boa foto ou um bom texto.

Veja uma matéria vinculado no site da Prefeitura:

Nesta semana a Prefeitura concluiu a corte de grama e limpeza de guia no canteiro central da avenida Monsenhor Seckler e iniciou o trabalho ao longo de outra avenida, a Joaquim Floriano de Toledo (Marginal Tenda).

Outro ponto que recebeu manutenção foi a Estação das Artes, onde a Sanepav, empresa terceirizada para ampliar a limpeza, realizou o corte de grama e capina das guias.

Já a equipe de Capina da Secretaria de Obras Públicas, Planejamento e Habitação efetuou a limpeza nas praças Belarmino Felix, na Vila Angélica, e Francisco Rojas, no Jd. Santa Rosa, além dos prédios do Conselho Tutelar e Casa do Fundo Social de Solidariedade. 

No total, cerca de 20 pessoas trabalharam na manutenção da cidade.