Redação Portal A12
O Santuário Nacional de Aparecida está sempre preocupado com o bom acolhimento dos devotos e com a melhoria de sua infraestrutura e atendimento.
Considerado o maior estacionamento aberto do mundo, com 5 mil vagas numa área de 400 mil metros quadrados, este espaço na Casa da Mãe Aparecida, tem recebido melhorias visando o conforto e a segurança dos visitantes.
Atualmente possui vagas demarcadas para 3 mil automóveis e 2 mil ônibus, com vagas exclusivas para portadores de necessidades especiais e idosos, além de bolsões exclusivos para motos.
Assim como o setor de Transporte, o Estacionamento faz parte do Departamento de Trânsito doSantuário Nacional.
De acordo com o gerente do departamento, Júlio Oliveira, o estacionamento é como o cartão de visitas para o romeiro. Ao chegar ao Santuário, o primeiro profissional que o romeiro de Nossa Senhora Aparecida encontra é do setor de Estacionamento.
“O estacionamento, em específico, tem uma participação fundamental no acolhimento aos milhões de devotos que visitam anualmente a pequenina Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Dizemos que é o cartão de visitas, pois recepcionamos o devoto com um ‘bom dia’, ‘seja bem-vindo’ e no momento da partida desejamos uma boa viagem”, afirmou Júlio.
Para melhorar ainda mais a infraestrutura de acolhimento, está em processo um estudo de readequação das áreas do estacionamento, visando acessibilidade e a fluidez do trânsito interno, com a dedicação de vias específicas para a circulação entre os bolsões e as vagas criadas aparecerão no novo projeto.
Júlio ainda citou alguns dos investimentos realizados no estacionamento nos últimos três anos, como a ampliação do número de cabines para o atendimento dos devotos, construção e reforma de calçadas, substituição de todas as cancelas de acesso ao estacionamento, além da construção de três terminais de embarque e desembarque nos estacionamentos superiores.
A Casa de Nossa Senhora Aparecida investiu também na ampliação do estacionamento em 1.010 vagas para automóveis e a construção de dois bicicletários com capacidade para 526 bicicletas e a construção de dois bolsões para motocicletas com capacidade para 602 vagas, monitorados 24 horas por câmeras com terminais automáticos de entrada e saída.
O Santuário adquiriu também dois micros ônibus para o traslado dos Devotos entre os pátios superiores e o Centro de Apoio ao Romeiro. Esse serviço ocorre sempre quando o movimento de visitantes atinge marcas acima de 70 mil pessoas entre às 5h e 18h.
Isenção – Durante a novena e festa da Padroeira os carros com placas das cidades que formam a Arquidiocese de Aparecida (Guaratinguetá, Aparecida, Roseira, Potim e Lagoinha) ficam isentos de pagamento de estacionamento.
A isenção é válida a partir das 14h30 até as 15h15 para quem desejar participar da novena da tarde, e a partir das 17h30, para quem vai participar da novena da noite. A isenção só é válida para carros com placas das cidades que formam a Arquidiocese de Aparecida.