sexta-feira, 27 de julho de 2012

Cemip/Senai de Porto Feliz forma mais de 4 mil alunos em cinco anos

 

 

Cinco anos após ser criado, o Centro Municipal de Iniciação Profissional (Cemip) do Senai de Porto Feliz oferece 19 cursos, com 48 turmas e com um total de 1.022 alunos. Com a meta de atingir 2.000 alunos neste ano, o Cemip/Senai já formou 4.276 estudantes. Entre os cursos mais procurados estão o de Inspetor de Qualidade e Mecânica Geral SVT. No segundo semestre de 2012, o Cemip/Senai oferecerá o curso, de Solda, novidade na região.

Em dezembro de 2011, a Prefeitura de Porto Feliz, investiu em oito painéis elétricos e oito painéis de comandos na escola, aumentando a oferta de cursos e visando atender a multinacional americana Cooper Power Systems.

Para o próximo semestre, a Prefeitura inova mais uma vez, adquirindo quatro máquinas de solda TIG e eletrodo, uma vez que diversas empresas do município necessitam deste meio de mão de obra. Um exemplo disso é a empresa Aços Maçom, empresa fabricante de itens de cozinhas industriais e que está investindo R$ 30 mi em Porto Feliz.

O Cemip/Senai é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Sustentável e atende pelo telefone (15) 3261-5351.

     

Católicos celebram a passagem da Mãe Rainha em Itapetininga, SP

 

A imagem irá percorrer 50 cidades brasileiras. Nesta quinta-feira (26) a imagem será levada para Sorocaba (SP).

Do G1 Itapetininga e Região

 

Aproximadamente mil pessoas participaram do evento católico que celebrou a passagem da imagem da Mãe Rainha por Itapetininga (SP). O encontro religioso foi realizado na quarta-feira (25).

A missa foi realizada na igreja matriz, mas antes houve carreata pelas ruas da cidade. A concentração foi no seminário Padre Sometti, no bairro Taboãzinho, onde os fiéis fizeram a recepção.

A aposentada Maria de Jesus estava emocionada. Ela conta que agradece por bênçãos alcançadas. “Eu tenho um neto especial. Hoje ele está com seis anos, mas quando nasceu os médicos não derão esperança de vida para ele. Graças a Deus e a intercessão dela, o menino está bem”, afirma.

Quando a imagem chegou ao seminário, foi levada até a capela de São José onde foram feitas orações. Em seguida, os fiéis saíram em carreata pelas ruas do município até a catedral. Em Itapetininga existem aproximadamente 70 capelas dedicadas à Mãe Rainha.

Esta é a primeira vez que a imagem original da Mãe Rainha viaja pelo Brasil. Ela fica fixada no Rio Grande do Sul após ter sido trazida da Alemanha. Até 1980 ela visitava casas de devotos no RS para novenas e terços. Após isso, pequenas réplicas da imagem passaram a visitar casas por todo o Brasil.

A peregrinação da imagem original irá passar por 50 municípios. Nesta quinta-feira (26) estará em Sorocaba (SP). Para o padre Francisco José Lemes Gonçalves, a imagem representa bênção. “Quando João Pozzobon [devoto que iniciou a peregrinação da imagem por casas de devotos no RS] era vivo. Ele levou a imagem até Roma quando o papa João Paulo II era vivo. O papa abençoou a imagem. Então, para nós católicos, essa imagem tem um valor histórico. E o mais importante, um valor espiritual”, comenta.

Missão para celebrar a visita da imagem da Mãe Rainha foi realizada na igreja matriz de Itapetininga (SP). (Foto: Natália Zini / TV Tem)Missão para celebrar a visita da imagem da Mãe Rainha foi realizada na igreja matriz de Itapetininga (SP). (Foto: Natália Zini / TV Tem)

Eleições municipais movimentam economia de Sorocaba, SP

 

Empresas aproveitam para lucrar com materiais publicitários. Qualquer propaganda deve seguir as normas da Justiça Eleitoral.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

A campanha política movimenta a economia de Sorocaba (SP). Empresas e profissionais liberais aproveitam para lucrar com materiais publicitários encomendados pelos candidatos, como mostra a reportagem do Tem Notícias.

Há oito anos, uma dupla de músicos da cidade, que trabalha com trilhas publicitárias, resolveu apostar nas campanhas eleitorais. O que o candidato pede, eles transformam em música. Um jingle não é vendido por menos de R$ 3 mil. Eles contam que, nessa época, o rendimento aumenta em 50%.

Esse é um período muito promissor também para as empresas de impressão gráfica e comunicação visual. Em uma delas, o número de encomendas para as campanhas já aumentou e os funcionários estão tendo de trabalhar até mais tarde. O dono diz que a empresa já está se preparando, porque o ritmo deve acelerar ainda mais a partir do mês que vem.

Em uma das maiores empresas de produção de banners de campanhas políticas do país, a expectativa é de um faturamento 90% maior do que em períodos normais.

Qualquer propaganda deve seguir as normas da Justiça Eleitoral. Todo material impresso na campanha deve conter o número do CNPJ ou CPF do responsável pela confecção, e também de quem comprou o produto.

Período muito promissor para as empresas de impressão gráfica (Foto: Reprodução/TV TEM)Período é muito promissor para as empresas de impressão gráfica (Foto: Reprodução/TV TEM)

Exercícios físicos no inverno aumentam em até 30% a queima de calorias

 

As baixas temperaturas estão entre os principais motivos pelos quais as pessoas abandonam as atividades físicas. Até mesmo quem está acostumado a praticar exercícios regularmente sente os efeitos do frio e acaba reduzindo seu desempenho. No entanto, de acordo com Luis Carlos Oliveira, pesquisador do Celafiscs, órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde, é justamente nessa época do ano que a prática pode proporcionar maiores vantagens. Fazer exercícios no frio pode aumentar em até 30% a queima de calorias.

Com o clima mais frio, o corpo queima mais calorias para manter-se aquecido e aumentar a sensação de calor. Desta maneira, as mudanças fisiológicas geradas pelo frio podem potencializar os exercícios e aumentar os efeitos das atividades no organismo.

"Além de ser saudável e apresentar menos riscos à saúde, as atividades tornam o coração menos vulnerável a doenças crônicas não transmissíveis, responsáveis por cerca de 300 mil de óbitos no país", afirma o pesquisador d Celafiscs (Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul).

Quanto maior a sensação de frio, maior a fome, uma vez que em temperaturas baixas o metabolismo pode aumentar o funcionamento em até cinco vezes para manter a temperatura normal do organismo.

No inverno as pessoas ingerem um número maior de alimentos com grande quantidade de gordura, como chocolate quente, feijoada, sopa, entre outros. Por isso é importante praticar os exercícios, lembrando sempre da importância do alongamento antes das atividades, que podem evitar lesões musculares mais graves.

"Contudo, não podemos generalizar, pois os resultados dependem da quantidade e da intensidade do exercício, e principalmente de uma alimentação adequada", completa Oliveira.

Alguns cuidados são necessários antes de fazer exercícios com as baixas temperaturas:

• Mesmo com o clima frio, o ideal é usar roupas leves, como calça e casaco de moletom. Abafar o corpo com muita roupa faz eliminar sais minerais em excesso, o que não é saudável;

• o corpo em repouso leva mais tempo para atingir a temperatura ideal para a atividade física, por isso é importante aquecer e alongar;

• hidratação antes, durante e depois do exercício é essencial, pois, assim como no Verão, seu corpo também perde líquido através da transpiração.

Estacionamento do Santuário recebe melhorias para acolher devotos da Mãe Aparecida

 

Santuário Nacional de Aparecida

Redação Portal A12

O Santuário Nacional de Aparecida está sempre preocupado com o bom acolhimento dos devotos e com a melhoria de sua infraestrutura e atendimento.

Considerado o maior estacionamento aberto do mundo, com 5 mil vagas numa área de 400 mil metros quadrados, este espaço na Casa da Mãe Aparecida, tem recebido melhorias visando o conforto e a segurança dos visitantes.

Atualmente possui vagas demarcadas para 3 mil automóveis e 2 mil ônibus, com vagas exclusivas para portadores de necessidades especiais e idosos, além de bolsões exclusivos para motos.

Assim como o setor de Transporte, o Estacionamento faz parte do Departamento de Trânsito doSantuário Nacional.

De acordo com o gerente do departamento, Júlio Oliveira, o estacionamento é como o cartão de visitas para o romeiro. Ao chegar ao Santuário, o primeiro profissional que o romeiro de Nossa Senhora Aparecida encontra é do setor de Estacionamento.

“O estacionamento, em específico, tem uma participação fundamental no acolhimento aos milhões de devotos que visitam anualmente a pequenina Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Dizemos que é o cartão de visitas, pois recepcionamos o devoto com um ‘bom dia’, ‘seja bem-vindo’ e no momento da partida desejamos uma boa viagem”, afirmou Júlio.

Para melhorar ainda mais a infraestrutura de acolhimento, está em processo um estudo de readequação das áreas do estacionamento, visando acessibilidade e a fluidez do trânsito interno, com a dedicação de vias específicas para a circulação entre os bolsões e as vagas criadas aparecerão no novo projeto.

Júlio ainda citou alguns dos investimentos realizados no estacionamento nos últimos três anos, como a ampliação do número de cabines para o atendimento dos devotos, construção e reforma de calçadas, substituição de todas as cancelas de acesso ao estacionamento, além da construção de três terminais de embarque e desembarque nos estacionamentos superiores.

A Casa de Nossa Senhora Aparecida investiu também na ampliação do estacionamento em 1.010 vagas para automóveis e a construção de dois bicicletários com capacidade para 526 bicicletas e a construção de dois bolsões para motocicletas com capacidade para 602 vagas, monitorados 24 horas por câmeras com terminais automáticos de entrada e saída.

O Santuário adquiriu também dois micros ônibus para o traslado dos Devotos entre os pátios superiores e o Centro de Apoio ao Romeiro. Esse serviço ocorre sempre quando o movimento de visitantes atinge marcas acima de 70 mil pessoas entre às 5h e 18h.

Isenção – Durante a novena e festa da Padroeira os carros com placas das cidades que formam a Arquidiocese de Aparecida (Guaratinguetá, Aparecida, Roseira, Potim e Lagoinha) ficam isentos de pagamento de estacionamento.

A isenção é válida a partir das 14h30 até as 15h15 para quem desejar participar da novena da tarde, e a partir das 17h30, para quem vai participar da novena da noite. A isenção só é válida para carros com placas das cidades que formam a Arquidiocese de Aparecida.

PAT de Porto Feliz oferece 27 vagas

 

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Porto Feliz oferece a partir da próxima semana, 27 vagas de emprego na cidade. Os cargos são de ajudante geral, expedição, operador de processo químico, operador de emplihadeira, porteiro, líder de produção, motorista com carteira de habilitação D, auxiliar de limpeza, jardineiro, limpador de vidro, zelador, consultor técnico, auxiliar de produção, coordenador de produção, ajudante de lavanderia, conferente, gerente de loja, cartazista, operador de depósito, assistente de mercearia, chefe de seção de mercearia e repositor de mercadoria.

Os interessados devem comparecer ao PAT trazendo os documentos pessoais (RG e CPF), além da carteira de trabalho. O posto fica no Paço Municipal, na Rua Ademar de Barros, 340, Centro. Mais informações pelo telefone (15) 3262-1206 e no site http://www.empregasaopaulo.sp.gov.br/