sexta-feira, 9 de março de 2012

"A nova evangelização também começa no confessionário", diz Papa





O Papa Bento XVI encontrou-se na manhã desta sexta-feira, 09, com os membros da Penitenciaria Apostólica que participaram do XIII Curso sobre Foro Interno promovido pelo próprio dicastério vaticano, de 5 a 9 de março. A audiência aconteceu na Sala Paulo VI, no Vaticano.
Durante o discurso, Bento XVI falou sobre o Sacramento Confissão, algo que está diretamente ligado ao trabalho da Penitenciaria Apostólica. De acordo com o Santo Padre, existe uma relação profunda entre esse Sacramento e a nova evangelização.
"A nova evangelização, então, parte também do Confessionário! Parte do misterioso encontro entre a grande busca do homem, sinal nele do Mistério Criador, e a Misericórdia de Deus, única resposta adequada à necessidade humana do infinito", enfatizou.

O Pontífice explicou ainda, que cada sacerdote torna-se instrumento da misericórdia de Deus quando administra o Sacramento da Reconciliação e fez um pedido para que cada ministro ordenado reconheça a importância deste sacramento também na sua própria vida.
"O ministro do Sacramento da Reconciliação colabora com a nova evangelização renovando ele mesmo por primeiro, a consciência do próprio ser penitente e da necessidade de aproximar-se do perdão sacramental, para que se renove aquele encontro com Cristo, que, iniciado no Batismo, encontrou no Sacramento da Ordem uma específica e definitiva configuração", salientou.
O que é a Penitenciaria Apostólica?
A Penitenciaria Apostólica é considerada o "Tribunal maior" da Igreja, responsável pela administração das dispensas, das sanções, e absolvições, sejam elas sacramentais ou não. O mesmo discastério também administra a concessão e o uso adequado das indulgências.



Fonte: Canção Nova

Federação Paulista define Tabela da Segunda Divisão do Campeonato Paulista




Nesta semana a Federação Paulista de futebol divulgou a tabela do Campeonato Paulista da Segunda Divisão.
A equipe do Desportivo Brasil disputará a competição buscando seu primeiro acesso na categoria Profissional.
A equipe portofelicense está no grupo 04 ao lado do Cotia, Elosport de Capão Bonito, Primavera de Indaiatuba, Itapevi Futebol Clube da capital Paulista e Sumaré.
O Desportivo vai fazer a sua estréia contra o Cotia na cidade de Cotia, lembrando que a competição começa no dia 05 de maio e terminará no dia 21 de outubro.
 

Um texto interessante!


Dia da Mulher

Certa vez fiz um comentário num programa de rádio do qual participava citando o verso de uma canção de Pepeu Gomes que diz “ser um homem feminino não fere o meu lado masculino...”. O assunto surgiu por causa de outra música, cuja letra analisávamos, “Super Homem, a canção”, onde Gilberto Gil diz: “um dia, vivi a ilusão de que ser homem bastaria. Que o mundo masculino tudo me daria, do que eu quisesse ter...”.
Os homofóbicos de plantão na mesa do debate do programa riram de lado e, no intervalo, fizeram as costumeiras e previsíveis piadinhas de sempre.
Deixei prá lá. Passei da idade de me preocupar com a mediocridade preconceituosa, tão presente entre nós. Mas o episódio me fez pensar sobre minha relação com os gêneros.
Vivi e vivo uma contradição. Venho de uma família masculina. Somos seis irmãos, dos quais sou o mais velho. Esperei cinco vezes por uma irmã, que não veio. Quando for pai, pensei, tiro a diferença. Qual nada. Parei no terceiro filho, desconfiado de que, na minha genética não há cromossomo X.
Na vida profissional, outra realidade. Professor convive o tempo todo com um ambiente de trabalho marcado pelo universo feminino. Entro na sala do café e sou saudado com alegria: Chegou o bendito fruto entre as mulheres!
Essa é a minha rotina. Tal qual o Sílvio santos, vivo rodeado pelas minhas colegas no trabalho, um professor que está sempre aprendendo com elas que novos tempos estão chegando ou chegaram de vez. E não foi só no calendário. As pessoas estão mudadas. O ritmo de vida é outro.
Às vezes me pergunto se as mudanças são pra melhor ou pra pior. Quando ligo o computador e tenho o mundo ao alcance das mãos, em tempo real, num click, fico pensando como conseguia trabalhar antes de existir essa maravilha. Saio e pego meu carro, ou melhor, sou pego pelo engarrafamento, ouço no rádio os programas policiais vespertinos, acompanho na TV as manchetes que anunciam o último crime e suspiro desanimado.
Certamente algumas coisas que vieram com os novos tempos não são bem vindas. O trânsito caótico, a violência, a corrupção escancarada, o consumismo desenfreado. Doenças antigas foram erradicadas e voltaram a nos assustar. Outras, novinhas em folha, desafiam a Ciência e seus muitos recursos. Na verdade, a gente pode até navegar na Internet e falar com um amigo, na Austrália, mas ainda morre de picada de pernilongo.
É, realmente os novos tempos são bem contraditórios e confusos.
Mas, em meio a tudo isso, uma mudança parece que veio pra ficar. E pra ficar melhor: o papel, o lugar e o valor da Mulher. Quase erradicamos a Amélia.  Sabe quem é ela, a Amélia original?
Não a conheci. Na verdade imagino que nenhum dos leitores dessa crônica a conheceu. Mas o Brasil inteiro já ouvir falar dela. Eu explico. Amélia era a empregada do compositor Ataulfo Alves, que inspirado nela compôs (junto com Mário Lago) o samba “Ai que saudades da Amélia”. Amélia, portanto, era alguém de carne e osso e não apenas uma licença poética.
A “mulher de verdade que achava bonito não ter o que comer” já havia morrido há tempos, assassinada pelas feministas. Mas se morreu a “Amélia”, um outro personagem surgiu, não para substituí-la, mas para complementá-la: o homem companheiro.
Nos novos tempos o homem teve que aprender a dividir tarefas para que fosse possível multiplicar a presença e os cuidados com a casa, o lar, os filhos, a família. Se a mulher teve que sair de casa para assumir-se mais inteira, como profissional, como cidadã, o homem teve que encontrar o caminho das prendas domésticas. O ideal seria que isso acontecesse sem culpa ou vergonha para nenhum dos lados. Nem feministas, nem machistas, o que vale agora é a sensibilidade generosa que complementa o outro. O resultado pode ser fantástico quando homens e mulheres se encontram como companheiros.
Rubem Alves criou uma imagem genial para definir as exigências desse novo modo de “ser companheiro”. Ele diz que certos casamentos podem ser como um jogo de tênis. O tênis, pela sua concepção, é um CONTRA o outro. Cada jogador procura jogar a bolinha onde o outro não alcance. O que consegue criar mais dificuldades para o adversário acaba saindo vencedor.
A outra comparação é com um jogo comum em nossas praias: o frescobol. Apesar do nome, é um jogo bem interessante, que exige muita habilidade, onde se vê o contrário do tênis. A idéia é jogar a bola de maneira a facilitar a devolução do outro. Não há adversários, mas companheiros. O sucesso de um é a vitória do outro e de ambos. Valoriza-se a capacidade de atirar a bola com precisão, para que o outro possa responder da mesma forma. Quanto mais toques sucessivos na bola, melhor a dupla, mais bonito o jogo.
Há muitos casais jogando tênis um contra o outro...
Escondem o jogo, fingem um toque, usam sutilezas e ardis para jogar a bola onde o outro não possa chegar. Comemoram o tombo do adversário e sua humilhação diante da previsível e inevitável derrota. Nas quadras o tênis é até bonito e tivemos o Guga como um dos nossos raros e genuínos orgulhos na área esportiva. Mas quando se trata da vida a dois, o resultado é desastroso.
Na vida a dois, é essencial o aprendizado da partilha, da tolerância, do respeito às diferenças. Facilitar a vida do outro, encorajá-lo, incentivá-lo, fazer com que brilhe. Ao final, todos ganham. E se a bola cair, e ela sempre cai, a gente dá um sorriso de incentivo, pede desculpas, “foi mal, na próxima vou caprichar mais”, e recomeça o jogo. Como no frescobol.
Nos novos tempos, onde vive essa nova Mulher, é preciso deixar nascer um novo Homem. Livre do peso de não poder chorar, de ter que aguentar todas as barras, de ser durão quando a vontade é correr para o colo da mãe, o Homem vai, finalmente, descobrir a beleza de ser companheiro, de deixar a sensibilidade falar mais alto que as máscaras repressoras do machismo.
Por tudo isso, proponho que nesse Dia da Mulher ELAS nos dêem um presente. Pode ser uma flor, uma caixa de bombons, um cartão carinhoso. Que nos convidem para um jantar a dois, que abram a porta do carro, puxem a cadeira, cubram-nos de gentilezas e atenção.
Afinal, toda mulher sabe o quanto é frágil e carente o homem que ela tem ao seu lado.

SEGURAR DEUS NO COLO E CHAMÁ-LO “MEU FILHO...” SÓ MESMO UMA MULHER...

Via-Sacra pelos Setores!

cruz2 cópia
Nesta sexta-feira, (02), continua a Via-Sacra percorrendo os setores da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens. Saindo do Setor 2 na rua Tristão Pires, indo até o Setor 3, às 19h30.

Venha participar, junto com sua família, desta procissão de penitência e reflexão, para juntos na Quaresma, buscarmos a nossa conversão.
Não se esqueça de trazer sua vela!

C.P.P.–Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens

DSCF1422

Na última quinta-feira, (08), aconteceu o C.P.P. da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, com o intuito de resolver em comunidade os compromissos pastorais que acontecerão nesse mês de março e em abril, principalmente, sobre a Semana Santa, que terá início dia 01/04.
Padre Toninho, também ressaltou a importância da participação dos agentes de pastorais em dois compromissos: a Via-Sacra pelos setores, todas as sextas e a formação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2011-2015, que acontecerá dia 17/03.
Depois desse momento, a palavra foi dada à cada pastoral, para agradecer, esclarecer e fazer alguns pedidos para melhor servir à Igreja.

DSCF1417DSCF1418DSCF1419DSCF1420DSCF1421DSCF1423DSCF1424DSCF1425DSCF1426DSCF1427DSCF1428

Maurício de Toledo/Pastoral da Comunicação

São Domingos Sávio

São Domingos Sávio O santo de hoje viveu o lema “Antes morrer do que pecar”.
Nascido em Turim, na Itália, no ano de 1842, Domingos conheceu muito cedo Dom Bosco e participou do Oratório – lugar de formação integral - onde seu coração se apaixonou por Jesus e Nossa Senhora Auxiliadora.
Pequeno na estatura, mas gigante na busca de corresponder ao chamado à santidade, foi um ícone da alegria de ser santo. Um jovem comum, que buscava cumprir os seus deveres e amava a vida de oração.
Com a saúde fragilizada, faleceu com apenas 15 anos.
São Domingos Sávio, rogai por nós.

Evangelho do Dia

Ano B - Dia: 09/03/2012

Parábola dos lavradores maus

Leitura Orante
Mt 21,33-43.45-46
Escutem outra parábola: certo agricultor fez uma plantação de uvas e pôs uma cerca em volta dela. Construiu um tanque para pisar as uvas e fazer vinho e construiu uma torre para o vigia. Em seguida, arrendou a plantação para alguns lavradores e foi viajar. Quando chegou o tempo da colheita, o dono mandou alguns empregados a fim de receber a parte dele. Mas os lavradores agarraram os empregados, bateram num, assassinaram outro e mataram ainda outro a pedradas. Aí o dono mandou mais empregados do que da primeira vez. E os lavradores fizeram a mesma coisa. Depois de tudo isso, ele mandou o seu próprio filho, pensando: "O meu filho eles vão respeitar." Mas, quando os lavradores viram o filho, disseram uns aos outros: "Este é o filho do dono; ele vai herdar a plantação. Vamos matá-lo, e a plantação será nossa." Então agarraram o filho, e o jogaram para fora da plantação, e o mataram.
Aí Jesus perguntou: E agora, quando o dono da plantação voltar, o que é que ele vai fazer com aqueles lavradores?
Eles responderam: Com certeza ele vai matar aqueles lavradores maus e vai arrendar a plantação a outros. E estes lhe darão a parte da colheita no tempo certo. Jesus então perguntou: Vocês não leram o que as Escrituras Sagradas dizem? "A pedra que os construtores rejeitaram veio a ser a mais importante de todas. Isso foi feito pelo Senhor
e é uma coisa maravilhosa!" E Jesus terminou: Eu afirmo a vocês que o Reino de Deus será tirado de vocês e será dado para as pessoas que produzem os frutos do Reino. Os chefes dos sacerdotes e os fariseus ouviram as parábolas que Jesus contou e sabiam que ele estava falando a respeito deles. Por isso queriam prendê-lo, mas tinham medo da multidão porque o povo achava que Jesus era profeta.