sábado, 12 de maio de 2012

Com respeito mútuo, Desportivo Brasil e Sumaré jogam em Porto Feliz



Desportivo Brasil e Sumaré prometem um dos jogos mais equilibrados desta segunda rodada do Grupo 04 do Campeonato Paulista da Segunda Divisão. O confronto, que será disputado neste domingo, às 10h, no estádio Rocco, reúne frente a frente duas equipes que apresentaram bom futebol na estreia. Mesmo sem vencer, o clube de Porto Feliz segurou o empate com o Cotia fora de casa, por 1 a 1 e saiu satisfeito com o resultado. Já os visitantes não tomaram conhecimento do Elosport e venceram pelo placar mínimo.
Satisfeito com o empate fora de casa na estreia, o Desportivo Brasil crê na primeira vitória na competição jogando dentro de casa, como afirma o técnico Leandro Simpson. “Conseguimos segurar o badalado Cotia na estreia. Com um pouquinho de sorte ficaríamos até com a vitória. Acho que o Sumaré é um adversário muito difícil, mas estamos confiantes em uma boa participação”, assegura.
Para a partida, o técnico Leandro Simpson não terá nenhum desfalque e a tendência é que ele mantenha a mesma escalação do empate por 1 a 1, diante do Cotia, pela primeira rodada do Grupo 04.
Após estrear com vitória em casa, contra o Elosport, o Sumaré enfrenta um dos times mais fortes da chave, de acordo com o técnico Ademilson Venâncio. “Nossa expectativa é de evoluir sempre, sabemos que pegaremos um time muito estruturado. O Desportivo é um os favoritos para conquistar a vaga”, disse o técnico.
Venâncio pode ter novidades na escalação da equipe que iniciará o confronto. Os recém-contratados Johnny e Terrão aguardam pela regularização da documentação. No mais, deve definir o onze inicial momentos antes da partida.
Ficha técnica
Desportivo Brasil: Cleyton; Daniel, Diego, Guilherme Zulú e Estevan; Renan, Vilas Boas, Serginho e Júnior; Gustavo Scarpa e Luiz Phellype.
Técnico: Leandro Simpson.
Sumaré: Ramon; Paulo Henrique (Zé Guilherme), Guilherme, Denis e Maurício (Poá); Éder, Gustavo, Zé Guilherme (Terrão) e Michael; Poá e Vieira (Johnny).
Técnico: Ademilson Venâncio.
Árbitro: André Ribeiro Pinheiro;
Assistentes: Giulliano Neri Colisse e Michel Ferreira da Silva;
Quarto árbitro: Gilmar Pedroso Rocha;
Data: 13 de maio, às 10h;
Local: Estádio Rocco, em Porto Feliz

Campeonato Paulista: empate no sub-15 e vitória no sub-17


Em mais uma rodada dupla pela primeira fase do Campeonato Paulista Sub-15 e Sub-17, o Desportivo Brasil enfrentou as equipes do Paulínia F.C. na Academia Traffic de Futebol.
Na categoria sub-15 o jogo começou bem equilibrado. O Desportivo chegava mais ao ataque mas não conseguia concluir bem as jogadas. Após o intervalo, em uma boa jogada pela esquerda, o DB abriu o placar. Porém, infelizmente, faltando poucos minutos para terminar a partida o árbitro marcou uma penalidade a favor da equipe do Paulínia, que conseguiu o empate. Resultado final: DB 1x1 Paulínia F.C.
Pelo sub-17 a vitória veio mas não foi fácil. A equipe do Paulínia marcava muito bem, fechando os espaços, impedindo o DB de realizar as jogadas ofensivas e ainda levava perigo nos contra-ataques. Com o passar do tempo o Desportivo foi se acertando e conseguiu abrir o placar. Em uma desatenção no posicionamento, o Paulínia empatou a partida. Mas o gol não abalou a equipe do Desportivo, que seguiu tentando as jogadas e em uma cobrança de escanteio fez 2x1 no placar e garantiu mais 3 pontos na competição.
Na próxima rodada, dia 19/05, o DB viaja para enfrentar as equipes do SEV Hortolândia.


Fonte: Desportivo Brasil

Jovens dos Focolares propõem corrida de 24 horas pela unidade



Jovens de etnias, culturas e religiões diferentes vão percorrer todo o planeta para difundir a paz e a fraternidade universal. Este será o Run4Unity 2012 (Corrida pela unidade), promovido pelos jovens do Movimento dos Focolares.

O evento acontecerá entre às 15h e 16h, neste sábado, 12, respeitando os diversos fusos horários. Os jovens da Oceania darão início a corrida às 15h (horário local) e, às 15h de cada país, os jovens do movimento darão continuidade à iniciativa. O revezamento percorrerá todo o planeta em 24h.
O Run4unity faz parte das comemorações da Semana Mundo Unido (SMU) que este ano se estendeu do dia 1º até o dia 12 de maio.
As iniciativas são diversas: eventos esportivos, shows musicais, fóruns de debate, ações ecológicas, sociais e expressões de cidadania nos lugares onde prevalece a pobreza, violência e marginalização.

Na última edição, em 2008, cerca de 100 mil adolescentes de todo o mundo participaram da corrida. Nos Estados Unidos várias cidades do Texas se envolveram; na Austrália, as populações aborígenes participaram também; na Lituânia os jovens caminharam até a sede do Parlamento; já na Terra Santa, jovens judeus, muçulmanos e cristãos percorreram juntos a Cesaréia Marítima, local histórico para as três religiões e importante sítio arqueológico.

No continente europeu, a edição 2012 do Run4unity tem como tema "Juntos pela Europa", no empenho de reanimar a alma cristã do continente e contará com a participação de fiéis de diferentes religiões.



SMU e Run4Unity no Brasil
No interior de São Paulo, na cidade de São José dos Campos, os Jovens por um Mundo Unido (JPMU) começaram a SMU no dia 1º de maio indo aos semáforos da cidade.

“Nossa intenção era mostrar que o mundo pode ser melhor, por isso utilizamos a bandeira que fizemos na SMU 2011, que tinha como tema ‘Faça uma mudança visível’. Alguns motoristas perguntaram o que eles poderiam fazer para mudar o mundo. O que nos alegrou muito, pois vimos que muitas pessoas querem um mundo melhor, só precisam de uma ajuda para seguir em frente", conta Jefferson Silva.

No Rio de Janeiro, a SMU já foi incorporada no calendário dos jovens. "Teremos no dia 12 a Subida ao Morro da Urca e depois um luau na Praia Vermelha", conta a jovem carioca Nina Paula.

Na cidade de Aparecida (SP), no sábado, 6, os jovens foram até uma escola em um bairro carente da cidade para levar os valores cristãos e a cidadania às crianças, e na quarta-feira, 9, visitaram um asilo na cidade vizinha, Lorena. Já neste sábado, 12, eles participarão da caminhada saindo às 15h do Porto Itaguaçu, local onde foi encontrada a imagem de Nossa Senhora, e seguirão até o Santuário Nacional de Aparecida. Lá os jovens produzirão um "flash mob" compondo a palavra "Sim!".

“Todos estão convidados a participar dessa corrida com a gente. O evento é aberto a todos!”, enfatiza o jovem Afonso Nogueira.
Em todo mundo, será produzido esse flash mob compondo a palavra “Sim!”, nos diversos idiomas, no intuito de dizer um grande “sim” para a paz, para solidariedade, para a vida e para a família.

Através das redes sociais, Facebook, Twitter e Youtube, todos enviarão e compartilharão suas fotos e vídeos, mostrando também suas ideias e iniciativas nas diferentes partes do mundo.


Rumo ao GenFest


Este ano a SMU e o Run4unity são um preparação para o grande GenFest que reunirá jovens de mais de 150 países entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro, em Budapeste, na Hungria. O tema do GenFest deste ano é "Let’s bridge", um empenho para a construção de pontes entre os homens, as culturas e os países.

"Queremos que este GenFest seja um encontro para muitos jovens, de todo mundo, para construir pontes entre eles, pontes de amizade e fraternidade. Isso já acontece no mundo todo, mas queremos que o evento em Budapeste seja inesquecível! Os jovens que participaram de encontros anteriores foram realmente tocados por Deus", salienta o responsável mundial dos JPMU, Andrew Camiller.

Fazem parte desse grupo do Movimento dos Focolares atualmente 150 mil jovens de 182 países, de idiomas, etnias e culturas diversas. O objetivo deles é viver para construir um mundo unido, difundindo a cultura da comunhão, da paz e da fraternidade entre os povos. Para envolver sempre um número maior de jovens neste projeto, eles se empenham em levar a unidade, superando as divisões que possam existir dentro da família, entre as gerações, nas escolas, enfim, em todos os macro e pequenos ambientes em que vivem.

Assista ao Spot de divulgação do GenFest



Fonte: Canção Nova

Simulado de Catequese mobiliza Rio em preparação à JMJ2013

No próximo sábado, 19, um Simulado de Catequese vai mobilizar a cidade do Rio de Janeiro. O objetivo é avaliar a estrutura e logística das paróquias para receber os peregrinos e cuidar da espiritualidade dos voluntários para a Jornada Mundial da Juventude, que será realizada em julho de 2013 no Rio de Janeiro.

De acordo com um dos diretores do Setor de Preparação Pastoral do Comitê Organizador Local (COL), padre Arnaldo Rodrigues, as catequeses seguirão a mesma estrutura das que acontecem durante as Jornadas: animação inicial, oração, abertura, palavra de boas vindas, pregação e espaço para perguntas. O encerramento será com a celebração eucarística.
O simulado, que será realizado em pelo menos uma paróquia de todas as 35 foranias da Arquidiocese do Rio de Janeiro, tem como lema o versículo “Sede firmes na prática da hospitalidade” (Rm 12, 13).

As catequeses terão início às 8h, com previsão de término ao meio dia. Durante todo o evento, haverá atendimento para confissões feitas pelos padres das demais paróquias da forania. Bispos auxiliares e sacerdotes da Arquidiocese do Rio e de dioceses vizinhas ficarão responsáveis pela pregação.

De acordo com padre Arnaldo, a expectativa do COL é que o evento dê bons frutos. “Teremos pessoas nas paróquias onde acontecerá o simulado que estarão em todo momento fazendo uma avaliação da estrutura, da parte espiritual e do local. Mas, sobretudo desta parte de infraestrutura, organização e logística, para que possamos também apontar os desafios maiores que teremos”, afirmou.

O padre lembrou ainda a importância de cada voluntário participar do simulado na sua forania de origem. “Não é porque a ‘minha paróquia’ não recebeu o simulado que não vou participar. Pelo contrário, é hora de estar unido a outras paróquias neste simulado e participar da sua forania. Porque é uma forma de já começar a exercer sua missão de voluntário. Você conhece a realidade da sua paróquia, do seu bairro, da sua forania e isso facilita muito toda essa parte de logística da estrutura do simulado”, destacou.

Fonte: Canção Nova

2ª Noite de Outono da Apae em Porto Feliz

P5110306

   A APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) realizou a sua 2ª Noite de Outono no Porto Feliz Tênis Clube, nesta sexta-feira dia 11 de maio, com mais de 250 ingressos vendidos antecipadamente. O evento teve um jantar com um cardápio muito bem elaborado: saladas verdes, polenta frita, cação á portuguesa, contrafilé grelhado ao molho pizzaiolo, arroz branco e, a sobremesa foi servido os Bolo da Sueli., os participantes também curtir dançar ao som do conjunto Vado Negri e Banda.

Estiveram prestigiando o evento o ex-prefeito Erval Steiner, Levi Rodrigues pré-candidato a prefeito, Vereadora Andréa Matos vereadora e pré-candidata, Gerão vereador e pré-candidato, além de Robertinho presidente da Câmara, Armando Ambrósio vereador, João Carlos Esquerdo Secretário de Desenvolvimento Econômico e Social, ex-vereador Odélio L. dos Santos. Além da presença especial da diretoria, funcionários e pais de alunos da APAE que estiveram no local e fizeram uma excelente participação no evento.

Destaque maior para Simone e João, que dançaram tango com todo charme que a dança pede, e foram aplaudidos por todos no salão, roubando a cena da noite.

Agradecimento
A toda equipe da APAE pelo brilhante trabalho. Pascom teve iniciativa de divulgar em nosso espaço o convite do evento, agradecemos a oportunidade e pedido de cobertura do evento. Estamos sempre a disposição.

 P5110211 P5110218 P5110236 P5110292  P5120343 P5120344 P5110206

Fotos e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação


  

Obras vão criar lago de 100 km em SP, e pode ser uma ameaça ao Parque das Monções!

img3

Construção de barragens deve inundar uma área equivalente a 2 mil campos de futebol

José Maria Tomazela - O Estado de S. Paulo

SOROCABA - A sequência de barragens deve formar um lago com pelo menos 100 quilômetros de extensão e largura de até 4 quilômetros em alguns pontos. Apenas as barragens de Tietê e Laranjal Paulista devem inundar uma área equivalente a cerca de 2 mil campos de futebol. A extensão da hidrovia faz parte de convênio de R$ 1,7 bilhão com o governo federal, assinado no ano passado para melhorias e novas obras - o Estado dará uma contrapartida de R$ 800 milhões.

engenho-central

E as prefeituras já apostam na exploração do turismo nos lagos. O prefeito de Salto, Geraldo Garcia (PDT), por exemplo, já tem projeto de navegação turística entre a cidade e Porto Feliz. O projeto abrange a construção de atracadouros em pontos estratégicos para visitas a fazendas históricas.

Mas o projeto já levanta dúvidas de ambientalistas. A barragem de Tietê, segundo Malu Ribeiro, coordenadora da Rede das Águas da SOS Mata Atlântica, poderá inundar o Parque das Monções, em Porto Feliz, ponto de partida das expedições bandeirantes entre os séculos 17 e 18. Trata-se de uma região tombada pelo patrimônio histórico estadual.

Procurado, o diretor do Departamento Hidroviário, Casemiro Tércio Carvalho, informou que o governo está fazendo com os órgãos ambientais a avaliação estratégica de todo o projeto. "Não faz sentido pensar em cada barragem individualmente."

Ele ressaltou que o projeto está sendo revisto para evitar que o sítio histórico de Porto Feliz seja atingido.

Pirapora sem espuma. Na segunda-feira, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) acompanhou o início das obras de construção de uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH) na barragem de Pirapora, no Rio Tietê, na cidade de Pirapora do Bom Jesus. Com os equipamentos, a barragem de 50 anos, que servia apenas para regularizar a vazão do rio, vai gerar 25 megawatts de energia, suficiente para abastecer uma cidade de 300 mil habitantes.

A obra da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae) ficará pronta em 24 meses e contribuirá para reduzir a espuma que se forma na área urbana de Pirapora.

Estado construirá barragens, uma delas em Porto Feliz, e o rio Tietê ficará navegável a 98 km da capital

 

Serão construídas cinco barragens para tornar o rio navegável da zona rural de Anhembi até o município de Salto

José Maria Tomazela - O Estado de S. Paulo

SOROCABA - Um projeto do governo estadual vai alterar drasticamente a geografia do Rio Tietê, em uma região em que o leito ainda não sofreu interferências. O Departamento Hidroviário do Estado vai construir cinco barragens para tornar o rio navegável da zona rural de Anhembi, a 232 km de São Paulo, até o município de Salto, a 98 km da capital.

Uma sexta barragem está projetada para o Piracicaba, afluente do Tietê, levando a via navegável até Artemis, em Piracicaba. O Sistema Tietê-Paraná passará a ter mais 255 km navegáveis e a hidrovia vai ficar próxima da Região Metropolitana. O Tietê tem, hoje, oito barragens, três delas na Grande São Paulo: Edgard de Souza, em Santana de Parnaíba; Pirapora e do Rasgão, em Pirapora do Bom Jesus.

Esse novo projeto contempla a construção de barragens nos municípios de Anhembi, Conchas, Laranjal Paulista, Tietê e Porto Feliz, segundo o Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo. O diretor, Casemiro Tércio Carvalho, destaca que as primeiras licitações estão previstas para este ano e as obras devem alcançar um patamar bem avançado já em 2015.

Todas as barragens terão eclusas para a passagem de barcos. As de Anhembi e Conchas, com 5 e 8 metros de altura, terão a função de regular o nível dos reservatórios. As barragens de Santa Maria da Serra, Tietê, Porto Feliz e Laranjal Paulista terão ainda centrais para aproveitamento energético - a última ainda está em estudo de viabilidade. Os projetos mais adiantados são os de Santa Maria da Serra, Conchas e Anhembi.

Estão previstas ainda integrações com o corredor ferroviário de exportação Campinas-Santos em Piracicaba (Porto de Artemis) e Salto. Além disso, haverá conexão com a Rodovia Marechal Rondon em Anhembi, Conchas, Laranjal Paulista e Tietê, e com a Rodovia SP-79, ligação entre a Castelo e o Sistema Anhanguera-Bandeirantes, em Salto.

Ameaça. Ambientalistas já querem que o estudo de impacto para a construção de barragens no Tietê seja feito de forma integrada e não individual. "É preciso analisar o impacto no rio como um todo", afirmou Malu Ribeiro, coordenadora da Rede das Águas da SOS Mata Atlântica. Segundo ela, os reservatórios vão interferir na característica geológica natural que contribui para dissipar a poluição do Tietê. "O rio com barragem perde as corredeiras e os poluentes lançados ficam retidos nos lagos."

Já o diretor Casemiro Carvalho disse que os impactos serão insignificantes, se comparados com os benefícios do projeto. Para o executivo, as barragens ainda contribuem para a retenção e a retirada do lixo lançado no rio. Ele informou que os reservatórios são limpos e dragados quando ocorre o assoreamento e acúmulo de lodo, até para evitar o encalhe de navios e barcaças.

Vereador de Sorocaba, SP, acusa parlamentar de preconceito racial

 

Parlamentares discutiram durante sessão da terça-feira (8). Caso foi levado até a Polícia Civil do município.

Adriane Souza Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

O vereador Francisco Moko Yabiku (PSDB) acusou formalmente, na tarde desta quinta-feira (10), o vereador José Caldini Crespo (DEM) de preconceito racial à Polícia Civil de Sorocaba (SP).

De acordo com a ata da sessão ordinária da câmara, os vereadores se desentenderam durante a discussão sobre a aprovação do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) Progressivo, na terça-feira (8).

O desentendimento pode ser conferido no vídeo acima, que é uma cópia da sessão ordinária do dia do incidente.

Yabiku esteve na Delegacia Seccional do município para solicitar a abertura de um inquérito criminal. “Após conversar com amigos e advogados decidi pular a etapa do registro da ocorrência para acelerar a investigação”, diz Yabiku, que levou uma cópia do vídeo para fundamentar a denúncia. A solicitação foi protocolada e será analisada pela Polícia Civil.

Confusão
Enquanto os parlamentares avaliavam a aprovação do IPTU progressivo, Crespo e Yabiku se desentenderam devido às emendas apresentadas. Na sessão, Crespo defendia que a lei fosse aplicada apenas na área central. Yabiku, porém, argumentava que a proposta fosse aplicada apenas após a revisão do Plano Diretor e de três audiências públicas.

“Percebi que a emenda dele não coincidia com seu discurso político, por isso pedi para que ele reconsiderasse”, conta o vereador Yabiku. Neste momento a discussão ficou mais acalorada e Crespo disse: “O senhor amarelou, assim como a sua raça, que é amarela. O senhor está sendo covarde”. Ao final da sessão, os dois vereadores retiraram a emenda.

Sentindo-se ofendido, Yabiku procurou a polícia. “Ele afetou não só a mim, mas aos japoneses, coreanos, chineses e até índios. Se fosse só contra mim, nem faria nada, mas algo desta proporção não pode ficar impune”, afirma o parlamentar.

Trocadilho
O vereador José Caldini Crespo disse ao G1 que a frase foi dita num contexto amplo. “Essa frase está sendo pinçada numa tentativa de distorcer os fatos e prejudicar minha imagem, pois foi omitida a parte na qual eu disse que a raça amarela é nobre, mas Vossa Excelência [o vereador Yabiku] destoou dela, amarelou, se acovardou, quando não cumpriu a sua palavra empenhada”, destaca o vereador.

Crespo admitiu que, no calor do momento, houve troca de palavras exageradas de ambas as partes, porém, ele relata que no final da sessão procurou Yabiku e se desculpou. “Me desculpei com Yabiku, mas ele não se desculpou. Porém, de minha parte, não houve motivo para isso [se desculpar]”, avalia.

“Yabiku me acusou de racismo, o que é crime. Porém, eu não fiz isso e existem provas a meu favor. Por isso, acredito que no final do inquérito ele deverá ser enquadrado no crime de denunciação caluniosa, com pena de reclusão de 2 a 8 anos”, declara Crespo.
O parlamentar acrescentou ainda que desentendimentos nas sessões são comuns. “Defendemos pensamentos diferentes, mas isso faz parte do processo de convergência ideológica, necessário para o amadurecimento dos projetos e das Leis. No campo pessoal Yabiku é meu amigo, de longa data”, finaliza.

Repúdio

A União Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Sorocaba (Ucens) declarou oficialmente na quinta-feira que sentiu-se ofendida e repudiou a frase dita pelo vereador Crespo ao parlamentar Yabiku. "Foi uma lamentável expressão discriminatória", afirma o presidente da entidade, Ken Iti Nishihara.
Inquérito
“Recebemos o requerimento do vereador Yabiku e um inquérito será instaurado para avaliar as provas apresentadas por ele”, explica o delegado José Antônio Belotti, da Delegacia Seccional do município. Durante a investigação, serão ouvidas algumas testemunhas do incidente, além do vereador Crespo.

O prazo inicial para a conclusão do inquérito é de até 30 dias, que pode ser prorrogado. A investigação será realizada pela própria Delegacia Seccional, pois, conforme informou o delegado Belotti, o caso envolve mandatários populares. O responsável pelo inquérito deverá elaborar um relatório, que será encaminhado à Justiça.

Paróquia N. S. Aparecida ganhou nova comunidade, São Miguel Arcanjo

esta 4esta 2 esta 3 

Em 2012, a paróquia Nossa Senhora Aparecida ganha mais uma comunidade: São Miguel Arcanjo, instalada no residencial Portal do Bandeirantes. Ano passado a paróquia reativou a comunidade São José no Val Paraíso.

Desde 2011, um grupo de católicos residentes no condomínio se reúnem para a oração do terço. Demonstrando interesse e necessidade, a senhora Regina Diana então procurou o paróquia de Nossa Senhora Aparecida, o padre Washington P. Ribeiro e fez-lhe um pedido:  ter missas. O sacerdote sinalizou positivamente, acontecendo no dia 28 de Dezembro de 2011 a primeira missa. A experiência foi muito boa, como fruto, foi planejado para 2012 Missas mensais, que acontecem a cada mês numa residência.

A participação fez a nascente comunidade crescer com os terços, encontros da Campanha da Fraternidade, Via Sacra e assim foi sugerido que se escolhesse um padroeiro (a) para a comunidade. Por consenso dos líderes foi escolhido São Miguel Arcanjo.

No último dia 30 de Abril, aconteceu mais uma Missa, que teve a Benção da primeira imagem do padroeiro, doada por um casal da comunidade que agora passa a acompanhar as Missas.

Fotos e informações: Washington P. Ribeiro
Texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

1º dia do Tríduo de Nossa Senhora de Fátima

Começou nesta sexta-feira (11), o primeiro dia do Tríduo de Nossa Senhora de Fátima, na comunidade rural Glória. Comemorando os 95 anos das aparições da virgem Maria, na cidade de Fátima em Portugal. A comunidade do Glória se reuniu para meditar o tema "Maria, mãe de Jesus Cristo". A celebração Eucarística foi presidida pelo pároco Washington P. Ribeiro, com animação da comunidade N. Sra. das Dores do Barreiro Rico.

Fotos e informações: Washington P. Ribeiro