terça-feira, 10 de julho de 2012

No velório de dom Eugenio, pomba branca pousa sobre o caixão

 

Durante grande parte do velório do cardeal dom Eugenio Sales, morto ontem vítima de um infarto, uma pomba branca sobre o caixão chamou a atenção de quem estava na cerimônia.

O pássaro foi levado pelo assessor da presidência da Cruz Vermelha do Rio, Gilberto de Almeida, 60. Ele disse que levou a pomba em homenagem ao cardeal, por ter "lutado tanto pelas causas humanitárias".

"Pedi para soltar a pomba depois do Hino Nacional. Quando terminou, soltei ela, mas ela parou e ficou sobre o caixão. Não sei como isso aconteceu", disse ele.

Almeida disse ter sido uma das pessoas que recebeu apoio de dom Eugenio durante enchentes na praça da Bandeira, no Rio, em 1964.

Felipe Dana/Associated Press

Pomba branca pousa sobre o caixão com o corpo de dom Eugênio Sales durante velório na catedral do Rio

Encerramento das Festividades de São Roque, no Piquirá

Com o tema "São Roque, exemplo de cristão", aconteceu o encerramento neste domingo na comunidade de São Roque no Piquirá as festividades em louvor ao santo padroeiro. O dia amanheceu com tempo cinzento mas sem chuvas e contribuiu para a concentração paroquial que reuniu quase 15 comunidades da paróquia N. Sra. Aparecida, que trouxeram consigo os estandartes representativos.

Fiéis das paróquias Mãe dos Homens e São João Batista, além dos que vieram das cidades de Jundiaí, Sorocaba, Sumaré, Osasco e Boituva.

A celebração da santa missa teve o pároco Washington P. Ribeiro presidindo, auxiliado pelo Diácono permanente Valmir Ap. de Oliveira, além de ministros, leitores e festeiros. Na homilia o sacerdote comentou a liturgia dominical e destacou a vida e testemunho de São Roque, além de exaltar a importância da festa religiosa, que é momento de refletir a vida do santo e remeter-nos ao nosso testemunho e contínua conversão pessoal. Também aconteceu a procissão como ato público de Fé.

Em seguida um delicioso almoço, show, quermesse com comes e bebes, leilão de prendas vivas e diversos, e grande final do rodeio profissional. A festa contou com seguranças, grande arquibancada para o rodeio profissional, estacionamento amplo. A prefeitura municipal providenciou a manutenção da estrada rural, embora tenha chovido na noite de sábado, não foi impedimento para participação de todos até  local da festa.

Estiveram presentes os candidatos a prefeito Levi Rodrigues (ex-vereador) e Gerão (vereador).

Fonte: Washington P. Ribeiro

Em Capivari!

A banda nacionalmente conhecida apresenta a turnê Horizonte Vivo Distante, dia 27 de julho, na Praça Central de Capivari
O Governo Municipal de Capivari preparou grandes eventos durante o mês de julho para comemorar os 180 anos do município. Como parte do calendário das festividades, uma grande atração vai agitar a cidade, a banda Rosa de Saron. Conhecida nacionalmente, a banda apresenta a turnê Horizonte Vivo Distante, que já rodou o país com um mega show de luzes, estrutura e boa música.
Em mais de 20 anos de estrada, a banda ainda comemora suas recentes conquistas: ela foi indicada ao Grammy Latino em Las Vegas 2010 e 2011, indicada ao prêmio da música digital, melhor cantor de 2010 pelo site Terra, 8º melhor artista do ano pelo site Terra, segundo artista mais importante de 2010 pelo portal G1, disco de Ouro cd Horizonte Distante, DVD de Ouro em vendas pela gravadora Som Livre em 2011 e em julho de 2011 a música “meu abandono” atingiu o 7º lugar entre as músicas mais tocadas nas rádios do Brasil.
“Sem sombra de dúvida os cidadãos assistirão a um grande show, com a mesma estrutura levada em outras cidades. Em seus 180 anos toda a população merece participar de um evento como esse que será gratuito na Praça Central de Capivari”, afirmou o Prefeito Municipal Luís Campaci.
A Banda Rosa de Saron também comemora marcas que a colocam em destaque no cenário musical nacional e evidenciam o seu sucesso, como a marca de 250 mil acessos por mês em seu site oficial, 160 mil membros do orkut, mais de 1 milhão de audições na página do Myspace – atingindo 7 das 10 mais bem colocadas na categoria “Músicas”. A banda também alcançou o topo das bandas de rock nacional mais tocadas nos sites Sonora e Vagalume, tornando suas mensagens acessíveis a todos.
A turnê Rosa de Saron Horizonte Vivo Distante acontece na Praça Central de Capivari no dia 27 de julho, às 20 horas. O evento é gratuito! Prestigie dessa grande festa.

Paris testa um ‘ponto de ônibus do futuro’

 

Marina Franco

A espera pelo ônibus está demorada demais? Imagine se você pudesse fazer algo produtivo nesse tempo, como alugar um livro, tomar um café, carregar a bateria do seu celular e ainda checar seus e-mails com wi-fi gratuito! Isso agora é possível em um ponto de ônibus instalado em Paris, perto da mega movimentada estação de trem Gare de Lyron.

A principal agência de trânsito da cidade, RATP – Régie Autonome des Transports Parisiens, é a responsável por esta nova atração – que está em de teste por cinco meses – e a está chamando de “ponto de ônibus do futuro”. A novidade foi criada pelo designer urbano Marc Aurel* e combina estilo e conveniência, oferecendo biblioteca, aluguel de bicicletas, quiosque com café e salgados, mesinhas ao redor de árvores, pontos de recarga de celular, iluminação e wi-fi gratuito.

Nesta região em que foi instalado, o ponto de ônibus do futuro ocupa um espaço de 80 metros quadrados. Mas a sua estrutura é modular, para que o ponto possa ser adaptado a lugares de diferentes tamanhos.

Estado de saúde de pai de família de Porto Feliz, é estável

 

Dois integrantes da mesma família morreram por febre maculosa. Outros parentes já receberam alta dos hospitais da região.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

Pai de família de Porto Feliz (SP), contaminado por doença do carrapato, deixou nesta segunda-feira (9) a UTI do CHS (Conjunto Hospitalar de Sorocaba). De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, ele já está no quarto e passa bem. Estado de saúde dele é considerado estável, pois não corre mais risco de morrer.

O caso teve início no fim do mês de junho, quando a mãe da família morreu e o exame necroscópico confirmou que ela foi vítima da doença transmitida por carrapato. Após a morte dela, agentes do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Sorocaba estiveram na casa da família, junto com a vigilância municipal, e adotaram todas as medidas de bloqueio necessárias, inclusive a interdição provisória do imóvel.
saiba mais

saiba mais

No último dia 4 de julho, um dos filhos do casal também morreu por causa da doença. A suspeita é que o homem, de 38 anos, que é trabalhador rural, tenha sido o responsável por levar os carrapatos transmissores da doença até a casa. Ele continua internado no Hospital Regional de Sorocaba e o estado de saúde dele é estável.

A filha do casal e um sobrinho da família, que estavam internados na Santa Casa de Porto Feliz (SP), já tiveram alta.

Carrapato
A febre maculosa é uma infecção provocada por uma bactéria transmitida ao homem por meio do carrapato estrela, encontrado principalmente em locais onde há capivaras. Por isso, a doença costuma aparecer com mais frequência na zona rural.

Animais como cavalos, bois, porcos e até mesmo cães também podem ser infectados. A transmissão, porém, só é feita por meio da picada do carrapato; não há transmissão de homem para homem ou de animal para homem. Além disso, o artrópode precisa ficar em contato com a pele por pelo menos três horas para que a vítima seja infectada.

Os primeiros sintomas são febre, dor de cabeça e dores pelo corpo, e aparecem de dois a 14 dias após a picada. Ainda podem surgir lesões na pele. A taxa de mortalidade da doença pode chegar a 20% dos casos.

Novo presidente do Ibama quer excelência em política ambiental

 

DA AGÊNCIA BRASIL

Pouco mais de um mês depois de tomar posse como presidente do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Volney Zanardi deixa clara sua missão de ampliar as atribuições do órgão e transformá-lo em um "depositório de dados ambientais".

"O Ibama começa a se posicionar em um novo patamar. Vamos fazer medição de acesso de recursos ambientais e produzir dados, informações e elementos para qualificar as políticas brasileiras", disse ele.

O engenheiro químico, que deixou a direção do Departamento de Gestão Estratégica do Ministério do Meio Ambiente para conduzir o órgão ambiental, explicou que a proposta é "organizar a casa".

A arrumação tem dois objetivos claros: garantir mais agilidade aos processos de licenciamento e autorizações e criar uma estrutura capaz de subsidiar as políticas e estratégias do governo para o setor.

Segundo ele, o país enfrenta uma mudança de paradigmas em relação à gestão ambiental.

Zanardi refere-se tanto à leis já aprovadas (como a Lei Complementar 140/2011, que estende as atribuições sobre licenciamento e proteção ambiental aos estados e municípios) quanto ao novo Código Florestal, cuja medida provisória publicada pelo governo federal em maio está sob a análise do Congresso Nacional.

"Continuaremos com uma série de competências. Mas, vamos além da fiscalização", disse ele.

Ao mencionar o CAR (Cadastro Ambiental Rural) que servirá como um instrumento para monitorar a situação de áreas de preservação permanente (APPs) em propriedades rurais do país, Zanardi explicou que o Ibama vai organizar informações sobre os processos de autorizações legais de desmatamento e criar uma base de dados que contribua com o projeto defendido pelo governo de tornar a questão florestal um ativo.

O presidente do Ibama ainda acrescentou que a proposta é fazer com que a contabilidade referente a informações gerais das florestas brasileiras supere as estatísticas que revelam o quanto aumentou ou diminuiu o desmatamento no país.

"Vamos criar dados que mostram o valor real de uma floresta em pé, desde o aproveitamento da biodiversidade até o aumento de concessões florestais", disse ele.

Para organizar o Ibama, Zanardi conta com um orçamento quase duas vezes maior do que o destinado aos investimentos em tecnologia da informação em 2011.

Este ano, o Ibama dispõe de mais de R$ 37 milhões para instalar redes, padronizar procedimentos e alimentar base de dados, por exemplo.

"Para ter o Ibama ágil e moderno como queremos, isso esbarra em procedimentos administrativos claros e informatização. Nosso objetivo é fazer com que o Ibama seja um órgão de excelência para implementar a política federal de meio ambiente e [ser] referência para os outros órgãos ambientais", disse ele.

Além dos investimentos para criação de sistemas e padronização de procedimentos, Zanardi reconhece ainda que é preciso capacitar servidores e criar melhores condições para a categoria.

Os agentes ambientais estão mobilizados há mais de um mês, reivindicando melhorias salariais e reestruturação da carreira.

"A carreira dos nossos servidores é um problema hoje. Para o nível de complexidade do trabalho, o nível de recrutamento é muito inicial", explicou.

Segundo ele, o Ministério do Meio Ambiente está conduzindo as discussões e negociações sobre a carreira dos agentes ambientais.

Volkswagen consegue R$ 342 mi do BNDES para desenvolver carros no país

 

VENCESLAU BORLINA FILHO
DO RIO

 

A Volkswagen vai receber R$ 342 milhões do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para desenvolver um veículo subcompacto e um sedã médio e modernizar outros modelos da montadora no país.

O financiamento foi aprovado pelo banco por meio do Proengenharia, programa para fomento da engenharia nacional.

Esse não é o primeiro recurso captado pela montadora. Desde 2008, a Volkswagen já recebeu ao menos R$ 74 milhões para o desenvolvimento da família dos automóveis Fox e Gol geração 5.

Até o fim do ano, a estimativa do BNDES é desembolsar R$ 1 bilhão por meio do programa. Seis projetos estão em andamento.

Segundo o banco, os investimentos da Volkswagen vão aprimorar tecnologias já desenvolvidas em veículos lançados em outros países.

É o caso da produção do modelo subcompacto, incluindo a nacionalização de suas peças, e do desenvolvimento do sedã médio.

Já a modernização de outros modelos da marca prevê alterações estéticas na frente e traseira, acabamento interno e novos motores, em linha com o que será oferecido na Europa.

PROJETOS SOCIAIS

O financiamento do BNDES à montadora também inclui investimento em dois projetos sociais desenvolvidos pela Fundação Volkswagen.

O primeiro, cujo objetivo é capacitar tecnicamente moradores de baixa renda no entorno da fábrica da marca em São Bernardo do Campo (SP) por meio do trabalho em oficinas de costura e confecção, será ampliado para São José dos Pinhais (PR).

O segundo, realizado em Resende (RJ) e em outros municípios, será ampliado para o Espírito Santo com o financiamento do BNDES. O objetivo é reduzir a evasão escolar decorrente da defasagem de idade observada quando o aluno repete de ano várias séries seguidas.

Morre cardeal Dom Eugenio Sales, aos 91 anos

 

Cabral decretou luto oficial de três dias; o religioso será velado a partir da manhã de terça-feira na Catedral

O Globo

 

<br />Dom Eugênio Sales em seu aniversário de 90 anos<br />Foto: Luiz Morier - 06/11/2010 / O Globo

Dom Eugênio Sales em seu aniversário de 90 anos Luiz Morier - 06/11/2010 / O Globo

RIO - O cardeal do Rio de Janeiro Dom Eugenio de Araújo Sales, arcebispo emérito do Rio, morreu na noite desta segunda-feira, por volta de 23h30m, no Rio de Janeiro. Segundo a Arquidiocese, ele morreu em casa, no Sumaré, de causas naturais. O religioso, que tinha 91 anos, será velado a partir da manhã de terça-feira na Catedral Metropolitana, onde deverá ser enterrado.

A Arquidiocese informou, ainda, que a rotina de Dom Eugênio nos últimos dias era apenas de ficar no quarto e no gabinete, onde lia muitos jornais e assistia à TV. Ele não teria nenhuma doença específica. Segundo cálculos da Arquidiocese, Dom Eugenio faria 69 anos de sacerdócio, 58 de episcopado, 43 de cardinalato, em seus quase 92 anos de vida. Ele sagrou 22 bispos e ordenou 215 sacerdotes.

As homenagens

Por meio do Twitter, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, também comunicou a morte de Dom Eugenio, por volta das 0h40m: “Nosso querido Cardeal Dom Eugênio faleceu. Pedimos orações pelo seu descanso eterno!”

Já a Arquidiocese, ao informar a morte do cardeal, lembrou que, fundamentado na Carta de São Paulo aos Coríntios, o lema do religioso foi: "Impendam et Superimpendar" (2Cor 12,15: “De mui boa vontade darei o que é meu, e me darei a mim mesmo pelas vossas almas, ainda que, amando-vos mais, seja menos amado por vós”).

Nascido em 8 de novembro de 1920, em Acari (RN), o cardeal teve o nome entre os candidatos a Papa depois da morte de João Paulo I. Conhecido como o homem do Vaticano no Brasil durante os 30 anos em que esteve à frente da Arquidiocese do Rio, o cardeal continuou sendo querido pelo Papa, mesmo afastado das funções eclesiásticas no estado fazia quase uma década. O arcebispo emérito do Rio chegou a ser surpreendido, às vésperas de completar 90 anos, por uma carta de felicitações assinada por Bento XVI. Para Dom Eugenio, o documento não foi sinal de prestígio, mas o reconhecimento de uma vida dedicada à fé.

Em 67 anos de vida dedicada à Igreja, o cardeal foi rotulado tanto como líder conservador quanto "bispo vermelho", por ter, no início do sacerdócio, ajudado a criar os primeiros sindicatos rurais no Rio Grande do Norte. Um capítulo importante da vida de Dom Eugenio remonta à ditadura, quando atuou de maneira silenciosa, abrigando no Rio mais de quatro mil pessoas perseguidas pelos regimes militares do Cone Sul, entre 1976 e 1982, especialmente argentinos. A história da participação sem alarde do arcebispo foi contada, 30 anos depois, pelos principais meios de comunicação. Discretamente, o cardeal cultivava delicadas relações com os militares e ajudou a salvar vidas.

Para dar conta de tanto pedidos, autorizou o aluguel de quartos e depois apartamentos. A ajuda incluía dinheiro para gastos pessoais, assistência médica e auxílio jurídico. Em entrevista ao GLOBO em 2008, Dom Eugenio contou por que agiu nos bastidores:

— Se eu anunciasse o que estava fazendo, não tinha chance. Muitos não concordavam, mas eu preferia dialogar e salvar — disse. — Eu não tinha nem nunca tive interesse em divulgar nada disso. Queria que as coisas funcionassem, e o caminho naquele momento era esse, o caminho de não pisar no pé (do governo).

Em entrevista ao GLOBO em 2010, vestido de preto, com um crucifixo de prata no pescoço, o homem que organizou as duas visitas do Papa João Paulo II ao país, em 1980 e 1987, respondeu a todas as perguntas com serenidade, mas fez questão de deixar claro que estava cansado do assédio por conta das comemorações do seu 10º aniversário:

— Eu já estou cansado, às vezes minha memória falha. Mas faço questão de receber os jornalistas. Nada no mundo funciona sem a comunicação. Ela é fundamental para difusão do Evangelho. Eu levei isso muito a sério na minha vida religiosa, instalei rádios, escrevi em jornais, dei muitas entrevistas para TV. Quando eu não podia ir ao local, eu chegava às pessoas pelos meios de comunicação.

Além de ter ser considerado um bom articulador e um defensor incansável da doutrina católica, Dom Eugenio era citado como grande empreendedor. Ao assumir a Arquidiocese, na década de 70, mandou construir nos fundos do Palácio São Joaquim um prédio de dez andares para reunir num só lugar serviços da Igreja espalhados pela cidade. Também criou dezenas de pastorais, entre elas a Pastoral Penal, a das Favelas e a do Menor.

Dom Eugenio passou parte da infância no sertão nordestino. A vocação para o sacerdócio surgiu no início dos anos 30, após ser matriculado em colégio marista de Natal. Antes de optar pela Igreja, pensou em ser engenheiro agrônomo. Foi ordenado em 21 de novembro de 1943.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/morre-cardeal-dom-eugenio-sales-aos-91-anos-5433805#ixzz20BpMKxu1
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Exposição revela mistérios da percepção visual dos bichos

 

Mostra de universidade britânica explica diversidade da coloração e das visões dos animais

Uma exposição montada na Royal Society, em Londres, explica como diferentes animais se veem ou veem o mundo a seu redor. Baseada em pesquisas de cientistas da Lincoln University, a série imagens mostra que alguns animais conseguem enxergar cores e luzes que o homem não vê, mas outros têm uma visão mais limitada. Acima, uma imagem contrasta o modo como o olho humano vê uma pena de pavão e o modo como o pavão a enxerga

 

É assim como a fêmea do pavão enxerga o macho da mesma espécie quando este faz a corte, exibindo suas penas coloridas. O olho do pássaro pode captar luzes ultravioleta invisíveis para os seres humanos

 

A codorna japonesa (Coturnix japonica), como a maior parte dos pássaros, vê um espectro de cores muito maior do que o olho humano. Isso ocorre porque os pássaros têm quatro tipos de fotoreceptores nos olhos e os seres humanos, apenas três.

 

Os círculos nas asas da borboleta parecem dois olhos bem abertos. Seu objetivo é evitar predadores, dando a eles a impressão de que ali há um animal alerta. No entanto, o modo como a borboleta vê outras da mesma espécie é bem diferente.

 

É assim como o olho humano enxerga uma pessoa caminhando na grama. Os seres humanos conseguem captar um espectro razoável de cores, se comparados com outros mamíferos.

 

Por outro lado, assim é como o cachorro vê seu dono caminhando em um gramado. Os cães veem um espectro limitado de cores porque têm apenas dois tipos de fotoreceptores nos olhos, contra três dos seres humanos. Eles enxergam o mundo praticamente em preto e branco.

 

O esquilo vermelho recebeu esse nome por causa da cor de seu pelo e em muitas regiões da Grã-Bretanha está ameaçado pela disseminação de outra espécie - a dos esquilos cinza.

 

Na visão do próprio esquilo vermelho, porém, não há muita diferença entre a cor de seu pelo e o da espécie concorrente, o esquilo cinza. Como alguns mamíferos, os esquilos enxergam o mundo

 

O escaravelho-joia emite uma luz que é imperceptível para o olho humano, mas não para outros da mesma espécie. Os cientistas não sabem exatamente para que serve essa luz, mas acreditam que ela ajude os animais a se comunicarem.

Eleições municipais: Diocese de Amparo distribui cartilha de Orientação

 

Dom Pedro: "Esta Cartilha, recomendada pelos Bispos do Brasil,
vem orientar os cristãos em vistas das eleições municipais 2012".

A Diocese de Amparo (SP), distribui cartilha para orientação sobre as eleições municipais 2012. O texto que tem como título "Eleições municipais 2012: cidadania para a democracia" é assinado pelo Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP), Centro Nacional de Fé e Política "Dom Helder Câmara" (CEFEP) e pelas Pastorais Sociais da CNBB.

O Bispo Diocesano, Dom Pedro Carlos Cipolini, envia no final da carta uma mensagem a todas as pessoas da Diocese e nela reforça que a decisão de acolher esse texto como base para orientações sobre as eleições desse ano foi também de todo o clero reunido. Procure a cartilha em sua paróquia e seja um cristão consciente. A distribuição da cartilha aconteceu neste final de semana.

A íntegra da mensagem de Dom Pedro pode ser lida no sitehttp://www.diocesedeamparo.org.br/

Polícia ouve testemunhas de acidente que matou paraquedista

 

Em Boituva (SP), o avião teria atingido o homem e deixado outros 2 feridos. As vítimas estavam em queda livre quando houve o acidente.

Gláucia Souza Do G1 Itapetininga e Região

 

Alex Aldeman (Foto: Reprodução Rede Globo)O paraquedista Alex Aldeman foi atingido pela asa
do avião e lançado contra os outros dois compa-
nheiros.  (Foto: Reprodução Rede Globo)

A Polícia Civil de Boituva (SP) começou as investigações sobre o acidente que matou o paraquedista Alex Aldeman e deixou outros dois feridos na tarde desta segunda-feira (9) em Boituva (SP). Testemunhas do acidente foram ouvidas, entre elas, o piloto do avião que teria provocado o acidente.

De acordo com a polícia, os três paraquedistas faziam salto de instrução. Alex Aldeman fazia a gravação das manobras. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, que fez o socorro após o acidente, Alex teria sido atingido pela asa do avião e lançado contra os companheiros, os paraquedistas Conrado Alvares e Vanderson Carlos Campos Andrade que são do Maranhão.

Alex teria ficado inconsciente com o choque. O paraquedas, que dispõe de um dispositivo de segurança, ao não ser acionado manualmente entrou em operação automática e abriu o equipamento, evitando o impacto com o solo. O rapaz chegou a ser socorrido ao Pronto-Socorro da cidade com parada cardiorrespiratória, mas não resistiu. Os dois feridos conseguiram acionar os paraquedas e chegaram ao solo com fraturas.

saiba mais

Em depoimento, o piloto disse que sentiu o impacto, mas só descobriu o acidente após pousar a aeronave. A batida contra os paraquedistas provocou avarias, mas essas não prejudicaram o pouso.

Segundo a polícia, o piloto trabalha em uma empresa que presta serviços às escolas de saltos do Centro Nacional de Paraquedismo de Boituva. O piloto tem experiência nas manobras, entre elas, o mergulho para acompanhar a queda dos paraquedistas. O piloto afirmou ao delegado que fez todos os procedimentos de rotina na manobra e não soube explicar como o acidente aconteceu.

O corpo de Alex Aldeman foi levado ao IML (Instituto Médico Legal) de Itapetininga onde foi constatado um traumatismo na parte traseira da cabeça.

O paraquedista Conrado Alveres sofreu fraturas nas duas pernas e será transferido para o Hospital Regional de Sorocaba (SP), onde deverá passar por cirurgia. Já Vanderson Carlos Campos Andrade teve fratura em um dos pés e também deverá ser levado para Sorocaba.

* Com colaboração de Leandro Rossito / TV Tem

Pensando sobre a morte!

 

"A morte é algo inevitável. A gente sente a ausência porque a morte é sempre uma coisa que não era para ocorrer. O homem não devia morrer. Mas a morte é uma passagem para a vida definitiva."


Cardeal Dom Eugenio Sales, arcebispo emérito do Rio de Janeiro, quando perguntando sobre o medo da morte.

Morre o cardeal Dom Eugênio Sales

 

Arcebispo emérito do Rio tinha 91 anos e faleceu em casa. Enterro será nesta terça, às 15h, na catedral da cidade.

Do G1 RJ

 

O cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, arcebispo emérito da Arquidiocese do Rio de Janeiro, morreu no final da noite desta segunda-feira (9), em sua casa, no Rio, aos 91 anos.

Segundo a arquidiocese, o enterro está marcado para as 15h desta terça, na catedral da cidade. O velório será no mesmo local, mas ainda não tem hora marcada.

saiba mais

Nascido em Acari (RN), Dom Eugênio Sales foi ordenado bispo aos 33 anos, em Natal (RN), com apenas 11 de sacerdócio. Em 1968, tornou-se arcebispo de Salvador e, em 1971, arcebispo do Rio. Ficou à frente da arquidiocese carioca até 2001, onde tornou-se referência na defesa de perseguidos políticos do regime militar.

Carreira
Dom Eugênio Sales entrou para o seminário em 1936. Após o Curso de Humanidades, foi enviado ao Seminário Maior da Prainha em Fortaleza, onde permaneceu de 1937 a 1943.

Sua ordenação diaconal ocorreu no dia 16 de março de 1943. Na manhã do dia 21 de novembro do mesmo ano foi ordenado sacerdote por Dom Marcolino, na antiga Catedral de Nossa Senhora da Apresentação, em Natal, e celebrou a primeira missa por ocasião da festa da padroeira com a homilia proferida por Monsenhor Paulo Herôncio.

No início do seu ministério sacerdotal recebeu a nomeação para Coadjutor da Paróquia de Nova Cruz e Capelão do Colégio Nossa Senhora do Carmo. Em 1944, transferido para Natal, foi designado Capelão do Colégio Marista, Diretor Espiritual e Professor do Seminário São Pedro

Em 1954, aos 33 anos, foi nomeado bispo auxiliar de Natal pelo Papa Pio XII.

Dom Eugenio Sales é nomeado Administrador Apostólico de Natal em 6 de janeiro de 1962, função exercida até 1964. Neste ano é também nomeado Administrador Apostólico da Arquidiocese de Salvador.

No dia 29 de outubro de 1968, foi nomeado pelo Papa Paulo VI Arcebispo de Salvador.

Em 28 de março de 1969, o Papa Paulo VI comunica oficialmente a escolha de Dom Eugenio Sales para o Colégio Cardinalício.

Durante o Consistório realizado entre os dias 28 de abril e 01 de maio de 1969, é criado Cardeal.

No dia 13 de março de 1971 foi nomeado Arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro pelo Papa Paulo VI. Ocupou o cargo de 27 de março de 1971 a 25 de julho de 2001.

Atuação durante o regime militar
Reportagem do site do jornal "O Globo" lembra que "em 67 anos de vida dedicada à Igreja, o cardeal foi rotulado tanto como líder conservador quanto "bispo vermelho", por ter, no início do sacerdócio, ajudado a criar os primeiros sindicatos rurais no Rio Grande do Norte. Um capítulo importante da vida de Dom Eugenio remonta à ditadura, quando atuou de maneira silenciosa, abrigando no Rio mais de quatro mil pessoas perseguidas pelos regimes militares do Cone Sul, entre 1976 e 1982, especialmente argentinos. A história da participação sem alarde do arcebispo foi contada, 30 anos depois, pelos principais meios de comunicação. Discretamente, o cardeal cultivava delicadas relações com os militares e ajudou a salvar vidas".

Segundo o texto, "para dar conta de tanto pedidos, autorizou o aluguel de quartos e depois apartamentos. A ajuda incluía dinheiro para gastos pessoais, assistência médica e auxílio jurídico".

Missa pela festa litúrgica de Santa Madre Paulina

 

Nesta segunda-feira (9), aconteceu na Comunidade Nossa Senhora da Penha, a fazenda Jupira, a Missa pela festa litúrgica de Santa Madre Paulina.

A devoção a Madre Paulina na Comunidade foi trazida pela Irmã Neusa das "Irmanzinhas da Imaculada Conceição ". A religiosa é irmã da Neide atual coordenadora da Comunidade.

Na festa de N. Sra. da Penha de 2011,  a imagem de Santa Madre Paulina foi trazida pela Irmãs à comunidade.

Fonte: Washington P. Ribeiro

2º dia do Tríduo de São Bento, comunidade São José e São Bento

 DSCF9834 DSCF9843 DSCF9868 DSCF9869 DSCF9877 DSCF9880 DSCF9884 DSCF9888 DSCF9903 DSCF9906 DSCF9907 DSCF9908 DSCF9909 DSCF9910 DSCF9921 DSCF9927 DSCF9935DSCF9953 DSCF9963 DSCF9964

No segundo dia do Triduo de São Bento, na comunidade São José e São Bento na Vila Bandeirantes, nesta segunda-feira (09), aconteceu a missa carismática, presidida pelo pároco Washington P. Ribeiro, e também diretor espiritual da Renovação Carismática Católica de Porto Feliz.

Durante a celebração o sacerdote conduziu momento de oração e grande interiorização pessoal. Na homilia falou de São Bento cheio de carismas, explicou sobre a hemorroisa e seu ato de Fé.

Após a missa aconteceu a Adoração ao Santíssimo Sacramento, pedindo uma grande efusão do Espírito Santo.

Fotos e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

1º dia do Tríduo de São Bento, comunidade São José e São Bento

Com o tema: "São Bento, homem de fé" teve inicio deste domingo (08), o Tríduo em louvor ao santo co-padroeiro da comunidade que fica na Vila Bandeirante e se denomina São José e São Bento.


Mesmo com o frio, houve boa participação. A surpresa da noite trouxe bastante alegria a todos: a missa foi presidida pelo ex-pároco Padre Jorge Luís Machado (Padre Jorginho), que visitou nossa cidade neste final de semana e também celebrou missa na Matriz Nossa Senhora Aparecida.

Em Porto Feliz, pe. Jorginho foi pároco na São João Batista e N. Sra. Aparecida. Atualmente ele está em Salto de Pirapora, como vigário paroquial.

Fotos: Cida Scoparo
Texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação