terça-feira, 8 de junho de 2010

Pascom recebe visita de Pastoreio!



                                                                     Reunião

Neste Domingo à tarde a equipe Pascom de Porto Feliz, que faz a cobertura das Paróquias de Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora Mãe dos Homens e São João Batista, se reuniu na casa da Mariane, que é a responsável pela Editoria Igreja e que foi também a aniversariante do dia, sendo que depois da reunião de trabalho, a equipe não deixou de cantar os “Parabéns” para a filha caçula do casal Sr. Claudio e Dona Edna, que acolheu a turma toda com muito carinho. Estiveram presentes a Jornalista Juliana Cuani e o Diácono José da Cruz, da Pascom Arquidiocesana, responsáveis pelo site arquidiocesano e pelo Jornal Terceiro Milênio.

                                                              Pais da Mariane

Em Porto Feliz a Pascom têm um histórico diferenciado, pois ela nasceu dentro da espiritualidade Franciscana, já que dois de seus integrantes, Camila Campos Leite e Felipe Miranda, são participantes da Pastoral Movimento de Assis(Fraternidade São Maximiliano Maria Kolbe), ela Franciscana já professa, ele com formação em andamento. A Pastoral ainda existe e se reúne todas as segundas-feira no Centro Catequético, ao lado da Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens, no centro de Porto Feliz, as 19h30m.

Por conta disso, e visando divulgar mais as atividades do Movimento franciscano, o grupo criou um Blog, fruto de um Apostolado de Fiéis Católicos Praticantes, que a partir da sua Fé, tem a Missão de retratar a vida da Igreja Católica de Porto Feliz em Ação, através dos meios de comunicação, assim como também a Cidade Porto Feliz e as cidades de nossa Região.

                                                                          Mariane
A Pascom foi implantada este ano, pois o grupo percebeu a a necessidade da vida da Igreja ter uma vitrine, para divulgar suas Missas e a vida litúrgica, festas de Santos, assim como também Movimentos e Pastorais, e assim foi constituida uma equipe, que transitou as atividades do Blog Movimento de Assis, para Blog Em Movimento, do qual são extraídas notícias para o site da Arquidiocese e para o Terceiro Milênio.



                    Reuniões servem para avaliar e planejar
Segundo Felipe Miranda, que coordena todo esse trabalho, as reuniões ordinárias são mensais e nelas, mediante uma pauta préviamente elaborada, o grupo avalia o que foi realizado no mês, e fazem o planejamento do mês em andamento. Além de terem suas funções definidas, na área da comunicação, cobrindo eventos das três paróquias e suas comunidades, a equipe insere no Blog outras editorias extra Igreja, dentro de uma proposta de motivar cada vez mais a cidadania, divulgando fatos de interesse da comunidade Portofelicense, ligados ao mundo da política e da sociedade em geral.

Assim, as editorias foram organizadas cuidadosamente, cabendo ao André elaborar nas “Notinhas da Região”, o Rafael cuida das “Notinhas da Igreja”, a Mariane elabora as “Notícias da Igreja”, a Camila divulga a Espiritualidade e o Felipe é o responsável pelas notícias de Porto Feliz, cobrindo inclusive as atividades da Câmara Municipal, usando de toda ética cristã e sendo imparcial naquilo que divulga, prestando assim um relevante serviço à comunidade.

A reunião da equipe é precedida por uma espiritualidade com orações e meditação da Palavra de Deus. A Jornalista Juliana Cuani elogiou o trabalho desenvolvido pelo grupo. “Eles estão muito bem organizados na atribuição das tarefas, e além do mais, vivenciam uma espiritualidade bonita e profunda, que os insere na vida da igreja local, esse seria o ideal para todas as demais equipes Pascom das nossas paróquias” – concluiu.

O Diácono José da Cruz também concorda com a Juliana. “Encontramos aqui uma grande riqueza, pois essa equipe Pascom já vinha de uma convivência fraterna em torno da espiritualidade Franciscana e isso é ótimo porque cada vez mais eles vão se envolvendo nos trabalhos das igrejas locais, sendo realmente, antes de mais nada, uma verdadeira pastoral”.

fonte: site arquidiocese sorocaba 

Aprovada cessão de terreno para Parque Temático


Na segunda-feira, 07/06, os vereadores realizaram a 13ª sessão ordinária de 2010. Continuava em pauta o polêmico projeto de lei de nº 030/2010 que dispõe sobre a desafetação de imóvel, autoriza a concessão de direito real de uso mediante licitação e por prazo certo. “A finalidade é de regulamentar o direito real de uso de área pública a ser destinada para a implantação de Parque Temático com enfoque turístico, histórico e cultural, com promoção de atividades sociais, adotado o procedimento licitatório na modalidade concorrência pública”. A concessão da área de 10 alqueires diz respeito a parte do terreno onde deveria ter sido implantado o Distrito Industrial.
O presidente da Casa, Odélio Leite dos Santos, solicitou a vice Miraci Tuani para que assumisse a presidência da sessão e ocupou a tribuna: “O desconforto e a polêmica sobre esse projeto é porque ele está equivocado. Todos os cidadãos que encontro estão solidários a minha posição. Adianto que, como fiz na última sessão, vou me ausentar novamente. A minha retirada não impede que vocês votem esse e os demais projetos em pauta. O quorum é de oito vereadores, então a responsabilidade da pauta não é só minha, mas de todos os vereadores. Se tem alguém travando a pauta é a situação. Estou fazendo a vontade do povo e reafirmo: é mentira que naquela área não poderia ser Distrito Industrial.Tenho em mãos, e deixo cópia para quem quiser, da Licença de Instalação fornecida pela CETESB. Maffei tinha prazo até abril de 2008 e nada fez. Se a situação quiser que fique com o Prefeito. Eu fico com o povo e se preciso continuarei me retirando das sessões até dezembro, final do meu mandato como presidente.

Através de ofício pedi explicações ao Prefeito sobre questões nebulosas desse projeto. Não recebi resposta. Defendo a instituição Câmara Municipal e o povo de Porto Feliz. Enquanto a população estiver do meu lado não voto esse projeto. Em meus quatro mandatos nunca vi tanta pressão para um projeto. Recebi até ligação telefônica de uma pessoa ligada a CIESP. Qual o interesse? Por que tanta pressão? Enquanto não tivermos garantias não colocarei o projeto em votação e continuarei me retirando do Plenário”.
José Antonio Queiroz da Rocha (Coquinho) também comentou sobre o projeto: “Lamento que em muitas oportunidades possamos macular essa Casa de Leis. Essa história do Parque Temático se originou com a apresentação do pastor Daniel por um homem de negócios da cidade de Boituva, Sr. Silvano de Barros Beserra. Recebi esse senhor no meu gabinete: ele veio tentar me convencer da importância desse Parque para Porto Feliz. Eu reafirmei que o projeto é inconsistente e necessita de garantias. Não sou contra ninguém: Prefeito, Pastor... Mas temos que preservar o erário público. Temos que ter cautela e cuidar da nossa cidade”.


Roberto Brandão Rodrigues rebateu: “Quem bom esse debate, assim o povo irá entender quem está com a razão. Criticaram o Informativo distribuído no final de semana. Deixo claro que foi pago com dinheiro do Partido dos Trabalhadores. O PT tem sede própria, mas os outros não têm e burlam a legislação eleitoral. Tenho orgulho do meu Partido. Tudo que está no Informativo é verdade: a intervenção na Santa Casa foi por má gestão, a oposição foi contra a vinda da Traffic, o Corpo de Bombeiros quase foi parar em Boituva, as escolas Zilda e do Bepim não foram concluídas por causa da oposição. Chega de demagogia, chega de enganar o povo. Sr. Presidente, o que o senhor faz é falta de decoro parlamentar. Mente quando fala que está sendo prejudicado financeiramente. Foi até a Rádio para criticar o projeto, mas lembro mais uma vez que haverá licitação pública. Não é uma doação de terreno, mas sim uma concessão por tempo determinado. Se a empresa vencedora da licitação não cumprir com suas obrigações o terreno volta para o município. É o mesmo caso da vinda da empresa de borracha, a PROBOR. Haverá também uma licitação e talvez ela não ganhe. Tudo é feito dentro da lei. Não me venham com mentiras. Por que a enquete no site da Câmara sumiu do ar? A pergunta era se a pessoa votaria a favor ou contra a cessão de terreno para o Parque. Os votos a favor estavam vencendo e a enquete sumiu”.
Ednilson de Jesus Macedo falou sobre a falta de ética dos colegas que fazem provocações: “Os vereadores não podem deixar de exercer sua função que é de legislar. O presidente tem que presidir as sessões. A tribuna é lugar de duelo, mas esquecem a ética e a moral e sussurram palavras de ofensa. Como fica nossa cidade? Oposição sempre existira, pois faz parte da democracia, mas não podemos colocar interesses políticos ou pessoais acima do bem da nossa cidade”.
Presidente Odélio, em resposta a Roberto, elogiou os funcionários da Casa e explicou sobre a enquete no site: “Não quero que se levantem dúvidas sobre os funcionários. Todos são profissionais e dedicados. O que aconteceu é que houve um problema técnico com o site. A enquete não estava computando os votos, tanto a favor como contra. Daí, pedi para que se retirasse a enquete do site. Outra coisa: não me considero oposição. Sou vereador e presidente dessa Casa de Leis e defendo sempre a Câmara. A maioria absoluta dos projetos de lei foram aprovados nessa minha gestão. Mas quanto ao Parque Temático eu sou contra. Enquanto brigamos, projetos ficam travados. Por isso, convoquei recentemente uma sessão extraordinária para limpar a pauta. Todos os projetos a favor da cidade foram aprovados. Quanto a minha ausência sobre o projeto do Parque informo que estou amparado no artigo 226 do nosso Regimento Interno. Ele garante minha ausência na votação desse projeto. Se a situação votar a favor, mesmo com a ausência da oposição, nós seremos punidos na remuneração. Eu só sigo nosso Regimento”.


Claudio dos Santos (Marola) reclamou sobre inverdades de sua atuação na Câmara: “Abrimos uma CEI sobre a escola Zilda e lá descobrimos um cartel. Eram três empresas do mesmo dono num grande esquema na Diretoria de Obras. O próprio Prefeito declarou ao jornal Tribuna das Monções que não sabia que aquela Diretoria estava com tantos problemas. Vejam o que aconteceu com o muro do Batalhão da PM, da escola Carlinhos. Embargamos o muro da escola Zilda porque havia risco para os futuros estudantes. Não sou obrigado a votar num projeto que vai contra nosso povo. Eu voto contra o projeto do Parque, pois não temos garantias que ele realmente será implantado. Se será, com dinheiro de quem? Se esse Parque fosse bom para Boituva por que não aceitaram lá? Edson Marcusso indicou Porto Feliz? Por que? Será que o Prefeito não quer a PROBOR? Será que ele não sabe que a área onde seria implantado o Parque foi comprada por Erval com o dinheiro do povo? Não podemos entregar essa área para qualquer um. Precisamos de garantias. Sempre que um projeto é bom para a cidade, nós aprovamos. Agora, esse não nos dá garantia, falta documentação. Por isso, sou contra”.
José Geraldo Pacheco da Cunha Filho (Gerão) também entrou na discussão: “De onde virá o dinheiro para esse Parque? O pastor Daniel passou por várias cidades da região e não foi aceito. Por que ele não explica de onde virá o dinheiro para a implantação do Parque? A bancada da situação está dando um passo no escuro e desrespeitando nosso povo. A tal da licitação já está de cartas marcadas. Isso é uma vergonha para nossa cidade! Esse projeto de lei deveria ser rasgado aqui na tribuna. Quanto a minha gestão na Santa Casa, não vou admitir que desrespeitem tudo que fiz por aquela Instituição. A intervenção não se deu por problema de gestão, mas sim por política. O Prefeito fala tanto em transparência, mas não a cumpre. Não responde nossos requerimentos e nem o ofício que o presidente Odélio lhe enviou pedindo garantias quanto a instalação do Parque. É um verdadeiro desrespeito a essa Casa de Leis e ao querido povo de Porto Feliz”.
Presidente Odélio pediu para a vice Miraci Tuani ocupar a presidência  e que iria se retirar, mas voltaria para a discussão e votação dos outros projetos da ordem do dia. Miraci colocou o projeto em continuação de discussão. Colocado em votação, com a ausência dos vereadores da oposição, o projeto foi aprovado por 5 votos contra 0, pois Miraci pediu ao 1º Secretário Ednilson que assumisse a presidência para que ela desse seu voto, gerando mais uma polêmica na Casa de Leis quanto ao resultado da votação, pois conforme o artigo 31 do Regimento Interno o presidente, ou seu substituto legal, só pode votar nos seguintes casos: na eleição da mesa, quando a matéria exige quorum de 2/3 para a aprovação e quando houver empate em qualquer votação. 
Outra matéria que gerou comentários foi o veto total do Sr. Prefeito ao projeto do vereador Gerão que declara de Utilidade Pública Municipal a Associaação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Porto Feliz. A matéria já estava aprovada, por unanimidade, em sessão passada. Gerão usou da palavra e defendeu que todos os vereadores elogiaram e aprovaram seu projeto: “O Prefeito vetou porque o projeto é meu. É um a questão política e não legal. Ele tenta prejudicar todos os aposentados. Peço aos colegas que votem, por justiça, contra esse veto”. Coquinho não esqueceu de comentar o projeto do senador Paulo Paim: “Ele apresentou um projeto de lei que dá os 7,7% aos aposentados, mas Gerão apresentou um projeto que não interfere nos cofres da nossa Administração. Maffei veta por problemas políticos. Sou totalmente contra esse veto”. Ednilson de Jesus Macedo apontou que em adminstrações passadas ninguém fez nada para nosso aposentados: “Ressalto algumas palavras ditas nessa tribuna que somos “bonequinhos” e comandados. Nós votamos livremente e sempre pelo bem do povo de Porto Feliz. Independente do que a oposição fez com o projeto do Parque Temático, nós vamos votar para derrubar esse veto. Queremos mostrar que não temos interesses pessoais, mas lutamos pela nossa cidade”. O veto do Prefeito ao projeto foi rejeitado por unanimidade, 8 votos contra 0.
 fonte: site da Câmara
OBS: estas fotos desta ata da Câmara, são de arquivos, estas fotos são do dia 17 de maio!

PASCOM ENTREVISTA - ALISON SOUTO CARBONARIO

A Pascom Porto Feliz conversou com o Alison, que no dia 16/04/10 se tornou presidente do Conselho Particular Nossa Senhora Mãe dos Homens dos Vicentinos de Porto Feliz.
Para mais informações ou conhecer a história dos Vicentinos, acesse: http://www.ssvpbrasil.org.br/

Pascom: Alison, como e quando você começou o trabalho vicentino?
Alison:Começou com 3 convites, dos quais os dois primeiros eu recusei. Já no terceiro não resisti e disse meu sim. Comecei aqui na comunidade São Francisco de Assis, na conferencia São José, há 12 anos.
                                                                            Alison

Pascom: Há 2 meses atrás, você foi eleito presidente do Conselho Particular dos Vicentinos aqui na cidade de Porto Feliz. Qual foi a sensação de ter sido escolhido? 
Alison: O trabalho vicentino é maravilhoso. A dedicação do nosso trabalho. Representar hoje os vicentinos de Porto Feliz é muito importante , como foi muito bem representado até os dias de hoje por todos os presidentes que passaram. Agora nos cabe dedicarmos a representar a Sociedade São Vicente de Paulo da melhor forma possível. A sensação é de amor ao próximo sempre. Posso dizer que a maior ponte que nos leva a Deus é a caridade.

Pascom: Nos conte um pouco sobre seu trabalho.
Alison: Meu trabalho como vicentino, que já faço a alguns anos, a exatamente 12 anos, hoje sou presidente do conselho particular Nossa Senhora Mãe dos Homens, aqui de Porto Feliz, onde estarei por 4 anos a frente desse trabalho , não somente sozinho, mas com todos os presidentes de cada conselho de Porto Feliz, no qual somos 8 conferencias, espalhados em todas as paróquias de Porto Feliz. É um trabalho voltado a ajudar nossos irmãos necessitados. É um trabalho voluntário, de dedicação, você se doa a esse trabalho. Hoje os vicentinos estão espalhados em todo o mundo, nos 5 continentes. Temos aproximadamente 1 milhão de confrades que trabalham como vicentinos.

Pascom: Porque os vicentinos?
Alison: Porque é na pessoa do irmão necessitado é que vemos o rosto de Jesus Cristo.

Pascom: Fora o trabalho vicentino, você está engajado em algum outro movimento dentro da Igreja?
Alison: Sim, como Ministro da Palavra, Ministro do Altar, coordenador dos Ministros da comunidade São Francisco de Assis. Tem também um trabalho vocacional, na cidade de Porto Feliz e o trabalho vicentino. 

Pascom: Como se tornar um vicentino?
Alison: Para se tornar um vicentino, pode ter de 2, 3 anos de idade... até 99 anos (risos). Para ser vicentino não tem idade, pode procurar qualquer Igreja de Porto Feliz, que você irá encontrar um vicentino. Lá você saberá os dias e horários das reuniões e começa a participar. O importante é você se doar ao trabalho vicentino, á caridade, ao amor ao próximo e ao amor a Jesus Cristo. Esse é o principal objetivo, de ir ao encontro de Jesus Cristo na pessoa do irmão necessitado.

Alison também nos deixa um convite:

Convidamos a todos a participar das nossas reuniões, cada qual nas suas conferencias, na sua comunidade. Somos divididos em 8 conferencias em Porto Feliz, na Paróquia São Jo]ão Batista, Nossa Senhora Mãe dos Homens e Nossa Senhora Aparecida. Lembrando que a maior ponte que nos leva a Deus é a caridade. Venha nos ajduar a construir essa ponte.

A Pascom Porto Feliz agradece ao Alison pela disponibilidade e simpatia em nos conceder essa entrevista.
Desejamos felicidades em seu trabalho!
Deus lhe abençõe!!

Equipe Pascom Porto Feliz 

Com manobras, situação aprova Projeto nº 30!







Nesta noite longa e fria em Porto Feliz, tudo indicava que não haveria novidades a respeito do Projeto de Lei nº 30, porém, muita coisa aconteceu.

Tribuna Livre


Gerão foi o primeiro a falar, e considerou um desrespeito ao veto toal ao projeto de Lei 15/2010, que o Prefeito Maffei fez, assim impedindo que se declare a Associação de Aposentados e Pensionistas de Porto Feliz seja declarada de utilidade Pública Municipal. O Veto seria apreciado após o projeto 30.
Gerão também afirmou que a cidade está abandona, que tamanho é a desorganização dentro da Prefeitura, que o próprio Prefeito decide ser diretor de obras, por que ele não consegue preencher a vaga, por falta de visão administrativa, e talvez "quem sabe lá, ele se exonera". Nos minutos que ocupou a Tribuna, Gerão fez um discurso muito duro em relação a Administração do PT em Porto Feliz. Atacou a saúde, também falou que tem "funcionários entrando as 16h e saindo as 17h", cobrou o cumprimento da promessa de "2 mil casas" que não sairam do papel, assim como as atuais casas populares que nunca terminam. Criticou a ocupação dos cargos de primeiro escalão por "pessoas de outras cidades". Citou também um processo que está em segunda instância, e a Prefeitura perdeu por improbidade admnistrativa, uma parceria com a Pró- Sistemas. Cabe recurso.



Coquinho
Leu uma carta aberta do Padre Chico endereçada a Erval. Em sua carta Padre Chico expressa sua preocupação e também a real necessidade e urgente na geração de empregos para Porto Feliz. "Somos do esporte" cobrando a construção do novo Ginásio de Esportes de Porto Feliz.
Coquinho também rebateu o folheto do PT que em seu manifesto público distribuído neste final de semana não passa "de uma mentira deslavada", esclareceu que nunca foi contra a vinda do Trafic para Porto Feliz, e achou falta de ética, a Câmara não ter sido convidada, além de também não terem dada a palavra ao Prefeito Cláudio Maffei no dia da inauguração. Coquinho também disse "que a Prefeitura nos Bairros deve continuar fazendo". Abordou que a Santa Casa recebe hoje 3 vezes mais do que a antiga diretoria antes da Intervenção. Quanto aos Centro de Especialidade, não é contra, mas é contra a falta de especialista para trabalharem, citou o exemplo de uma médica endócrino que sozinha não consegue dar conta da demanda de pacientes. Por diversas vezes, citou o folheto como "isso é uma mentira", "politicagem baixa".
Afirmou ser contra a taxa dos bombeiros e não contra eles, por que Corpo de bombeiros é ligado ao Estado. Quanto a construção das escolas, no caso da Zilda afirmou que o Ministério Público entendeu irregular e fez a denuncia. Na escola do Bepim, afirmou que foi pago por 200m de canos, sendo que tem 100 metros.



Robertinho
Líder do Governo na Câmara, o edil afirmou categoricamente que o folheto foi pago com o dinheiro do PT local, que é o único partido que tem sede própria desde 1996, e não é como os outros partidos que alugam uma sala e improvisa o partido em época de campanha eleitoral. Citou a Santa Casa em suas melhorias, e disse que a intervenção foi por motivo de ingerência, e "este chapéu não serve para nós (PT)". Relatou que no caso da Trafic, até quando ele estavam precisando de terraplanagem, os vereadores que não eram favoráveis, questionaram, criticaram, e para o empreendimento, os vereadores eram tido como "pessoas não gratas". E o projeto Prefeitura nos Bairros, foi sim contestado, recebendo quetionamento judicial, requerimentos. Dificuldades também que outros importantes projetos estão sofrendo na atual Câmara dos Vereadores de Porto Feliz, por causa do travamento de pauta, por causa do projeto nº30.
Robertinho exemplificou também da demora da aprovação de um verba de 2 milhões de reais para a construção das duas escolas, inclusive enalteceu que já era para as duas escolas estarem prontas e com alunos dentro. Odélio o interpelou, pedindo para ele exemplificar quem é a oposição. Indo além em sua fala, o edil demonstrou um audio gravado de uma entrevista que Odélio concedeu a uma rádio em Porto Feliz, apesar da dificuldade, ele quis mostrar o Presidente Odélio "mentindo" por dizer em entrevista que está sendo prejudicado financeiramente. Desafiou-o a mostrar o holerite com os descontos.
Este áudio ele recebeu por e-mail, são mais de 1 hora de gravação. Robertinho foi além, insinuou o fato sinistro da enquete que estava no site da Câmara ter sido retirado, onde perguntava sobre o Parque Cultural Religioso na cidade. 



Ednilson
Usou da Tribuna, demonstrou profunda irritação com a morosidade da votação do projeto nº30, e fez um discurso onde questionou, pois "esquece-se a ética, perde-se a moral". "Onde fica o nosso município?". Questionou a praxe da oposição, onde se retiram do plenário, pois "vereador é pra votar e presidente para presidir", é a atribuição de cada um. "Tudo passa, o poder passa". Elevou o tom em sua mensagem, no uso das palavras e também no volume delas no microfone. Pediu por último, que todos superem os interesses políticos, ideologias partidárias, em nome do futuro de Porto Feliz.



Odélio
Pediu que Ednilson tenha respeito em sua fala, pediu respeito a mesa, que não faça insinuações. A respeito da Enquete, respondendo Robertinho, que por falhas técnicas resolveu retirar a enquete, pois de vários computadores da Câmara os funcionários testaram e se certificaram que os votos não estavam sendo computados na totalidade. Odélio afirmou categoricamente que não é oposição mas que na posição de vereador é contra o projeto nº30, também lamentou pelo trancamento da pauta, mas que foi solucionado pela última sessão extraordinária. Esclareceu o artigo 226 no parágrafo 3, que somente deixará de receber se for votado o projeto e o vereador estiver ausente, esta sua explicação foi dada com base na orientação do Jurídico da Câmara. Por último, Odélio comentou da Carta de intenção, onde é uma demonstração oficial de interesse por parte da Prefeitura, Câmara e da Igreja Suprema Graça, em implantar um empreendimento no município, e que nesta carta de intenção, teria 30 dias para apresentar um pedido formal e documentação necessária, o que não ocorreu.



Marola
Comentou sobre os "desmando do atual governo". Comentou que precisa-se observar bem o que está acontecendo no município, onde o muro da PM, por exemplo, que desabou e foi uma obra que demorou muito para ficar pronta e necessitou de mais investimento público. Marola também citou o exemplo da Escola Zilda, que a obra parou por que foram encontradas irregularidades.


Ficou aprovado a antecipação da próxima Sessão do dia 15 para o dia 14.



Projeto nº 30 em discução:

Odélio abordou de novo a Carta de intenção assinada por ele, pelo prefeito e o Pastor Daniel Maddalena. Avisou que nenhum documento foi entregue, nada na Câmara, a não ser o projeto do executivo e a minuta da licitação. Está classificada como micro-empresa, e Odélio questionou da capacidade de uma micro investir 35 milhões de dólares em Porto Feliz. Novamente comentou que os questionamentos não foram respondidos por escrito, no máximo verbalmente na Tribuna Livre do dia 17 de maio. Comentou a surpresa ao saber que foi por intermédio de Edson Marcusso, que o Pastor chegou até Porto Feliz.
Odélio comentou sobre uma pessoa do Ciesp de São Paulo, que ligou no celular dele, pedindo informações a respeito do prejeto e pedindo pela votação. Agora, ele está investigando para saber de quem se trata de fato. "A presão é muita, pessoas de fora pressionando, é desespero".


Coquinho
Afirmou que o projeto é inconsistente, que os pareceres são negativos, citou em detalhes o do CEPAM, criticou a descaracterização da área, e também comentou da finalidade/objetivo da área: industrial.



Gerão
Demonstrou profunda irritação a respeito das insinuações sobre a ingerência na Santa Casa, lembrou da passeata que gritaram "Gerão ladrão".



Marola
Se mostrou estupefato por Edson Marcusso, portofelicense, ter indicado este projeto para Porto Feliz, pois se fosse bom, teria levado para Boituva.


Em votação
Odélio saiu da presidência, e Coquinho, Marola e Gerão o acompanharam.

Robertinho foi a Tribuna e lamentou esta manobra política da oposição, afirmou novamente baseado no áudio que tem em mãos, que o "presidente mente", justificou a legalidade do projeto, falou da licitação, das exigências, da transparência do projeto, comentou que falou nos bastidores que conversou com o Dr Bazzo e Dr Crocco, que falaram que o Projeto de Lei está sem impedimento legal. O vereador também fez questão de destacar a ajuda do ex-prefeito Edson Marcusso, que quis sim primeiro levar o Parque Cultural Temático Religioso para Boituva, e como ele é oposição por lá, nem conseguiu levar adiante.

Miraci colocou em votação:

Primeiro momento:
presidente Miraci: não vota!
Primeiro Secretário Ednilson: sim!
Segundo Secretário Marquinhos: sim!
Andréia: sim!
Robertinho: sim!
Odélio, Gerão, Marola e Coquinho: ausentes!



Segundo momento
presidente Ednilson: já tinha votado!
Primeiro Secretário Marquinhos: votou sim!
Miraci: sim!
Andréia: sim!
Robertinho: sim!
Odélio, Gerão, Marola e Coquinho: ausentes!

Antes de chegar em sua vez, por ordem alfabética, Miraci fez a manobra:
"peço ao primeiro secretário para que assuma a presidência para que eu possa votar"
Miraci assumiu a posição de vereadora, ficando para o segundo secretário  assumir a posição de primeiro secretário e assim chegou em sua vez, e votou SIM!

A reação nos bastidores foi imediata, Dr Bazzo tentou se manifestar e ser ouvido pelo presidente Ednilson e dar seu parecer, Robertinho pediu para que não houvesse interferência, que depois da votação se contestasse judicialmente.



Esclarecendo:
Conversando com Dr Bazzo, ele foi incisivo:
Presidente só vota em 3 situações:

1º eleição da mesa diretora da Câmara;
2º em caso de votação que exija 2/3 de votos;
3º nos casos de empate;

Ele considerou que esta manobra é uma "malandragem". Da mesma forma que é a da oposição que se retira do plenário. "Os dois lados estão errados".

Resposta ao preconceito!

A Democracia ganha força, quando todos conseguem expressar a sua identidade, suas opniões, e exerce seus direitos e também cumprem com os seus deveres. Neste final de semana, no jornal Tribuna das Monções (05/06/2010), publicou no Espaço do Leitor, um manifesto do Fábio, conhecido como Corvo, ele participa da Família Pic Favela, movimento Hip Hop e do Movimento Negro de Porto Feliz.

Em seu texto manifestou o preconceito da Sociedade, tratou também presença da militânica perante o Poder Público e declarou apoio ao projeto de turismo, o Parque Temático Cultural Religioso em Porto Feliz.

Para maiores informações, eles estão presente no mundo da internet:

Blog

Comunidade no orkut

Veja agora na íntegra o que foi publicado no jornal, o manifesto também se encontra no Blog deles.

clique para aumentar e ler


A Sociedade Civil, quando unida em grupos, associações, sindicatos, Igreja, entre outros, e começa a participar, fiscalizar e cobrar na vida da Sociedade, ganha força e representatividade perante o Poder público.
É importante que mais exemplos como este aconteça, onde autoridades saberão o que pensam a população, ou parte dela. Vale lembrar que estes grupos, o Pic Favel e Movimento Negro, são formados na maioria por jovens de Porto Feliz, que trabalham, estudam e ainda se interessam pelo futuro do Município.