domingo, 27 de junho de 2010

"ORAÇÃO DE JOÃO PAULO II A SÃO FRANCISCO DE ASSIS"

Ó São Francisco, estigmatizado do Monte Alverne, o mundo tem saudades de ti qual imagem de Jesus crucificado. Tem necessidade do teu coração aberto para Deus e para o homem, dos teus pés descalços e feridos, das tuas mãos transpassadas e implorantes. Tem saudades da tua voz fraca, mas forte pelo poder do Evangelho.

Ajuda, Francisco, os homens de hoje a reconhecerem o mal do pecado e a procurarem a sua purificação na penitência. Ajuda-os a libertarem-se das próprias estruturas de pecado, que oprimem a sociedade de hoje. Reaviva na consciência dos governantes a urgência da Paz nas Nações e entre os Povos. Infunde nos jovens o teu vigor de vida, capaz de cotrastar as insídias das múltiplas culturas da morte.

Aos ofendidos por toda espécie de maldade, comunica, Francisco, a tua alegria de saber perdoar. A todos os crucificados pelo sofrimento, pela fome e pela guerra, reabre as portas da esperança. Amém.

Copa Estadual de Ginástica Artística será realizada em Boituva


A Copa Estadual de Ginástica Artística será realizada em Boituva nos dias 3,4 e 5 de setembro. O convênio firmando a parceria entre Estado de São Paulo e Prefeitura de Boituva foi assinado na última terça-feira, 22.

De acordo com o Secretário Municipal de Esportes, Luis Eustáquio Gianotti, participarão da Copa cerca de 600 atletas e mais de 80 municípios. O convênio é firmado entre a Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Turismo e Prefeitura de Boituva onde o município se compromete com o alojamento e recepção dos atletas. Toda a estrutura e organização do evento fica sob responsabilidade do Governo Estadual.
Segundo o Secretário Municipal, esta conquista para o município significará um grande estímulo aos alunos da escolinha de esportes da ginástica artística criada no início do ano. Ela também será um grande atrativo esportivo para o município e significa um grande passo para que Boituva esteja inserido no calendário esportivo estadual. O evento se concretizou graças a sugestão do ex secretário estadual de Esporte, Lazer e Turismo, Claury Santos Alves da Silva e do empenho do Deputado Estadual Campos Machado (PTB).
Os organizadores do evento deverão ainda oficializar a vinda de um atleta de nível nacional para realizar um workshop com os competidores.
Para assinatura do convênio esta semana estiveram presentes no gabinete do Secretário Adjunto Estadual de Esporte, Lazer e Turismo, sr. Flávio José A de Oliveira Brízida, a Prefeita Assunta Labronici, o secretário Municipal de Esportes, Eustáquio Gianotti, a vereadora de Boituva, Noemia Genaro Nunes de Souza (PTB) e o assessor do deputado Campos Machado, sr. Cláudio Ferreira.
A Copa Paulista de Ginástica Artística será realizada no Ginásio Municipal de Esportes, com horários e programação a serem definidos e divulgados posteriormente.

Conheça as obras em andamento nesta semana em Capivari


O Prefeito de Capivari, Luis Campaci, por meio da Secretaria de Obras, anuncia os trabalhos em andamento durante esta semana na cidade. São ações em andamento em diversos bairros melhorando a qualidade de vida da população.

- Equipes de pedreiros trabalhando na reconstrução de pontes localizadas em estradas rurais municipais. Os trabalhos estão sendo realizados na represa Forquilha, na ponte de acesso à fazenda Milhã e na ponte do bairro das Posses, conhecida como Brugnerotto.
- A equipe de tapa buracos terceirizado executa serviços no bairro Vila Clemente. Até o momento, a equipe de tapa buracos já passou por mais de 10 bairros do município.
- Efetivo da Secretaria de Obras trabalhando maciçamente na revitalização da Avenida Tarsila do Amaral, portal de entrada da cidade, com trabalhos nos canteiros e plantio de gramas e plantas ornamentais.
- Equipe de pedreiros trabalhando na portaria no Estádio Municipal Carlos Colnaghi.
- O maquinário disponibilizado para o cata cacareco (poda de árvores e material de bota fora, como sofás velhos) realizando o recolhimento na segunda-feira, dia 28.

Virtual extermínio dos católicos na Coréia do Norte



Ninguém conhece o destino dos bispos católicos da Coréia do Norte, informou a agencia AsiaNews. No Anuário Pontifício eles figuram como titulares de suas dioceses, porém os considera “dispersos”, um eufemismo por “desaparecidos”.

Para o regime comunista trata-se de “perfeitos desconhecidos” e desde os anos 80 funcionário algum fornece qualquer informação sobre eles.

1954: túmulo de três sacerdotes martirizados em Chunchon
A Coréia do Norte esta subdividida em três dioceses ‒ Pyongyang, Chunchon e Hamhung ‒ além da Abadia Territorial de Tomwok.

Nos anos 50, 30% dos habitantes da capital Pyongyang professavam a fé católica, mas no resto do país atingiam só o 1%.

Durante a Guerra de Coréia (1950-1953) as tropas comunistas massacraram missionários, religiosos estrangeiros e católicos coreanos. O regime norte-coreano, satélite de Rússia e da China, tentou varrer toda presença cristã. No Norte foram destruídos todos os monastérios e igrejas, e os monges e sacerdotes foram condenados a morte.

Pe Antoine Gombert: mártir dos nortecoreanos
Naquela guerra o delegado apostólico no país, Mons. Patrick James Byrne foi condenado à morte. A execução não teve lugar, porém o representante vaticano foi deportado a um campo de concentração onde faleceu em virtude das privações.

Desde aquela época não se têm mais notícias dos 166 sacerdotes e religiosos presentes no país pelo fim da guerra. “São perfeitos desconhecidos” respondem sempre os burocratas socialistas.

Oficialmente não ficou nem clero nem culto. Fontes de AsiaNews no país afirmam que os “verdadeiros” católicos que restam, não são mais de duzentos, na sua maioria idosos. O regime autoriza apenas a igreja de Changchung na capital Pyongyang. Na realidade, é mera “vitrina” de propaganda do regime.

Os fiéis devem professar a fé em secreto. Se forem descobertos numa missa podem ser presos, torturados e condenados à pena capital. O simples fato de possuir uma Bíblia é crime punível com a morte.

Mons. Hong Yong-ho foi nomeado Vicário Apostólico de Pyongyang em 24 março de 1944 pelo Papa Pio XII. Em 10 março de 1962 a Santa Sé elevou o Vicariato à condição de diocese em protesta contra a perseguição do regime comunista.

Mons. Hong tornou-se um símbolo da resistência católica, mas hoje está “desaparecido”. Se ele estiver vivo teria mais de cem anos, e o Vaticano julga que “não pode se excluir que ainda esteja prisioneiro em algum campo de reeducação”.


Enquanto isso, na Coréia do Sul, num regime de liberdades, os católicos aumentam continuadamente e já superaram a barra de 10% da população total, segundo a agência UCANews.

Rio Grande do Norte inaugura Santa Rita de Cássia de 56 metros

Santa é padroeira da cidade de Santa Cruz, onde ficará a imagem.
Segundo Prefeitura do Rio, Cristo Redentor tem 38 metros de altura.

Do G1.com.br
Uma imagem de 56 metros de altura de Santa Rita de Cássia será inaugurada, neste sábado (26), na cidade de Santa Cruz, no Rio Grande do Norte. A santa é padroeira da cidade.

Segundo o Governo do Rio Grande do Norte, a inauguração contará com uma programação de missas e visitação pública à obra, durante todo o fim de semana.

Santa Rita de CássiaSanta Rita de Cássia de 56 metros será inaugurada em Santa Cruz, no Rio Grande do Norte. 
(Foto: Demis Roussos/Governo do Rio Grande do Norte)
 
"O fundador da cidade era devoto de Santa Rita de Cássia e construiu a primeira capela em homenagem à santa em 1825. Desde então ela é padroeira da cidade. Anualmente, em 22 de maio, dia de Santa Rita de Cássia, mais de 60 mil pessoas costumam vir para a cidade em peregrinação", diz ao  o padre Aerton Sales, reitor do Santuário de Santa Rita na cidade.

Santa Rita de Cássia é conhecida como santa das causas impossíveis. A fama, segundo o padre Sales, se deve a milagres improváveis que aconteceram em sua vida. "Santa Rita era viúva e seus filhos tinham morrido. Ainda assim ela conseguiu entrar para um convento, quando só eram aceitas virgens.

Outro milagre ocorreu pouco antes de sua morte. Era inverno e ela pediu que buscassem rosas no jardim de sua casa. Tudo estava coberto de neve, mas conseguiram encontrar e trazer as rosas", afirma.

A imagem de Santa Rita de Cássia fará parte do complexo Alto de Santa Rita, que oferecerá auditório para 225 pessoas, restaurante e capela.

Segundo o Governo do Rio Grande do Norte, a obra contou com um investimento de cerca de R$ 6 milhões, com recursos municipais, estaduais e federais, e deve incrementar o turismo religioso na cidade.

De acordo com a Prefeitura do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor tem 38 metros de altura.

Capivari: Prefeito Campaci conquista ambulância e van para a Saúde


O Prefeito de Capivari, Luis Donisete Campaci, assinou nesta semana dois convênios que garantirão um grande salto qualitativo para a saúde do município. Trata-se de uma ambulância, conquistada por meio de um contato particular do Prefeito com a Deputada Ana Perugine e uma Van por meio de um contato do chefe do executivo com a Deputada Célia Leão.

A ambulância e a van terão sua finalidade na realização de ações e serviços de saúde da comunidade bem como a execução de ações de vigilância sanitária e epidemiológica.
Campaci enfatizou que essas emendas parlamentares são de extrema importância para Capivari e que permitem uma efetiva melhora na prestação de serviços de saúde.
“Reconhecemos o trabalho dos deputados que não só olham para Capivari como mais um município, mas sim contribuem para que possamos oferecer melhor qualidade de vida para a nossa população”, registrou.
O Prefeito enfatizou ainda que melhorias significativas já são percebidas na área da saúde e que muitas ainda estão por ser concretizadas.
“Trabalhamos na causa e já estamos com uma saúde bucal de excelência, uma saúde mental modelo na região, aumentamos o repasse em mais de R$800 mil para melhorar o atendimento no Pronto Socorro , fizemos uma reforma muito importante no Posto do bairro São João Batista, assinamos esses convênios para melhoria do transporte da saúde dentre diversas outras realizações feitas dia a dia. E faremos mais. Gradativamente, apesar de sabermos que a situação da saúde é caótica em todo o país e que trata-se de um grande desafio, ainda vamos trazer muitos benefícios para a cidade na área da saúde. Esse é o nosso objetivo e para isso que estamos trabalhando diariamente. E essas conquistas já podem ser percebidas em diversos aspectos dentro dessa complexa pasta que é a saúde municipal. Quem quiser, com certeza conseguirá enxergar”, ressaltou Campaci.



Evangelho comentado: "Assuma sua seleção e segue com fé!"

 27/06/10 - 13º domingo do tempo comum

I Reis 19, 16b.19-21 – Vocação de Eliseu: o serviço.
Salmo 16(15) – “Ó Senhor, sois minha herança para sempre.”
Gálatas 5, 1-13-18 – A liberdade do cristão
Lucas 9, 51-62 – A disposição de quem escolheu e quer seguir o Cristo.

Em época de Copa do Mundo, a liturgia vem tocar a bola com as seleções do mundial. Um técnico, um jogador, um time, não podem ficar lamentando uma bola perdida, um gol sofrido, um gol perdido, um lance incompreendido pelo juiz, a qualidade da jabulani, as condições climáticas, a sorte do adversário, o azar próprio, ou uma derrota. Também não há tempo para comemorar demais a tradição da camisa, as glórias passadas, um título conquistado recentemente, um lance bonito, um gol espetacular, uma vitória sofrida, uma exibição de gala. Não há tempo para sentimentos que não nos remetem à frente. O torneio é rápido. Um tempo jogado chama o próximo. Outro jogo está aí e a decisão está próxima. Não podemos perder o foco da vitória!
O passado nos serve de experiência sim. Dizem que o inteligente aprende com os próprios erros e o sábio aprende com os erros do outro. O que aprendemos com a vida deve estar sempre com a gente, mas não para nos impedir de avançar e sim para nos alavancar a novas experiências.
Como é triste conversar com alguém amargurado, que fica reclamando sempre da família, do serviço, dos amigos, da igreja, do governo... De que adianta isso?  Para onde caminha? O que constrói? A qual reino está servindo? De que vale a liberdade que possui?
A liturgia nos dá lances que merecem o replay para apreciarmos melhor cada detalhe na câmera em alta definição. CONTEMPLE:
1)      O desprendimento e a disposição de Eliseu em servir.
2)      O salmista que coloca o seu coração junto de Deus para cantar a delícia eterna e a alegria de permanecer ao lado do Senhor.
3)      O foco de Jesus em fazer a vontade de Deus que não permite espaço ao ódio e à vingança.
4)      As três vocações do evangelho:
I)                    A primeira não permite o comodismo;
II)                  A segunda exige urgência no serviço ao Reino de Deus;
III)                A terceira não permite saudosismo (bom ou ruim).
5)      A lição da comunidade dos Gálatas: a liberdade é dom para a caridade.
Cada gesto de pura fé, caridade e esperança é gol, é vitória do Reino. Precisamos trabalhar pelo Reino como uma grande torcida que se junta para se divertir num jogo da seleção. Aí somos todos iguais naquele sofrimento de cada quatro anos: “Haja coração!” (rsrsrsrsrs)

Um abraço a todos os companheiros de “seleção”, os que foram batizados como eu!
José Luiz Garcia

O teatro nuclear




O teatro nuclear
A proliferação de armas nucleares e um possível desarmamento se encontram entre os principais temas da agenda política mundial apesar de as chamadas armas leves e portáteis (pistolas, rifles, metralhadoras leves, lança-granadas, morteiros, armas anti-tanques móveis e lança-foguetes, inclusive lança-mísseis anti-aéreos portáteis) serem as verdadeiras armas de destruição em massa.

A Small Arms Survey realizou pesquisa em 2009 que confirma o crescimento contínuo do comércio global dessas armas. O valor do comércio mundial de atingiu US $ 2,9 bilhões em 2006, um aumento de 28% desde 2000. Os Estados Unidos, aparecem como o maior exportador e o maior importador dessas armas que entre 2001 e de 2006 foram responsáveis pela morte de 450.000 pessoas.

O ano de 2010 se revela de particular importância na questão nuclear. O acordo firmado entre Rússia e os Estados Unidos sobre a redução da armas nucleares estratégicas, a publicação do informe Nuclear Posture Review que identifica a capacidade nuclear que a administração Obama espera para os próximos quatro anos e a conferência de avaliação do Tratado de Não Proliferação Nuclear.

Curioso notar que os Estados que possuem armas nucleares (Estados Unidos, Rússia, França, Inglaterra e China – todos signatarios del TNP- possuem 90% das armas nucleares sendo o restante distribuído entre Índia, Paquistão e Israel) são os que mais reivindicam um “mundo sem armas nucleares.”

A mídia saudou como um grande passo para a paz o encontro ( maio) entre o Nobel da Paz, Obama, e o recém admitido na “comunidade ocidental”, Medvedev, em que acordaram reduzir seus arsenais estratégicos em torno de 1550 ogivas para cada um. Especula-se que, atualmente, existam em torno de 23.000 armas nucleares, ou em outras palavras, 150.000 explosões nucleares como a de Hiroshima – não fique abismado que é isso mesmo! Mas a “comunidade ocidental” procura tranqüilizar-nos informando que são 40.000 menos que nos tempos críticos da Guerra Fria. Vamos traduzir em números, mais uma vez. O que eles nos dizem é: durante a guerra fria a capacidade nuclear existente poderia destruir o mundo centenas de vezes. Portanto, agora pode-se acalmar que os lideres mundiais, que são muito racionais, informam que fizeram um acordo e o mundo poderá ser destruído apenas algumas dezenas de vezes.

A administração Obama apresentou a sua reformulação da estratégia nuclear como algo completamente revolucionário. Agora, diferentemente da era Bush, ao invés de reservar a possibilidade de ataques nucleares, em resposta a um ataque nuclear, ou um ataque por outras formas de destruição em massa (como armas químicas e biológicas) os EUA declaram que o papel fundamental de seu arsenal é impedir eventuais ataques nucleares ao pais e seus aliados.

A chamada revisão da estratégia declara que "os EUA não pode usar ou ameaçar usar armas contra os não-nucleares que fazem parte do tratado de não proliferação nuclear, ou seja Irã e Coréia do Norte ainda se constituem em um possível alvo.

Pergunto se agora algum lugar do mundo se sente seguro com esta nova declaração no caso de uma crise ou uma guerra com o envolvimento dos EUA. Você sabe realmente quando ou como um Estado nuclear poderá realmente usar o seu arsenal para proteger seus interesses? Você acha que é razoável correr esse risco?

Além disso, a decisão de excluir estados com armas nucleares, não-signatários do TNP, parece contraproducente como bem assinalou o especialista Stephen Walt. Pois, se o Irã continua a ser um alvo nuclear, mesmo quando não tem suas próprias armas isso apenas poderá lhe dar incentivos adicionais para perseguir uma opção das armas nucleares pelos mesmos argumentos que os EUA justificam em ter o seu próprio arsenal.

Se o governo dos EUA acredita que o papel fundamental das armas nucleares é impedir um ataque, e agora diz que ainda reserva a opção de usar armas nucleares contra o Irã, então não seria razoável concluir que o Irã ou qualquer outro pais, da mesma forma, poderia usar um arsenal nuclear para sua segurança cujo papel fundamental seria o de impedir que os EUA façam isso?

Creio que nesse terreno estamos mais próximos do Teatro do Absurdo do que propriamente da política internacional.
Autor: Reginaldo Nasser - Professor de Relações Internacionais da PUC-SP
Fonte: Carta Maior

Amanhã: encerramento da festividade em honra a São João Batista


27/06/10 - Domingo
Procissão e Santa Missa ás 9:30hs
Presidente da Celebração: Frei Eugenio CFP.
Equipe de Canto: Divina Aliança

 
Não haverá Missa nas comunidades Nossa Senhora da Ponte e São Francisco de Assis no domingo, para que todos possam participar da Santa Missa na São João Batista.

sábado 26/06/2010





Paróquia São João Batista
Rua Pedro Paulo de Oliveira, s/n,
Jardim Santa Elisa
Porto Feliz - SP