segunda-feira, 25 de junho de 2012

2º dia do Tríduo da Natividade de São João Batista, faxinal

 DSCF8139 DSCF8150 DSCF8151 DSCF8155 DSCF8159 DSCF8165 DSCF8177 DSCF8179 DSCF8180 DSCF8181 DSCF8187 DSCF8191 DSCF8194 DSCF8203 DSCF8207

Começou na sexta-feira (22), o primeiro dia do tríduo da Natividade de São João Batista teve celebração da Palavra com o Diácono Valmir Aparecido de Oliveira, com liturgia e canto animado pela comunidade São José da Caic.

Neste sábado (23), foi celebrado na comunidade a Vigília da Natividade de São João Batista, com missa presidida pelo padre Washington. Em sua homilia o sacerdote explicou a história, vida e missão do Santo, encerrando a celebração com uma pequena procissão e benção da fogueira, explicando também o significado da mesma.

A noite encerrou com um confraternização promovida pela comunidade que partilhou pratos de doces e salgados.

Foto e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

Novo Paço Municipal de Itu terá visitas monitoradas



O novo Paço Municipal de Itu, que será inaugurado na quarta-feira (27), terá visitas abertas ao público a fim de apresentar o novo espaço à população. O prédio é considerado o primeiro Green Building Público da América Latina, por ter cumprido uma série de normas de sustentabilidade, obtendo assim a certificação Liderança em Energia e Design Ambiental (Leed).

Nas visitas, os cidadãos poderão conhecer detalhes sobre o espaço, como a redução do consumo de energia, o reaproveitamento da água, o uso de materiais certificados, telhado verde, a localização do prédio, a gestão integrada dos resíduos, entre outros itens.

As visitas monitoradas acontecem em grupos de 15 a 20 pessoas, sempre às segundas e quintas-feiras, em dois horários: às 10 e às 14 horas. O agendamento será realizado pela Secretaria de Meio Ambiente através dos telefones (11) 4813-9366 e 4813-9385.


Fonte: Itu.com.br

Pastoral do Dízimo e Catequese iniciam o projeto com catequizandos!

DSCF7974 DSCF7977 DSCF7979 DSCF7980 DSCF7985 DSCF7996 DSCF7999

Neste sábado (23), no Centro Comunitário Paroquial (CCP) da paróquia Mãe dos Homens aconteceu o lançamento do Projeto Dízimo Mirim, e se engana que acham é uma forma de pedir dinheiro as criança, pelo contrário, o tempo todo foi destacado a importância de se doar, de viver a partilha dentro de casa, na escola, na Igreja e na comunidade.

O encontro acolheu as crianças da primeira e segunda fase da Catequese da paróquia, com apoio e incentivo das catequistas Maria Bernadete, Maria Aparecida (Dona Cida), Cacilda Aparecida, Alessandra, Denise, Sidneia, Maria Inês Moreli e Irmã Aparecida do Instituto das Filhas de São José. A Pastoral do Dizimo estava representada com os seus agentes: Ednei, Maria José, Patrícia, Adriana, Cacilda e Juliano.

DSCF8017 DSCF8039 DSCF8041 DSCF8042

Encontro
Compareceram 55 catequizandos ao encontro, que teve explicações bíblicas a respeito da palavra dízimo e sua presença nas Sagradas Escrituras. Houve formação de 5 grupos que se reuniram para fazerem leitura e reflexão de um Gibi que trata do assunto e aborda os valores da partilha, da doação e da ajuda mútua. O material usado foi o "A turma do Zezinho 100% – o dízimo dos pequenos", da editora O Recado. Em seguida todos se reuniram para dinâmica em três grandes grupos refletindo sobre duas palavras a respeito do tema do dia. O encontro foi gratuito teve salgados e refrigerantes para as crianças.

DSCF8005 DSCF8008 DSCF8015

Fotos e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

Balanço positivo da Rio + 20, segundo Cardeal dom Odilo Scherer

 

CNBB/RADIO VATICANO

 

entrevista-dom-odilo-schererO Legado do Papa Bento XVI para a Conferência Rio + 20, Cardeal dom Odilo Scherer, destaca ganho na discussão da Conferência da ONU mesmo fazendo ressalvas sobre lacunas no documento final como aquela que " não se chegou a estabelecer a contribuição dos países ricos, daqueles que mais poluem, para formar um fundo a partir do qual possa ser financiada a economia limpa, a economia verde que se quer promover".

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, será encerrada sexta-feira 22, com a divulgação do documento final, contendo 49 páginas, denominado “O Futuro Que Queremos”. O balanço dos dez dias de discussões divide opiniões. Autoridades brasileiras consideram um avanço a inclusão do desenvolvimento sustentável com erradicação da pobreza, enquanto movimentos sociais e alguns líderes estrangeiros condenam a falta de ousadia do texto.
Segundo a Agência Brasil, o tom de crítica deve predominar nesta sexta-feira, pois as organizações não-governamentais (ONGs) que promoveram vários protestos durante a conferência prometem manifestações.
Para o legado pontifício para a Cúpula, Arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Scherer, além de algumas lacunas, como a não-criação do fundo de contribuições dos países ricos, a Conferência trouxe novidades, como a nova consideração de chefes de Estado e Governo em relação aos oceanos:
“Acredito que o resultado é bastante positivo, embora haja muitas observações críticas de que o resultado é menos do que o esperado e que não foi bastante ousado em estabelecer metas ou medidas concretas que deveriam ser assumidas. Temos que considerar que numa Cúpula internacional deste porte, com a presença de quase 190 nações não se pode esperar demais, no sentido de resultados concretos. A crítica é que, por exemplo, não se chegou a estabelecer a contribuição dos países ricos, daqueles que mais poluem, para formar um fundo a partir do qual possa ser financiada a economia limpa, a economia verde que se quer promover. É uma verdade que esta lacuna naturalmente deverá ser preenchida através de novas negociações, com iniciativas como a da França, que anunciou claramente que quer taxar as transações financeiras internacionais que passam pelo país, e aplicar esta taxa em uma economia mais limpa e promover a preservação do meio ambiente.
Existem certamente muitos pontos positivos a serem observados: a declaração, que foi concordada através de negociações, contém pontos relevantes, primeiro porque estabelece uma identificação do que se pode chamar de economia verde, economia sustentável, colocando três pilares fundamentais. Primeiramente, que o homem esteja ao centro, e portanto, que a economia sustentável deve ser socialmente sustentável. Depois, é claro, que a economia seja economicamente sustentável. Deve seguir as leis econômicas porque senão se torna um caos. O terceiro ponto, que a economia verde seja ecologicamente sustentável, que tenha sempre em consideração a dimensão ecológica da economia, do trabalho, da produção e do consumo. O que também é novo neste documento, com uma nova posição, é a preocupação com os oceanos, que até agora nos documentos anteriores estava ausente. Por isso já se está falando na Conferência que a economia sustentável, além de verde, deve ser também azul, em referência aos oceanos, às águas.
Outro apelo que vai aparecendo é que o modelo de economia não deve se basear simplesmente na produção e no consumo; o critério de desenvolvimento não devem ser simplesmente os índices econômicos: deve haver um conjunto de índices que apontem um modelo de desenvolvimento.
Enfim, acredito que o mais positivo de todas as contribuições que a Rio+20 está trazendo é uma nova tomada de consciência da comunidade internacional a respeito dos problemas da sustentabilidade da economia, dos problemas do clima e da urgente necessidade de todos de fazerem a sua parte; que não podemos protelar por mais tempo a tomada de decisões porque o clima, o planeta está reclamando: a sustentabilidade está ameaçada”.

Veado é encontrado ferido em estrada de Salto de Pirapora, SP

 

Segundo a polícia, animal deve ter sido atropelado. Veado foi levado ao zoológico de Sorocaba (SP).

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

Um veado foi encontrado com diversos ferimentos em uma estrada vicinal de Salto de Pirapora (SP), na manhã deste domingo (24). Há suspeita de que ele tenha sido atropelado. Moradores do bairro da Barra avistaram o animal caído na beira da estrada, que liga a cidade ao município de Sarapuí (SP), e acionaram a Polícia Ambiental.
De acordo com o tenente Calazans, o veado é da espécie campeiro, uma fêmea adulta de aproximadamente três anos. “Este animal é comum na região, ele estava com vários ferimentos na barriga e nas patas. É muito provável que ele tenha sido atropelado,” conta ele.

O animal foi levado ao zoológico Quinzinho de Barros, em Sorocaba (SP) ainda na manhã deste domingo e recebeu  primeiros atendimentos. De acordo com a biológa do local, ele não corre risco de morte. Nesta segunda-feira (25) o veado deve passar por exames para saber se há necessidade de alguma cirurgia.  Caso haja, ele será encaminhado ao hospital da Unesp em Botucatu (SP).

Mês de junho traz datas especiais para Dom Eduardo

O mês de junho traz duas datas especiais para Dom Eduardo: no dia 21 ele comemora aniversário de ordenação episcopal e no dia 25, comemora aniversário natalício. Na próxima segunda-feira ele completa 71 anos.

Dom Eduardo nasceu em 25 de junho de 1941, em Bias Fortes – MG. Filho de José Justino Rodrigues e Aurora Sales Rodrigues. Entrou para o seminário Diocesano Santo Antônio aos 10 anos de idade.

Foi ordenado sacerdote em 13 de dezembro de 1964 por Dom Geraldo Maria de Moraes Penido. A ordenação episcopal aconteceu em 21 de junho de 1998, tem como lema “Manso e Humilde de Coração”. Nesse mesmo ano, o papa João Paulo II nomeou padre Eduardo para ser bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre no Rio Grande do Sul, onde permaneceu até o ano 2000. Já em 2001 foi nomeado bispo da Diocese de Lorena em São Paulo.

O quarto bispo diocesano e segundo arcebispo de Sorocaba, tomou posse em 3 de julho de 2005, solenidade dos apóstolos Pedro e Paulo, às 16h na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Ponte.

Quanto mais eu orar, melhor

Vida no Espírito é vida de oração. É o que Nossa Senhora nos diz, insistindo em nossos ouvidos como mãe. Começou há muito tempo, em La Salete, em Lourdes, em Fátima, e agora em suas aparições em Medjugorje. É a mãe insistindo para que oremos. A situação do mundo e a da Igreja exige muita oração.
O grande derramamento do Espírito Santo, esse grande sopro do Espírito Santo, na Igreja e no mundo, só pode germinar, florescer e frutificar se houver calor, isto é, o calor da oração. Diga a si mesmo:
"Quanto mais eu orar, melhor: nunca será demais. Eu preciso fazer da minha vida uma oração. Eu preciso de momentos fortes de oração, para que toda a minha vida se torne oração. É a minha necessidade".
Deus o abençoe!


Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Alunos de SP montam satélite que será lançado em 2013 nos EUA

 

GIULIANA MIRANDA
ENVIADA ESPECIAL A UBATUBA

Bruna Sakamoto já fez cursos de eletrônica, tem certificação para soldar componentes nas especificações da Nasa e trabalha na construção de um satélite. Ela é uma engenheira experiente? Não, é uma aluna de 13 anos do ensino fundamental.

Assim como ela, outros 16 alunos da Escola Municipal Tancredo Neves, em Ubatuba, revezam-se entre as tarefas escolares e a construção de um nanossatélite.

O grupo, com integrantes de 12 a 15 anos, está entre os mais jovens do mundo a participar integralmente de um projeto espacial. A ideia foi do professor de matemática Candido de Moura, após ler uma reportagem sobre a venda de kits para satélites.

Editoria de Arte/Folhapress

"Achei que seria uma boa oportunidade para ensinar ciência na prática. Eu só não imaginava que fosse ser tão complicado!", diz ele.

A Interorbital, empresa da Califórnia que vende os kits, adorou a ideia de ter um grupo tão jovem, sobretudo vindos de uma escola pública do Brasil -a maioria dos interessados nos chamados TubeSats são alunos de pós-graduação em engenharia.

A companhia, porém, alertou para as dificuldades.

"O kit não é uma caixinha com todas as peças, em que você só precisa juntar tudo. Ele contém apenas o projeto, os componentes eletrônicos principais e o direito de lançamento. Todo o resto teria que ser desenvolvido pelos alunos", explica o professor.

Ou seja: as crianças precisariam preencher basicamente o "recheio" do satélite que, apesar do tamanho --pesa 750 g e é mais ou menos do tamanho de uma lata de leite em pó-- necessita de tecnologia de ponta.

Afinal, o espaço é um ambiente inóspito para os componentes eletrônicos. Além da radiação cósmica, as grandes variações de temperatura também são um problema.

Um empresário da cidade doou os US$ 8.000 para a compra do kit. O Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) também abraçou o projeto. Além de ministrar cursos para os professores, o instituto ainda permite o uso de suas instalações no projeto.

Pesquisadores do Inpe também ajudam nos experimentos das crianças, que já fizeram vários cursos e aprenderam na prática conceitos de física que ainda estão distantes do currículo escolar.

"Nós acabamos aprendendo muita coisa antes de ver em sala de aula", diz Bruna, que assim como seus colegas fala com naturalidade sobre a interferência da eletricidade estática no equipamento.

Batizado de Tancredo 1, o dispositivo ficará três meses em órbita. Ele transmitirá uma mensagem --a ser escolhida em um concurso-- que poderá ser captada por rádio.

O lançamento está previsto para o início de 2013. Imprevistos, porém já adiaram essa data desde 2010, quando o projeto começou.

"Atrasos sempre acontecem nos programas espaciais", diz o professor, que, já começa os esforços para montar um novo satélite. Dessa vez, com alunos ainda mais jovens da escola.

Goleada e W.O. Marcaram final da 2° Copa Católica de Futsal

 

copa católica 
2ª Copa católica cresceu em número de público, em organização e destaque na imprensa local

DSCF8370 DSCF8393

Foi encerrado na tarde deste domingo a 2° Copa Católica de Futsal, as duas partidas foram realizadas na quadra da escola Domingos de Marco.

Na disputa do terceiro lugar São João Batista com uma grande vantagem poderia perder por até quatro gols que mesmo assim garantiria o terceiro lugar enquanto Nossa Senhora Aparecida tinha a difícil missão de reverter esse placar para ficar com o terceiro lugar da competição.

Já na decisão da competição Dei Verbum enfrentou a jovem equipe do Colégio São José que precisava vencer por dois gols de diferença para tirar a vantagem do adversário e ficar com o troféu de campeão da 2° copa católica de Futsal.

 DSCF8442 DSCF8456   DSCF8359 DSCF3587

W.O.

Porém o primeiro jogo acabou não sendo realizada devido à equipe de Nossa Senhora Aparecida não ter comparecido a partida o que fez com que São João Batista ficasse com o troféu de terceiro lugar da competição sem ter entrado em quadra.

DSCF8364

DSCF8468

DSCF3612 DSCF3559

Final

Já na partida decisiva do torneio Dei Verbum que desde o começo da competição era apontada como favorita a levar o titulo enfrentou a equipe do São José que precisava vencer por a partida por dois gols ou vencer por qualquer placar e levar a decisão para as cobranças de pênaltis.

1° Tempo

A partida começou com as duas equipes atacando pouco, mais Dei Verbum finalizava mais e obrigava o goleiro Vinicius a trabalhar mais.

São José errava muitos passes e pouco finalizava para o gol do goleiro Adalberto, na metade do primeiro tempo não teve jeito de tanto insistir o artilheiro da competição Marcio abriu o placar para a equipe da Dei Verbum.

Não demorou muito e Rafael empatou a partida para a equipe do São José após o chute desviar e enganar o goleiro Adalberto, após o gol de empate Dei Verbum partiu com tudo e novamente Marcio marcou colocando sua equipe a frente do placar novamente, antes do final da primeira etapa após um chute de Marcio Gabriel fez contra aumentando a vantagem adversária.

2° Tempo

A segunda etapa começou com a equipe do São José partindo com tudo pra cima mais a equipe continuava errando passes e pouco conseguia criar para conseguir diminuir a vantagem do adversário.

Com uma larga vantagem Dei Verbum apenas administrava o resultado e em um rápido contra ataque Marcos marcou mais fazendo 4x1. Mais perto do titulo não restava alternativa para o São José a não ser se lançar totalmente ao ataque mais foi o adversário que aproveitou os espaços e Marcio e Marcos marcou mais um cada fechando a partida em 6x1 para Dei Verbum e troféu garantido, onde fizeram muita festa após essa conquista inédita.

DSCF3603 DSCF3606

Goleiro Menos Vazado e Artilheiro ficam com a Dei Verbum

Dei Verbum ganhou não só o troféu de primeiro lugar mais também levou o de goleiro menos vazado com o goleiro Adalberto e também o de artilheiro que foi Marcio marcando 18 gols.

 

Agradecimentos

Nós da Pascom Porto Feliz parabenizamos a todos os que estiveram direta ou indiretamente participando da organização do torneio que está cada vez mais organizado, registrando aumento de público, espaço na imprensa local e aumento de comerciantes que estão acreditando neste projeto!

A todos da Juventude Ágape parabéns pela iniciativa de organizar mais uma vez esse campeonato que acima de tudo serviu para mostrar a todos que é possível ter uma competição saudável, que Deus os abençoe.

Texto: André Hope/Pastoral da Comunicação
Fotos: Lucas Araujo e Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação