domingo, 29 de julho de 2012

Missa da Saúde atraiu quase 2000 mil fiéis católicos na Matriz Mãe dos Homens!

DSCF3369 DSCF3435 DSCF3436 DSCF3420 DSCF3430 DSCF3431

Dois anos depois, a Caravana da Vida volta  à Porto Feliz para a realização da Missa da Saúde. Com uma equipe de 15 pessoas e o Frei Rinaldo Stecanela, OSM, padre, missionário e apresentador da TV Século 21 de Valinhos.

Para receber a Missa da Saúde na matriz Mãe dos Homens, que possui um prédio com séculos de existência, foi necessário providenciar rampas de acesso na porta lateral. A prefeitura municipal apoiou com ambulâncias e enfermeiras de prontidão, além da presença e apoio da Coordenadoria do Sistema Viário.

O sacerdote e sua equipe almoçaram em Porto Feliz, conhecendo um pouco da história da cidade, visitando o Parque das Monções e a gruta de Nossa Senhora de Lourdes, partilhou suas impressões a respeito do local e comparou sua grande semelhança com a original da França.

 

DSCF3447 DSCF3480 DSCF3485 DSCF3531 DSCF3532 DSCF3533 DSCF3534 DSCF3535 DSCF3536 DSCF3584 DSCF3596 DSCF3609 DSCF3644 DSCF3710 DSCF3713 DSCF3717

Missa na matriz Mãe dos Homens
Com quase 2000 mil fiéis católicos, antes mesmo de começar já tinha se configurado na missa com participação recorde de católicos em Porto Feliz neste ano. Organizada pela Pastoral da Saúde com apoio da equipe de liturgia e ministros da eucaristia da três paróquias, além da Pastoral da Acolhida e Pascom, no altar a missa teve a participação dos diáconos Valmir e Benedito e o pároco Pe. Toninho. Os cânticos foram animados pela banda católica Tua Face.

Com lindos momentos de oração, todos foram incentivados a orarem uns pelos outros, a pedirem a cura física, emocional e espiritual, acolheu de forma carinhosa as pessoas em tratamento, cadeirantes e com câncer. Frei Rinaldo, OSM, na homilia explicou a liturgia dominical, falou que o primeiro e principal pedido que devemos fazer é pedir Amor. O amor de Deus. E com este amor alcançar as pessoas.

Padre Toninho agradeceu a presença do Frei e juntamente com todos, oraram pelo Frei Rinaldo, OSM, e sua missão. Dirce Dalmazzo agradeceu a todos que cooperaram. O prefeito Cláudio Maffei e o vereador candidato a prefeito Gerão e sua Vice professora Fátima estiveram presentes.

 

Cobertura Pascom Porto Feliz: Felipe Miranda, Lucas Araujo e Rafael Corrêa/Pastoral da Comunicação

4º Congresso de Educação de Porto Feliz acontece nos dias 30 e 31 de julho

 

A Prefeitura de Porto Feliz, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, promove nos dias 30 e 31 de julho, o 4º Congresso de Educação de Porto Feliz, que deverá reunir em torno de 900 educadores das redes municipal, estadual e privada de ensino, além de profissionais de educação especial. As atividades serão desenvolvidas no Porto Feliz Tênis Clube, que fica na Rua Santa Cruz, 792 – Jd. Bela Vista.

Neste ano, o evento traz o tema “A Sustentabilidade e a Diversidade na Educação Humanizadora”, visando sensibilizar a ação pedagógica para seu potencial reflexivo, buscando o acolhimento de todos e concretizando assim a função transformadora da educação.

Além de assistir às palestras, cada profissional da educação poderá escolher a atividade que deseja fazer. Serão 14 oficinas e três minicursos diferentes, cada um deles com duas edições.

As oficinas abordarão assuntos como "O ensino da língua estrangeira no Brasil: histórico e reflexões", "Soluções cooperativas para um mundo em transformação", "Cultura, diversidade e inclusão social”, “Bullying: Prevenção atitudes – o papel dos educadores”, entre outros. Já os mini-cursos trarão os temas “Planeta Terra... nosso casarão”, “Os avanços da avaliação no século XXI”, “A música em todos os cantos”.

O Congresso faz parte das ações de formação continuada e qualificação dos profissionais da rede de ensino de Porto Feliz. O vice-prefeito e secretário de Educação, Cultura e Esportes, Julio Cesar Bronze, explica o significado do congresso para manter a qualidade da educação nas escolas. “Nós observamos que esse é o momento dos educadores realizarem uma capacitação de seus serviços, trocarem experiências com outros profissionais, enfim, é a hora para acontecer àquela manutenção do seu conhecimento. Serão dois dias de intenso trabalho de treinamento e atualização, para que os professores voltem ao trabalho a todo vapor”, afirma o secretário.

Programação

Na segunda–feira, 30, as atividades começam às 7h30, com recepção e credenciamento dos participantes. A abertura oficial está marcada para as 8h, no Porto Feliz Tenis Clube, com participação do Instituto de Educação Musical Sonorum.

Ás 9h, acontece exibição de vídeo (LipDup) da rede municipal de educação de Porto Feliz. Em seguida, será realizada a palestra “Educação, Sustentabilidade e Diversidade”, com a professora Drª. Terezinha Azerêdo Rios, seguido de considerações finais e perguntas. No período da tarde, o evento continua com oficinas e minicursos, que acontecerão aleatoriamente na “Estação Cultural Assumpta Luzia Marchesoni Rogado”, no “Olair Coan” e na EMEF “Prof. Domingos de Marco”, até as 17h.

Na terça-feira, 31, as oficinas e minicursos serão retomados a partir das 7h30. À tarde, haverá credenciamento para o Espetáculo Musical “1964”. O encerramento fica por conta do antropólogo, Tião Rocha, com a palestra “Pedagogia da Roda e Aula de Cafuné”.

Mais informações através do site: www.congressoportofeliz2012.com.br ou na Diretoria de Educação, através do telefone: (15) 3262 4901.

Formandos em medicina serão obrigados a fazer exame de avaliação para obter registro

 

Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil 

São Paulo – Uma resolução do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) tornou obrigatório que os formandos em medicina submetam-se a um exame de avaliação. A concessão do registro profissional, no entanto, não está condicionada à aprovação na prova. Assim, o resultado não impedirá o exercício da profissão mesmo que o recém-formado receba uma nota baixa ou seja reprovado. A obrigatoriedade é para a participação na prova. A medida passa a vigorar este ano.

Foto: Galeria de Ches/Flickr

Até agora, o teste só era aplicado a quem tinha interesse. De acordo com o conselho, a decisão de acabar com as provas opcionais foi tomada por causa do baixo nível dos formandos avaliados nos últimos sete anos devido à qualidade dos cursos de medicina oferecidos. Pelas regras do Cremesp, as notas serão confidenciais e entregues apenas ao avaliado e às escolas.

Segundo o presidente do Cremesp, Renato Azevedo Júnior, o ideal seria negar o registro aos formandos com desempenho insatisfatório no exame para que voltassem aos bancos da universidade, porém a ausência de uma lei impede a adoção desse tipo de medida. Atualmente, continuou o presidente, está em tramitação no Senado o projeto de lei que prevê a criação de um exame nacional de proficiência em medicina, como pré-requisito para o exercício da profissão.

“Não podemos impedir porque não existe lei específica como na OAB [Ordem dos Advogados do Brasil]. Temos amparo legal para que o aluno participe da prova, para que possamos ter uma avaliação mais real da péssima formação médica que estamos tendo no Brasil e no estado de São Paulo.”

No período de 2005 a 2011, quase a metade dos formandos que fizeram o exame foi reprovada. Dos 4.821 participantes, 2.250 (cerca de 46%) não conseguiram a nota mínima, que significa acertar 60% das 120 questões sobre nove áreas médicas, equivalente a 72 respostas corretas. Em 2011, o nível de reprovação alcançou 46%. Nos exames anteriores, a média de acertos em campos considerados essenciais da medicina foi 54,9% em clínica médica, 58,5% em obstetrícia, 58,8% em saúde pública e 60% em pediatria.

Azevedo justificou a necessidade do exame sob o argumento do crescimento do ensino de medicina, tendo alcançado 196 cursos em 2012. A cada ano, são abertas 16.876 vagas, das quais 58,7% em instituições privadas e 41,3% em universidades públicas, segundo o presidente. De 2000 a 2011, foram abertos 77 cursos, sendo 52 por entidades particulares. “Os estudantes estão sendo abandonados nos hospitais de ensino, porque as escolas não têm nenhuma estrutura para ensinar.”

Além disso, salientou o aumento superior a 200% na quantidade de processos judiciais por erro médico, que passaram de 1.022, em 2001, para 3.089, em 2011. “Isso é uma coisa muito preocupante e estamos fazendo isso em defesa da sociedade, dos pacientes. Nenhum cidadão merece ser atendido por um médico mal formado.”

A Associação Médica Brasileira (AMB) e a Associação Paulista de Medicina (APM) informaram, por meio de nota, que apoiam a resolução do Cremesp. “A grande preocupação das entidades médicas é a qualidade da formação dos médicos nos dias de hoje, especialmente em virtude da constante abertura de novas vagas em escolas de medicina cuja infraestrutura deixa dúvidas quanto à qualidade da formação”, diz a nota.

Para a AMB e a APM, o exame será mais uma ferramenta de avaliação e os resultados poderão servir como subsídios para a tomada de decisões com relação à qualidade da formação do médico no país. “É, portanto, uma grande oportunidade de reverter a atual situação e evitar expor a população ao eventual atendimento por médicos de formação duvidosa e suas terríveis consequências.”

Para o Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp), a nova medida servirá para avaliar a qualidade do ensino nos cursos de São Paulo. O presidente do sindicato, Cid Carvalhaes, classificou a medida como atraente e polêmica e acredita que poderá haver resistência por parte dos estudantes e das universidades, podendo chegar inclusive à Justiça.

“Nós, representantes da categoria médica, já sabemos que a qualidade dos cursos está péssima e com este estudo acreditamos que será possível mensurar isto. Abrem-se vagas de maneira indiscriminada sem pensarem na qualidade dos cursos, não temos que ter mais médicos, temos que bem formá-los e estabelecer um plano de carreira específico, que os motive.”

Procurada pela Agência Brasil, a Associação Brasileira de Escolas Médicas não se manifestou até a publicação da reportagem.

*Matéria originalmente publicada na Agência Brasil