sábado, 30 de março de 2013

Celebração das Dores de Nossa Senhora das Dores, matriz N. Sra. Aparecida!

Sábado Santo N. Sra. das Dores 023  Sábado Santo N. Sra. das Dores 007 Sábado Santo N. Sra. das Dores 011 Sábado Santo N. Sra. das Dores 012 Sábado Santo N. Sra. das Dores 013 Sábado Santo N. Sra. das Dores 014 Sábado Santo N. Sra. das Dores 016 Sábado Santo N. Sra. das Dores 017 Sábado Santo N. Sra. das Dores 019 Sábado Santo N. Sra. das Dores 022Sábado Santo N. Sra. das Dores 031 Sábado Santo N. Sra. das Dores 037

Neste sábado santo, por mais uma ano aconteceu a celebração das Dores de Nossa Senhora, momento muito lindo e emocionante, em que as dores de Nossa Senhora são contempladas juntamente com as dores individuais nas intenções de cada fiel traz consigo.

Pároco Washington P. Ribeiro incentivou a todos a depositarem confiança na intercessão de Nossa Senhora das Dores, orando pelas famílias, pelos enfermos, pelos filhos sofrem, pelo alcoolismo, pelos que sofrem com o vício das drogas, pelos ente falecidos e por tantas e outras intenções.

No final todos puderam contemplar a imagem e se abraçaram mutuamente!

 

As dores

Pela dor que sofreste ao ouvir a profecia de Simeão de que uma espada de dor transpassaria o vosso coração,

Mãe de Deus, ouvi a nossa prece.

 

Pela dor que sofreste quando fugiste para o Egito, apertando ao peito virginal o Menino Jesus, para o salvar da fúria do ímpio Herodes,

Virgem Imaculada ouvi a nossa prece.

 

Pela dor que sofrestes quando da perda do Menino Jesus por três dias,

Santíssima Senhora, ouvi a nossa prece.

 

Pela dor que sofrestes quando viste o querido Jesus com a cruz ao ombro, a caminho do Calvário,

Virgem Mãe das Dores, ouvi a nossa Prece.

 

Pela dor que sofreste quando assististes à morte de Jesus, crucificado entre dois ladrões,

Mãe da Divina Graça, ouvi a nossa prece.

 

Pela dor que sofreste quando recebestes em vossos braços o corpo inanimado de Jesus, descido da Cruz,

Mãe dos Pecadores, ouvi a nossa prece.

 

Pela dor que sofrestes quando o corpo de Jesus foi depositado no sepulcro, ficando Vós na mais triste solidão,

Senhora de Todos os Povos, ouvi a nossa prece.

 

Fotos e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

Procissão do Senhor Morto



Como é tradição na cidade, a procissão do Senhor Morto reuniu as três paróquias porto-felicense. O caminho percorrido foi desde a Matriz São João Batista até a Matriz N.S Mãe dos Homens. Iniciou-se com o tradicional canto de Verônica, onde ela mostra o pano com o qual enxugou o rosto de Jesus no caminho da Cruz, e canta: “Ó vós todos que passais pelos caminhos, olhai e vede se há dor semelhante a minha dor.”

A procissão seguiu então, com o padre Washington P. Ribeiro à frente conduzindo com cantos e orações. O padre Antonio Carlos Fernandes e o  Padre Miguel Ângelo no meio do procissão, também rezaram e meditaram sobre a morte de Jesus. O Frei Eugênio Milane, CFP, na parte final da procissão conduzindo o povo aos cânticos e orações. 

A imagem de N. S. das Dores e a do Senhor Morto seguiram no meio da multidão, que trouxeram velas para procissão luminosa com um público de pelo menos 6 mil pessoas. Chegando à Matriz N. Sra. Mãe dos Homens ouviu-se mais uma vez o canto de Verônica. Padre Miguel Ângelo fez uma breve reflexão sobre a morte de Jesus e a fé das Pessoas. Padre Toninho agradeceu a todos e convocou o povo a estar na celebração da Vigília Pascal, para celebrar a vitória de Cristo.

Confira as fotos:
























Fotos e texto: Rafael Corrêa/Pastoral da Comunicação

Celebração da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, Pq. Mãe dos Homens





Foi realizada nesta sexta-feira santa, 29, na Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens, a Celebração da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, com a narrativa do evangelho dos últimos momentos de Jesus antes de morrer na cruz.


A celebração foi marcada pela observância profunda do silêncio, tanto na procissão de entrada, como no encerramento. A celebração é dividida em três momentos: Liturgia da Palavra, Adoração da Santa Cruz e Sagrada Comunhão. Presidida pelo Padre Toninho, que em sua homilia pediu para que todos imaginassem o sofrimento de Jesus e que todo esse sofrimento foi por amor a nós.


No final da celebração todos os fiéis puderam também fazer sua adoração a cruz.






Confira as fotos:























Fotos e texto: Rafael Corrêa/Pastoral da Comunicação