quinta-feira, 28 de abril de 2011

Festividades em Louvor a Nossa Senhora da Ponte - Paróquia São João Batista

nossa senhora da ponte pf

19ª Festa em Louvor a Nossa Senhora da Ponte
Tema: Maria ajudai-nos a fazer tudo o que seu Filho nos disser!


Parte Litúrgica:
Dia 01/05/2011 (domingo)
08:00h: Missa em Louvor a São José Operário
 
Dia 06/05/2011 (sexta-feira)
19:30h: 1° Dia do Tríduo
Celebração da Palavra
 
Dia 07/05/2011 (sábado)
19:30h: 2° Dia do Tríduo
Procissão e Missa
 
Dia 08/05/2011 (domingo)
3° Dia do Tríduo
Missa às 08:00h
Homenagem e Bênção às Mães
 
Parte Festiva:
Dia 06 e 07 de Maio
(sexta e sábado)
Quermesse com barracas
de Comes e Bebes

Visto: Frei Eugênio Milani, CFP

Políticos já se movimentam para próxima eleição para prefeito e vereadores

julho2009 112

Em praticamente quase todos os partidos políticos de Porto Feliz já ocorrem diversas conversações internas a respeito dos Partidos se reestruturarem internamente, renovar-se politicamente, ir a campo em busca de novos filiados, principalmente jovens, assim mobilizando a militância.

DSCF5817

Em sua última edição, do sábado dia 16 de abril, o Jornal Tribuna das Monções agitou o meio político portofelicense, dando visibilidade maior a estas movimentações dos partidos.

PT
Segundo o jornal, pelo Partido dos Trabalhadores, PT,  Júlio Bronze (preferência do atual prefeito) disputa com  vereador Robertinho (mais popular no partido e apoiado pelo vereador Urias) para ser o candidato a sucessão do atual prefeito Cláudio Maffei. Pela Prefeitura, o vice-prefeito Júlio está com grande visibilidade participando ao máximo de eventos e nas matérias da Assessoria da Imprensa já destaca na manchete a sua presença.

 

Já o vereador Robertinho, continua em grande evidência como líder do Governo na Câmara e agora ele é o atual presidente da Câmara e tem se esforçado com a Assessoria da Câmara em aumentar a divulgação dos atos da Casa e vereança, além de um projeto de total reformulação do site da Câmara, fortalecendo a imagem do Legislativo.

PV
Pelo Partido Verde, PV, do ex-prefeito Erval Steiner, quem está cotado e já está se movimentando muito é o advogado Gianpaulo, recentemente ele começou junto com o irmão e a cunhada apresentar um programa de rádio com notícias e prestação de serviço a comunidade, com site divulgando alguns quadros do programa. Ele atualmente é presidente da Associação Porto Melhor Cidade, que neste sábado realizará um evento abordando a questão da Responsabilidade Social, a partir das 15h, cobrando 1kg de alimento não perecível na entrada. O seu programa entrevistará a deputada Estadual do PV, Rita Passos, nesta sexta-feira. Pelo Partido Verde também existe um outro grupo, o que apóia o empresário e responsável pela radio comunitária FM Conquista, Levi Rodrigues, próximo de Erval, já disputou uma eleição para prefeito em 2008 na chapa do ex-prefeito.

Pelo PMDB, o Jornal Tribuna das Monções citou como prefeiturável Ivan Leite, pelo PSDB o empresário Paulo Guerini, já quando cita Miguel Arcanjo, ex-vereador e boicotado pelo prefeito Maffei quando criada a nova estrutura da Educação, com a Secretaria, ele saiu do PT, o jornal afirmou que o político transita entre o PV e a nova legenda PSD, assim como Levi. O atual vereador pelo DEM na Câmara, Gerão, é considerado como voz forte, ele é o maior crítico do atual governo municipal, tem apoio do vereador Crespo de Sorocaba, e seu nome ficou muito em evidencia após a cara campanha que o então candidato a deputado em 2010, Gil investiu na cidade, associado a sua imagem à dele.

Um outro grupo político que esta se formando com pretensões de ter candidato próprio, é o PSDC, entre os cotado o presidente, Tiago Carbonari. Este grupo político não foi abordado pelo jornal.

Cidadania
É salutar a movimentação dos partidos, políticos e seus militantes, é importante que este desejo de contribuir com a cidade, resista a eleição e perdurem sempre, independente de quem ganhou a prefeitura, ou foi eleito vereador. Nossa querida cidade tem muitos problemas desafiadores, que precisam de cuidado e dedicação dos atuais e futuros políticos, nossa cidade precisa continuar crescendo e não sofrer rupturas a cada eleição quando por ventura se troca de governo.

Cabe aos portofelicenses acompanharem a Câmara dos vereadores, observar o comportamento da imprensa, as obras da Prefeitura e principalmente os indicadores sociais da cidade. Cidadão consciente é eleitor consciente e crítico.

Que realmente desde já, todos sonhem com uma Porto Feliz, continuamente mais Feliz, Justa e Próspera. Que todos tenham em seus corações, projetos que garantam qualidade de vida a nossa gente.

Texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

“A cura do “Eu” interior” 19º Livro do Padre Isac


Será amanhã 29 de Abril a partir das 20h30 no Salão Paroquial da Paróquia Santa Rita de Cássia, Vila Santana o lançamento de mais uma obra do Pe Isac Isaias Valle, trata-se do Livro denominado “A Cura do Eu Interior” que o autor define como Encontro e Diálogo entre Fé e Ciência.
Na breve palavra sobre o livro, Padre Isac afirma “O esforço constante por nossa cura interior é sempre um tema atual e apaixonante. Mas se faz necessária a aproximação da Fé e da Ciência, para que se obtenha uma abordagem completa e correta, de nosso mundo pessoal. Este nosso 19º livro, o 4º sobre essew tema – é mais uma reflexão sobre alguns princípios básicos que nos ajudarão no nosso autoconhecimento, quanto na obtenção do nosso Equilíbrio Emocional, tão necessário, para nossa vida feliz e realizada. Jesus, nosso Médico Divino, seja também o Sol da Justiça, que traz a cura em seus raios (Mt 3,20)
A cerimônia de Lançamento estará presente autoridades e convidados especiais que contribuíram nesse trabalho.
Hoje pela manhã, após ter divulgado o livro na Rádio Jovem Pan, o Pe Isac esteve na redação do TM para trazer o convite, e falar sobre a obra. Confiram em Vídeo:




 
 Fonte: Arquidiocese de Sorocaba

Dia da Família na Escola Emef. Vilma Fernandes



Cronograma de Atividades:

Dia 6 de Maio / Período da Manhã

9h: Manifestação na rua realizada pela Emef Vilma Fernandes Antonio e comunidade escolar “Por Um Bairro Mais Limpo”.

9h30: Abertura: Vagner Correa
Lançamento do Projeto: Educação para Paz.
Tema: “Por um Bairro Mais Limpo”

9h50: Coral de LIBRAS do 5ºAno Emef VILMA

10h: Família Pic Favela

10h20: Grupo de Dança Emef Vilma

10h30: Coral de Libras Profº Paulo alunos do 6º ano Emef Vilma
Música: “Entra Na Minha Casa Entra na Minha Vida. Régis Danesi (esta música será cantada por todos os alunos desta unidade escolar)

10h40: Encerramento (plantio da primeira muda frutífera, rua ao lado da escola)
Obs: Durante o evento haverá exposição de atividades de arte realizadas pelos alunos da professora Carolina Soares de Oliveira

Agradecimentos:

Diretoria do Meio Ambiente
Diretoria de Obras
Diretoria de Saúde




Fonte: Jaqueline Anastacio- Coordenadora da Escola Vilma Fernandes

Via Lucis na Paróquia Nossa Senhora Aparecida

DSCF5984

Neste domngo de Páscoa, aconteceu a Via Lucis, assim como a VIa Sacra, ela também possui 15 estações, porém, ela convida todos a refletirem o caminho de Glória de Jesus, da Ressurreição até Pentecostes. A Via Lucis terminou na Capela de São José e São Bento com Adoração ao Santíssimo.

Via Lucis completa, clique aqui.

Sabendo um pouco mais...
Com a celebração do dia da Ressurreição do Senhor ficámos extraordinariamente alegres, mas logo a seguir descuidamo-nos, esquecendo que o tempo que se lhe segue, quarenta e sete dias, persiste o denominado ciclo Pascal, que termina com a festa do Pentecostes. Nela festejamos o começo da Igreja edificada por Cristo, a sua consistência e o início da difusão como cumprimento do mandato do Senhor aos seus Apóstolos e a todos os baptizados no fogo do Espírito.

Para melhor o vivenciarmos, procuraremos trazer à memória com a “Via lucis”, ou Via Gloriosa de Jesus Cristo, a Sua presença em todos os momentos da nossa peregrinação em demanda da Terra Prometida, a caminho do Banquete final do Reino de Deus.

DSCF5979

1.ª ESTAÇÃO
Jesus não está morto, mas vivo

DSCF5991

2.ª ESTAÇÃO
Provavelmente Jesus aparece a Sua Mãe

DSCF5998

3.ª ESTAÇÃO
Jesus ressuscitado descoberto pelos olhos da fé

DSCF6002

4.ª ESTAÇÃO
O encontro com os discípulos

DSCF6010

5.ª ESTAÇÃO
Jesus vive na comunidade

DSCF6017

6.ª ESTAÇÃO
Jesus ressuscitado, envia os discípulos em missão

DSCF6022

7ª ESTAÇÃO
Jesus ressuscitado manifesta-se à comunidade

DSCF6023

8.ª ESTAÇÃO
Jesus aparece de novo aos discípulos estando Tomé presente

DSCF6024

9.ª ESTAÇÃO
Jesus no caminho dos homens

DSCF6033

10.ª ESTAÇÃO
Jesus ressuscitado aparece a Simão

DSCF6054

11.ª ESTAÇÃO
Na margem do Mar de Tiberíades Jesus aparece aos discípulos

DSCF6058

12. ª ESTAÇÃO
Para dirigir a comunidade é preciso amar

DSCF6061

14.ª ESTAÇÃO
Ao fim de quarenta dias Jesus sobe ao céu

DSCF6108

15.ª ESTAÇÃO
Jesus cumpre a promessa

 

                DSCF6111 DSCF6112 DSCF6139 DSCF6149

 

 

DSCF6154 DSCF6155 DSCF6157 DSCF6168

DSCF6176

fotos e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

JPII: o Papa que aprendeu a chamar Nossa Senhora de mãe e amiga



Com nove anos, Karol começou a se preparar para a Primeira Comunhão. Ele ia à Missa às 6h da manhã. Depois se prostrava em frente à Virgem Maria e rezava. Foi sobretudo com sua mãe que aprendeu a ter uma devoção materna à Nossa Senhora. A mãe o consagrou aos cuidados da Virgem de Czestochowa, padroeira de todos os poloneses. O pequeno Karol aprendeu não somente a rezar Ave-Maria, mas também a chamar Nossa Senhora de mãe e amiga.
Desde então, a Virgem Maria tornou-se um referencial de vida e devoção para ele. À noite, antes de dormir, sua mãe ficava ao pé da sua cama para lhe falar sobre o amor a Deus e a devoção à Virgem Maria. Mais tarde, ele mesmo vai lembrar como essas noites abençoadas e extremamente importantes para o seu crescimento na fé e para o seu amor autêntico a Deus.
Estes trechos do livro “João Paulo II, uma vida de santidade”, de padre Roger Araújo, da Comunidade Canção Nova (Ed. Canção Nova, 2011), revela a história do menino, Karol Wojtyla, que aprendeu em casa, com sua mãe, a ter devoção pela Virgem Maria, o que culminou em sua missão como Papa.
Em diversos momentos de sua vida, sobretudo durante o pontificado, João Paulo II não deixou de ressaltar o seu amor pela Mãe de Jesus, assumindo, inclusive, em seu brasão episcopal o lema Totus tuus, inspirado na doutrina de São Luís Maria Grignion de Montfort sobre Nossa Senhora.

Sobre a doutrina do santo, João Paulo II escreveu uma carta às famílias monfortinas, na qual cita o “Tratado sobre a verdadeira devoção à Virgem Santíssima”, de autoria de São Luís e a influência deste na sua vida e devoção por Maria. “Eu próprio, nos anos da minha juventude, tirei grandes benefícios da leitura deste livro, no qual 'encontrei a resposta às minhas perplexidades' devidas ao receio que o culto a Maria, 'dilatando-se excessivamente, acabasse por comprometer a supremacia do culto devido a Cristo'", declarou o Santo Padre.
João Paulo II relata ainda, em seu discurso no VIII Colóquio Internacional de Mariologia (13 de outubro de 2000), que São Luís Maria Grignion de Montfort constitui para ele uma significativa figura de referência. Nos anos em que foi seminarista clandestino, ele trabalhava na fábrica Solvay de Cracóvia, na Polônia, e seu diretor espiritual o orientou a ler o Tratado.
"Li e reli muitas vezes e, com grande proveito espiritual, este precioso livrinho ascético de capa azul que se tinha manchado de soda. Ao situar a Mãe de Cristo em relação ao mistério trinitário, Montfort ajudou-me a entender que a Virgem pertence ao plano da salvação por vontade do Pai, como Mãe do Verbo encarnado, por ela concebido por obra do Espírito Santo”, conta. O Papa polonês explica que não poderia excluir de sua vida a “Mãe do Senhor”, pois ainda assim continuaria imerso na vontade de Deus-Trindade, que realizou a história da salvação com a colaboração “responsável e fiel” da Virgem Maria.
Segundo o Prefeito Emérito da Congregação para a Evangelização dos Povos, Cardeal Jozef Tomko, o Totus tuus mostra como João Paulo II era ligado à Virgem Maria, numa total oferta espiritual. “Este homem se doava em tudo, tudo”, destaca o cardeal.


“O Rosário é a minha oração predileta”

Esta foi a “confidência” de João Paulo II, no dia 28 de outubro de 1978, ao enfatizar que a oração do Rosário é “maravilhosa na simplicidade e na profundidade”.
De acordo com ele, o Rosário marca o ritmo da vida humana, no qual se percebe a presença da Mãe de Deus no mistério de Cristo e da Igreja e no qual o “coração [do cristão] pode incluir nas dezenas do Rosário todos os fatos que formam a vida do indivíduo, da família, da nação, da Igreja e da humanidade. Acontecimentos pessoais e do próximo, e de modo particular daqueles que nos são mais familiares e que mais estimamos”.
O próprio João Paulo II relata também, na Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae, que, desde de sua juventude, a oração do Rosário sempre o acompanhou, seja nos momentos de alegria e ou de provações. “A ele confiei tantas preocupações; nele encontrei sempre conforto”, afirma.



Fonte: Canção Nova














Salmo



Salmo 6

1 Senhor, não me repreendas na tua ira, nem me castigues no teu furor.

2 Tem compaixão de mim, Senhor, porque sou fraco; sara-me, Senhor, porque os meus ossos estão perturbados.

3 Também a minha alma está muito perturbada; mas tu, Senhor, até quando?...

4 Volta-te, Senhor, livra a minha alma; salva-me por tua misericórdia.

5 Pois na morte não há lembrança de ti; no Seol quem te louvará?

6 Estou cansado do meu gemido; toda noite faço nadar em lágrimas a minha cama, inundo com elas o meu leito.

7 Os meus olhos estão consumidos pela mágoa, e enfraquecem por causa de todos os meus inimigos.

8 Apartai-vos de mim todos os que praticais a iniquidade; porque o Senhor já ouviu a voz do meu pranto.

9 O Senhor já ouviu a minha súplica, o Senhor aceita a minha oração.

10 Serão envergonhados e grandemente perturbados todos os meus inimigos; tornarão atrás e subitamente serão envergonhados.

Evangelho do dia

A paz!
Lc 24,35-48





Então os dois contaram o que tinha acontecido no caminho, e como o tinham reconhecido ao partir o pão. Ainda estavam falando, quando o próprio Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: "A paz esteja convosco!" Eles ficaram assustados e cheios de medo, pensando que estavam vendo um espírito. Mas ele disse: "Por que estais preocupados, e por que tendes dúvidas no coração? Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um espírito não tem carne, nem ossos, como estais vendo que eu tenho". E dizendo isso, ele mostrou-lhes as mãos e os pés. Mas eles ainda não podiam acreditar, tanta era sua alegria e sua surpresa. Então Jesus disse: "Tendes aqui alguma coisa para comer?" Deram-lhe um pedaço de peixe assado. Ele o tomou e comeu diante deles. Depois disse-lhes:.."Assim está escrito: o Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia, e no seu nome será anunciada a conversão, para o perdão dos pecados, a todos as nações, começando por Jerusalém. Vós sois as testemunhas destas coisas.