sábado, 10 de abril de 2010

Capivari: Fiscais da Prefeitura flagram despejo de embalagens poluentes



Na manhã desta sexta-feira (09), agentes de fiscalização da Prefeitura de Capivari constataram o despejo irregular de embalagens de produtos perigosos à saúde humana e altamente poluentes ao meio ambiente às margens de uma estrada de terra nas proximidades do portal de entrada da cidade. As dezenas de recipientes de herbicidas e inseticidas de venda controlada e também de fluídos para veículos estavam jogadas em meio à vegetação de um terreno baldio.

Fiscais de posturas e meio ambiente e agentes da Vigilância Sanitária estiveram no local acompanhados pela Guarda Municipal para registro da ocorrência e as providências necessárias.
O caso foi comunicado à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e as embalagens, que estavam vazias, recolhidas com o apoio da secretaria de obras para armazenamento em local coberto e com chão impermeável para se evitar risco de contaminações. Elas serão encaminhadas ao posto de coleta mantido pela Cooperativa dos Plantadores de Cana para a correta destinação deste tipo de material.
De acordo com o Departamento Municipal de Meio Ambiente não houve contaminação de solo no local do despejo e a autoria do ato infracional será investigada por meio do número de lote das embalagens encontradas.

Capivari: Merenda Escolar



Prefeito Campaci institui Comissão Especial para apurar qualidade e eficiência no nível de gestão da Merenda Escolar

Vereadora Gil solicitou empenho da administração municipal em apurar as denúncias de mães. No mesmo dia do pedido da vereadora Campaci nomeou uma comissão para apurar o caso e tomar providencias.



Ao ser procurado por algumas mães que estavam insatisfeitas com a Merenda Escolar e após o pedido da vereadora Gilceane Orosco Malto para que o Prefeito Municipal Luis Campaci acompanhasse de perto problemas constatados por ela em relação a merenda escolar, o prefeito determinou, por meio de portaria municipal datada do dia 26 de março, a abertura de uma Comissão Especial para realizar estudos sobre a qualidade da merenda oferecida na rede municipal de ensino, a eficiência do nível de gestão, assim como apresentar sugestões de melhorias.
Para o Prefeito, todos os serviços públicos oferecidos ao cidadão precisam ser de qualidade e se há problemas eles precisam ser resolvidos.
“Assim que algumas mães nos procuraram e que a vereadora Gil nos pediu acompanhamento do caso, muito preocupada em resolver a situação, imediatamente montamos essa comissão a qual além de apurar, apresentará sugestões de melhorias”, enfatizou.











Equipe de Futsal de Porto Feliz vence nos Jogos da Juventude

As equipes de futsal masculino e feminino da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes da Prefeitura estrearam com vitória Jogos Abertos da Juventude na segunda-feira, 5.

Jogando em Cerquilho venceram os times locais. O masculino venceu por 5 a 3, com gols de Caio Bregnoli (2), Everton Souza, Danilo Santos e Ueverson Vilaça. Participaram da partida: Rachid Pinheiro, Guilherme Silvestre, Matheus Boscolo, Lucas Gonçalves, Ueverson Vilaça, Romeu Segatto, Danilo Santos, Andre Bressan, Daniel Oliveira, Luis Felipe Galdino e Caio Bregnoli. Técnico: Paulo Cazagrande.
Já o feminino ganhou por 3 a 1, com gols de Valéria Nascimento, Kelly Ribeiro e Janaína Rocco. Atuaram: Anaiza Dantas, Indayara Ferreira, Valéria Nascimento, Kelly Ribeiro, Quezia Fagundes, Ana Elise Polk e Bianca. Técnico: Luciano Brito.
No domingo, 25, Porto Feliz joga na quadra de esportes da escola São José. O feminino recebe, às 20h, Tietê. O masculino jogará em seguida contra Conchas.


Voleibol
A modalidade de vôlei jogou na terça-feira, 6, na quadra da Escola Adventista. Na categoria feminina, Porto Feliz perdeu para Tietê pelo placar de 2 x 0 (com parciais de 25 x 16 e 25 x 23). O time masculino também perdeu para Tietê, por 2 x 0 (com parciais de 25 x23 e 26x 24). Com essa derrota, o vôlei despede-se da competição.











Um gesto simples e útil


A limpeza das placas de sinalização na cidade de Porto Feliz começou no dia 29 de março.

Em uma semana passaram pela limpeza todas as placas de trânsito da Praça da Matriz e ruas José Bonifácio, Arcílio Borges, Candido Mota, Barão do Rio Branco, Newton Prado, Campos Salles, Ângelo Diana e avenida Getúlio Vargas.


Nas próximas semanas, a Coordenadoria de Sistema Viário fará a lavagem em placas de outros bairros. O objetivo da operação é melhorar a visibilidade das placas, que com o tempo, tornam-se opacas e menos visíveis durante a noite.


A Coordenadoria de Sistema Viário também fez a repintura das vagas para táxis nos pontos da Praça da Matriz, Lauro Maurino e 13 de Maio, além de ruas da Vila Progresso e Bambu.


Na próxima semana será a vez das vagas na avenida Capitão Joaquim Floriano de Toledo.
 

UAB em Porto Feliz abre inscrições

Foto
O objetivo é levar o ensino superior a todos  
 
O Pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) instalado em Porto Feliz está com inscrições abertas até o dia 6 de maio para dois cursos gratuitos de pós-graduação: Planejamento, Implementação e Gestão de Educação à Distância e Novas Tecnologias no Ensino da Matemática.

De acordo com a coordenadora da UAB no município, Simone Mota Almeida, os cursos serão ministrados pela Universidade Federal Fluminense (UFF). As inscrições custam R$ 45 e podem ser feitas pelo site www.lante.uff.br.

O curso de Planejamento, Implementação e Gestão de Educação é em nível de Pós-Graduação Lato Sensu e será ministrado à distância. A carga horária é de 465 horas. Para participar do processo seletivo o interessado deve ser portador de diploma de graduação reconhecido pelo MEC em qualquer área.


Já o curso de Novas Tecnologias no Ensino da Matemática é também em nível de Pós-Graduação Lato Sensu e ministrado à distância. A carga horária mínima é de 435 horas. Para participar do processo seletivo o interessado deve ser portador de diploma de graduação em Matemática ou Ciências com habilitação em Matemática, reconhecido pelo MEC.


O pólo da UAB fica na escola municipal “Vereador Carlos Roberto de Oliveira”, no bairro da Água Branca, e é resultado de parceria entre a Prefeitura de Porto Feliz e Governo Federal.


Universidade Aberta


A Universidade Aberta do Brasil tem como objetivo levar ensino superior público aos municípios que não possuem ou não tem vagas suficientes nos cursos de formação.

O Governo Municipal enviou projeto ao Ministério da Educação em 2006 para obter um pólo da UAB. Em março de 2008, recebeu a visita de representante da Universidade Federal de São Paulo para avaliação. Em maio de 2008 veio a confirmação de que Porto Feliz estava entre as 21 cidades contempladas em todo o estado.


O pólo de Porto Feliz oferece atualmente três cursos de pós-graduação: Novas Tecnologias no Ensino da Matemática, Educação Especial e Educação para Diversidade e Cidadania.
 
 

Vereadores da oposição falam de Porto Feliz na TV Nova Regional



Aconteceu nesta quarta-feira dia 07 de abril de 2010 na cidade de Tietê e foi transmitido pela TV Nova Regional, a entrevista que os Vereadores Gerão, Marola e Coquinho concederam.

O programa foi ao ar e foi reapresentado na manhã do sábado dia 10.


Como foi a entrevista/debate?
Cada vereador divulgou suas atividades em virtude de sua função, o vereador Marola contou de primeira mão uma parceria em que ele está ajudando intermediar para facilitar os multirões de Catarata, ao invés de sair as 3h da manhã, seria feito no hospital dos Olhos de Sorocaba (BOS), assim causando menos transtorno e dando mais segurança e conforto aos idosos.


O vereador Gerão, o opositor mais incisivo

CDHU - além dos comentários dos vereadores, moradores de Porto Feliz questionaram sobre este empreendimento que não termina nunca. São 86 casas no total, e falta ainda 63 casas para ser entregue.

Probor - a temática do desemprego que assola a cidade e é uma das maiores reinvindicação dos munícipes, os convidados da noite falaram da Probor que quer trazer sua empresa para cidade e Coquinho afirmou o compromisso do prefeito municipal Maffei em providênciar terreno para que a empresa se instale na cidade.

Distrito industrial - também comentaram da descarectarização do objetivo industrial que se daria aos 32 alqueires adquiridos no Governo Erval, destinando-o agora para fins urbanísticos (2000 mil casas populares) e turístico (parque Religioso Temático).

Buracos e matos - diversos telefonemas foram direcionados a emissora para reclamar sobre buracos e matos por toda a cidade, e perguntarm se os vereadores saem a rua e tem esta consciência.


Vereador Coquinho

Orçamento - Coquinho abordou a limitação da receita orçamentária que o município tem, assim limitandos so recurso disponíveis para investir na cidade e em outras Secretarias. Coquinho afirmou que a atual gestão (Governo Maffei) "não é das melhores".

Ginásio - questionado a respeito da falta de projeto sobre o assunto, onde o dinheiro está em um conta redendo juros, e a cidade precisando de um ginásio e também de Centros Poliesportivos.

Saúde - comentado a falta de médicos, de especialista em especial e também do empurra-empurra de pacientes entre Santa Casa e Posto de Saúde.

Caso de "uso indevido da Ambulancia com UTI" - Gerão avisou que entrou com denúncia no Ministério Público contra a Secretaria de Saúde que cedeu o uso da mesma, para um eventos de "milhionários" segundo o vereador.

Guarda Civil Municipal - a GM foi elogiada pelos seus esforços, e considerada como abandonada, assim como a promessa do primeiro mandato de colocar câmeras para vigiar o centro de Porto Feliz.


Vereador Marola


Estradas rurais - única e principal reinvindicação dos moradores e não é atendida, que é manter as estradas em bom estado de conservação.

Sessão de Câmara dos vereadores - no encerramento do programa Gerão convidou todos a prestigiarem para ajudar nas decisões e cobrarem mais da Prefeitura, as sessões tem baixa frequência.


A TV Nova Regional abriu uma espaço fixo e periódico aos vereadores da Câmara Municipal de Porto Feliz para sermpre participarem e debaterem problemas e soluções.

Notamos neste primeiro momento, que se retriingiu muito em criticar ao Governo Municipal, evidenciando os grandes e vários problemas reais da cidade. 

Mas, faltou propositura e debate de idéias, aonde a oposição é chamada a se mostrar como caminho inovador e alternativo.

Grupo de Oração Jovem da RCC



O Grupo de Oração Mensageiro da Paz, que acontece todos os sábados após a Santa Missa, na Igreja Matriz de Nossa Senhora Mãe dos Homens no centro de Porto Feliz, convida a todos os jovens a participarem, com o tema: 

"Corajem! Alegrai-vos, Cristo Ressucitou!
 
Presenças de Taciana do G.O. São João Batista e Stallone do GO Mensageiros conduzindo!
 

Por que tu, Francisco?

Por dois anos o corpo de Francisco repousou na simples igrejinha de São Jorge, onde ele, em criança, havia aprendido a ler e, depois dos anos de deserto, falou pela primeira vez aos seus amigos e concidadãos. O repouso, porém, não durou muito. Tendo sido eleito Papa, o protetor de Francisco, Hugolino (Gregório IX), sentiu-se chamado a glorificar o seu protegido. Começou o processo de canonização que ele confiou - teria sido um desafio - aos cardeais a respeito dos quais havia antigamente prevenido Francisco; terminou-o com a canonização. Em seguida, deu ordem para que fosse construída uma basílica em honra de Francisco, como centro de um culto universal. Deixou a execução nas mãos de seu parceiro de espírito, Frei Elias: este planejou uma obra genial, que ainda hoje causa admiração aos arquitetos: uma construção monumental à beira duma colina; foi concluída em dois anos.

No dia 25 de maio de 1230, o corpo de Francisco foi transportado, em circunstâncias curiosas, para a basílica, onde até agora descansa na cripta da igreja inferior.

Quem pergunta se nisso se agiu segundo o espírito do Poverello, visite a basílica e vá, depois, à Igrejinha de São Damião, a fim de se convencer de que um profeta, depois de morto, se torna impotente nas mãos de seus admiradores. Isto não quer dizer que Hugolino e Elias foram propositalmente infiéis a Francisco. Estavam simplesmente convencidos de que este profeta do Evangelho devia continuar a viver na história e ninguém poderá negar que o seu plano teve êxito. Quem já visitou Assis, sabe que cada dia chegam ao grande pátio diante da basílica ônibus e carros de turismo estrangeiros e incessantemente descem à cripta, passando pela igreja inferior, romeiros e turistas. O irmão Masseo abanaria a sábia cabeça mais uma vez: "Por que todo mundo corre atrás de ti, Francisco? E justamente atrás de ti?"

É uma pergunta que também a nós nos preocupa. Como é possível que num tempo em que tantos profetas apregoam a sua visão da vida, a visão de um medieval ainda atraia milhares de pessoas?

Nesta nossa reflexão final não temos a intenção de examinar mais uma vez todas as facetas da vida de Francisco. Trata-se de algo mais profundo. Sendo que ele, sete séculos após sua morte, ainda empolga cristãos e não-cristãos, não se pode atribuir isso somente à basílica ou às paredes dela, que se tornaram um enorme afresco nas mãos dos artistas.

Este homem simples deve ter revelado do fundo de sua personalidade alguma coisa que ainda hoje dá uma resposta à questão fundamental da vida. Demonstrou, de modo atraente, como uma pessoa que nada possui, que não tem poder nem cultura especial, pode dar um sentido sublime à existência no cosmos.

Foi o sentido que muitos pensadores de nosso tempo não souberam encontrar. Jean Paul Sartre conta em sua autobiografia "Lês Mots" que, certa vez, quando criança, ao brincar, se sentiu como um viajante sem bilhete de viagem. Anos mais tarde, após ter passado por "uma dolorosa fase de longa duração" (ateísmo), volta ao mesmo assunto: "Sou outra vez o viajante sem bilhete de viagem, dos meus sete anos".

Francisco passou também por um doloroso processo. Sabia, porém, para onde ia. Ele tinha um bilhete de viagem. A direção para uma só finalidade da vida tinha para ele uma universalidade singular. Tudo que ele sentia de amor no cosmos, de maravilhas, de beleza, mas também de sofrimento e miséria, levava-o espontaneamente ao mistério insondável no qual repousa o cosmos. O seu relacionamento com o mendigo ou com o leproso, com o animal ou com os elementos da natureza, adquiria uma dimensão infinita, pois tudo isso atingia as questões básicas da existência: de onde? Por quê? Para Onde? E a razão por que este profeta até hoje causa admiração ou simpatia em muitas pessoas, está na sua resposta: de Deus, por causa de Deus, para Deus.

(Trecho do livro "Francisco de Assis, Profeta de Nosso Tempo", N. G. Van Doornik, da Editora Vozes).


Projeto Navega São Paulo

Foto
Os atores trajados de bandeirantes se preparam para a travessia 
A expedição Bandeirante que pretende percorrer 980 quilômetros entre os rios Tietê e Paraná partiu de Porto Feliz na terça-feira, dia 6 de abril.

 
O projeto é da Marinha em parceria com o Navega São Paulo e municípios em que o rio Tietê passa. A escolha do município como ponto de partida foi por ser a partir de Porto Feliz o trecho de melhor navegabilidade do rio.

No percurso por 18 cidades, os navegantes pretendem registrar as condições do rio e coletar água para análise.

O Parque das Monções foi preparado para a partida da expedição. Os trabalhos foram prejudicados por causa das chuvas do fim de semana.
Prefeito Cláudio Maffei (PT) levou o comandante Marcelo Ruas, responsável pela expedição, e Silvio Belo, do Navega São Paulo, para conhecer o Parque das Monções. Logo após, entregou o documentário “Porto Feliz – Roteiro dos Bandeirantes” (de Barros Freire), livro “A Cidade e o Rio – Porto Feliz, o Araritaguaba” (do professor Jonas Soares de Souza), além de livro e atlas sobre a cidade.

As secretarias municipais estiveram envolvidas no suporte aos navegantes. A Secretaria de Obras Públicas, Planejamento Urbano e Habitação forneceu maquinário para cascalhar o Parque das Monções e preparar o píer para a saída do barco da Marinha.

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Sustentável ficou responsável pela alimentação e alojamento de 11 pessoas da Marinha e Projeto Navega São Paulo.

A Diretoria de Operações Comunitárias, através do Departamento de Guarda Civil Municipal e Coordenaria de Sistema Viário, auxiliou na chegada do caminhão de transporte do barco da Marinha à cidade e de sua estadia no Parque das Monções.

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes preparou com o grupo de teatro encenação da partida da monção. Mesmo debaixo de chuva, os atores mostraram ao grupo da Marinha um pouco do resgate da história desenvolvido todos os anos durante a Semana das Monções — comemorada em 13 de outubro dia do aniversário da cidade.

Nove atores trajados de monçeiros seguiram num batelão o barco da Marinha até um trecho do rio Tietê. Já o diretor de Cultura e Esportes, Claudemir Causin, acompanhou os navegantes até a cidade de Tietê.

Na partida da expedição, estiveram presentes o Prefeito Cláudio Maffei (PT), o secretário de Desenvolvimento Social e Sustentável, João Carlos Esquerdo Junior e o chefe de Gabinete, Urias de Oliveira.